Autor Tópico: Tutorial De Caraudio - Básico  (Lida 13951 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

marky

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2096
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Tutorial De Caraudio - Básico
« em: 13 de Abril, 2007, 11:26:11 »
Instalação de amplificador, colunas, rádio e subwoofer – Básico

Escolha das colunas:
A escolha das colunas deve de ser bem precisa de maneira a que a qualidade esteja em alta.
Devemos sempre verificar a potência, não a potência de pico mas sim a potência RMS que é o que realmente interessa.

Por exemplo, por qual das seguintes colunas optar?
Pioneer xpto:
250 watts peak power
80 watts RMS

Pioneer abcd:
200 watts peak power
100 watts RMS

Devemos optar pelas Pioneer abcd porque embora tenham menos peak power têm mais watts RMS’s.
O tamanho das colunas também é muito importante, pois quanto maior o seu diâmetro melhor o seu som. (no caso falamos de colunas da mesma potência!).

Substituir as colunas originais do carro:

Na traseira, as colunas dos carros de origem geralmente são de diâmetro reduzido, ora, se tivermos uma chapeleira devemos montar nela as novas colunas, de tamanho superior claro, normalmente as colunas mais usadas para o efeito são as de forma oval.
Na frente (portas), devemos ter em atenção quando substituímos as colunas de origem devido ao facto de ao aplicarmos as novas as mesmas não interfiram no curso do vidro verificando então a profundidade das colunas.

Instalar um amplificador:

Que amplificador usar?
Procurar um amplificador de, no mínimo 4 canais, sendo aconselhado um amplificador de 6 canais. Com um amplificador de 6 canais podemos ligar as quatro colunas e ainda o Subwoofer em modo Bridge.

Cabos:
Os cabos são muito importantes, a qualidade do som depende muito destes.
Cabos de Alimentação – Deve ter no mínimo um diâmetro de 8mm.
Cabos de colunas – Deve ter no mínimo um diâmetro de 2mm.
Cabos de Subwoofer – Deve ter no mínimo um diâmetro de 4mm.

Fusível:
O fusível serve para proteger o cabo num caso de curto circuito. Sem fusível o cabo iria derreter e provocar um incendio. O fusível é de acordo c o cabo usado e deve ficar o mais perto possivel da bateria.

Rádio:

A escolha do Rádio é importante pois é ele a primeira fonte de som do sistema.

Escolher um rádio com, por exemplo, uma potencia de 4x45watts que é suficiente já que vamos ligar um amplificador e de marca aleatória.
O Rádio deve ter pelo menos uma saída RCA (bananas!) para o amplificador, os amplificadores de 4 canais geralmente têm 2 entradas RCA, ora se o rádio só tiver uma, vamos ter de arranjar um adaptador tipo T.
Existem alguns rádios que já têm um pré-out para o Subwoofer, ou seja, ligamos esse pré-out normalmente por RCA ao canal que escolhe-mos no amplificador para ligar o Subwoofer.



Se o tutorial contiver algum erro peço a quem o detectar que me  diga por pm

 :fiatistas:
« Última modificação: 15 de Novembro, 2007, 12:23:16 por marky »
2012 Alfa Romeo Giulietta 1.6Mjet
2017 Audi A4 avant 40Tdi

Ex:
2000 Fiat Palio TD70
2000 Fiat Bravo GT Jtd105
2009 Fiat Bravo 1.6 Mjet Emotion

mazzeo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 137
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Tutorial De Caraudio - Básico
« Responder #1 em: 18 de Maio, 2009, 00:13:35 »
Boa iniciativa Marky! :D

Eu não sou nenhum expert em car-audio mas como amante da música e quase-engenheiro de electrónica e telecomunicações e de computadores, gostaria de deixar aqui também algumas coisitas. Sintam-se à vontade para juntar minha informação a post acima e apagar este ;)

Algumas noções sobre potência

RMS - Root Mean Square (também vulgarmente chamada Real Music Sound)
A potência RMS resulta da raíz quadrada do integral quadrado da resposta ao escalão unitário.

Trocando em miúdos, é a potência média ao longo da banda passante.

PMPO - Peak Music Power Output
Indica o maior pico de potência na resposta do escalão unitário.

O que ter em conta?
Quanto mais próximos forem os valores de potência PMPO e RMS, maior a fidelidade do equipamento.
Pelo contrário, quanto maior a diferença desses valores, maior a distorção introduzida.
Essa regra é igual para todos os componentes activos e passivos do sistema.

Alguns fabricantes colocam um gráfico de resposta na embalagem como este:


Interessa a banda entre os 20Hz e os 20kHz, que cobre a banda de frequências a que o ouvido humano é sensível.

Quanto mais linear e menos picos tiver o gráfico, maior a fidelidade do equipamento.

Impedância
Cá está uma característica que pouca gente dá atenção e que é das mais importantes.
A impedância das colunas DEVE ser igual a impedância de saída do amplificador.

Pela bela Lei de Thévenin, consegue-se a maior transferência de potência quando a impedância da carga (coluna) é igual a impedância de saída do gerador (amplificador).
Utilizar impedâncias diferentes causa, além de perda de potência, harmónicas que distorcem o sinal.

Se tiveres um amplificador (ou saída do auto-rádio) com impedância diferente da das colunas, pode-se fazer a ligação em série ou paralelo de forma a normalizar a carga. Por exemplo:

Amplificador de 4 Ohms:

Colunas de 2 Ohms -> ligar colunas aos pares, em série. (2+2=4)

Colunas de 4 Ohms -> espetáculo :>

Colunas de 6 Ohms ->  caso bicudo.
Se ligar normalmente como as de 4 Ohms, tens mais potência e perda de qualidade.
Se ligar em paralelo, menos potência e mais qualidade. Contudo as diferenças deverão ser mínimas e o melhor é experimentar.

Colunas de 8 Ohms -> ligar colunas aos pares, em paralelo. (8||8=4)

Diâmetro das colunas
A coluna é composta basicamente por um magneto e um diafragma (cone) de papel preso a uma bobine. Ao ser excitada pela corrente eléctrica, a bobine cria um campo magnético que a repele/atrai do magneto, fazendo vibrar o cone e propagar o som pelo ar.

Quanto maior o cone, melhor a resposta às baixas frequências (graves) e vice-versa.
De modo a ter um sistema equilibrado, deve-se balanceá-lo com colunas grandes, médias e pequenas - subwoofers, woofers ou mid-ranges e twiters, respectivamente.

por enquanto, fico-me por aqui :)
O gajo do Bacalhau :P
Lancia Lybra 1.9JTD 116CV

Tiaguh

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 46
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Tutorial De Caraudio - Básico
« Responder #2 em: 04 de Junho, 2010, 03:24:04 »
Existem vários tipos de RMS dos quais uns simples 65rms conseguem ser duas vezes mais potentes que os 100rms aí mencionados, sei que é só um exemplo mas não é la muito correcto, quanto aos cabos convém serem apenas adequados a potencia do amp, nem a mais nem a menos assim como a grossura do cabo da massa que tem de ser igual... Para qualidade tem que ser primeiro muito bem defenido o que se quer, só depois é que se começa o investimento, agora se é para tocar por tocar (mais barulho/mais alto) do que o que vem de origem já não digo +.
Nada melhor que um amp de 2ch ou 4ch (dependendo do que se pretende) e um mono para se dedicar completamente ao sub. Até percebo a boa intenção desse post mas no que toca a qualidade está muito longe, isto é só assim por alto, nada que não se aprenda num fórum car áudio, ficaram a perceber onde quero chegar.
espero que não levem a mal.
Bebam moderadamente mesmo que... em grandes quantidades =D

cesar

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 70
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Forever
Re: Tutorial De Caraudio - Básico
« Responder #3 em: 02 de Junho, 2014, 11:38:19 »
Boas a todos, acho este tópico muito interessante!! Obrigado a todos os que venham adicionar comentários construtivos. Da minha opinião podia-se abordar também a questão do isolamento acústico. Uma vez que se vão desforrar as portas para alterar o sistema de som, seria bem vindo qq que melhore a insonorização/qualidade do som. Agora eu: vou instalar um sistema de som (opcional de origem) na minha Lancia Lybra. Comprei o amp, colunas e subwoofer usados... agora pergunto: Na margem sul, quem me poderia fazer este trabalho "electrico"?
Cumprimentos,
César
88' Fiat Uno 45s (Incendiou)
89' Fiat Uno 45s (partiu chassis)
94' Lancia Y10 (Vendido :(  com pena minha)
97' Fiat Punto 75 ELX (vendido)
99' Fiat Punto 16v HLX (vendido)
03' Lancia LybraSW 1.9jtd (atual com muita alegria)