Autor Tópico: Noviço  (Lida 9429 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

granado69

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 200
  • Karma:
    +0/-0
    • http://mega.ist.utl.pt/~jang
Noviço
« Responder #15 em: 12 de Agosto, 2002, 04:48:10 »
Sim, de facto os 186cv são mais brutais  
Mas este tem 101cv com o motor FIRE 1.1...... :wub:
E o meu Tipo tem o FIRE 1.1....
Se eles duplicassem a potencia dum 900cc tu tb havias d gostar :P                        
1994 - Fiat Tipo 1.1 i.e.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Noviço
« Responder #16 em: 12 de Agosto, 2002, 18:49:23 »
é facil duplicar a p+otencia de um 903cc :)
basta saber o que se quer :)

motor aligeirado e polido, uma arvore de cames a condizer e um ou dois carburadores duplosde acordo com o package.. e tens aí 90 cavalos  :ph34r:                        
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

silverleaf

  • Visitante
Noviço
« Responder #17 em: 13 de Agosto, 2002, 12:22:11 »
:wacko:

TB QUERO TER O DOBRO DOS CAVALOS NO MEU TIPO!!!!!

BUAUAUAUAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

                       

silverleaf

  • Visitante
Noviço
« Responder #18 em: 13 de Agosto, 2002, 12:22:43 »
Já agora... o que é uma árvore de cames?                      

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Noviço
« Responder #19 em: 13 de Agosto, 2002, 18:07:53 »
arvore de cames tambem conhecida por camshaft ou albero, é o que comanda a abertura e fecho das valvulas de admissão e escape dos cilindros para permitir a entrada de combustivel e oxigenio necessários para a explosão/combustão e a saida dos gases para o escape limpando assim o cilindro para uma explosão seguinte

falando depressa e bem, é um veio de excentricos :)                      
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Noviço
« Responder #20 em: 13 de Agosto, 2002, 19:30:37 »
^_^ Há uns truques giros para aumentar potencia nos carros mas não te esqueças que a potencia de nada serve se o motor gripar ou partir agora é assim tens de pensar como queres a potencia se queres atingir grandes velocidades ou se queres um arranque mais generoso.consuante o que quiseres podes fazer muito:desde-alterar medidas pneumaticos a rebaixar suspenção atacar no coletor de escape etc.
outras coisas que podes fazer mas que envolvem um risco maior é fazer umas misturas malucas no conbustivel (Segredo de estado) ou então usar um combustivel alternativo como um certo liquido muito volatil utilizado em meio hospitalar que ligado uns segundos(Breves) faz o carro voar no sentido lato da palavra.Mas isto são delirios de um louco.  :wacko:                        
128...É mais carro.My Webpage

silverleaf

  • Visitante
Noviço
« Responder #21 em: 13 de Agosto, 2002, 19:37:03 »
Ya... faz-me lembrar os 3 dukes :)

Eu cá pretendia (sonhava) em ganhos de aceleração... não estou interessado em velocidades de topo. Que aconselham a fazer fácilmente em relação a isso num Tipo? E coisas mais complicadas?                      

Pàzzo di gioia

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 347
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Noviço
« Responder #22 em: 13 de Agosto, 2002, 23:22:14 »

Silverleaf, somos todos uns "gandas cromos".....o que é mais do que dukes....Vejo que estás interessado no verdadeiro tuning...Em que posso ajudar? tens dinheiro para fazer tudo o que os teus sonhos te pedem? tens espaço e vontade de aprender mecânica automóvel? Não te esqueças que tens de começar por baixo, e um bom exemplo são os motores a dois tempos....tens alguma scooter? ou podes comprar alguma só para brincar (quem diz scooter diz motorizada e boa para isso é a Yamaha FS1...).

Quanto às misturas que o Luis fala, são realmente boas, mas implicam a utilização de componentes mecanicos, tais como os pistões, cambotas e quejandos.., obtidos por processos mecânicos de construção mais apurada, de forma a conferir-lhes caracteristicas mecânicas melhores.
 Essas misturas usadas num motor comum, não irão faze-lo ter as prestações por ti esperadas em termos de velocidade ou capacidade de resposta, mas sim um trabalhar diferente em termos de ruido que se irão fazer sentir num antes......e .....depois.

Outra coisa, se o teu carro é um i.e., é possivel que tenha catalizador (que pode ser facilmente destruido se usar um combustivel manhoso ou com chumbo). O sistema de injecção é controlado pela famosa sonda lambda, que controla o nivel de oxigenio dos gases de exaustão, corrigindo a partir dai a mistura ar combustivel por forma a obter uma mistura estequiometrica (palavrão que significa lambda = 1) que não é mais do que a relação entre a equação teorica e a real (ou vice-versa, dependente do pais e/ou designação do pais ou autor. Quando a mistura é estequiometrica, o catalizador fica com a capacidade de reduzir tanto os gases NO como os NOx, porque um é produzido em misturas ricas e outro em misturas pobres e com Lambda = 1 o teu catalizador reduz os dois, porque os picos se aproximam...

Se isto tudo não funcionar como te digo, tu vais a inspecção e o teu carro chumba, porque o elemento catalizante já não la está (hoje em dia existem catalizadores de 3 vias....CO, NO e NOx) isto se o teu carro tiver catalizador de origem...

A coisa mais acertada que podes fazer no teu Tipo é mudares o filtro de ar, isto porque?  -- O rendimento motor é a rsultante de vario rendimentos, o mecanico (perdas mecanicas gerais, quer sejam de inercia dos componentes e fricção entre os mesmos), rendimento termico (tem a ver com o calor introduzido e o calor retirado, lembro-te que um motor é uma maquina termica e é por isso que os colectores de escape ou são em ferro fundido ou em aço mas isolados termicamente), o rendimento quimico que é função do combustivel utilizado, ou seja, a transformação da energia quimica da esplosão em energia mecânica de movimento, e....e o rendimento volumétrico que reside na capacide de o motor admitir mais livremente a mistura ar combustivel....imagina-te a respirar por um tubo de secção muito pequena e teres correr que nem um maluco... :blink:  certamente as tuas exigencias metabolicas estariam muito aquém daquilo que o tubo te poderia fornecer em termos de oxigenio, não é? mas não morrerias!, somente irias perder rendimento e provavelmente apanhar uma caçetada do teu perseguidor......ora, com o teu Tipo a historia é a mesma.....Portanto, a unica alteração que te aconselho a fazer por agora é a de lhe mudares o filtro de ar por forma a aumentares o rendimento volumetrico do teu motor.

Uma das razões do aparecimento da injecção foi realmente este que acabei de explicar....aumento do rendimento volumetrico, porque com carburador tu necessitarias sempre de criar um gradiente de pressão por forma a criares a depressão suficiente para a sucção de gasolina,  o que te manteria o motor estrangulado, mas com o surgimento da injecção (primeiro mecânica e agora electronica) esse problema foi resolvido uma vez que tu injectas a gasolina lá para dentro tendo as conductas de admissão tão grandes quanto possivel (função de uma serie de outros factores) estando somente ligadas entre si para eliminarem possiveis interferencias de escoamento, usarem uma so borboleta de entrada de ar ou "modularem" as ondas de pressão a entrada da camara de combustão.

Esta lengalenga toda tem so o proposito de te advertir que a potenciação tem os seus efeitos nefastos se não for feita segundo uma serie de procedimentos logicos que relacionam o uso da maquina com o investimento feito.....mas o teu interesse e bastante salutar e vai levar-te longe, continua a colocar as tuas duvidas e a dar dicas novas resultantes da tua propria investigação :rolleyes:                        
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!

PÁZZO DI GIOIA

Erickson

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4446
  • Karma:
    +0/-0
Noviço
« Responder #23 em: 13 de Agosto, 2002, 23:33:12 »
Vale a pena ler tudo... :wacko:                        
1996 Fiat Punto 55 SX

Erickson

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4446
  • Karma:
    +0/-0
Noviço
« Responder #24 em: 13 de Agosto, 2002, 23:35:16 »
porra! finalmente sou moretti B)
eheheh :)                      
1996 Fiat Punto 55 SX

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Noviço
« Responder #25 em: 14 de Agosto, 2002, 00:13:43 »
fisica pura :)
embora precise de alguma quimica para explodir a sério :)
                       
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

silverleaf

  • Visitante
Noviço
« Responder #26 em: 14 de Agosto, 2002, 00:58:28 »
Muchas grácias pela explicação detalhada. Aos poucos vai-se aprendendo.

Mas uma coisa que sempre me indicaram e q eu já andei neste fórum a chatear, foi o filtro de ar.  A minha ideia era até mesmo substituí-lo por uma admissão directa. Mas cá em Aveiro, a única loja que se "interessou" em ajudar, e com preço acessível, disse que só um kit... e de um punto, e nem esse servia porque , depois de medirem, o tamanho do bucal não era o mesmo.

Tens alguma sugestão, ou devo mesmo desistir da ideia de admissão directa? (se fosse possível , apreciava uma resposta tua Pàzzo di gioia, e nem a de nenhum dos restantes do fórum :)   )                      

Pàzzo di gioia

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 347
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Noviço
« Responder #27 em: 14 de Agosto, 2002, 10:33:58 »
Silverleaf, é claro que não deves desistir, se é um desejo teu, deves ir até ao fundo...mas tenta nesse caso encontrar o sistema adequado ao teu modelo, uma vez que não tens muita experiência em adaptações e uma vez alterado o kit original perdes qualquer tipo de garantia...
Eu não conheços os revendedores deste tipo de material cá em Portugal, mas posso enviar-te alguns sites desse tipo de vendedores/fabricantes em Italia, depois é só uma questão de lhes escreveres a saber detalhes da venda/envio. Diz-me qualquer coisa e eu posto aqui alguns endereços.
De qualquer modo pode ser que algum dos nossos amigos aqui do forum, conheça um ponto de venda desse tipo de material cá em Portugal e aqui vai o apelo - "Ajudem o rapaz a encontrar um revendedor de material Tuning!!!"

Já agora outro conselho.....Se fizeres essa alteração, não te esqueças de usar um oleo de motor mais jeitoso com um filtro limpo (de oleo) e ter o cuidado de te-lo (o oleo) sempre a nivel, de forma a compensar a carga que iras ter a mais devido ao aumento de rotações. O oleo serve não só para lubrificação do motor, mas também para equilibrio das guias hidrostaticas do motor e para dissipação do calor gerado pelo motor........há vezes que os motores começam a aquecer um pouco mais do que o normal e cospem um pouco de agua fora, porque tem o nivel de oleo bastante baixo, não sendo por isso feita a transferencia de calor adequada...

Faz então a tua busca do filtro de ar adequado e eu se souber de alguma loja aqui nas minhas redondezas digo-te qualquer coisa.   :rolleyes:                        
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!

PÁZZO DI GIOIA

silverleaf

  • Visitante
Noviço
« Responder #28 em: 14 de Agosto, 2002, 21:01:56 »
Muchas grácias por tudo, e pela dica do óleo em especial.
Fico então à espera desses links dos sites italianos, assim como de mais alguém que queira ajudar.

Já agora... se eu levar o carro à fiat... eles têm alguma coisa desse género? (admissão directa)

Obrigado por lerem
                       

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Noviço
« Responder #29 em: 14 de Agosto, 2002, 21:21:29 »
a fiat não tem nada, mas por acaso hoje pediram-me para ver um preço de uma coisa que é tapaz de te dar jeito
um filtro da K&N para usar com a caixa de ar original dos Fire, custa 75 €
podes depois fazer uma tubagem para fornecer ar com maior qualidade(menor temperatura e em maior quantidade)e construir uma admissão dinamica caseira, se e quando motnares um filtro destes não te esqueças de o olear com o oleo certo e de periodicamente ver a comulação de particulas, lavar o filtro e voltar a  olear                      
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma