Autor Tópico: Motor Engasga-se Punto  (Lida 16093 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

zukastilo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 96
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Motor Engasga-se Punto
« Responder #15 em: 17 de Maio, 2011, 22:59:31 »
No caso de ser entrada de ar falsa que resolução tem?
depende do que for, pode ser um tubo de vacuo partido, solto, a vedaçao entre a berboleta e o coletor admissao a deixar passar ar, pode ser o tubo que vem da valvula canister (valvula que aproveita os gases do deposito) , pode tambem ser o tubo que vem do servofreio, ou o proprio servofreio, mas aí notavas o carro a travar mal, haveria falta de vacuo no servofreio, aquele tacho redondo, preto que fica por tras do reservatorio do oleo dos travoes, onde está apertada a bomba.

fitibomba

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 54
  • Karma:
    +0/-0
Re: Motor Engasga-se Punto
« Responder #16 em: 17 de Maio, 2011, 23:09:29 »
Tenho que ir chatear o meu mecânico  :smash:

zukastilo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 96
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Motor Engasga-se Punto
« Responder #17 em: 17 de Maio, 2011, 23:20:28 »
Tenho que ir chatear o meu mecânico  :smash:
se fosses daqui da zona de leiria, ainda era homem pra te ver isso

fcouceiro

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 20
  • Karma:
    +0/-0
Re: Motor Engasga-se Punto
« Responder #18 em: 17 de Fevereiro, 2012, 19:28:12 »
É assim,eu tenho um Punto 1.2 8v de 2004.
Recentemente coloquei uns colectores e catalizador do Punto 75.Fiz os devidos acrescentos nas sondas lambda e tudo muito bem.

Mais tarde coloquei a árvore de cames do mesmo Punto 75.
A partir daqui começaram os problemas.
Já meti o motor com o ponto do 75,a folga das válvulas também do 75.
O motor a quente tem umas ligeiras oscilações ao relanti.
Esta semana fui a uma oficina que me mediram os gases.O resultado foi mistura pobre.

Já não sei o que fazer mais para resolver isto.O meu carro é a GPL e quando passo para GPL aí nota-se mais as oscilações.
O instalador disse que não podia mexer no sistema de GPL porque a parte de gasolina não está em condições.

Já várias pessoas com um carro igual ao meu trocaram as cames para as do 75 e não tiveram problema nenhum.

Será que me podem ajudar?

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Motor Engasga-se Punto
« Responder #19 em: 17 de Fevereiro, 2012, 20:27:26 »
Estás a usar as sondas de que carro?

As leituras podem estar a chegar erradas à centralina...

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Motor Engasga-se Punto
« Responder #20 em: 17 de Fevereiro, 2012, 20:54:16 »
É assim,eu tenho um Punto 1.2 8v de 2004.
Recentemente coloquei uns colectores e catalizador do Punto 75.Fiz os devidos acrescentos nas sondas lambda e tudo muito bem.

Mais tarde coloquei a árvore de cames do mesmo Punto 75.
A partir daqui começaram os problemas.
Já meti o motor com o ponto do 75,a folga das válvulas também do 75.
O motor a quente tem umas ligeiras oscilações ao relanti.
Esta semana fui a uma oficina que me mediram os gases.O resultado foi mistura pobre.

Já não sei o que fazer mais para resolver isto.O meu carro é a GPL e quando passo para GPL aí nota-se mais as oscilações.
O instalador disse que não podia mexer no sistema de GPL porque a parte de gasolina não está em condições.

Já várias pessoas com um carro igual ao meu trocaram as cames para as do 75 e não tiveram problema nenhum.

Será que me podem ajudar?

o problema é simples, chama-se alterações sem saberem o que fazem.

uma troca de cames por outras diferentes implica uma alteração de VE do motor, qualquer motor a injecção que leve uma troca de cames tem de ser reprogramado e qualquer motor a carburador tem de ser afinado, especialmente no motor mk2 com a cam do 75 que tem uma duração mais longa que a de origem..

quem mete a cam do 75 noutro motor a injecção mas especialmente um mk2 apanha uma desilusão, ganhos minusculos e relanti instavel.. acreditem que os ganhos são ilusão e podem confirmar em banco, quando o carro for devidamente reprogramado os ganhos serão bem favoraveis mas tem o problema de passar na ipo "á pele" e com catalizador vazio chumba por excesso de gases..


ainda gostava de saber quem "inventou" a teoria que a cam do 75 era a melhor do mundo para os FIRE, na altura em que fiz os testes ERA a melhor cam mas garanto que nos mk2 não é, quem pega nas pesquisas dos outros e tira conclusões sem saber que descubra qual é..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

fcouceiro

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 20
  • Karma:
    +0/-0
Re: Motor Engasga-se Punto
« Responder #21 em: 17 de Fevereiro, 2012, 23:43:00 »
Estás a usar as sondas de que carro?

As leituras podem estar a chegar erradas à centralina...

Estou a usar as sondas do meu,do Punto 8v.

fcouceiro

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 20
  • Karma:
    +0/-0
Re: Motor Engasga-se Punto
« Responder #22 em: 17 de Fevereiro, 2012, 23:46:10 »
o problema é simples, chama-se alterações sem saberem o que fazem.

uma troca de cames por outras diferentes implica uma alteração de VE do motor, qualquer motor a injecção que leve uma troca de cames tem de ser reprogramado e qualquer motor a carburador tem de ser afinado, especialmente no motor mk2 com a cam do 75 que tem uma duração mais longa que a de origem..

quem mete a cam do 75 noutro motor a injecção mas especialmente um mk2 apanha uma desilusão, ganhos minusculos e relanti instavel.. acreditem que os ganhos são ilusão e podem confirmar em banco, quando o carro for devidamente reprogramado os ganhos serão bem favoraveis mas tem o problema de passar na ipo "á pele" e com catalizador vazio chumba por excesso de gases..


ainda gostava de saber quem "inventou" a teoria que a cam do 75 era a melhor do mundo para os FIRE, na altura em que fiz os testes ERA a melhor cam mas garanto que nos mk2 não é, quem pega nas pesquisas dos outros e tira conclusões sem saber que descubra qual é..



Isso tudo pode ser verdade mas sei de pessoas que fizeram a troca e não tiveram estes problemas.
Já sei que uma reprogramação custa muito dinheiro e que neste motor não compensa,mas a minha dúvida era" porque é que eu tenho estes problemas quando outros não tiveram".

Vou ter que voltar a meter as cames de origem.

Obrigado
« Última modificação: 17 de Fevereiro, 2012, 23:59:44 por fcouceiro »

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Motor Engasga-se Punto
« Responder #23 em: 18 de Fevereiro, 2012, 00:14:46 »
Isso tudo pode ser verdade mas sei de pessoas que fizeram a troca e não tiveram estes problemas.
Já sei que uma reprogramação custa muito dinheiro,mas s minha dúvida era" porque é que eu tenho estes problemas quanto outros não tiveram".

Obrigado


não há nenhum motor mk2 que leve a cam do 75 e trabalhe correctamente, a centralina corrige até o fuel trim atingir o maximo, isso apenas garante uma mistura de 14:1 a wot se tudo estiver a trabalhar correctamente.. pessoalmente eu não queria um motor com a mistura nesse estado, está rica de mais até cerca de 3000rpm e pobre dai para cima.. uma reprogramação para o que precisas não sai assim tão caro, convem é aproveitar a fazer as alterações necessarias antes de reprogramar..

uma coisa a ter em mente é que a centralina do punto mk2 8v é conhecida por queimar uma das saidas das bobines, o sinal vai enfraquecendo e degradando, no fim acaba por perder dois cilindros.. brincadeira que custa quase 400euros por uma centralina reconstruida e reprogramada..

a cam do mk2 8v chega para 80cv sem grandes problemas..

alterações num motor precisam de ser pensadas e não basta trocar peças, especialmente num motor atmosferico...

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

fcouceiro

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 20
  • Karma:
    +0/-0
Re: Motor Engasga-se Punto
« Responder #24 em: 18 de Fevereiro, 2012, 00:24:56 »
Pronto,eu estou aqui para aprender.

Então na tua opinião devo recolocar as cames originais e fazer que alterações para ter mais rendimento?

No caso de ficar com as cames do 75,quanto fica uma reprogramação  e que alterações devo fazer mais antes de reprogramar?

« Última modificação: 18 de Fevereiro, 2012, 00:27:38 por fcouceiro »

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Motor Engasga-se Punto
« Responder #25 em: 18 de Fevereiro, 2012, 00:52:32 »
Pronto,eu estou aqui para aprender.

Então na tua opinião devo recolocar as cames originais e fazer que alterações para ter mais rendimento?

No caso de ficar com as cames do 75,quanto fica uma reprogramação  e que alterações devo fazer mais antes de reprogramar?



com as alterações certas ficas com cerca de 80cv com a cam de origem, alterações mais agressivas e a cam do 75 ficas com 90-100cv mas perdes algumas baixas.. é tudo uma questão de balanço e tem a vêr com o que pretendes do motor..

reprogramações são conforme o tempo necessario, pericia de quem faz o trabalho e honestidade.. já vi reprogramações bem feitas de 200-500euros conforme o caso..

no teu caso estás a construir a casa pelo telhado, começaste as alterações pelo sitio menos restrictivo no motor..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

fcouceiro

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 20
  • Karma:
    +0/-0
Re: Motor Engasga-se Punto
« Responder #26 em: 19 de Fevereiro, 2012, 12:55:01 »
Vou então voltar a colocar as cames de origem porque tenho de ir à IPO e como deu msitura pobre na máquina,provávelmente  não passa assim.

Então diz-me que alterações posso fazer com as cames de origem?

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Motor Engasga-se Punto
« Responder #27 em: 19 de Fevereiro, 2012, 13:16:50 »
tudo depende do que pretendes do motor e o que pretendes gastar..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

fcouceiro

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 20
  • Karma:
    +0/-0
Re: Motor Engasga-se Punto
« Responder #28 em: 19 de Fevereiro, 2012, 13:37:02 »
Eu gostava que ele se aguentasse mais nas subidas mas sei que é um pouco complicado fazer com que isso aconteça.

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Motor Engasga-se Punto
« Responder #29 em: 20 de Fevereiro, 2012, 13:47:21 »
o problema é simples, chama-se alterações sem saberem o que fazem.

uma troca de cames por outras diferentes implica uma alteração de VE do motor, qualquer motor a injecção que leve uma troca de cames tem de ser reprogramado e qualquer motor a carburador tem de ser afinado, especialmente no motor mk2 com a cam do 75 que tem uma duração mais longa que a de origem..

quem mete a cam do 75 noutro motor a injecção mas especialmente um mk2 apanha uma desilusão, ganhos minusculos e relanti instavel.. acreditem que os ganhos são ilusão e podem confirmar em banco, quando o carro for devidamente reprogramado os ganhos serão bem favoraveis mas tem o problema de passar na ipo "á pele" e com catalizador vazio chumba por excesso de gases..


ainda gostava de saber quem "inventou" a teoria que a cam do 75 era a melhor do mundo para os FIRE, na altura em que fiz os testes ERA a melhor cam mas garanto que nos mk2 não é, quem pega nas pesquisas dos outros e tira conclusões sem saber que descubra qual é..

O smokeme explica me com é que um mk2 60cv só com linha e admissão faz mais 12cv que de origem??
um colega tem um meteu as cams e o carro só agora foi ajustado.. para alem de passar na ipo andava com 72/73 cv e agora com a remap ficou 76cv..
tens esses testes todos publica aqui com a malta que no uk e ca o que vejo é que as cams do 75 resultam.. Basta teres um boa admissão e saida de gases melhor.. (o ideal é depois quando se poder fazer a remap mas o carro não morre por andar com mistura rica em baixas (14:1) nem é assim tão rica.. Em altas sei que fica mais pobre mas anda com que 13 e tal?