Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: eskimojtd115 em 05 de Novembro, 2012, 17:33:01
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Boas a todos,
Levei a minha lybra 1.9 jtd 115 para fazer a mudança de óleo a um mecânico da Opel conhecido meu.Quando o questionei que tipo de oleo é que lhe ia por ele disse-me que seria o GM Dexos-2-5W30, que coloca em todos os diesel da Opel, uma vez que os motores são de origem Fiat e que no havia problema nenhum.Fiquei um pouco preocupado, pois tenho feito a mudança com 5w40 e a alteração para 5w30 pode provocar algum desgaste.O significado w40 e w30 tem a ver com temperatura certo? pode ser usada esta graduação de óleo ou não?
solicito a vossa ajuda e opinião.
obrigado.
cumprimentos.
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então e não ires a um sapateiro alemão?
o 1.9 não é o 1.3...
põe o que a marca aconselha.
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então e não ires a um sapateiro alemão?
o 1.9 não é o 1.3...
põe o que a marca aconselha.
boas,
a marca, segundo o manual também recomenda 5w30...para temperaturas superiores a 35º
http://www.flitalia.it/it/fl/manuale/it/im/sae_temp.gif (http://www.flitalia.it/it/fl/manuale/it/im/sae_temp.gif)
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desculpa.. mas vai ler o manual da carrinha e vê o que aconselham se faz favor
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desculpa.. mas vai ler o manual da carrinha e vê o que aconselham se faz favor
já vi o manual da carrinha...aconselham 10w40, 5w40, ou 5w30.. dependendo da temperatura externa...
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desculpa.. mas vai ler o manual da carrinha e vê o que aconselham se faz favor
Esse teu feitiozito pá.... :spanka: :spanka:
Manual de oficina do Thema : 10w30 ou 15w40. Diz-me lá o que usas... :dry: :dry: :dry:
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que acham destes specs do GM dexos2:
Specifications/Performances:
GM dexos2
GM GM-LL-A-025, GM-LL-B-025
BMW Longlife-04
MB 229 -51
VW 502.00/505.00/505.01
ACEA A3/B3, A3/B4, C3
API SM/SL/CF
Characteristics:
Viscosity SAE 5W-30
Density at 15 C° 0.853 g/cm3
Kinematic viscosity at C° 69.0mm2/s (cSt)
Kinematic viscosity at C° 12.00mm2/s (cSt)
Viscosity index 171
Pour point -36 C°
Flash point 225 C°
T.B.N 7.0 mg KOH/g
(Typical values given by way of example)
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que acham destes specs do GM dexos2:
Specifications/Performances:
GM dexos2
GM GM-LL-A-025, GM-LL-B-025
BMW Longlife-04
MB 229 -51
VW 502.00/505.00/505.01
ACEA A3/B3, A3/B4, C3
API SM/SL/CF
Characteristics:
Viscosity SAE 5W-30
Density at 15 C° 0.853 g/cm3
Kinematic viscosity at C° 69.0mm2/s (cSt)
Kinematic viscosity at C° 12.00mm2/s (cSt)
Viscosity index 171
Pour point -36 C°
Flash point 225 C°
T.B.N 7.0 mg KOH/g
(Typical values given by way of example)
Ninguem tem opinião, boa ou má?
cumps
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Podes usar esse óleo, pois cumpre as normas da Fiat para esses motores.
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Podes usar esse óleo, pois cumpre as normas da Fiat para esses motores.
ok, obrigado.
cumps
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Esse teu feitiozito pá.... :spanka: :spanka:
Manual de oficina do Thema : 10w30 ou 15w40. Diz-me lá o que usas... :dry: :dry: :dry:
o que eu uso nos meus é uma coisa, o que eu aconselho é outra, devem ser usados os lubrificantes aconselhados pela marca, ou superiores
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olha... o melhorzinho e o mais barato atualmente é o VISCO 7000 C e é 5W40
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Já é B4 o que é bom, mas 5w30 não é o ideal para o JTD115, no máximo 5w40 mas não é por aí que te deves preocupar, mas um conselho que te dou é que não andes a mudar de tipo de óleo muitas vezes.
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Já é B4 o que é bom, mas 5w30 não é o ideal para o JTD115, no máximo 5w40 mas não é por aí que te deves preocupar, mas um conselho que te dou é que não andes a mudar de tipo de óleo muitas vezes.
Quando falas em tipo de óleo, referes-te à graduação ou marca? já agora qual o motivo para não mudar o tipo de óleo?, o manual refere que varias graduações.
cumprimentos.
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Tanto a graduação como a marca.
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Tanto a graduação como a marca.
sem ser selenia w.r. 5w40, que recomendas para o JTD115? bom e que se arranje com facilidade.
cumprimentos
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Quanto é que queres dar por um óleo?
Para ver vale a pena estar a sair de uma marca com mais que provas dadas de qualidade...a cima da Selènia há poucos...LiquiMoly, Millers, Mobil e pouco mais
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Quanto é que queres dar por um óleo?
Para ver vale a pena estar a sair de uma marca com mais que provas dadas de qualidade...a cima da Selènia há poucos...LiquiMoly, Millers, Mobil e pouco mais
depende da qualidade para o jtd.Neste momento estou a pensar em usar este:http://www.meguin.de/meguin/produktdb.nsf/id/e_6573.html (http://www.meguin.de/meguin/produktdb.nsf/id/e_6573.html), pertence a liqui molly é equivalente
em termos de specs ao liqui molly top tec 4100 5w40 ,já tinhas conhecimento? opinião? para ser uma empresa pertencente a liqui molly não será tão má assim...digo eu.
http://www.meguin.de/meguin/web.nsf/id/pa_geschichte_e.html (http://www.meguin.de/meguin/web.nsf/id/pa_geschichte_e.html)
http://www.liqui-moly.de/liquimoly/web.nsf/id/pa_domb7e2ebe.html (http://www.liqui-moly.de/liquimoly/web.nsf/id/pa_domb7e2ebe.html)
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Quanto é que queres dar por um óleo?
Para ver vale a pena estar a sair de uma marca com mais que provas dadas de qualidade...a cima da Selènia há poucos...LiquiMoly, Millers, Mobil e pouco mais
O Motul ficou em casa? :P :P
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depende da qualidade para o jtd.Neste momento estou a pensar em usar este:http://www.meguin.de/meguin/produktdb.nsf/id/e_6573.html (http://www.meguin.de/meguin/produktdb.nsf/id/e_6573.html), pertence a liqui molly é equivalente
em termos de specs ao liqui molly top tec 4100 5w40 ,já tinhas conhecimento? opinião? para ser uma empresa pertencente a liqui molly não será tão má assim...digo eu.
http://www.meguin.de/meguin/web.nsf/id/pa_geschichte_e.html (http://www.meguin.de/meguin/web.nsf/id/pa_geschichte_e.html)
http://www.liqui-moly.de/liquimoly/web.nsf/id/pa_domb7e2ebe.html (http://www.liqui-moly.de/liquimoly/web.nsf/id/pa_domb7e2ebe.html)
E preços disso é o que te estou a dizer...é que já compras Selènia a 44€ se for o WR e a 32€ se for o TD...
Há uma marca do grupo Selènia, ou pelos menos era, já há muito tempo que não a oiço falar, e vendia-se muito mas muito na Sofrapa que é o Blitz, eu por exemplo para mim consigo arranjar esse óleo, com descontos brutos, a 15€ 5lts e é um óleo de muito boa qualidade ideal para quem não quer gastar muito e ter um óleo de qualidade bastante boa.
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O Motul ficou em casa? :P :P
O Motul ficou na parte onde disse e poucos mais loool
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O Motul ficou na parte onde disse e poucos mais loool
Juntando lenha á fogueira, o Kappa anda neste momento com o ELF Competiton Sti 10w40....e pá, aquilo é mesmo bom... :t_up: :t_up:
+-6000kms depois da muda, mal mexeu na vareta e já levou uns paus valentes... a nivel de temperatura nunca passou dos 95º, o que me parece fixola. A nível de viscosidade ontem testei e ainda me parece muito muito bom... :uikabom:
Just my two cents... :charge:
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Os Elf também são jeitosos
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eu uso Visco 7000 C e nada a dizer..
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A nível de viscosidade ontem testei e ainda me parece muito muito bom... :uikabom:
Um nível de expertise :tasla:
Como se testa a viscosidade? Enfim, admito que seja de uma forma empírica mas estou curioso!
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Mais uma duvida....o grupo Petronas comprou a selenia á Fiat,..actualmente os carros Fiat já não fazem referencia a essa marca de óleo, penso eu...então porque se
continua a insistir que é o melhor para os jtd? quando questionado por mim, um determinado concessionário respondeu que de 6 em 6 meses mudavam de marca de óleo
consoante o preço dos fornecedores, tanto podia ser shell como castrol.. :blush:.o selenia w.r 5w40 até é um óleo semi-sintetico, não é?
cumprimentos.
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FL (Fiat Lubrificanti) é quem continua a fazer os óleos Selènia, Tutela, Paraflu tudo, a Petronas apenas comprou e juntou ao grupo.
A Fiat nunca deixou de recomendar os Selènia.
O Selènia não é o melhor para o JTD porque não é o melhor óleo do mundo, mas é dos melhores e chega isso.
Porquê tanta confusão com o óleo?
E como já te disse não convém trocar sempre de tipo e marca de óleo, se tiver poucos km tudo bem, se já tiver muitos tem de ser uma opção bem ponderada.
E acho que 32€ pelo Selènia TurboDiesel 10w40 é bastante acessível e é um óleo de excelente qualidade.
O WR é Sintético, o TurboDiesel é que é semi-sintético mas com as características quase de um sintético
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Um nível de expertise :tasla:
Como se testa a viscosidade? Enfim, admito que seja de uma forma empírica mas estou curioso!
Arranjas um copinho de agua e deixas cair uma gota a frio e vês como se comporta. A seguir de uma viagem fazes o mesmo mas com o oleo quente. Vai ver que a diferença entre um oleo novo ou ainda porreiro e um oleo na altura de mudar é brutal...
Com o oleo novo a gota aguenta-se imenso tempo antes de se misturar com a agua, com o oleo já velho a gota dissipa-se e mistura-se muito rapido o que indica que as propriedades do oleo já foram ;)
Nada como experimentar, começa com o oleo novo. O comportamento da gota de oleo novo é o que deves ter com o oleo que tens no carro... ;)
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Arranjas um copinho de agua e deixas cair uma gota a frio e vês como se comporta. A seguir de uma viagem fazes o mesmo mas com o oleo quente. Vai ver que a diferença entre um oleo novo ou ainda porreiro e um oleo na altura de mudar é brutal...
Com o oleo novo a gota aguenta-se imenso tempo antes de se misturar com a agua, com o oleo já velho a gota dissipa-se e mistura-se muito rapido o que indica que as propriedades do oleo já foram ;)
Nada como experimentar, começa com o oleo novo. O comportamento da gota de oleo novo é o que deves ter com o oleo que tens no carro... ;)
Peço desculpa por estar a desviar um pouco o tópico mas, realmente, tenho de agradecer :bompost: :tasla:
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Lembro-me de há tempos ter lido, não sei onde, que a viscosidade se testava com um vidro inclinado!
Mas não me lembro agora dos pormenores...
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Boas ppl.
O óleo Blitz 5w40 é o mesmo que o Selenia WR 5w40? Faço esta pergunta porque onde costumo comprar o óleo, eles disseram-me que cá em Portugal, o distribuidor é o mesmo e que o óleo é exactamente o mesmo, com a diferença de ser mais barato.
Já agora o oleo Selenia Wr 5w40 já está mais barato? A ultima vez que vi o preço, 4 ltrs custavam cerca de 90 euros :O
Obrigado
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Lembro-me de há tempos ter lido, não sei onde, que a viscosidade se testava com um vidro inclinado!
Mas não me lembro agora dos pormenores...
Tens muitas maneiras de ver, a minha foi-me ensinada por um velhote castiço que fazia a manutenção ao Y nos primórdios dos tempos...
O que é um facto é que quando chega a altura de mudar, o teste na falha... :uikabom:
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Arranjas um copinho de agua e deixas cair uma gota a frio e vês como se comporta. A seguir de uma viagem fazes o mesmo mas com o oleo quente. Vai ver que a diferença entre um oleo novo ou ainda porreiro e um oleo na altura de mudar é brutal...
Com o oleo novo a gota aguenta-se imenso tempo antes de se misturar com a agua, com o oleo já velho a gota dissipa-se e mistura-se muito rapido o que indica que as propriedades do oleo já foram ;)
Nada como experimentar, começa com o oleo novo. O comportamento da gota de oleo novo é o que deves ter com o oleo que tens no carro... ;)
tens também o pingo entre dedos a 1 cm de distância;
se estiver ligado está bom
a deslizar no vidro é a 45º com um pingo de cada óleo ao lado um dos outros
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O teste mais importante penso que seja a frio...
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O teste mais importante penso que seja a frio...
Eu bem digo que tu percebes da cena, se fizesses repros pó Kappa eras o maior... :lol: :lol: :tasla: :tasla:
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E preços disso é o que te estou a dizer...é que já compras Selènia a 44€ se for o WR e a 32€ se for o TD...
Há uma marca do grupo Selènia, ou pelos menos era, já há muito tempo que não a oiço falar, e vendia-se muito mas muito na Sofrapa que é o Blitz, eu por exemplo para mim consigo arranjar esse óleo, com descontos brutos, a 15€ 5lts e é um óleo de muito boa qualidade ideal para quem não quer gastar muito e ter um óleo de qualidade bastante boa.
onde posso arranjar o óleo blitz?
cumprimentos
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Eu bem digo que tu percebes da cena, se fizesses repros pó Kappa eras o maior... :lol: :lol: :tasla: :tasla:
De certeza que já puseste um pouco de óleo no frigorífico ou assim para fazeres o mesmo teste só que com ele frio ou ainda não?
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onde posso arranjar o óleo blitz?
cumprimentos
A Sofrapa acho que já não vende, mas a Santogal vende.
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De certeza que já puseste um pouco de óleo no frigorífico ou assim para fazeres o mesmo teste só que com ele frio ou ainda não?
No frigo não, mas deixei-o na varanda a noite inteira para simular uns 10-15º, no frigo acho que é frio demais.... ;)
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No frigo é entre os 5º.
Quando está aquela geada e o caraças pensas que estão lá 15º? Isso já é ganda bafo, já tens de estar de manga à cava loool
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A Sofrapa acho que já não vende, mas a Santogal vende.
esse oleoblitz pode ser usado no JTD115 sem problema? dá para quantos klms?
cumprimentos
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5w40 é long life, é 20.000km
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5w40 é long life, é 20.000km
ok, obrigado.
cumprimentos.