Autor Tópico: 126VE ( convertido para electrico )  (Lida 15312 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re:126VE ( convertido para electrico )
« Responder #15 em: 10 de Setembro, 2009, 21:52:46 »
As baterias que estou a testar agora e a representar são as ODYSSEY 2150 são seladas e em muitos aspectos são melhores que muitas outras no mercado, mesmo em relação ao litium.

Desvantagems  são 2, o preço e o peso.

Este carro já tem um gerador e vou testa-lo para a semana numa viagem até ao Algarve, no minimo vou fazer 150km sem recorrer ao reboque, espero.
O gerador portatil Honda GX200 tambem pode funcionar a gás mas para já vai ficar mesmo assim...



um motor de mota de 125 cc sem caixa ligado directamente a um alternador de camião, com um depósito de 10 litros é capaz de te resolver a crise

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:126VE ( convertido para electrico )
« Responder #16 em: 18 de Setembro, 2009, 16:11:42 »
alternador de camião?

uhmmm

um 12v 90A n consegue nada de jeito?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re:126VE ( convertido para electrico )
« Responder #17 em: 18 de Setembro, 2009, 16:26:59 »
nop....

tem de baixar a amperagem e aumentar a voltagem..

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:126VE ( convertido para electrico )
« Responder #18 em: 18 de Setembro, 2009, 16:38:50 »
isso pdoe ser feito com um circuito transformador posteriormente! o que interessa é a quantidade de electricidade gerada, nomeadamente a potência, neste caso seria P=U.I -> 12x90 ->1080W/H
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TOZEVE

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 446
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • TOZEVE
Re:126VE ( convertido para electrico )
« Responder #19 em: 18 de Setembro, 2009, 18:06:59 »
Pois a a potencia nominal deste animal é 13000W e pode ir aos 26000W em menos de nada desde a rotação 0 o que quer dizer que posso arrancar em 3ª ou 4ª.

2800W no meu caso serve para ir a direito a 50km/h, isto só para terem uma ideia.
Obrigado

Toze

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:126VE ( convertido para electrico )
« Responder #20 em: 18 de Setembro, 2009, 18:09:41 »
uhmmm

uma questão, tens a caixa apenas porque a montagem do motor não é facil? ou alguma razão em especial? a caixa introduz grandes perdas no sistema
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TOZEVE

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 446
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • TOZEVE
Re:126VE ( convertido para electrico )
« Responder #21 em: 18 de Setembro, 2009, 18:15:08 »
uhmmm

uma questão, tens a caixa apenas porque a montagem do motor não é facil? ou alguma razão em especial? a caixa introduz grandes perdas no sistema

Sim é verdade mas mantendo a caixa é mais facil e muito  mais barato, alem disso posso ir mais devagar a um regime rpm mais eficiente, perde-se dum lado e ganha-se do outro, depende muito do tipo de utilização.
Obrigado

Toze

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re:126VE ( convertido para electrico )
« Responder #22 em: 18 de Setembro, 2009, 18:50:00 »

os motores electricos têm uma rotação em que é mais eficiente e com uma caixa redutora encontra-se isso com muita facilidade, principalmente se for variável.

se o motor fosse do tipo sem escovas, atingiria um valor de mais ou menos 85%, acoplado a uma caixa de velocidades, só os veios a vencer a inércia, já é uma perda muito considerável;

no entanto se em vez da caixa ter várias velocidades, ter apenas uma reduzida, sem mais peso, já o rendimento aumenta!

Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:126VE ( convertido para electrico )
« Responder #23 em: 18 de Setembro, 2009, 21:22:46 »
Boas,

Está uma verdadeira maravilha este 126, os meus parabéns pelo sucesso obtido com este projecto!

Acho que um carro assim é o sonho de muita gente, eu incluído!

Fiquei curioso e gostaria de colocar umas questões, para esclarecer umas dúvidas que tenho.

Pelo que vi dos vídeos o carro continua com a caixa de velocidades, por isso eu pergunto; é usada exactamente do mesmo modo como se fosse com o motor a gasolina, ou foi alterada?

E no caso de o veículo originalmente vir equipado com ar condicionado, como seria feita a alimentação deste dispositivo?

Já vi em programas de TV, carros deste género com tudo o que os de motor de combustão trazem, por isso penso que não deve ser impraticável um veículo destes com AC.

No caso de um carro mais pesado como por exemplo um Punto ou um Stilo, o motor eléctrico teria que ser de maiores dimensões para ser mais potente ou esse motor do teu carro dava para qualquer um?

Cumps,
Luís


TOZEVE

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 446
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • TOZEVE
Re:126VE ( convertido para electrico )
« Responder #24 em: 19 de Setembro, 2009, 00:36:48 »
Boas,

Está uma verdadeira maravilha este 126, os meus parabéns pelo sucesso obtido com este projecto!

Acho que um carro assim é o sonho de muita gente, eu incluído!

Fiquei curioso e gostaria de colocar umas questões, para esclarecer umas dúvidas que tenho.

Pelo que vi dos vídeos o carro continua com a caixa de velocidades, por isso eu pergunto; é usada exactamente do mesmo modo como se fosse com o motor a gasolina, ou foi alterada?

E no caso de o veículo originalmente vir equipado com ar condicionado, como seria feita a alimentação deste dispositivo?

Já vi em programas de TV, carros deste género com tudo o que os de motor de combustão trazem, por isso penso que não deve ser impraticável um veículo destes com AC.

No caso de um carro mais pesado como por exemplo um Punto ou um Stilo, o motor eléctrico teria que ser de maiores dimensões para ser mais potente ou esse motor do teu carro dava para qualquer um?

Cumps,
Luís



Bom dia,

O carro não tem embraiagem por isso não é exactamente da mesma maneira que se muda de velocidade, os proximos já vão ter embraiagem para funcionarem exactamente da mesma maneira.

Existem motores deste tamanho até 110V 200A nominal e podem ir até 400A , um motor destes já pode fazer voar um Punto.

Existem compressores AC electricos ou pode-se adaptar qualquer coisa ao compressor existente, depende do orçamento e do que for fisicamente possivel.
Obrigado

Toze

Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:126VE ( convertido para electrico )
« Responder #25 em: 20 de Setembro, 2009, 14:54:29 »
Bom dia,

O carro não tem embraiagem por isso não é exactamente da mesma maneira que se muda de velocidade, os proximos já vão ter embraiagem para funcionarem exactamente da mesma maneira.

Existem motores deste tamanho até 110V 200A nominal e podem ir até 400A , um motor destes já pode fazer voar um Punto.

Existem compressores AC electricos ou pode-se adaptar qualquer coisa ao compressor existente, depende do orçamento e do que for fisicamente possivel.

Boas,

Obrigado pelo esclarecimento, eu já imaginava qualquer coisa desse género em relação à caixa...

Então na pratica o que acontece é que o acelerador funciona como um potenciómetro que regula a voltagem do motor, é isso?

Assim sem embraiagem até se torna mais agradável a condução, é o equivalente a um carro com caixa automática, que eu pessoalmente gosto bastante.

Gostava de um dia poder fazer a transformação da minha Dobló para electricidade, até creio que já existe um protótipo qualquer deste modelo só não sei onde é que já vi isso.

Força com esse projecto, e que venham mais carros desses mas de outros modelos para ver se toda a gente começa a circular a electricidade!

Cumps,
Luís 

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re:126VE ( convertido para electrico )
« Responder #26 em: 20 de Setembro, 2009, 15:11:22 »
ora, 110 V x 200 A dá 22.000 Watts????

isto dá quantos cv????

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re:126VE ( convertido para electrico )
« Responder #27 em: 21 de Setembro, 2009, 04:19:43 »
ora, 110 V x 200 A dá 22.000 Watts????

isto dá quantos cv????

30 CV
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:126VE ( convertido para electrico )
« Responder #28 em: 21 de Setembro, 2009, 14:45:22 »
e um binário do outro mundo
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:126VE ( convertido para electrico )
« Responder #29 em: 21 de Setembro, 2009, 15:21:33 »
Fica parecido aos tractores,pouca cavalagem mas capazes de subir paredes.... ;)

Isto será sem dúvida o futuro,lá chegaremos... :mellow:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2