Fiatistas

Tecnica => Restauros => Tópico iniciado por: serralha em 16 de Agosto, 2014, 04:11:01

Título: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 16 de Agosto, 2014, 04:11:01
Boas noites colegas  :fiatistas:

Criei este tópico para partilhar com vocês a (recente vida nas minha mãos) do Uno 60SX do meu pai. Se estiver a inserir este tópico na secção errada peço à moderação que me corrija sff).

Foi comprado em Maio de 1992 e até Outubro de 2012 contava com apenas 124.000km, mês em que concluí a carta de condução.

Conta agora com 144.000km e alguns problemazitos.

No entanto e apesar de ser este o 1º carro que conduzo desde que tenho carta, gosto bastante dele, apesar de ser apenas um 1100cc a partir das 3.000rpm ou 3.500rpm dá um gozo brutal de conduzir  :D
 e como tá na família desde novo queria guardá-lo pois tenho um carinho especial por este carro. Ainda me lembro de andar nele em puto quando o meu pai me levava à escola.

Mas como nem tudo é um mar de rosas, e ele coitado já não é novo, até agora já tive um ou dois episódios menos bons mas que ainda deram para rir um pouco (mas na altura até nem teve piada  :))

Em Maio de 2013, assim de repente, começou a falhar e a desligar-se de repente, fosse a frio ou a quente. E depois tinha que esperar que arrefecesse um pouco.

Ora isto aconteceu-me umas 4 ou 5 vezes e liguei para o mecânico, disse-me logo ao telefone que suspeitava do que fosse e que lá passasse. Cheguei lá e foi logo ver o distribuidor (de corrente acho eu).

Pôs um usado que lá tinha, afinou e ficou pronto a andar. E ainda levou 4 velas novas. Passados uns meses, fui pôr gasolina descansado e quando dou por mim a abrir a tampa do depósito fiquei tipo  :blink: não abria nem rodava a chave no canhão. A minha sorte é que nunca deixo chegar à reserva e tinha gasolina suficiente para ir pra casa e depois para a oficina. No dia seguinte tratou-se do assunto, mais uma chave para o molho  :laugh:

E em Abril deste ano, ao sair de manhã para ir trabalhar começou a perder força e 2km mais à frente, foi abaixo e parou. Começou a trabalhar com 3 cilindros e já entrava água para o segundo.

Motor aberto e vimos que tinha a cabeça do motor podre. Foi para o torneiro, foi picada e cheia outra vez, e ainda levou mais umas peças, 2 rótulas, 2 kits de foles, 1 jogo de juntas de descarbonização,
 1 jogo de pernes (no motor), 1 carburador,  e valvoline da caixa mudada. 450€ de arranjo  ;)

Até agora tem-se portado bem, mas já tenho mais umas coisas para mudar, inclusivé os 4 amortecedores e um farolim traseiro.

E era aqui que queria pedir alguma ajuda, nos amortecedores já me ajudaram, em princípio vão ser Kayaba Excel G os 4. O farolim já vi no OLX em segunda mão e vou comprar entretanto.

Mas há muito que aprender, e queria saber se alguém me sabe explica onde se afina o ralenti porque o mecânico deixou-mo demasiado alto, tá nas 1.500rpm (a quente) e quando desligo o motor ele faz um barulho estranho.

Parece um barulho de "correia", como se se estivesse a pôr a trabalhar outra vez. Ando também com 2 problemazitos eléctricos, com o fecho central e com a luz de avaria nas luzes no painel e levar uma limpeza valente de estofos e na alcatifa que forra o interior, mas isso tento arranjar mais para a frente, para já quero resolver a questão do ralenti e dos amortecedores.

Por enquanto deixo aqui umas fotos (peço desculpa pela má qualidade das fotos):

(http://s14.postimg.org/wc5b2t84h/IMG_20140814_002457.jpg)

(http://s22.postimg.org/51bcrpa1d/IMG_20140814_182110.jpg)

(http://s10.postimg.org/egjyu95qh/IMG_20140814_182143.jpg)

(http://s21.postimg.org/vccfer3sn/IMG_20140814_182312.jpg)

(http://s3.postimg.org/p6x5vrpoj/IMG_20140814_182332.jpg)

(http://s3.postimg.org/nk3cwso8z/IMG_20140814_182347.jpg)

(http://s3.postimg.org/ha839soub/IMG_20140814_182358.jpg)

(http://s3.postimg.org/4y0likblv/IMG_20140814_182414.jpg)

(http://s3.postimg.org/kngbwiif7/IMG_20140814_182426.jpg)

(http://s3.postimg.org/3kdk101qb/IMG_20140814_182507.jpg)

(http://s3.postimg.org/bn74ykwxv/IMG_20140814_182518.jpg)

(http://s3.postimg.org/aq9wh7077/IMG_20140814_182550.jpg)

Digam-me o que disserem, ADORO esta frente  :lovesigh:
(http://s3.postimg.org/izlrvltxf/IMG_20140814_182559.jpg)

(http://s3.postimg.org/5hjgx275v/IMG_20140814_182611.jpg)

(http://s3.postimg.org/o7bgdszwj/IMG_20140814_182629.jpg)

(http://s3.postimg.org/s4u4pgxc3/IMG_20140814_182647.jpg)

E aqui uma foto do comando do fecho central:
(http://s3.postimg.org/ebade5u4j/IMG_20140814_200848.jpg)



Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: afonsopatrao em 16 de Agosto, 2014, 08:39:23
Está mesmo com bom aspecto! Parabéns!
Título: Re: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Luke em 16 de Agosto, 2014, 09:27:47
Muito bom! O meu pai também tem um assim :)

É pena o homem ter trocado o distribuidor, era só preciso trocar o módulo, com jeito até se arranja um jogo de canhões ou altera o canhão da tampa do depósito... ainda tens a velha?

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Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 16 de Agosto, 2014, 14:06:20
Citar
Está mesmo com bom aspecto! Parabéns!

Obrigado Afonso, o meu pai a nível de aspecto sempre tentou ter cuidado fosse no interior como no exterior. Tem apenas alguns
pontos de ferrugem, umas mossas pequenas e uns riscos. Mas quando houver mais € vou pô-lo num bate-chapa para ficar 5*.

Também já andei a cuscar o restauro do teu, looking good  :D

Há que tratar destas pequenas grandes máquinas  :fiat:

Citar
Muito bom! O meu pai também tem um assim smile

É pena o homem ter trocado o distribuidor, era só preciso trocar o módulo, com jeito até se arranja um jogo de canhões ou altera o canhão da tampa do depósito... ainda tens a velha?

Até está bem estimado, é um bom ponto de partida e agora com calma espero conseguir pô-lo no ponto.

O mecânico quis trocar logo o distribuidor, lembro-me vagamente de ele falar em módulo mas montou logo o distribuidor e como
 achei que tivesse em condições deixei-me ficar  :smash:

A tampa velha do depósito é que acho que ficou na oficina, e como o meu pai é que o levou lá não foi aonde eu costumo ir.

Tenho de lhe perguntar se ele trouxe a velha mas acho que não trouxe  :smash:

Alguém sabe como ou qual é o parafuso onde afina o ralenti? É que a quente está muito alto, parece que tenho o arranque a frio sempre puxado  :wacko:



Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: GT Abarth em 17 de Agosto, 2014, 20:56:42
O Uno 60 SX foi um carro completíssimo na sua época e por demais interessante, ainda hoje.

Certos aspectos e componentes do Uno II SX vinham de série neste carro mesmo com o pequeno 1108, algo que só era habitual nas versões desportivas / de topo da concorrência.
O Uno II SX veio trazer isso para o mercado.
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Luke em 17 de Agosto, 2014, 21:10:18
e sabes que em outros mercados esteve inclusivamente disponível o nível SX com o 999cc?
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Luke em 17 de Agosto, 2014, 21:12:41
(http://i.ebayimg.com/18/!Bl2vicwBmk~$(KGrHqIOKjgEtjl4lFGJBLd(YrO9pw~~_35.JPG)
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Zampanò em 17 de Agosto, 2014, 22:03:21
Não há dúvida, é um carrito bem simpático e de preservar!

Agradeço a partilha e sobre o carburador, talvez sugerisse consultar  esta pequena mensagem (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19212.msg300556#msg300556).

Na sua forma mais simples, se o problema é só mesmo do ralenti (a quente) estar muito elevado, é questão de olhar para a alavanca (no carburador) que é puxada pelo cabo do acelerador. O fim de curso desta alavanca é regulável por um parafuso e será tão somente esse o parafuso a desapertar (sim, desapertar). Creio que é isto, mas também não sou muito entendido de carburadores!

Mas esta explicação é só válida para se, e só se, fôr este o problema. Pode também ser um problema do choque que está sempre actuado..  Pode também ser uma fuga de ar no carburador que o faz respirar mais ar do que devia.
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: GT Abarth em 17 de Agosto, 2014, 22:25:58
e sabes que em outros mercados esteve inclusivamente disponível o nível SX com o 999cc?

Sim sei.

Já no MK1 houve 45 SL com o motor 999.
Esse é que é mesmo raro.

Em Portugal o 45 SX não fazia sentido, porque o seu preço seria maior do que o do 60 S e praticamente o mesmo do 60 SX.

Não eram os 109cc a fazer grande diferença de preço.
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 17 de Agosto, 2014, 22:43:48
Citar
Não há dúvida, é um carrito bem simpático e de preservar!

Agradeço a partilha e sobre o carburador, talvez sugerisse consultar esta pequena mensagem.

Na sua forma mais simples, se o problema é só mesmo do ralenti (a quente) estar muito elevado, é questão de olhar para a alavanca (no carburador) que é puxada pelo cabo do acelerador. O fim de curso desta alavanca é regulável por um parafuso e será tão somente esse o parafuso a desapertar (sim, desapertar). Creio que é isto, mas também não sou muito entendido de carburadores!

Mas esta explicação é só válida para se, e só se, fôr este o problema. Pode também ser um problema do choque que está sempre actuado..  Pode também ser uma fuga de ar no carburador que o faz respirar mais ar do que devia.
Citar

Eu gosto bastante dele e a pouco e pouco queria pô-lo nas melhores condições que conseguisse.

E no entanto aprender o máximo possível sobre ele e sobre mecânica.

O talento está sempre nas 1.500 mas de facto é só a quente. Vou investigar essa alavanca no carburador.

Obrigado.
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: T S em 18 de Agosto, 2014, 08:44:19
Impecável o Uno  :palmas:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: jmonteiro em 18 de Agosto, 2014, 11:03:32
Que uno tão imaculado  :t_up:
Parece muito bom de aspecto  :palmas:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: naso em 18 de Agosto, 2014, 13:44:37
Parabens pela máquina!! :t_up:

Em novo eram bem empregues os contos para o comprar, ainda me lembro de ter "ajudado" para a compra de um, agora depois destes anos todos ao ver como ainda são bem tratados, dá gosto ver!!  :palmas: :palmas:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Luke em 18 de Agosto, 2014, 13:49:15
agora vendo as fotos no pc, de louvar... tapetes de origem, comando de infravermelhos do fecho centralizado ainda com a capa de borracha!

com pouco trabalho consegues ter um Uno perfeito!
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Mickey em 20 de Agosto, 2014, 11:05:26
Muito bom!

É um carrito com manutenção barata e fácil.

Parabéns, cuida dele como ele merece  :t_up:  :fiat:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 21 de Agosto, 2014, 23:49:24
Obrigada pessoal pelas respostas  :)

É relativamente fácil restaurar este exemplar, a pouco e pouco vai lá.

 Pouca coisa a fazer até. Mas tem algumas mazelas na pintura e na chapa

O que mais me preocupa são os podres que tem vindo a desenvolver nestes últimos meses.
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Luke em 21 de Agosto, 2014, 23:52:56
em que sitios?
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 22 de Agosto, 2014, 22:47:10
Tem um perto da antena, mais ou menos com uns 4mm, e outros 3 ou 4 na porta do pendura, mas são só uns pontinhos. Algum conselho?

Desde que passou a dormir na rua que se nota bem a rapidez com que a ferrugem ataca.
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Luke em 22 de Agosto, 2014, 23:35:51
nas portas, ataca o quanto antes, no tejadilho não é costume em carros sem tecto de abrir
Título: Re:
Enviado por: serralha em 23 de Agosto, 2014, 01:11:53
Amanhã a ver se tiro fotos para poderes ver, também achei o mesmo quando reparei há uns tempos.

Tens algum truque caseiro para atenuar o caso?
Título: Re: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Luke em 23 de Agosto, 2014, 02:00:57
Atenuar? Só há uma maneira de resolver de vez... cortar e meter chapa nova

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Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Meireles#16 em 27 de Agosto, 2014, 02:47:30
ferrugem é normal no uno, a chapa é fraca...

belo exemplo que aí tens, quantos aos amortecedores, os kyb excel-g sao muito boa opção, senao a melhor nesse nivel de preço.


O distribuidor/modulo já é algo normal nestes carros creio.

Continuação, e se precisares de material avisa, tenho aqui aos pontapés
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 01 de Outubro, 2014, 00:14:33
Boas noites pessoal, antes de mais peço desculpa pela ausência.


Citar
Atenuar? Só há uma maneira de resolver de vez... cortar e meter chapa nova

Pois tou a ver que entretanto tenho de ir tratar disso, um bate-chapa "normal" consegue tratar-me do assunto ou tem que ser algum mais experiente?

Parece que a cada dia que passa os pontos de ferrugem aumentam de tamanho a olhos vistos  :(


Citar
ferrugem é normal no uno, a chapa é fraca...

belo exemplo que aí tens, quantos aos amortecedores, os kyb excel-g sao muito boa opção, senao a melhor nesse nivel de preço.


O distribuidor/modulo já é algo normal nestes carros creio.

Continuação, e se precisares de material avisa, tenho aqui aos pontapés

Boas Meireles, por acaso até precisava de um farolim traseiro direito, o meu tá partido em cima. Não muito mas não gosto de ver aquilo assim.

Em relação aos amortecedores ainda não sei como vai ser, queria pôr os KYB E. G mas isto não abunda de € e ando com um problema eléctrico há 2 meses mais ou menos também.

Se calhar os amortecedores vão ter de ser dos mais baratos  :(

E esta semana vou ao mecânico para a muda de óleo e filtros. Já que o meu pai não se lembra quando foi a última vez que mudou o filtro de ar, vou pôr um novo que bem precisa. E se calhar também o da gasolina.
 


Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 06 de Outubro, 2014, 21:53:31
Ora boas pessoal,

Hoje lá fui à oficina mudar o óleo. Não se trocou o filtro de ar porque o mecânico esqueceu-se de o comprar.

Pensei em trocá-lo eu, mandar vir da net ou ir a uma loja física e depois montava-o em casa. Há algum truque ou algo que deva saber ou é simples?

Eu costumava tirar o do tractor do meu pai para limpar com o compressor quando lhe punha massa consistente e é fácil.

Ah e o óleo que ele pôs foi o BP Visco 3000 se não estou em erro, semi-sintético. O mais adequado seria Selénia de certeza mas este BP será bom?
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: afonsopatrao em 06 de Outubro, 2014, 22:12:36
O filtro do ar não tem nada que saber: tiras as patilhas laterais da caixa de ar e a caixa abre. Depois é só de encaixe: tiras o velho e colocas o novo.
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 06 de Outubro, 2014, 23:39:01
Citar
O filtro do ar não tem nada que saber: tiras as patilhas laterais da caixa de ar e a caixa abre. Depois é só de encaixe: tiras o velho e colocas o novo.

Abri a caixa há dias, e vi que está um bocado deteriorado, isto, bastante aberto ao meio. Se é tirar velho e pôr novo, melhor. Amanhã já vou procurar um. Obrigado  :)
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Mickey em 07 de Outubro, 2014, 00:30:41
Abri a caixa há dias, e vi que está um bocado deteriorado, isto, bastante aberto ao meio. Se é tirar velho e pôr novo, melhor. Amanhã já vou procurar um. Obrigado  :)
É bastante simples mesmo! Não há parafusos apenas duas patilhas de pressão, depois é só tirar o velho e meter o novo.

Quando comprarem digam o ano do carro, já me aconteceu pedir um filtro de ar para o Uno a gasolina e deram-me um filtro redondo  :sombrero:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 07 de Outubro, 2014, 00:39:54
Já reparei que é tipo rectangular, mas se for preciso dou-lhes o código do motor.

Amanhã vou à procura aqui na zona, se não houver encomendo pela NET.

Foram essas pastilhas que a caixa tem de lado que desapertei, vê-se logo o filtro.

Pensei que tivesse que apertar o filtro a algo ou assim mas já vai que é fácil. Obrigado pessoal.
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: AutoSueco.pt em 15 de Outubro, 2014, 13:26:55
Leva o velho como amostra, se haveriam poucas hipóteses de te darem o errado, assim será impossivel 8)
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 29 de Outubro, 2014, 01:21:04
Já comprei e mudei, com 4€ fiz a festa.

Perguntaram-me logo na loja se era rectangular ou não e eu disse logo que sim, até já ia preparado para dizer isso  :D

O filtro velho já tava muito mau mesmo  :o

O velho:

(http://s4.postimg.org/4szkaoy7x/2014_10_12_16_02_27.jpg)

(http://s10.postimg.org/gkdlifzex/2014_10_12_16_02_36.jpg)

O novo:

(http://s29.postimg.org/k1l67rxwn/2014_10_12_15_38_33.jpg)


Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Mickey em 29 de Outubro, 2014, 10:10:41
Filtrozinho da WIX  :t_up:

O animal agora até tem outro respirar  :yeah:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Comandante em 29 de Outubro, 2014, 14:33:24
Filtrozinho da WIX  :t_up:

O animal agora até tem outro respirar  :yeah:

Os filtros da WIX até tem uma boa construção...  :)

Parabéns pelo carrito...

Continua a preserva-lo como deve de ser  :P
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Mickey em 29 de Outubro, 2014, 15:55:24
Os filtros da WIX até tem uma boa construção...  :)

Parabéns pelo carrito...

Continua a preserva-lo como deve de ser  :P
Pois têm já usei alguns e não tenho razão de queixa  :palmas:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Comandante em 29 de Outubro, 2014, 15:57:57
Pois têm já usei alguns e não tenho razão de queixa  :palmas:

Tens ai uma maquina...  :P
Infelizmente desapareceram muitos com essa treta do isentivo ao abate de veiculo...   :dry:

Enfim...

Carros destes já não se fazem mais...  :rolleyes:

E continua a preservar os estofos porque já é raro de encontrar o tecido original dos unos...  ;)
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Luke em 29 de Outubro, 2014, 17:29:36
raro?!
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Comandante em 29 de Outubro, 2014, 17:43:44
raro?!

Não é ?

Há prontos perdão se me enganei  :laugh:

 :D
Título: Re: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Luke em 29 de Outubro, 2014, 19:04:04
Não é raro,  é  impossível

Sent thru Tapatalk
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 29 de Outubro, 2014, 21:30:38
Citar
Filtrozinho da WIX  t_up

O animal agora até tem outro respirar  yeah

Ai não, aquele filtro velho (segundo o meu pai) ainda era o de fábrica  :wacko:

Citar
Tens ai uma maquina...  tongue
Infelizmente desapareceram muitos com essa treta do isentivo ao abate de veiculo...   dry

Enfim...

Carros destes já não se fazem mais...  rolleyes

E continua a preservar os estofos porque já é raro de encontrar o tecido original dos unos...  wink

Bem tento, mas já tem uma queimadura pequena de cigarro no banco do pendura  :pain10:

Há algumas semanas comprei um spray da Redex para estofos, não se nota muita diferença mas limpou um pouco e mesmo a nível de odor ficou muito melhor.

Obrigada pelo comentário, queria pô-lo mesmo no ponto mas os € escasseiam um bocado.

Assim bem estimados só costumo ver um 45 de um senhor com 70 e tal anos, mas esse parece mesmo imaculado.

Tenho pena de ver muito poucos, são bastante bonitos se estiverem bem estimados.
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Mickey em 29 de Outubro, 2014, 21:35:24
Ai não, aquele filtro velho (segundo o meu pai) ainda era o de fábrica  :wacko:

Tás a gozar?!?!?!?!  :OMG:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Comandante em 29 de Outubro, 2014, 22:49:31
Tás a gozar?!?!?!?!  :OMG:

Secalhar o carro foi assistido na fiat varias vezes até...
Ser filtro da Fiat não significa ser o primeiro...
E os filtros originais costumam ter o simbolo lá pintado...

:D
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 29 de Outubro, 2014, 23:28:06
Citar
Tás a gozar?!?!?!?!

Infelizmente não, não estou. Também reagi assim. Tinha comentado com ele que na próxima muda de óleo ( que foi há umas semanas) queria falar com o mecânico sobre
 mudar os filtros todos e ele disse assim com grande descontracção que pelo menos o de ar ainda era o de origem. E presumo que o da gasolina também. Nem sei se estes Unos têm filtro
 de habitáculo (perdoem-me a burrice).

Citar
Secalhar o carro foi assistido na fiat varias vezes até...
Ser filtro da Fiat não significa ser o primeiro...
E os filtros originais costumam ter o simbolo lá pintado...

Então se os de origem têm o símbolo pintado, este já puseram depois, menos mal.

Ainda assim já não estava nada bom.

Essa parte de ser assistido na Fiat é que duvido um bocado, conhecendo o meu pai como conheço. Mas é possível, havia uma aqui perto, onde ele foi comprado até.
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Mickey em 29 de Outubro, 2014, 23:35:59
Filtro de ar, óleo e gasolina nada mais  :fiat:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Comandante em 29 de Outubro, 2014, 23:46:49
O que importa é a partir de agora para a frente... é cuidares sempre bem dele...  :wub:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 30 de Outubro, 2014, 09:54:32
Citar
Filtro de ar, óleo e gasolina nada mais  Fiat

E o filtro de gasolina será complicado de mudar? Deve ficar por baixo do depósito certo?

Citar
O que importa é a partir de agora para a frente... é cuidares sempre bem dele...  wub

Bem, assim mais barato era o filtro de ar que tencionava mudar, agora é continuar a procura por amortecedores. Será para trocar no fim de Novembro se tudo correr bem.

Tava a pensar nestes conforme me recomendaram aqui e pelo que tenho pesquisado pela net fora, dizem que são muito bons especialmente na relação qualidade/preço.

http://www.autopecas-online.pt/834687-kyb (http://www.autopecas-online.pt/834687-kyb)

http://www.autopecas-online.pt/832558-kyb (http://www.autopecas-online.pt/832558-kyb)

 E agora já tem garagem, menos orvalho e chuva apanha de noite  :fiatistas:

Tou a ficar um bocado assustado com a rapidez com que os pequenos podres se expandem.

Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Comandante em 30 de Outubro, 2014, 12:11:33
Pois... os podres....  Dependendo do tipo de gravidade pode ser cortada a chapa e soldar chapa nova... mas no caso de ser extremamente grave é preferível tentar arranjar painéis de substituição usados em bom estado num ferro velho ou novos na concorrência... a menos que seja muito difícil de encontrar... ai teria que ser refeito do 0 mas prontos... :(

Trabalho de chapa já se sabe...  Estamos em crise nunca te esqueças... (Há falta de trabalho... e há falta de vontade em resolver trabalhos difíceis... ---> Resumindo: Aproveitam-se da crise para não querer trabalhar LOL  :laugh: )

Tens que Meter é o carro num sitio onde vão tratar-te bem do carro e não estejam a fazer o trabalho de contra vontade e de trombas...  :rolleyes:

 :P
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Mickey em 30 de Outubro, 2014, 12:51:24
E o filtro de gasolina será complicado de mudar? Deve ficar por baixo do depósito certo?

Bem, assim mais barato era o filtro de ar que tencionava mudar, agora é continuar a procura por amortecedores. Será para trocar no fim de Novembro se tudo correr bem.

Tava a pensar nestes conforme me recomendaram aqui e pelo que tenho pesquisado pela net fora, dizem que são muito bons especialmente na relação qualidade/preço.

http://www.autopecas-online.pt/834687-kyb (http://www.autopecas-online.pt/834687-kyb)

http://www.autopecas-online.pt/832558-kyb (http://www.autopecas-online.pt/832558-kyb)

 E agora já tem garagem, menos orvalho e chuva apanha de noite  :fiatistas:

Tou a ficar um bocado assustado com a rapidez com que os pequenos podres se expandem.


O filtro de gasolina está junto à torre do amortecedor do lado do pendura dentro do compartimento do motor!

Os podres são uma grande dor de cabeça, trata isso o quanto antes, cortar chapa podre e soldar nova. Podes raspar meter betume de fibra lixar dar tratamento e pintar que passado uns meses vai rebentar outra vez  :wacko:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Comandante em 30 de Outubro, 2014, 14:44:22
Experimenta da seguinte maneira:

 1º Mentalizas-te primeiro do dinheiro que vais gastar...
 2º Tomas a decisão...
 3º Pegas no teu uno...
 4º Desmanchas o carro painel por painel até ficar um puzzle dentro de uma caixa...  :laugh:
 5º Pegas nas péças todas do puzzle... (só as que tiverem boas... as que tiverem podres... trata de arranjar iguais em bom estado para substituir )
 6º Levas tudo a uma casa de tratamentos de metais...
 7º Mandas despenar os painéis todos até ao osso...
 8º Mergulhas os painéis todos em tanques de galvanizagem (como os chassis dos carros novos são mergulhados enquanto estão na linha de montagem... )
 9º Depois do tratamento químico é só montares a carroçaria toda de novo...
 10º Dar aparelho... primários... e essas cenas todas necessárias e no final pintura....
 11º E puffff fez-se o CHOCAPIC

De certeza que já não há a desculpa da chapa do uno ser fraca...  :laugh:

Nós próximos.. 100 anos o carro ainda vai ficar a brilhar...  :laugh: :laugh: :laugh:

:)


Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: jmonteiro em 30 de Outubro, 2014, 16:47:11
Experimenta da seguinte maneira:

 1º Mentalizas-te primeiro do dinheiro que vais gastar...
 2º Tomas a decisão...
 3º Pegas no teu uno...
 4º Desmanchas o carro painel por painel até ficar um puzzle dentro de uma caixa...  :laugh:
 5º Pegas nas péças todas do puzzle... (só as que tiverem boas... as que tiverem podres... trata de arranjar iguais em bom estado para substituir )
 6º Levas tudo a uma casa de tratamentos de metais...
 7º Mandas despenar os painéis todos até ao osso...
 8º Mergulhas os painéis todos em tanques de galvanizagem (como os chassis dos carros novos são mergulhados enquanto estão na linha de montagem... )
 9º Depois do tratamento químico é só montares a carroçaria toda de novo...
 10º Dar aparelho... primários... e essas cenas todas necessárias e no final pintura....
 11º E puffff fez-se o CHOCAPIC

De certeza que já não há a desculpa da chapa do uno ser fraca...  :laugh:

Nós próximos.. 100 anos o carro ainda vai ficar a brilhar...  :laugh: :laugh: :laugh:

:)




 :t_up: Gostei da parte do chocapic ahah  :sombrero:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 30 de Outubro, 2014, 16:53:28
Citar
Pois... os podres....  Dependendo do tipo de gravidade pode ser cortada a chapa e soldar chapa nova... mas no caso de ser extremamente grave é preferível tentar arranjar painéis de substituição usados em bom estado num ferro velho ou novos na concorrência... a menos que seja muito difícil de encontrar... ai teria que ser refeito do 0 mas prontos... sad

Trabalho de chapa já se sabe...  Estamos em crise nunca te esqueças... (Há falta de trabalho... e há falta de vontade em resolver trabalhos difíceis... ---> Resumindo: Aproveitam-se da crise para não querer trabalhar LOL  laugh )

Tens que Meter é o carro num sitio onde vão tratar-te bem do carro e não estejam a fazer o trabalho de contra vontade e de trombas...

Pois, não sei mesmo como hei-de fazer. Ou melhor, até sei, tenho de começar a procurar um bom bate-chapa e começar a pôr uns cobres de lado para arranjá-lo. Sei bem que a vontade de alguns é nula, mas não é só nos chapeiros.

A ver se tiro umas fotos às partes onde tão os podres para poderem ver.

Citar
O filtro de gasolina está junto à torre do amortecedor do lado do pendura dentro do compartimento do motor!

Os podres são uma grande dor de cabeça, trata isso o quanto antes, cortar chapa podre e soldar nova. Podes raspar meter betume de fibra lixar dar tratamento e pintar que passado uns meses vai rebentar outra vez  wacko

Pensei que o filtro da gasosa fosse perto do depósito  ;)

Sendo assim já sei onde fica, é questão de comprar um. Obrigado, sempre a aprender sobre este bichinho  :fiat:

Betume já ouvido dizer que realmente dura pouco tempo, queria mesmo era gastar alguns € para ficar bem feito de uma vez e durar mais uns (bons) anos se Deus quiser :D


Citar
Experimenta da seguinte maneira:

 1º Mentalizas-te primeiro do dinheiro que vais gastar...
 2º Tomas a decisão...
 3º Pegas no teu uno...
 4º Desmanchas o carro painel por painel até ficar um puzzle dentro de uma caixa...  laugh
 5º Pegas nas péças todas do puzzle... (só as que tiverem boas... as que tiverem podres... trata de arranjar iguais em bom estado para substituir )
 6º Levas tudo a uma casa de tratamentos de metais...
 7º Mandas despenar os painéis todos até ao osso...
 8º Mergulhas os painéis todos em tanques de galvanizagem (como os chassis dos carros novos são mergulhados enquanto estão na linha de montagem... )
 9º Depois do tratamento químico é só montares a carroçaria toda de novo...
 10º Dar aparelho... primários... e essas cenas todas necessárias e no final pintura....
 11º E puffff fez-se o CHOCAPIC

De certeza que já não há a desculpa da chapa do uno ser fraca...  laugh

Nós próximos.. 100 anos o carro ainda vai ficar a brilhar...  laugh laugh laugh

smile

Bem, em relação ao dinheiro para investir, já sabia que não ia ser barato.
Nem sei ao certo quanto será e o mais provável é nem saber enquanto não o levar ao bate-chapa para me dar um orçamento. Mas também, barato e bom não existe. Desde que o trabalho fique bom não me importo de pagar o devido.

O problema além da falta de € para tratar já dele, será arranjar alguém competente para fazer o trabalho.

Acho é que as portas do pendura e do condutor nem vale a pena mexer, parece-me que já apodreceram bastante por baixo.
 
Era amortecedores, embraiagem, arranjar os podres e um ou dois problemazitos eléctricos e ficava no ponto.

Depois era uma limpeza valente por dentro e ao compartimento do motor e voilá  :yeah:


Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 30 de Outubro, 2014, 16:54:45
Citar
t_up Gostei da parte do chocapic ahah  sombrero


Forte em chocolate  :lol:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Comandante em 30 de Outubro, 2014, 17:01:04
Pelo menos já tens um plano a seguir... :)

Agora é começares a ver prioridades...  :P

Força com o restauro amigo.... vai ser mais um uno em bom estado nas estradas :P

cumps...  :)

Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Mickey em 30 de Outubro, 2014, 17:32:16
Experimenta da seguinte maneira:

 1º Mentalizas-te primeiro do dinheiro que vais gastar...
 2º Tomas a decisão...
 3º Pegas no teu uno...
 4º Desmanchas o carro painel por painel até ficar um puzzle dentro de uma caixa...  :laugh:
 5º Pegas nas péças todas do puzzle... (só as que tiverem boas... as que tiverem podres... trata de arranjar iguais em bom estado para substituir )
 6º Levas tudo a uma casa de tratamentos de metais...
 7º Mandas despenar os painéis todos até ao osso...
 8º Mergulhas os painéis todos em tanques de galvanizagem (como os chassis dos carros novos são mergulhados enquanto estão na linha de montagem... )
 9º Depois do tratamento químico é só montares a carroçaria toda de novo...
 10º Dar aparelho... primários... e essas cenas todas necessárias e no final pintura....
 11º E puffff fez-se o CHOCAPIC

De certeza que já não há a desculpa da chapa do uno ser fraca...  :laugh:

Nós próximos.. 100 anos o carro ainda vai ficar a brilhar...  :laugh: :laugh: :laugh:

:)



E no entretanto gastas-te 3000€  :lol: :lol: :lol:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 30 de Outubro, 2014, 19:01:17
Sim, em primeiro lugar tenho de tratar dos amortecedores. Ele coitado já nem tem amortecedores.

São quatro tubos de ferro. Rebate bastante nos buracos pequenos e lombas e as costas queixam-se.  Já para não falar de folgas que vai ganhando.

Mas vou começar a sondar alguns bate-chapa. 

E a ver se ainda esta semana encomendo um farolim para trás.  Já vi alguns no OLX por 10€ se calhar vou aproveitar.

Queria pô-lo em bom estado sim, não digo perfeito porque não há € que cheguem mas pelo menos bonito e a trabalhar bem.

Adoro ouvi-lo a depois das 3.000rpm  :d_grin:

Obrigada pela ajuda  :)

3.000€ paus só para bate-chapa!?  Ui ui   :OMG:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Mickey em 30 de Outubro, 2014, 22:12:05
Sim, em primeiro lugar tenho de tratar dos amortecedores. Ele coitado já nem tem amortecedores.

São quatro tubos de ferro. Rebate bastante nos buracos pequenos e lombas e as costas queixam-se.  Já para não falar de folgas que vai ganhando.

Mas vou começar a sondar alguns bate-chapa. 

E a ver se ainda esta semana encomendo um farolim para trás.  Já vi alguns no OLX por 10€ se calhar vou aproveitar.

Queria pô-lo em bom estado sim, não digo perfeito porque não há € que cheguem mas pelo menos bonito e a trabalhar bem.

Adoro ouvi-lo a depois das 3.000rpm  :d_grin:

Obrigada pela ajuda  :)

3.000€ paus só para bate-chapa!?  Ui ui   :OMG:
Um em condições leva caro, depois vê as horas de trabalho que são precisas, cortar soldar, desempenar, dar betume, primários, etc etc etc

Faz como eu, vais até a um centro de abate e procuras portas ou paineis em bons estado para substituires e depois só gasta na pintura. Eu arranjei portas a 20€ completas em muito bom estado, pintada com tinta metalizada, se fossem da cor do meu Uno nem era preciso pintar  :point:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Comandante em 30 de Outubro, 2014, 22:44:03
Tão lol.... pelo menos ficavas com a carroçaria galvanizada  :D
Não são voçes que dizem que os unos nao tem chapa galvanizada de fabrica?  :blink:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Mickey em 30 de Outubro, 2014, 22:45:21
Tão lol.... pelo menos ficavas com a carroçaria galvanizada  :D
Não são voçes que dizem que os unos nao tem chapa galvanizada de fabrica?  :blink:
E não têm! É chapa nua com primário e tinta e siga  :charge:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Luke em 30 de Outubro, 2014, 22:52:57
é galvanizada sim!
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Mickey em 30 de Outubro, 2014, 22:54:09
é galvanizada sim!
Sempre me disseram que não  :blink:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Luke em 30 de Outubro, 2014, 23:12:11
é, tem tratamento
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Mickey em 30 de Outubro, 2014, 23:22:00
E mesmo assim é o que sabemos  :wacko:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 30 de Outubro, 2014, 23:31:45
Um em condições leva caro, depois vê as horas de trabalho que são precisas, cortar soldar, desempenar, dar betume, primários, etc etc etc

Faz como eu, vais até a um centro de abate e procuras portas ou paineis em bons estado para substituires e depois só gasta na pintura. Eu arranjei portas a 20€ completas em muito bom estado, pintada com tinta metalizada, se fossem da cor do meu Uno nem era preciso pintar  :point:

Por acaso já tinha pensado nisso do centro de abate, até há um aqui bem perto para ir ver  ;)
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: afonsopatrao em 31 de Outubro, 2014, 00:53:26
Julgo que essa foi justamente uma diferença do Mk1 para o Mk2: passou a ter a chapa galvanizada, como o Tipo.
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Fiat 600 71 em 31 de Outubro, 2014, 01:07:42
Os unos, só a partir de 92 para cima é que levam algum tratamento na chapa... as carrocerias anteriores a esse ano são muito mais propicias a ferrugem... ainda mais lol :boxing_smiley:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: GT Abarth em 31 de Outubro, 2014, 01:22:33
Não é no final de 91 quando a antena passa para cima e as jantes de ferro começam a vir em preto?
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Fiat 600 71 em 31 de Outubro, 2014, 01:29:51
Não é no final de 91 quando a antena passa para cima e as jantes de ferro começam a vir em preto?

Ou isso... sei que coincide mais ou menos com o inicio de 1992 e nota-se é alguns acabamentos melhores dos paineis onde não são pintados..

Já tive 2 70SX de outubro de 1991 com a antena em cima e nenhum deles tinha o tratamento melhor de chapa...

Por outro lado o outro 70 que aqui tive de Março de 92 já os acabamentos são outros..

Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 31 de Outubro, 2014, 01:37:42
O meu com 22 anos é que se começaram a notar os pontinhos castanhos. Só ao de perto.

Foi sempre de garagem.  Só passa tempo na rua durante o dia. Tirando o podre que tá perto da antena,  só tem nas portas,  e todos os outros que vejo (que são poucos) só têm nas portas.

Devem ter levado tratamento diferente, ou nem levaram nenhum.
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Mickey em 31 de Outubro, 2014, 10:09:02
O meu com 22 anos é que se começaram a notar os pontinhos castanhos. Só ao de perto.

Foi sempre de garagem.  Só passa tempo na rua durante o dia. Tirando o podre que tá perto da antena,  só tem nas portas,  e todos os outros que vejo (que são poucos) só têm nas portas.

Devem ter levado tratamento diferente, ou nem levaram nenhum.
Tal e qual! Os podres que tenho no meu são todos nas portas, nas 4, todo o resto do carro está impecável. Será que as portas não eram tratadas como a carroçaria?  :wacko:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Comandante em 31 de Outubro, 2014, 10:14:57
Olha... nos outros cinquecentos não sei... mas no meu... é só ferrugem superficial em alguns sítios... e em alguns sítios onde a chapa está nua e a mostra também só tem ferrugem superficial... parece que não quer mesmo amadurecer...  :D

No entanto os cinquecentos dos países onde neva bastante... alguns tem buracos que até já cabe a mão e um braço inteiro... LOOOOOL Pelo menos é o que se vê nos fóruns estrangeiros de fiats...  :P
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Mickey em 31 de Outubro, 2014, 10:16:59
Olha... nos outros cinquecentos não sei... mas no meu... é só ferrugem superficial em alguns sítios... e em alguns sítios onde a chapa está nua e a mostra também só tem ferrugem superficial... parece que não quer mesmo amadurecer...  :D

No entanto os cinquecentos dos países onde neva bastante... alguns tem buracos que até já cabe a mão e um braço inteiro... LOOOOOL Pelo menos é o que se vê nos fóruns estrangeiros de fiats...  :P
LOOOOOL ya também já vi algumas fotos assim... Apesar de tudo continuam a andar  :fiat:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 31 de Outubro, 2014, 10:50:13
Tal e qual! Os podres que tenho no meu são todos nas portas, nas 4, todo o resto do carro está impecável. Será que as portas não eram tratadas como a carroçaria?  :wacko:

O meu na porta do pendura então, tem não sei quantos pontinhos de ferrugem.

Assim em meia dúzia de meses apareceram quase que vindos do nada.

Descuraram o tratamento delas e agora  :(

Olha... nos outros cinquecentos não sei... mas no meu... é só ferrugem superficial em alguns sítios... e em alguns sítios onde a chapa está nua e a mostra também só tem ferrugem superficial... parece que não quer mesmo amadurecer...  :D

No entanto os cinquecentos dos países onde neva bastante... alguns tem buracos que até já cabe a mão e um braço inteiro... LOOOOOL Pelo menos é o que se vê nos fóruns estrangeiros de fiats...  :P

E continuam a andar, é até quase se desintegrar  :lol:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Fiat 600 71 em 31 de Outubro, 2014, 12:23:30
As portas pelo que já percebi, dependiam era do gajo que estava na montagem, se lá chegava a tinta ou não, nem que fosse uma borrifadela, é o suficiente para alguns ao fim de 5 anos na rua estarem todos f*did*s.. e outros ao fim de 20 anos ainda andam aí! ;)

Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Comandante em 31 de Outubro, 2014, 13:06:48
As portas pelo que já percebi, dependiam era do gajo que estava na montagem, se lá chegava a tinta ou não, nem que fosse uma borrifadela, é o suficiente para alguns ao fim de 5 anos na rua estarem todos f*did*s.. e outros ao fim de 20 anos ainda andam aí! ;)



A pessoas que depois de restaurar a carroçaria completa espetam com cera para cavidades nas áreas escondidas da chapa para preservar da ferrugem mas não sei se isso é realmente eficaz ou não... Alguma coisa deve proteger...  :D
Título: Re: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Luke em 31 de Outubro, 2014, 19:15:16
A antena passa para cima em 89, todos os nuova tem antena no tejadilho

Sent thru Tapatalk
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 31 de Outubro, 2014, 23:03:51
As portas pelo que já percebi, dependiam era do gajo que estava na montagem, se lá chegava a tinta ou não, nem que fosse uma borrifadela, é o suficiente para alguns ao fim de 5 anos na rua estarem todos f*did*s.. e outros ao fim de 20 anos ainda andam aí! ;)



Bem a trabalhar assim...

Já percebi que o meu é da fornada dos de 20 anos  ufa :fiat:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Comandante em 01 de Novembro, 2014, 16:03:36
Merece ser preservado e ficar na familia...  :wub:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 01 de Novembro, 2014, 21:33:46
Merece ser preservado e ficar na familia...  :wub:

É essa a intenção. A pouco e pouco vou restaurando o menino  :fiat:

Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Luke em 01 de Novembro, 2014, 22:03:18
as de origem do uno do meu pai estão imaculadas (MY90)
as duas que foram substituídas tenho que lhes fazer uma manutenção preventiva porque não gosto la de dois pontinhos
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 02 de Novembro, 2014, 23:52:00
as de origem do uno do meu pai estão imaculadas (MY90)
as duas que foram substituídas tenho que lhes fazer uma manutenção preventiva porque não gosto la de dois pontinhos

As minhas são para esquecer,  a não ser que não encontre nenhumas em bom estado. O ideal seriam as 4.
 
As de trás fecham bastante mal,  desde novo segundo o meu pai.
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 26 de Dezembro, 2014, 20:11:47
Ora boas pessoal,

A máquina já rola com amortecedores novos  :fiatistas:

Escolhi estes:

(http://s2.postimg.org/grg74pqqx/A33_KYB_EXCEL_G_1.jpg)


Bem nada a ver em curva, já não fica de lado tipo coxo. Curva direitinho, e assim já fico mais descansado em relação à IPO.

Agora tenho outro problema, desde há umas semanas que independentemente dos km que faça mesmo sem desligar o motor, o carro não aquece.

Penso que o termóstato tenha avariado na posição "aberto".

Deixo aqui uma foto do manómetro da temperatura depois de chegar a casa do trabalho.

(http://s29.postimg.org/9fvob6z13/2014_12_26_18_31_42.jpg)

Em 15km que é a distância que faço (2x por dia), aqueceu apenas isto. E mesmo que faça mais, não sobe o ponteiro. Algum conselho para um (grande) leigo na matéria?
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: lovefiat em 26 de Dezembro, 2014, 20:17:24

Penso que o termóstato tenha avariado na posição "aberto".

Pensas bem, troca-o!
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: TwinThema em 26 de Dezembro, 2014, 20:19:52
Sim deve ser o termostato concerteza.
Para tirares as teimas deixas o carro com o motor a trabalhar uns 10 a 15 minutos, nem tanto se tiveres andado com o carro antes, e a temperatura tem de começar a subir ate ligar a ventoinha por volta dos 90º.
Se assim for tens o termostato aberto. ;)
Título: Re: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 27 de Dezembro, 2014, 00:24:27
Sim deve ser o termostato concerteza.
Para tirares as teimas deixas o carro com o motor a trabalhar uns 10 a 15 minutos, nem tanto se tiveres andado com o carro antes, e a temperatura tem de começar a subir ate ligar a ventoinha por volta dos 90º.
Se assim for tens o termostato aberto. ;)
Já fiz a experiência. É então do termostato. Chegou quase a meio do manómetro e a ventoínha disparou.



Enviado do meu M532 através de Tapatalk
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: afonsopatrao em 27 de Dezembro, 2014, 00:44:44
É barato e fácil de trocar!
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: lovefiat em 27 de Dezembro, 2014, 01:04:42
É barato e fácil de trocar!

Há dias troquei o do meu Punto(188) e até foi fácil de se fazer...
Título: Re: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Luke em 27 de Dezembro, 2014, 15:01:17
O do meu pai começou a fazer o mesmo, nem a levar pau "de meia noite" aquece

Sent thru Tapatalk
Título: Re: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: TwinThema em 27 de Dezembro, 2014, 16:27:54
O do meu pai começou a fazer o mesmo, nem a levar pau "de meia noite" aquece

Sent thru Tapatalk

Experimenta fazer isso as 3 das tarde num dia de verao e vais ver!!!  :laugh:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 27 de Dezembro, 2014, 19:27:24
O do meu pai começou a fazer o mesmo, nem a levar pau "de meia noite" aquece

Sent thru Tapatalk


E o meu também não, isso já eu experimentei. Nota-se bem é os consumos a aumentarem, vá lá que avariou numa altura em que a gasosa baixou um pouco o preço  :D
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 27 de Dezembro, 2014, 19:30:57
É barato e fácil de trocar!

O barato acredito, já o fácil de trocar é que é pior. As noções de mecânica são muito poucas.

Tenho de ir à pesquisa.
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: afonsopatrao em 28 de Dezembro, 2014, 16:57:35
Acredita que eu até tenho menos noções mecânicas e safei-me a fazê-lo. Não tem mesmo nada que saber.

1- Esvaziar o circuito de refrigeração. Eu costumo fazê-lo desapertando a mangueira que sai do radiador, na parte que encaixa no tubo metálico que entra na bomba de água.

2- Retirar o distribuidor para ter espaço de acesso ao termostato. Podes seguir os 5 primeiros passos deste DIY: http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=32052.0

3- retirar o termostato e a respectiva junta. Tem dois parafusos.

4- Colocar o novo e voltar a fazer tudo inversamente.

Boa sorte com isso!
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: lovefiat em 28 de Dezembro, 2014, 17:15:46
2- Retirar o distribuidor para ter espaço de acesso ao termostato.

 Afonso precisa de tirar o distribuidor!!! :huh:

Com jeitinho, desaperta os dois parafusos com um roquete e usando um espelho limpa os restos da junta se existirem e coloca o novo termóstato e a junta, não!!!
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 28 de Dezembro, 2014, 20:54:04
Bem posso tentar, se isso não são noções de mecânica então não sei o que são.

Já percebes bem mais do que eu.

Obrigado pela ajuda.

Bom DIY o teu já agora  :)
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: AutoSueco.pt em 14 de Janeiro, 2015, 08:26:52
Boas.
Aconselho também a marcares a posição do distribuidor antes de o retirar, para na montagem pores na mesma posição e não mexeres na afinação do bicho, penso eu de que...
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Luke em 15 de Janeiro, 2015, 18:33:51
tens de marcar o corpo e o veio
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: abarth_hp em 27 de Janeiro, 2015, 15:07:33
Estima o Uno que ele merece!  :t_up:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 09 de Fevereiro, 2015, 22:18:04
Boas pessoal...

Já rola com termostato e agora sim, aquece logo nos primeiros km e deixo de precisar de usar a partilha do arranque
 a frio.

Já aquece normalmente. Pus um calorstat da Vernet. Acho que é esta a marca e modelo.

O velho avariou mesmo na posição de aberto e estava uma lástima, a junta então ui ui.

Estima o Uno que ele merece!  :t_up:

Tou a tentar, queria era pô-lo no ponto mas ainda falta  :P
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: jmonteiro em 11 de Maio, 2015, 14:16:50
ainda bem que avariou em aberto  ;)
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 16 de Maio, 2015, 01:37:17
Ainda bem mesmo, se avariasse fechado era mais complicado.

E na semana passada levou um triângulo do lado esquerdo, já há algum tempo que ouvia um matraquear sempre que virava para o lado direito e foi já arranjado.

O triângulo velho tinha uma folga bem valente. Agora tem a direcção certinha.

E desde há uns tempos para cá que tinha a luz indicadora no painel de avaria nas luzes e sempre que chovia ou lavava o carro ela apagava durante uns dias.

Pensei que fosse o sensor marado e fui ver qual das luzes é que tava fundida. Todas acesas, e eu já a pensar que era pancada. Afinal, era a da chapa de matrícula. O material tem
 
sempre razão. Ah e já tem inspecção feita. Passou sem anomalias  :fiat:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: Unista em 28 de Maio, 2015, 16:53:32
Ainda bem mesmo, se avariasse fechado era mais complicado.

E na semana passada levou um triângulo do lado esquerdo, já há algum tempo que ouvia um matraquear sempre que virava para o lado direito e foi já arranjado.

O triângulo velho tinha uma folga bem valente. Agora tem a direcção certinha.

E desde há uns tempos para cá que tinha a luz indicadora no painel de avaria nas luzes e sempre que chovia ou lavava o carro ela apagava durante uns dias.

Pensei que fosse o sensor marado e fui ver qual das luzes é que tava fundida. Todas acesas, e eu já a pensar que era pancada. Afinal, era a da chapa de matrícula. O material tem
 
sempre razão. Ah e já tem inspecção feita. Passou sem anomalias  :fiat:

Muitos parabéns pela inspecção!

Já agora só uma questão, os amortecedores custaram cerca de 10€ cada ?

Vou acompanhando, boa sorte :D
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 22 de Julho, 2015, 12:38:58
Muitos parabéns pela inspecção!

Já agora só uma questão, os amortecedores custaram cerca de 10€ cada ?

Vou acompanhando, boa sorte :D

Obrigado! Por acaso nem fui que o levei ao IPO mas fiquei contente de ter passado sem anomalias.

Os amortecedores foram cerca de 180€, pus uns Kayaba Excel G. Pensei que não fossem muitos duros mas enganei-me. Em curva
 é que se nota bem que são novos. Muito mais estável.
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 24 de Julho, 2015, 10:33:21
Boas pessoal,

Bem o fecho central do Uno está mesmo com um problema. A porta do pendura atrofia o fecho central deixando o carro aberto.

Queria tentar resolver eu o problema e já encontrei alguma informação útil na net e também neste forúm.

Alguém me pode dar umas luzes de como se desmonta o forro da porta?

Queria perceber se é só verdete nas fichas ou algum fio descarnado ou até da pistola.

É que em último caso retiro o fusível ou a peça que controla o fecho mas não queria nada ficar sem FC.

Cump.  :fiatistas:
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: afonsopatrao em 24 de Julho, 2015, 10:56:32
O forro da porta é fácil de tirar:
Tens quatro parafusos: 3 cobertos com umas tampinhas de plástico (dois no apoio de braços e um na bolsa porta-objectos); depois há um que não tem tampa, em baixo, no canto da porta.
As tampinhas de plástico tiram-se bem com um pequeno canivete.

Depois de tirados os parafusos, a forra sai por desencaixe, puxando e colocando uma chave de fendas como alavanca.

Boa sorte!
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 24 de Julho, 2015, 11:15:50
O forro da porta é fácil de tirar:
Tens quatro parafusos: 3 cobertos com umas tampinhas de plástico (dois no apoio de braços e um na bolsa porta-objectos); depois há um que não tem tampa, em baixo, no canto da porta.
As tampinhas de plástico tiram-se bem com um pequeno canivete.

Depois de tirados os parafusos, a forra sai por desencaixe, puxando e colocando uma chave de fendas como alavanca.

Boa sorte!

Fixe, obrigado!
A ver se este fim-de-semana consigo ver então o que se passa.
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: TwinThema em 24 de Julho, 2015, 13:52:15
Se for da pistola, penso que se desligares a ficha com 3 fios já não interfere com as outras portas, só n sei se se fecha ou abre a porta do pendura.

Se for da pistola ou são os carretos que foram a vida ou o switch interno que marou. Se for o ultimo caso por coincidência no meu DB essa foi a ultima intervenção que fiz. ;) ou vai ver o ultimo DIY. http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=33245.0 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=33245.0)
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 24 de Julho, 2015, 19:58:21
Se for da pistola, penso que se desligares a ficha com 3 fios já não interfere com as outras portas, só n sei se se fecha ou abre a porta do pendura.

Se for da pistola ou são os carretos que foram a vida ou o switch interno que marou. Se for o ultimo caso por coincidência no meu DB essa foi a ultima intervenção que fiz. ;) ou vai ver o ultimo DIY. http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=33245.0 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=33245.0)

Obrigada Twin  ;)

Vou tentar perceber o que será. Como fizeram? Tiraram o forro da porta e depois testaram o FC abrindo e fechando a porta para ver se é da pistola ou
 olhando percebe-se bem o problema?
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: TwinThema em 24 de Julho, 2015, 20:24:37
No meu caso troquei as pistolas e o problema acompanhou a pistola, dai despistei de imediato qualquer outra hipótese, depois foi perceber qual a avaria concretamente e resolver.

Obviamente tive de retirar as forras nas duas portas...
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 24 de Julho, 2015, 20:46:40
Hum ok... Vou tentar perceber o que é.

Logo posto novidades assim que mexer nele.
Título: Re: Fiat Uno 60SX
Enviado por: serralha em 29 de Julho, 2015, 09:14:27
Boas pessoal, ainda não foi este fim de semana que consegui ver o que se passa com o fecho central  :(

Entretanto está quase na altura de mudar o óleo e estava a pensar em pôr um kit de embraiagem pois este ainda é o de origem
 e apesar de "só" ter 154.000km já conta com 23 anos.

Já "repela" um bocado a fazer marcha-atrás a quente e já gosta de mandar uns esticões valentes, o que não dá saúde nenhuma especialmente à transmissão.

Estava a pensar também em pedir ao mecânico para dar uma olhadela ao carburador pois não deve ser limpo há uns anos.

Que acham em relação ao carburador? Vale a pena?