Fiatistas

Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: Titan19 em 02 de Outubro, 2022, 20:24:32

Título: Consumo instantâneo de 2.0 l/km nas descidas sem carregar no acelarador
Enviado por: Titan19 em 02 de Outubro, 2022, 20:24:32
Tenho um Lancia Delta 3 1.6 multijet 120CV o qual consome 2.0 l/100 km sempre que faço descidas e não carrego no acelarador.

Mesmo após acelarar o carro e tirar o pé do acelarador, em estradas planas, o consumo instantâneo nunca chega a zero. Dimimui é certo, mas o máximo que chega é a 2.0.

A que se deverá este consumo de combustível?

Título: Re: Consumo instantâneo de 2.0 l/km nas descidas sem carregar no acelarador
Enviado por: jorge punto em 02 de Outubro, 2022, 23:47:29
É normal, é o mínimo admitido pelo motor quando está em descidas, injeta sempre algum combustível para manter a temperatura de funcionamento do motor.
Título: Re: Consumo instantâneo de 2.0 l/km nas descidas sem carregar no acelarador
Enviado por: TwinThema em 03 de Outubro, 2022, 08:45:49
Ora aqui está uma informação algo interessante já que, no caso da minha francesa, e segundo todos os interfaces que usei ate agora, em descida corta mesmo o abastecimento de combustivel, inclusive no interface do sistema de gpl.

Segundo o que o jorge diz faz sentido. Ja no caso da minha francesa o consumo vai instantaneo vai aos 0 nas descidas.
Título: Re: Consumo instantâneo de 2.0 l/km nas descidas sem carregar no acelarador
Enviado por: Titan19 em 03 de Outubro, 2022, 16:10:57
Ora aqui está uma informação algo interessante já que, no caso da minha francesa, e segundo todos os interfaces que usei ate agora, em descida corta mesmo o abastecimento de combustivel, inclusive no interface do sistema de gpl.

Segundo o que o jorge diz faz sentido. Ja no caso da minha francesa o consumo vai instantaneo vai aos 0 nas descidas.

Mas porque o motor da Fiat continua com o abastecimento de combustível as outras marcas não?

Não é certamente para assegurar o bom funcionamento das peças e motor porque as outras marcas têm consumo zero de combustível e os motores são de qualidade também.
Título: Re: Consumo instantâneo de 2.0 l/km nas descidas sem carregar no acelarador
Enviado por: Titan19 em 03 de Outubro, 2022, 16:11:58
É normal, é o mínimo admitido pelo motor quando está em descidas, injeta sempre algum combustível para manter a temperatura de funcionamento do motor.


Existe alguma cortar o fornecimento de combustível nestes momentos?
Título: Re: Consumo instantâneo de 2.0 l/km nas descidas sem carregar no acelarador
Enviado por: jorge punto em 03 de Outubro, 2022, 23:17:17
Eu compreendo o que dizes, mas pensa bem...a informação das outras marcas é que está errada...eu tenho neste momento Renault também e já tive Opel, eles vão a 0 em descidas mas há sempre uma quantidade mínima injetada...se não acreditam façam a experiência de descer uma serra em dias frios.... E chegam á conclusão de como é possível o motor (ponteiro temperatura) ficar estável!! Isto claro em condições normais em que o termostato do circuito de refrigeração está bom, se não a temperatura baixa por causa de ele não fazer o fecho do circuito para o radiador!
Título: Re: Consumo instantâneo de 2.0 l/km nas descidas sem carregar no acelarador
Enviado por: TwinThema em 04 de Outubro, 2022, 08:45:34
Eu compreendo o que dizes, mas pensa bem...a informação das outras marcas é que está errada...eu tenho neste momento Renault também e já tive Opel, eles vão a 0 em descidas mas há sempre uma quantidade mínima injetada...se não acreditam façam a experiência de descer uma serra em dias frios.... E chegam á conclusão de como é possível o motor (ponteiro temperatura) ficar estável!! Isto claro em condições normais em que o termostato do circuito de refrigeração está bom, se não a temperatura baixa por causa de ele não fazer o fecho do circuito para o radiador!

Agora deixou-me curioso jorge. Todos os interfaces que usei, e destaco em especial o PP2000 que é o software dedicado da Peugeot como o software do sistema de GPL que no fundo faz um acerto para os injetores de gpl daquilo que le nos injetores de gasolina, dão os injetores como desligados em descidas e com o motor engatado.
Mas nada que o osciloscopio nao tire a duvida. um dia ligo o osciloscopio a cablagem dos injetores e tiro a duvida.  :t_up:
Título: Re: Consumo instantâneo de 2.0 l/km nas descidas sem carregar no acelarador
Enviado por: jorge punto em 04 de Outubro, 2022, 22:20:02
Agora deixou-me curioso jorge. Todos os interfaces que usei, e destaco em especial o PP2000 que é o software dedicado da Peugeot como o software do sistema de GPL que no fundo faz um acerto para os injetores de gpl daquilo que le nos injetores de gasolina, dão os injetores como desligados em descidas e com o motor engatado.
Mas nada que o osciloscopio nao tire a duvida. um dia ligo o osciloscopio a cablagem dos injetores e tiro a duvida.  :t_up:
Isto é uma dedução minha para o que já tenho presenciado, se o carro diz 2 litros ao 100....e já fiz descidas de serras só a travar, durante alguns minutos, e fico a pensar como é possível a temperatura do motor se manter estável?? Estante sempre ar a entrar no radiador o sistema arrefece rapidamente, eu penso que algo deve ser injetado coisa mínima para manter a temperatura do motor.
Título: Re: Consumo instantâneo de 2.0 l/km nas descidas sem carregar no acelarador
Enviado por: TwinThema em 06 de Outubro, 2022, 08:37:34
Isto é uma dedução minha para o que já tenho presenciado, se o carro diz 2 litros ao 100....e já fiz descidas de serras só a travar, durante alguns minutos, e fico a pensar como é possível a temperatura do motor se manter estável?? Estante sempre ar a entrar no radiador o sistema arrefece rapidamente, eu penso que algo deve ser injetado coisa mínima para manter a temperatura do motor.

O jorge nao se esqueça que a fricção do componentes metalicos do motor com o oleo gera aquecimento, e não será tão pouco quanto isso. Afinal de contas é precisamente o oleo que tem de "aguentar" todo o esforço gerado nos componentes sem que estes entrem em contacto direto.
Enquanto isso o termostato abre ou fecha gradualmente conforme a necessidade.
Se essa fricção e suficiente para manter o motor a temperatura ideal, não faço ideia, mas da experiencia que tenho em bombas de oleo industriais diria que é provavel... existem muitas variantes que podem afetar o resultado final...

 :t_up:

Título: Re: Consumo instantâneo de 2.0 l/km nas descidas sem carregar no acelarador
Enviado por: RockFiat em 21 de Outubro, 2022, 23:38:22
A fim de tentar ajudar, tenho um Punto 1.3 MultiJet de 2013 e sempre apresentou 2.0 também como mínimo.
Já conduzi outros carros de outras marcas e realmente vão a zero, mas no fim do depósito com as médias a vista acho que se trata apenas de uma forma de apresentar os resultados instantânos ao condutor.
Penso que um motor nunca está a gastar zero nem em ponto morto, logo acho que a informação é mais realista que nas outras marcas.
Penso que seja tudo uma perspectiva psicológica, até porque um carro que não vai a zeros, mas apresenta melhor médias de consumo que outros que vão a zero no fim das contas não pode estar errado, acho eu.