Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: marcoalves em 07 de Abril, 2019, 22:20:35
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Boa noite gostaria de pedir uma ajuda para mudar o termostato da palio 1.7 td se é muito complicado e é melhor mesmo meter no mecânico. Os sintomas que eu penso que o termóstato esteja avariado é que em circulação normal pouco sobe do mínimo, se estiver no para arranca muito tempo o ponteiro vai à temperatura normal e dispara a ventoinha aceito opiniões acerca da avaria e se alguém tem algum dy para a mudança.
Já agora os médios são muito fracos já tem ópticas novas, há alguma forma de melhorar aquilo? Obrigado a todos.
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Bom dia
Pelo que descreve aparenta ser o termostato sim. como se troca nao deve ser dificil, depende da localizao. Sabe onde se encontra o termostato?
Quanto a luzes, se sao novas verifique a tensao que chega as lampadas. Se estiver bem penso que a unica forma sera investir em lampadas melhores.
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Boa noite sim sei onde se encontra o termóstato por aquilo que vejo terei que tirar a bateria para ter melhor acesso mas sem trabalho nada se faz :smash:
As lâmpadas melhores se calhar será mesmo a melhor opção mas terei que ver a tensão. Obrigado pela ajuda
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Se sabe onde se encontra o termostato pode verificar ainda outra coisa, que é, com cuidado onde coloca as maos, ligando o motor a frio colocar a mao no tubo que vai do termostato ao radiador (por norma a parte superior) e verificar se ele começa a aquecer logos nos primeiros minutos de funcionamento. Se isso acontecer o termostato esta aberto. (quando deveria abrir por volta dos 90ºC) :t_up:
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Mais uma vez obrigado. Vou verificar isso e depois digo algo
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Boa noite em resposta ao que disseste realmente o tubo superior começa a aquecer nos primeiros minutos estará decifrado que realmente o termóstato está avariado. Nos próximos dias irei trocar e ponderar se será melhor ser feito por um profissional, pois também terei que ver a correia da direção assistida pois quando ligo a carrinha começa sempre a chiar durante uns metros e depois pára, não sei se estará demasiado apertado ou larga pois a correia tem para aí 3 mil quilómetros. Mais uma vez obrigado pela ajuda
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Em relaçao a correia. em principio estara demasiado leina (com folga) Nao conheço o sistema em concreto mas se nao tem esticador automatico ter de dar para esticar em algum lado. Nao costuma ser nada complicado. Pode tambem ser da propria correia. Ha correias que devido a sua fraca qualidade começam a chiar e depois param.
No entanto se tiver duvidas se consegue fazer ou nao e sempre preferivel mandar fazer a quem saiba para nao correr riscos. (O senao de mandar fazer e que tambem nao aprende como se faz. :sombrero: )
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Pois claro e eu gosto de andar sempre a mexer a ver como se faz
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Pois claro e eu gosto de andar sempre a mexer a ver como se faz
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Está aqui um otário que trocou o termostato da sua Palio há menos de 8 meses...
Não. A peça em si não é difícil de substituir: está fixa por três parafusos de cabeça sextavada, que atarraxam diretamente ao bloco.
O processo em si não é complexo mas exige algum cuidado, pois o acesso é difícil, com todas as tubagens pela frente, cima e lado. A bateria também dificulta algo a operação, pois no ângulo em que está, não dá muito espaço de manobra. Os tubos devem ser desmanchados com cautela.
O meu termostato vinha em kit (componente e junta) embora me tenham enviado o modelo que tinha a ligação adicional para os sistema preparados para ar condicionado; foi fechado com um "bujão". Assim chamaram. É um parafuso semelhante ao que é usado para fechar o cárter.
A brincadeira levou-me cerca de €300. Admito abertamente que o mecânico se esticou, e muito, na mão de obra. Se houver coragem, é arriscar e aprender, porque o dinheiro está caro.
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Obrigado pela ajuda a ver se este mês já tento fazer isso. Com paciência deve lá ir. Abraço e obrigado
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Força nisso, coragem e uma pitada de sorte.
Aconselho também a trocar a sonda do termostato e a válvula do radiador. O custo é insignificante e fica tudo novo; regra geral, componentes sensíveis envelhecidos, emparelhados com novos dão asneira.
A mim, julgo que já me custou o motor.
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Boa noite finalmente foi mudado o termóstato e a sonda que está no termostato, ante da mudança reparei que o ponteiro da temperatura vibrava um pouco quando acelerava. Agora que foi mudado o termóstato o ponteiro já sobe normalmente mas continua a vibrar, sabem-me dizer qual a razão? Não mudei o sensor do radiador poderá ser isso ou mesmo o quadrante que já deu o que tinha a dar? Obrigado a todos
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Antes do quadrante dar o que tem a dar eu desmontava, verificava soldas e limpava todos os contactos. Isso parece-me mau contacto em algum lado. :t_up:
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Obrigado vou experimentar isso :t_up:
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Foi desmontado o quadrante mas aquilo é tão estranho que somente foram limpos os contactos mas manteve-se tudo igual continua a vibrar o ponteiro. Poderá ser mesmo problema do quadrante. A ver vamos o que irá dar, para já marca a temperatura corretamente, dispara a ventoinha na altura certa
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Era preciso saber qual o contacto que tras a informaçao ao quadrante para verificar se os dados chegam la sem intemitencias... :unsure: :dry:
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Pelo que vi hoje, no paralelo o ponteiro vibra mesmo sem acelerar, possivelmente será mesmo o quadrante nas couves :smashfreakB:
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Isso e mau contacto.
Se nao for no quadrante (que provavelmente é) vai montar outro quadrante e continuar com o mesmo problema. :t_up:
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:puke:
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Isso e mau contacto.
Se nao for no quadrante (que provavelmente é) vai montar outro quadrante e continuar com o mesmo problema. :t_up:
Expliquei-me mal. o que quis dizer é que provavelmente será do quadrante, mas se nao for vai meter outro quadrante e continuar com o mesmo problema. :t_up:
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Obrigado pela ajuda. Vou ver se arranjo um quadrante para isto que não estão assim tão caros como isso é depois logo se verá. Ta difícil é arranjar um quadrante de um diesel aparecem muitos é da palio a gasolina e não se se dará, possivelmente não.
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Obrigado pela ajuda. Vou ver se arranjo um quadrante para isto que não estão assim tão caros como isso é depois logo se verá. Ta difícil é arranjar um quadrante de um diesel aparecem muitos é da palio a gasolina e não se se dará, possivelmente não.
Eu tambem nao faço ideia! :t_up:
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O quadrante não é dos componentes que vai ao galheiro por dá cá aquela palha.
O circuito foi revisto? Muitas vezes, devido à proveniência destas carrinhas - Brasil - os fios podem sofrer com as temperaturas mais baixas que por cá sentimos e criar maus contactos directamente na fonte. Pode até dar-se o caso de haver uma fuga ou passagem de corrente, indesejada, a provocar os tremores.
Não posso ajudar no que respeita a encontrar um quadrante mas recordo que não há-de variar muito dos Puntos, pelo menos em termos de miolo. Aí, há muitos e fabricados a pontapé, passo a expressão.
Num caso desesperado, haverá sempre a hipótese de dar uma de Dr. Frankenstein e usar o miolo de outro quadrante mecânico e usar o espelho.
Alguém sabe se se pode legalmente fazer uma troca integral do quadrante? Porque lembro-me de visitar uma casa de tuning há largos anos e ver lá indicadores independentes para tudo o que há a medir num carro.
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O quadrante não é dos componentes que vai ao galheiro por dá cá aquela palha.
O circuito foi revisto? Muitas vezes, devido à proveniência destas carrinhas - Brasil - os fios podem sofrer com as temperaturas mais baixas que por cá sentimos e criar maus contactos directamente na fonte. Pode até dar-se o caso de haver uma fuga ou passagem de corrente, indesejada, a provocar os tremores.
Não posso ajudar no que respeita a encontrar um quadrante mas recordo que não há-de variar muito dos Puntos, pelo menos em termos de miolo. Aí, há muitos e fabricados a pontapé, passo a expressão.
Num caso desesperado, haverá sempre a hipótese de dar uma de Dr. Frankenstein e usar o miolo de outro quadrante mecânico e usar o espelho.
Alguém sabe se se pode legalmente fazer uma troca integral do quadrante? Porque lembro-me de visitar uma casa de tuning há largos anos e ver lá indicadores independentes para tudo o que há a medir num carro.
Concordo com o que disse, se o problema nao for do quadrante vai continuar com o problema.
Em relaçao a questao da legalidade, do meu ponto de vista desde que nao se altere a kilometragem original nem se faça alguma alteraçao que coloque em perigo a viatura e passageiros nao vejo motivo para nao ser legal. :unsure: