Autor Tópico: Entar/Circular/Sair nas Rotundas - Reportagem  (Lida 13948 vezes)

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Re:Entar/Circular/Sair nas Rotundas - Reportagem
« Responder #15 em: 13 de Setembro, 2009, 04:53:00 »
Antes de chegar aqui estava a lembrar-me de ti e dos Sanjoanenses  :lol:

Isso é um exagero!

Tendes mais rotundas que Porto e Lisboa juntos... mas de longe!
240 não é?

Bem, a ignorância é muito grande; e duvido que 90% dos condutores Portugueses ao verem este vídeo entendam!

Enfim  :angry:
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
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pedrovsky

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Re:Entar/Circular/Sair nas Rotundas - Reportagem
« Responder #17 em: 13 de Setembro, 2009, 11:29:35 »
Só aprendi isto quando tirei a carta de mota, pois na de carro, os incompetentes dos instrutores dizm que era sempre por fora, o que está errado, só se circula na via de fora quem for virar na 1º saída, não tem nada que saber!!!
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Re:Entar/Circular/Sair nas Rotundas - Reportagem
« Responder #18 em: 13 de Setembro, 2009, 12:30:55 »
Antes de chegar aqui estava a lembrar-me de ti e dos Sanjoanenses  :lol:

Isso é um exagero!

Tendes mais rotundas que Porto e Lisboa juntos... mas de longe!
240 não é?

Bem, a ignorância é muito grande; e duvido que 90% dos condutores Portugueses ao verem este vídeo entendam!

Enfim  :angry:


1º - É de facto um exagero enorme e por vezes um transtorno muito grande!!!
De referir também que aqui, os carros gastam mais rapidamente o pneu dianteiro do lado direito, do que o esquerdo, precisamente devido ao excesso de rotundas!

2º - Exactamente, até à bem pouco tempo S. João da Madeira estava considerada a cidade com mais rotundas do País, quantas não sei ao certo mas anda dentro desses valores que tu referiste.

3º - E sim, infelizmente para muita gente quer por ignorância, quer porque são broncos, circular numa rotunda é algo de muito complicado e como tal nunca se habituaram a faze-lo de forma correcta!

Cumps,
Luís


BladeRunner

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Re: Entar/Circular/Sair nas Rotundas - Reportagem
« Responder #19 em: 06 de Fevereiro, 2010, 15:12:01 »
Actualização:

"A via conveniente


Décadas passadas, centenas de rotundas construídas por todo o país e muitos milhares de acidentes ocorridos, e eis que a edição de 2005 do Código da Estrada (CE) consagra, finalmente, um capítulo específico, dedicado ao modo como os condutores devem abordar e circular numa praça giratória, transformando, assim, uma antiga e grave omissão numa nova lei. Voltamos, deste modo, a uma questão que já havíamos abordado no artigo "Quadratura do círculo", na edição nº171 (Setembro de 2003) da AutoMotor, por ocasião de uma nota explicativa da Direcção-Geral de Viação (DGV), que tentava elucidar os automobilistas neste ponto - e que antecipava mesmo esta última alteração -, mas que teve apenas o condão de deixar ainda mais às voltas a cabeça da maioria dos condutores.

Lei era omissa
Qual é, então, a melhor forma de circular numa rotunda? E o que diz agora a lei? O artigo 14º do CE estabelece, pela primeira vez, uma regra de actuação dos automobilistas nestes locais. Atente-se ao constante da alínea 2ª): "Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar". A qual surge associada ao número 3º) do mesmo artigo: "Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento".

Como se conclui, temos, de forma inédita, uma alusão própria ao facto de não só não ser obrigatório circular na via mais à direita, como ser, inclusivamente, proibido fazê-lo antes de ser "conveniente" para poder sair no local pretendido - configurando uma infracção que implica uma coima entre 60 e 300 euros.

Apesar de inexistente no anterior documento, esta situação acabava por estar implicitamente consagrada. Como não se estabelecia nenhuma regra de excepção às rotundas, vigorava o princípio de rodagem pela direita. Actualmente esta prática contribui, em muito, para elevar a chamada pequena sinistralidade e para criar enormes embaraços na fluidez do trânsito, já que aqueles que são obcecados pela via direita acabam, não raras vezes, por ficar imobilizados e a bloquear a saída dos demais condutores.

Segundo fonte afecta à DGV, a "intenção é levar as pessoas a rodarem nas faixas interiores, passando apenas para as exteriores nos troços imediatamente antes da saída desejada", explica.
Ou seja, o que a recente alteração legislativa pretende é, tão somente, o oposto do que se extraía, por analogia, da anterior lei, omissa neste domínio (ver caixa).

Resta agora passar a mensagem. E esperar que as próprias escolas de condução se actualizem, pois a AutoMotor sabe que muitas delas ainda continuam a ensinar aos formandos uma redonda ilegalidade."

FONTE: http://www.automotor.xl.pt/0605/100.shtm

Mais:

Circulação em rotundas
Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento:
1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretender sair.
2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar;
Aproximar-se progressivamente da via da direita;

Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar;
Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.
Sinalização de manobras:
Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda devem ser previamente sinalizadas.

FONTE: http://www.ansr.pt/Portals/0/seg_rod/in ... tundas.pdf


smokeme

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Re: Entar/Circular/Sair nas Rotundas - Reportagem
« Responder #20 em: 06 de Fevereiro, 2010, 15:50:53 »
mas afinal as rotundas não se fazem com o travão de mão?  :blink:

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

pedrovsky

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Re: Entar/Circular/Sair nas Rotundas - Reportagem
« Responder #21 em: 07 de Fevereiro, 2010, 10:05:39 »
mas afinal as rotundas não se fazem com o travão de mão?  :blink:

E em duas rodas!!!
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BladeRunner

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Re: Entar/Circular/Sair nas Rotundas - Reportagem
« Responder #22 em: 07 de Fevereiro, 2010, 16:21:16 »

Luke

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Re: Entar/Circular/Sair nas Rotundas - Reportagem
« Responder #23 em: 11 de Fevereiro, 2010, 13:36:47 »
mas afinal as rotundas não se fazem com o travão de mão?  :blink:

travão de mão é para meninos...

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Re: Entar/Circular/Sair nas Rotundas - Reportagem
« Responder #24 em: 11 de Fevereiro, 2010, 14:01:03 »
Mas só há duvidas sobre a circulação nas rotundas porque o Código da Estrada está MAL escrito. (na minha opinião claro) :buba:

Como pode no código da estrada, código que supostamente todos temos que seguir, existir a palavra "DEVE"?! No meu livro de código diz que quem circula na faixa exterior de uma rotunda DEVE sair.

:OMG: Ou seja, DEVE mas se quiser não sai...  :rolleyes:


Bastava em vez do DEVE dizer que TEM QUE sair! Acabavam-se as dúvidas.... :smash:
(Tal como penso que funciona em Braga, em que nas rotundas, quem vai por fora é obrigado a sair devido à existência de um traço continuo que obriga a sair da rotunda.) 
:palmas:

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Re: Entar/Circular/Sair nas Rotundas - Reportagem
« Responder #25 em: 11 de Fevereiro, 2010, 14:24:37 »
Mas só há duvidas sobre a circulação nas rotundas porque o Código da Estrada está MAL escrito. (na minha opinião claro) :buba:

Como pode no código da estrada, código que supostamente todos temos que seguir, existir a palavra "DEVE"?! No meu livro de código diz que quem circula na faixa exterior de uma rotunda DEVE sair.

:OMG: Ou seja, DEVE mas se quiser não sai...  :rolleyes:


Bastava em vez do DEVE dizer que TEM QUE sair! Acabavam-se as dúvidas.... :smash:
(Tal como penso que funciona em Braga, em que nas rotundas, quem vai por fora é obrigado a sair devido à existência de um traço continuo que obriga a sair da rotunda.) 
:palmas:
Eles partem de um principio errado: que as pessaos, na sua maioria, aplica o bom senso!
Isso do traço continuo é excelente! Deviam ser todas assim!

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Re: Entar/Circular/Sair nas Rotundas - Reportagem
« Responder #26 em: 26 de Fevereiro, 2010, 23:24:00 »
Por cá temos apenas uma rotunda dessas com linha contínua, mas como o pessoal ignorava a linha... colocaram pinos presos ao chão.
Quando tirei carta o meu instrutor ensinou-me a circular nas rotundas, mas depois de ter a carta circulo sempre na de fora. Não me arrisco a circular na de dentro enquanto todos não cumprirem.
E depois cá temos rotundas absolutamente fantásticas que também devem ter por aí: ovais, onduladas, com um pino no centro, rotundas cuja saída é a entrada de outra... E depois há o problema daqueles que circulam no centro e depois saem de directa e quando não conseguem começam a barafustar. O que acontece numa que passo quase todos os dias é que uma das entradas para a rotunda fica logo ao lado da saída pretendida. Ora eu entro na rotunda ando 2 metros e estou na saída. Os que vêm por dentro começam a refilar. O espaço para mudar de faixa desde a última saída para a saída pretendida é quase do tamanho de um Smart. E muitas são assim, o que dificulta mesmo quem pretenda circular correctamente porque não tem espaço de manobra.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
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Re: Entar/Circular/Sair nas Rotundas - Reportagem
« Responder #27 em: 10 de Março, 2010, 10:14:58 »
Mais uns videos:

RTP Como Circular nas Rotundas

O próximo video tem uma incorrecção... aos 3:18, o veiculo devia ter passado para a faixa da direita mais cedo, logo depois de ter passado a saída que antecede a escolhida::
Como Circular numa Rotunda

Este, sim, esta correcto:
Regras de trânsito
« Última modificação: 10 de Março, 2010, 13:37:03 por BladeRunner »