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Olha que coisa engraçada... É o equivalente ao Bravo de cá, né?
Bravo?Bravo há também.O Palio era equivalente ao Punto, mas mais modesto.O Grande Punto está acima deste Palio e vendem os dois.
Para a praia, para o campo, para os festivais de verão. Para o ano todo, na verdade: esta pequena pick-up da Fiat pode perfeitamente tomar o lugar de um utilitário no primeiro carro da vida de um recém-encartado.Como os impostos não baixam e não há governo algum que venha resolver este problema, a Strada afigura-se como alternativa a um Punto: transporta quatro pessoas com melhor habitabilidade que um Fiat 500 e até está muito bem equipada nesta versão Adventure. Os reforços na carroçaria, as barras no tejadilho e o estribo lateral produzem um efeito visual interessante, cujo resultado positivo tem confirmação na quantidade de gente que apareceu a perguntar se era uma pick-up 4x4.Na verdade, esta Strada usa a versão de 95 cv do motor 1.3 Multijet e transmissão nas rodas da frente, com possibilidade de usar um bloqueio eletrónico do diferencial (ver caixa). Mas, como tem uma altura ao solo simpática e traz pneus de recorte misto, passa perfeitamente num estradão de terra e até o faz de maneira altamente confortável, mesmo com muita pedra solta por baixo. Há apenas que antecipar o rolamento da carroçaria: ele existe, manifesta-se em qualquer curva apoiada e é uma questão de deixar a massa assentar primeiro e carregar no acelerador depois. Em pisos de terra é divertimento garantido, sobretudo se gostar de andar com a traseira a serpentear sem regra. Em estrada só precisa de não ser demasiado ansioso com o acelerador para escapar à tendência de subvirar. E antecipar bem as travagens que, com pneus de rasto misto, são mais longas.A Strada é feita no Brasil, com base na plataforma do “Projeto 178”, o primeiro carro mundial idealizado pela Fiat. Ou seja, é quase o mesmo que um Palio, ou um Punto. O peso da idade nota-se, por exemplo, no facto de não haver um único plástico macio a bordo. Mas também noutras bizarrias: a posição de condução, alta como convém, nem sequer atrapalha muito, mas a pala anti-sol, de tão grande que é, tapa a estrada toda quando é puxada para baixo; o rádio só sintoniza frequências com casa decimal ímpar, o que é capaz de ser um problema para memorizar as suas frequências prediletas; como é um rádio igual aos dos outros Fiat, como o Punto, vem preparado para receber sinal AUX-in, mesmo que não exista uma entrada AUX; o estribo lateral só serve para o estilo, porque na realidade não há nenhuma porta naquele sítio.São pormenorzinhos que, na verdade, não mancham o desempenho global da Strada, que até tem um motor de 95 cv competente, que anda o suficiente e nem sequer gasta muito. E, repito, custa o mesmo que um Punto Diesel.
AutoHoje:Fiat Strada 1.3 Multijet Adventure Cabine DuplaTexto: Pedro Nascimento | Fotos: João Carlos Oliveira Nº 1186 – 2 de agosto 2012 "o estribo lateral só serve para o estilo, porque na realidade não há nenhuma porta naquele sítio".