Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486543 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #795 em: 07 de Março, 2015, 21:08:22 »
Luke, isso já não vai a tempo. Levou DOT4 na quarta-feira. Daqui a dois anos mudo para 5.1.
Quanto aos pára-choques, sabes como distinguir, nas marcas da concorrência (pois já não há na FIAT) entre os bons e os maus?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #796 em: 07 de Março, 2015, 21:19:07 »
facil, olha para as "esquinas" quanto melhor o parachoques mais vincadas, e olha também para a grelha por cima da zona da matricula
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #797 em: 07 de Março, 2015, 22:03:46 »
A chatice é que as casas de peças não os têm lá: é encomendar sem ver (ou olhando apenas para um desenho no computador). Há preços para tudo, mas não sei se esse será um bom indicador de qualidade.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #798 em: 07 de Março, 2015, 22:17:50 »
os muito maus tem a tal grelha aos losangulos em vez de aos quadrados
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #799 em: 07 de Março, 2015, 22:51:51 »
os muito maus tem a tal grelha aos losangulos em vez de aos quadrados

Boa dica, obrigado!
Outra coisa: numa casa de peças disseram-me que o modelo que têm para o SX (com faróis de nevoeiro) é igual ao dos Turbos, isto é, com a grelha por baixo da matrícula. É de desconfiar deste fornecedor, certo? Há-de haver produtores de pára-choques para o SX (iguais aos nao-turbo mas com faróis de nevoeiro), certo?

sersantos

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 94
  • Karma:
    +0/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #800 em: 07 de Março, 2015, 23:04:23 »
Consegue-se arranjar mesmo para o 60 SX, e por preços mais baixos.

O ano passado, quando pintei o meu, também andei à procura, e arranjava-se na Mondego Peças.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #801 em: 07 de Março, 2015, 23:17:19 »
os parachoques montam de uns para os outros, mas daí até serem indicados... vai um longo caminho!!!!!!!!!!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #802 em: 15 de Março, 2015, 15:01:19 »
Primeira actividade do dia: limpar carburador.
O Uno andava com o ralenti um pouco instável e a fazer consumos acima dos 8l. Suspeito que aqueles 4 anos parado devem ter deixado muito gigler entupido e muita carbonização espalhada pelo sistema de alimentação.
Vai dai, resolvi comprar estes produtos:


Fotos do carburador antes da limpeza:



Estava mesmo a precisar. Tanta porcaria que nem se percebia que já tinha sido cinzento...

Depois da limpeza:




Depois da limpeza, notei logo duas coisas:
1- Ralenti completamente regular!! Impressionante. Agora se engatar a primeira e não tocar no acelerador, o carro anda suave, sem nenhum solavanco.
2- O ralenti ficou acelerado: ou seja, penso eu, está a passar mais gasolina pelo canal do ralenti.

De seguida, introduzi o aditivo de limpeza num depósito cheio de gasolina 98. A ver vamos se é verdade o que eles dizem quanto à limpeza!

Segui o tutorial deste vídeo, a quem interessar:

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #803 em: 15 de Março, 2015, 17:53:16 »
Que diferença!!!  :t_up:

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #804 em: 15 de Março, 2015, 19:16:09 »
Na limpeza dos injetores do meu punto 188, usei o Wynn´s da loja do costume, Aqui e gostei imenso do resultado final, pois ficou com o trabalhar diferente, para melhor.

Espero que o STP faça igual.

Continua o bom trabalho! :t_up:

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #805 em: 15 de Março, 2015, 21:43:54 »
interessante, tenho que usar uma coisa dessas no deposito do thema
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #806 em: 17 de Março, 2015, 11:07:37 »
Ontem à noite fui dar uma voltinha de Uno, para aproveitar a magnífica regularidade que a limpeza do carburador permitiu. Parece outro carro, com o dobro da potência. Um espectáculo.

Mas cá venho eu aborrecer-vos com mais dois pedidos de ajuda:

1. A ignição
A verdade é que (muito raramente, é certo), o motor continua a falhar, às vezes. De vez em quando, se estabilizar as rotações ali às 3000, lá ouço um tremer de x em x tempo.

Alguém tem alguma ideia do que devo verificar a seguir, para acabar com isso?
O que já fiz:
- Velas novas;
- Cabos de vela novos;
- Tampa do distribuidor e rotor novos;
- Compressão medida: tudo ok;
- Módulo de vácuo do distribuidor verificado: está ok.

Mando afinar as válvulas? Ou há alguma coisa que possa fazer antes disso? Se fosse o módulo electrónico do distribuidor, quais seriam os sintomas?

2. O carburador.
Outra dúvida: continua a chatear-me o facto de, quando fecho o ar, ele afogar ao fim de 10 segs. Depois tenho de reduzir o ar para um mínimo, num compromisso entre o que preciso de ter puxado com o carro frio e o nível que o impede de afogar.
Da minha investigação internética, já percebi que é o módulo anti-afogamento (é, no fundo, exactamente igual ao problema que o pedro303 tinha no Uno dele).
Ainda vou tentar afinar aquilo (já sei que tem lá um parafuso de afinação) mas suspeito que a membrana de vácuo tenha morrido. Se for o caso, eu consigo trocar o módulo sem tirar o carburador? Ou só com ele cá fora é que se consegue mudar o módulo? Alguém sabe?

Abraços e obrigado.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #807 em: 17 de Março, 2015, 12:50:20 »
Não te preocupes com isso, afina o carro a quente, deixa aquecer um piuco antes de arrancar, o meu 1108 só uso o ar até sair da garagem(tem de subir duas rampas)

Sent thru Tapatalk
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

NetEnforcer

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 2720
  • Karma:
    +1/-0
Re: Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #808 em: 17 de Março, 2015, 12:57:31 »
Não te preocupes com isso, afina o carro a quente, deixa aquecer um piuco antes de arrancar, o meu 1108 só uso o ar até sair da garagem(tem de subir duas rampas)

Sent thru Tapatalk

Conhecendo este homem, as rampas que ele fala é a da Falperra e a de Cheleiros praí  :sombrero: :ninja:
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #809 em: 17 de Março, 2015, 12:59:58 »
Não te preocupes com isso, afina o carro a quente, deixa aquecer um piuco antes de arrancar, o meu 1108 só uso o ar até sair da garagem(tem de subir duas rampas)

É isso que tenho feito. E não me prejudica nada a utilização do carro!
Mas chateia-me, de qualquer forma, saber que tenho no carburador algo que não está a 100%...