Autor Tópico: Chuva... e que tal acender os médios?  (Lida 16128 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

GT III

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 174
  • Karma:
    +0/-0
Re: Chuva... e que tal acender os médios?
« Responder #15 em: 06 de Dezembro, 2010, 20:43:26 »
apartir de janeiro vai ser obrigatorio circular com medios em espanha ,nao tarda nada ta ai a moda heheheh

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Chuva... e que tal acender os médios?
« Responder #16 em: 06 de Dezembro, 2010, 20:58:47 »
apartir de janeiro vai ser obrigatorio circular com medios em espanha ,nao tarda nada ta ai a moda heheheh

Já há muitos anos que é assim em alguns países ditos "mais desenvolvidos". Canadá, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Itália, Noruega, Suécia e Suiça são alguns exemplos...

Depois ainda há países em que é obrigatório apenas durante os meses de Inverno!

A tendência tem sido de a obrigatoriedade alastrar, muito por culpa de estudos que apontam para uma redução de 25% da sinistralidade fatal e de 35% em colisões frontais.

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

BladeRunner

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 861
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Do Androids Dream Of Electric Sheep?
Re: Chuva... e que tal acender os médios?
« Responder #17 em: 06 de Dezembro, 2010, 21:53:48 »
Já há muitos anos que é assim em alguns países ditos "mais desenvolvidos". Canadá, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Itália, Noruega, Suécia e Suiça são alguns exemplos...

Depois ainda há países em que é obrigatório apenas durante os meses de Inverno!

A tendência tem sido de a obrigatoriedade alastrar, muito por culpa de estudos que apontam para uma redução de 25% da sinistralidade fatal e de 35% em colisões frontais.
É pena ver quem ache isso estranho!
Há quem pense que médios só sob chuva intensa! Eu, pelo contrário, penso que mesmo sem chuva se deve ligar os médios...
E o comportamento de outros países, e agora espanha, dá-me razão!
É que a diferênça é enorme! Basta ter a noção que existem dias, sem chuva, mas de nuvens carregadas que tornam o dia mais escuro.
Faz todo o sentido o uso de médios nos meses de inverno... com ou sem chuva!

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Chuva... e que tal acender os médios?
« Responder #18 em: 06 de Dezembro, 2010, 22:38:09 »
todos os carros novos franceses e alemães já saem com luzes de presença e não médios para andar de dia;

são luzes boas e fortes

(um dia temos de andar com sirene e luz de bombeiro em cima......)

BladeRunner

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 861
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Do Androids Dream Of Electric Sheep?
Re: Chuva... e que tal acender os médios?
« Responder #19 em: 06 de Dezembro, 2010, 23:08:10 »
todos os carros novos franceses e alemães já saem com luzes de presença e não médios para andar de dia;

são luzes boas e fortes

(um dia temos de andar com sirene e luz de bombeiro em cima......)
Isso não invalida o descrito acima! Até podem ter luzes de presença... se tiverem de andar com médios, andam! Ou essas luzes de presença têm o mesmo efeito que os médios? Parece-me que não...
Os números da sinistralidade assim o confirmam... é muito bonito estar num fórum a mandar umas bocas giras, outra coisa é andar na estrada!
Outros brincam na estrada...

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Chuva... e que tal acender os médios?
« Responder #20 em: 06 de Dezembro, 2010, 23:14:41 »
nada disso;

as luzes de presença que vêm nos carros novos são de neon em linha (DS3, Audi A4, etc...)

vê-se a milhas...

tom_dee

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1079
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Chuva... e que tal acender os médios?
« Responder #21 em: 07 de Dezembro, 2010, 00:33:33 »
E pelo que tenho lido por aí esses leds diurnos vão ser de série em todos os automóveis a partir de Fevereiro próximo. :t_up:

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Chuva... e que tal acender os médios?
« Responder #22 em: 07 de Dezembro, 2010, 11:21:57 »
Olha o Stop no 0:20  loool

o mundialmente famoso STOP á portuguesa :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

R_uno 70 sx i.e

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 909
  • Karma:
    +0/-0
Re: Chuva... e que tal acender os médios?
« Responder #23 em: 09 de Dezembro, 2010, 22:32:03 »
o mundialmente famoso STOP á portuguesa :)

Ehehe


Acho bem que se use os médios ou entao as actuais luzes diurnas, dão uma enorme visibilidade. as vezes vejo os novos classe E com as luzes diurnas e o carro destaca se logo no meio dos outros devido a isso. e nos dias que tem havido então....
Por acaso a ilmuminação foi algo em que quando tirei a carta me chamavam muito a atenção e o meu instrutor  até me vez exemplos reais para ver como era importante. Isto porque tirei a carta no inverno ;)

Zamot

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 126
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • 100rota
Re: Chuva... e que tal acender os médios?
« Responder #24 em: 10 de Dezembro, 2010, 10:52:00 »
Tópico bem importante, dou os parabéns pela iniciativa.
No meu caso reclamo mais dos que andam com os faróis de nevoeiro acesos em pelo Verão!!! E cm um sol descomunal, será que não têm a mínima noção que "INCADEIAM" quem vem de frente??
Eu oferecia um curso de condução defensiva para mostrar o efeito que provoca levar com umas luzes de repente ao entrar em curvas por exemplo....posso falar noutro dilema, ir em auto estrada sem ninguém e repente aparecer um carro na faixa do meio a 60 ou 80. Fica o desabafo.
Em tempos de crise existe sempre uma solução.....
Visite http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=macgyver
Bons extras....

AiRMaX

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1553
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Henriques
Re: Chuva... e que tal acender os médios?
« Responder #25 em: 10 de Dezembro, 2010, 13:01:10 »
e agora vou tocar num assunto assim, digamos...fulcral....

Luzes Diurnas...ultima constataçao...SÃO UM PERIGO!!!!

E vocês perguntam...porque AiR_MaX...vá perguntem la....xD

Bem..agora sem brincadeira...ontem nos 14Km's do trabalho a casa, ja noite serrada, a chover, deparei-me com varias carros de gama alta com as luzes desligadas (traseiras)...não percebi porque...quando os ultrapassei reparei que os BORREGOS que guiavam o carro, tinham umas luzes diurnas fortes e conseguiam ver razoavelmente bem logo, nem se davam ao trabalho de ligar os mínimos ou os médios...e quem vem atrás que se f#[email protected] bater, bateu...

pronto...digam-se de vossa justiça...
"In Nomine Dementia..." Punto GT Addicted!

||Fiat Punto EVO 1.2 69cv Blanco Divino||->Sempre a andar!

||Fiat Punto SX MK1 1.2 75cv Verde||-> Dead!


BladeRunner

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 861
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Do Androids Dream Of Electric Sheep?
Re: Chuva... e que tal acender os médios?
« Responder #26 em: 10 de Dezembro, 2010, 13:57:59 »
e agora vou tocar num assunto assim, digamos...fulcral....

Luzes Diurnas...ultima constataçao...SÃO UM PERIGO!!!!

E vocês perguntam...porque AiR_MaX...vá perguntem la....xD

Bem..agora sem brincadeira...ontem nos 14Km's do trabalho a casa, ja noite serrada, a chover, deparei-me com varias carros de gama alta com as luzes desligadas (traseiras)...não percebi porque...quando os ultrapassei reparei que os BORREGOS que guiavam o carro, tinham umas luzes diurnas fortes e conseguiam ver razoavelmente bem logo, nem se davam ao trabalho de ligar os mínimos ou os médios...e quem vem atrás que se f#[email protected] bater, bateu...

pronto...digam-se de vossa justiça...
Concordo contigo!
E o teu post responde a quem introduziu o factor "luzes diurnas" no tópico.
É que o facto de ser visto é tão importante para a frente como para trás... tal como os piscas devem ser usados não apenas se vem alguém atrás de nós (muitos só os dão nessa condição), mas sempre. É que quem está à nossa frente ou na nossa perpendicular também deve saber a nossa intenção de mudança de direcção!

Zito

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 540
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Chuva... e que tal acender os médios?
« Responder #27 em: 10 de Dezembro, 2010, 17:43:00 »
e agora vou tocar num assunto assim, digamos...fulcral....

Luzes Diurnas...ultima constataçao...SÃO UM PERIGO!!!!

E vocês perguntam...porque AiR_MaX...vá perguntem la....xD

Bem..agora sem brincadeira...ontem nos 14Km's do trabalho a casa, ja noite serrada, a chover, deparei-me com varias carros de gama alta com as luzes desligadas (traseiras)...não percebi porque...quando os ultrapassei reparei que os BORREGOS que guiavam o carro, tinham umas luzes diurnas fortes e conseguiam ver razoavelmente bem logo, nem se davam ao trabalho de ligar os mínimos ou os médios...e quem vem atrás que se f#[email protected] bater, bateu...

pronto...digam-se de vossa justiça...

Então isso vem provar que "há coisas incríveis não há?"

Normalmente esses carros, com luzes diurnas, são topo de gama. Não seria de esperar que já tivessem sensores de luminosidade?
Ou para as luzes diurnas funcionarem o manipulo das luzes não pode estar na posição de "auto"??

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Chuva... e que tal acender os médios?
« Responder #28 em: 11 de Dezembro, 2010, 10:34:10 »
e agora vou tocar num assunto assim, digamos...fulcral....

Luzes Diurnas...ultima constataçao...SÃO UM PERIGO!!!!

E vocês perguntam...porque AiR_MaX...vá perguntem la....xD

Bem..agora sem brincadeira...ontem nos 14Km's do trabalho a casa, ja noite serrada, a chover, deparei-me com varias carros de gama alta com as luzes desligadas (traseiras)...não percebi porque...quando os ultrapassei reparei que os BORREGOS que guiavam o carro, tinham umas luzes diurnas fortes e conseguiam ver razoavelmente bem logo, nem se davam ao trabalho de ligar os mínimos ou os médios...e quem vem atrás que se f#[email protected] bater, bateu...

pronto...digam-se de vossa justiça...

depende do que consideras luzes diurnas, o meu passat que é de 91 tras luzes diurnas segundo a norma canadiana e assim que escurece passa a medios desde que o manipulo se mantenha em auto, com o manipulo em off é que apenas mantinha os medios e apagava as de tras, offoff desligava todas.. infelizmente tive de desactivar o sistema porque não me legalizavam o carro assim, segundo eles era ilegal manter os medios acesos.. no caso do passat as luzes diurnas são os medios mas com voltagem reduzida..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

tom_dee

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1079
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Chuva... e que tal acender os médios?
« Responder #29 em: 11 de Dezembro, 2010, 12:58:30 »
Não concordo com a questão das luzes diurnas serem um perigo, e isto porque uma grande parte dos acidentes rodoviários em Portugal são colisões frontais que poderiam ser reduzidas significativamente com a obrigatoriedade das mesmas como aconteceu, por exemplo, com o IP4 Amarante/Bragança, isso do pessoal andar só com os leds ligados à noite é altamente reprovável e trata-se de um ou outro caso de esquecimento ou pura estupidez mesmo, mas isso também acontece com o pessoal que se esquece de ligar as luzes à noite, e dou um exemplo do Citroën ZX de um colega meu que o painel de instrumentos anda sempre aceso e vai daí se andarem numa rua bem iluminada é fácil esquecermos-nos de acender os médios. E alem disso as luzes diurnas sendo em leds pouco ou nada influenciam o consumo de combustível devido ao seu baixo consumo.  :t_up: