Boas noites colegas
Criei este tópico para partilhar com vocês a (recente vida nas minha mãos) do Uno 60SX do meu pai. Se estiver a inserir este tópico na secção errada peço à moderação que me corrija sff).
Foi comprado em Maio de 1992 e até Outubro de 2012 contava com apenas 124.000km, mês em que concluí a carta de condução.
Conta agora com 144.000km e alguns problemazitos.
No entanto e apesar de ser este o 1º carro que conduzo desde que tenho carta, gosto bastante dele, apesar de ser apenas um 1100cc a partir das 3.000rpm ou 3.500rpm dá um gozo brutal de conduzir
e como tá na família desde novo queria guardá-lo pois tenho um carinho especial por este carro. Ainda me lembro de andar nele em puto quando o meu pai me levava à escola.
Mas como nem tudo é um mar de rosas, e ele coitado já não é novo, até agora já tive um ou dois episódios menos bons mas que ainda deram para rir um pouco (mas na altura até nem teve piada
)
Em Maio de 2013, assim de repente, começou a falhar e a desligar-se de repente, fosse a frio ou a quente. E depois tinha que esperar que arrefecesse um pouco.
Ora isto aconteceu-me umas 4 ou 5 vezes e liguei para o mecânico, disse-me logo ao telefone que suspeitava do que fosse e que lá passasse. Cheguei lá e foi logo ver o distribuidor (de corrente acho eu).
Pôs um usado que lá tinha, afinou e ficou pronto a andar. E ainda levou 4 velas novas. Passados uns meses, fui pôr gasolina descansado e quando dou por mim a abrir a tampa do depósito fiquei tipo
não abria nem rodava a chave no canhão. A minha sorte é que nunca deixo chegar à reserva e tinha gasolina suficiente para ir pra casa e depois para a oficina. No dia seguinte tratou-se do assunto, mais uma chave para o molho
E em Abril deste ano, ao sair de manhã para ir trabalhar começou a perder força e 2km mais à frente, foi abaixo e parou. Começou a trabalhar com 3 cilindros e já entrava água para o segundo.
Motor aberto e vimos que tinha a cabeça do motor podre. Foi para o torneiro, foi picada e cheia outra vez, e ainda levou mais umas peças, 2 rótulas, 2 kits de foles, 1 jogo de juntas de descarbonização,
1 jogo de pernes (no motor), 1 carburador, e valvoline da caixa mudada. 450€ de arranjo
Até agora tem-se portado bem, mas já tenho mais umas coisas para mudar, inclusivé os 4 amortecedores e um farolim traseiro.
E era aqui que queria pedir alguma ajuda, nos amortecedores já me ajudaram, em princípio vão ser Kayaba Excel G os 4. O farolim já vi no OLX em segunda mão e vou comprar entretanto.
Mas há muito que aprender, e queria saber se alguém me sabe explica onde se afina o ralenti porque o mecânico deixou-mo demasiado alto, tá nas 1.500rpm (a quente) e quando desligo o motor ele faz um barulho estranho.
Parece um barulho de "correia", como se se estivesse a pôr a trabalhar outra vez. Ando também com 2 problemazitos eléctricos, com o fecho central e com a luz de avaria nas luzes no painel e levar uma limpeza valente de estofos e na alcatifa que forra o interior, mas isso tento arranjar mais para a frente, para já quero resolver a questão do ralenti e dos amortecedores.
Por enquanto deixo aqui umas fotos (peço desculpa pela má qualidade das fotos):
Digam-me o que disserem, ADORO esta frente
E aqui uma foto do comando do fecho central: