Autor Tópico: Fiat Uno 60SX  (Lida 33049 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

serralha

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 61
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Uno 60SX
« em: 16 de Agosto, 2014, 04:11:01 »
Boas noites colegas  :fiatistas:

Criei este tópico para partilhar com vocês a (recente vida nas minha mãos) do Uno 60SX do meu pai. Se estiver a inserir este tópico na secção errada peço à moderação que me corrija sff).

Foi comprado em Maio de 1992 e até Outubro de 2012 contava com apenas 124.000km, mês em que concluí a carta de condução.

Conta agora com 144.000km e alguns problemazitos.

No entanto e apesar de ser este o 1º carro que conduzo desde que tenho carta, gosto bastante dele, apesar de ser apenas um 1100cc a partir das 3.000rpm ou 3.500rpm dá um gozo brutal de conduzir  :D
 e como tá na família desde novo queria guardá-lo pois tenho um carinho especial por este carro. Ainda me lembro de andar nele em puto quando o meu pai me levava à escola.

Mas como nem tudo é um mar de rosas, e ele coitado já não é novo, até agora já tive um ou dois episódios menos bons mas que ainda deram para rir um pouco (mas na altura até nem teve piada  :))

Em Maio de 2013, assim de repente, começou a falhar e a desligar-se de repente, fosse a frio ou a quente. E depois tinha que esperar que arrefecesse um pouco.

Ora isto aconteceu-me umas 4 ou 5 vezes e liguei para o mecânico, disse-me logo ao telefone que suspeitava do que fosse e que lá passasse. Cheguei lá e foi logo ver o distribuidor (de corrente acho eu).

Pôs um usado que lá tinha, afinou e ficou pronto a andar. E ainda levou 4 velas novas. Passados uns meses, fui pôr gasolina descansado e quando dou por mim a abrir a tampa do depósito fiquei tipo  :blink: não abria nem rodava a chave no canhão. A minha sorte é que nunca deixo chegar à reserva e tinha gasolina suficiente para ir pra casa e depois para a oficina. No dia seguinte tratou-se do assunto, mais uma chave para o molho  :laugh:

E em Abril deste ano, ao sair de manhã para ir trabalhar começou a perder força e 2km mais à frente, foi abaixo e parou. Começou a trabalhar com 3 cilindros e já entrava água para o segundo.

Motor aberto e vimos que tinha a cabeça do motor podre. Foi para o torneiro, foi picada e cheia outra vez, e ainda levou mais umas peças, 2 rótulas, 2 kits de foles, 1 jogo de juntas de descarbonização,
 1 jogo de pernes (no motor), 1 carburador,  e valvoline da caixa mudada. 450€ de arranjo  ;)

Até agora tem-se portado bem, mas já tenho mais umas coisas para mudar, inclusivé os 4 amortecedores e um farolim traseiro.

E era aqui que queria pedir alguma ajuda, nos amortecedores já me ajudaram, em princípio vão ser Kayaba Excel G os 4. O farolim já vi no OLX em segunda mão e vou comprar entretanto.

Mas há muito que aprender, e queria saber se alguém me sabe explica onde se afina o ralenti porque o mecânico deixou-mo demasiado alto, tá nas 1.500rpm (a quente) e quando desligo o motor ele faz um barulho estranho.

Parece um barulho de "correia", como se se estivesse a pôr a trabalhar outra vez. Ando também com 2 problemazitos eléctricos, com o fecho central e com a luz de avaria nas luzes no painel e levar uma limpeza valente de estofos e na alcatifa que forra o interior, mas isso tento arranjar mais para a frente, para já quero resolver a questão do ralenti e dos amortecedores.

Por enquanto deixo aqui umas fotos (peço desculpa pela má qualidade das fotos):

























Digam-me o que disserem, ADORO esta frente  :lovesigh:








E aqui uma foto do comando do fecho central:





afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Uno 60SX
« Responder #1 em: 16 de Agosto, 2014, 08:39:23 »
Está mesmo com bom aspecto! Parabéns!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Re: Fiat Uno 60SX
« Responder #2 em: 16 de Agosto, 2014, 09:27:47 »
Muito bom! O meu pai também tem um assim :)

É pena o homem ter trocado o distribuidor, era só preciso trocar o módulo, com jeito até se arranja um jogo de canhões ou altera o canhão da tampa do depósito... ainda tens a velha?

Sent thru Tapatalk
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

serralha

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 61
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Uno 60SX
« Responder #3 em: 16 de Agosto, 2014, 14:06:20 »
Citar
Está mesmo com bom aspecto! Parabéns!

Obrigado Afonso, o meu pai a nível de aspecto sempre tentou ter cuidado fosse no interior como no exterior. Tem apenas alguns
pontos de ferrugem, umas mossas pequenas e uns riscos. Mas quando houver mais € vou pô-lo num bate-chapa para ficar 5*.

Também já andei a cuscar o restauro do teu, looking good  :D

Há que tratar destas pequenas grandes máquinas  :fiat:

Citar
Muito bom! O meu pai também tem um assim smile

É pena o homem ter trocado o distribuidor, era só preciso trocar o módulo, com jeito até se arranja um jogo de canhões ou altera o canhão da tampa do depósito... ainda tens a velha?

Até está bem estimado, é um bom ponto de partida e agora com calma espero conseguir pô-lo no ponto.

O mecânico quis trocar logo o distribuidor, lembro-me vagamente de ele falar em módulo mas montou logo o distribuidor e como
 achei que tivesse em condições deixei-me ficar  :smash:

A tampa velha do depósito é que acho que ficou na oficina, e como o meu pai é que o levou lá não foi aonde eu costumo ir.

Tenho de lhe perguntar se ele trouxe a velha mas acho que não trouxe  :smash:

Alguém sabe como ou qual é o parafuso onde afina o ralenti? É que a quente está muito alto, parece que tenho o arranque a frio sempre puxado  :wacko:




GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Fiat Uno 60SX
« Responder #4 em: 17 de Agosto, 2014, 20:56:42 »
O Uno 60 SX foi um carro completíssimo na sua época e por demais interessante, ainda hoje.

Certos aspectos e componentes do Uno II SX vinham de série neste carro mesmo com o pequeno 1108, algo que só era habitual nas versões desportivas / de topo da concorrência.
O Uno II SX veio trazer isso para o mercado.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat Uno 60SX
« Responder #5 em: 17 de Agosto, 2014, 21:10:18 »
e sabes que em outros mercados esteve inclusivamente disponível o nível SX com o 999cc?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat Uno 60SX
« Responder #6 em: 17 de Agosto, 2014, 21:12:41 »
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Fiat Uno 60SX
« Responder #7 em: 17 de Agosto, 2014, 22:03:21 »
Não há dúvida, é um carrito bem simpático e de preservar!

Agradeço a partilha e sobre o carburador, talvez sugerisse consultar esta pequena mensagem.

Na sua forma mais simples, se o problema é só mesmo do ralenti (a quente) estar muito elevado, é questão de olhar para a alavanca (no carburador) que é puxada pelo cabo do acelerador. O fim de curso desta alavanca é regulável por um parafuso e será tão somente esse o parafuso a desapertar (sim, desapertar). Creio que é isto, mas também não sou muito entendido de carburadores!

Mas esta explicação é só válida para se, e só se, fôr este o problema. Pode também ser um problema do choque que está sempre actuado..  Pode também ser uma fuga de ar no carburador que o faz respirar mais ar do que devia.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Fiat Uno 60SX
« Responder #8 em: 17 de Agosto, 2014, 22:25:58 »
e sabes que em outros mercados esteve inclusivamente disponível o nível SX com o 999cc?

Sim sei.

Já no MK1 houve 45 SL com o motor 999.
Esse é que é mesmo raro.

Em Portugal o 45 SX não fazia sentido, porque o seu preço seria maior do que o do 60 S e praticamente o mesmo do 60 SX.

Não eram os 109cc a fazer grande diferença de preço.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

serralha

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 61
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Uno 60SX
« Responder #9 em: 17 de Agosto, 2014, 22:43:48 »
Citar
Não há dúvida, é um carrito bem simpático e de preservar!

Agradeço a partilha e sobre o carburador, talvez sugerisse consultar esta pequena mensagem.

Na sua forma mais simples, se o problema é só mesmo do ralenti (a quente) estar muito elevado, é questão de olhar para a alavanca (no carburador) que é puxada pelo cabo do acelerador. O fim de curso desta alavanca é regulável por um parafuso e será tão somente esse o parafuso a desapertar (sim, desapertar). Creio que é isto, mas também não sou muito entendido de carburadores!

Mas esta explicação é só válida para se, e só se, fôr este o problema. Pode também ser um problema do choque que está sempre actuado..  Pode também ser uma fuga de ar no carburador que o faz respirar mais ar do que devia.
Citar

Eu gosto bastante dele e a pouco e pouco queria pô-lo nas melhores condições que conseguisse.

E no entanto aprender o máximo possível sobre ele e sobre mecânica.

O talento está sempre nas 1.500 mas de facto é só a quente. Vou investigar essa alavanca no carburador.

Obrigado.

T S

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3244
  • Karma:
    +1/-0
Re: Fiat Uno 60SX
« Responder #10 em: 18 de Agosto, 2014, 08:44:19 »
Impecável o Uno  :palmas:
   Fiat Panda YOUNG

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Fiat Uno 60SX
« Responder #11 em: 18 de Agosto, 2014, 11:03:32 »
Que uno tão imaculado  :t_up:
Parece muito bom de aspecto  :palmas:

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Fiat Uno 60SX
« Responder #12 em: 18 de Agosto, 2014, 13:44:37 »
Parabens pela máquina!! :t_up:

Em novo eram bem empregues os contos para o comprar, ainda me lembro de ter "ajudado" para a compra de um, agora depois destes anos todos ao ver como ainda são bem tratados, dá gosto ver!!  :palmas: :palmas:


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat Uno 60SX
« Responder #13 em: 18 de Agosto, 2014, 13:49:15 »
agora vendo as fotos no pc, de louvar... tapetes de origem, comando de infravermelhos do fecho centralizado ainda com a capa de borracha!

com pouco trabalho consegues ter um Uno perfeito!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Uno 60SX
« Responder #14 em: 20 de Agosto, 2014, 11:05:26 »
Muito bom!

É um carrito com manutenção barata e fácil.

Parabéns, cuida dele como ele merece  :t_up:  :fiat:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014