Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: NunoVeiga em 23 de Abril, 2018, 14:23:16
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Boa tarde malta.
Bem, comprei um bravo 105 a semana passada por 700€. Tem 314.000, precisa de tudo o que sejam casquihos e amortecedores... mas isto é ao menos.
O carro não desenvolve nem por nada... não tenho turbo. Tem a famosa luzdo "injetor" ligada, a temperatura costuma estar sempre no minimo.. mas volta e meia, ao ligar e desligar o ponteiro sobe um bocado, dps volta a descer.. nunca sei bem se esta quente ou frio o carro. Possivelmente terei que trocar o sensor de temperatura, para alem do termostato e da bomba de água.
Já limpei a EGR, que estava num estado lastimavel, o filtro do ar parecia um curral de porcos... ja testei a weastegate e está a funcionar bem. Tive a dar uma olhadela nos tubos de vacuo e no IC e também parece não haver fugas.
Quis ligar o carro à maquina, mas, embora tenha o adaptador da ficha de 3 pinos para OBD, falta-me a alimentação. :pain10: :pain10: :pain10:
Alguém faz alguma ideia do que possa ser? Já aconteceu a alguém?
Começo a ficar desesperado... é o meu segundo JTD e nenhum deles foi bom...
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Troca o termóstato para que ele comece a andar na temperatura certa.
O não desenvolver desliga a maf e vê como fica.
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Já desliguei a maf, noto muito pouca diferença.
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Podem dizer-me onde fica localizado o sensor MAP? Já andei às voltas mas não o encontro. :mellow:
EDIT: Já encontrei, estava num estado lastimavel, cheio de oleo pastoso de anos... limpei, montei, mas continua igual.
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Do que fui lendo ata agora esse carro de cuidados teve 0 ate chegar as tuas maos. Ou seja deverias fazer uma verificaçao e avaliaçao geral a coisa. Se tiveres um minimo de jeito, pelo que li julgo que sim. verifica e limpa tudo quanto e tubo de ar, verifica sensores e limpa com cuidado para nao danificar. Filtro de combustivel se n foi trocado, troca. (Sem "fruta" nao ha desenvolvimento)
O que aconselho tambem e levares o carro a alguem que possa ligar a maquina e fazer uma leitura geral dos parametros. Perceber como estao as pressoes e temperaturas.
Mas antes disso tudo troca o termostato como ja sugeriu o zulu para teres o motor a funcionar a temperatura ideal. :t_up:
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Do que fui lendo ata agora esse carro de cuidados teve 0 ate chegar as tuas maos. Ou seja deverias fazer uma verificaçao e avaliaçao geral a coisa. Se tiveres um minimo de jeito, pelo que li julgo que sim. verifica e limpa tudo quanto e tubo de ar, verifica sensores e limpa com cuidado para nao danificar. Filtro de combustivel se n foi trocado, troca. (Sem "fruta" nao ha desenvolvimento)
O que aconselho tambem e levares o carro a alguem que possa ligar a maquina e fazer uma leitura geral dos parametros. Perceber como estao as pressoes e temperaturas.
Mas antes disso tudo troca o termostato como ja sugeriu o zulu para teres o motor a funcionar a temperatura ideal. :t_up:
Obrigado pela resposta.
Não tiveram mesmo absolutamente cuidado nenhum. Era só fazer kms e andar.
Vou ter que tirar tudo fora. Estou a ponderar tirar só o coletor de admissão ou tiro de vez o motor para trabalhar mais à vontade.
Em anexo segue o estado do MAP.
Nao tirei fotos à admissão nem à Egr porque tinha as mãos completamente sujas! Lol(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180424/473d01a5d996ee367d69c71ee01bf390.jpg)
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Puxa a ficha da EGR fora e experimenta o carro assim.
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Puxa a ficha da EGR fora e experimenta o carro assim.
Tirei a fora e n vi ficha nenhuma... Podes explicar me sff?
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O estado da admissão por dentro....
Acho q vou parar o carro uns dias assim q puder, sacar motor fora e fazer revisão como deve ser (https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180426/ae8c7cc01546e68d8134181185dd6a5f.jpg)
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Será melhor. Limpas a admissão como deve ser e a própria Egr também. Depois também vê se há fugas de vácuo no sistema do turbo etc...
Isso foi carro de andar a Meter gasóleo e siga para a frente! Manutenção??? O que é isso??
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Pois... Opa, o carro deve estar muito "amarrado" por causa disto... Se a admissão está assim imagine se o escape.. Tem as panelas todas e tudo... Enfim
Acho q tenho o retentor da cambota a derramar tb..
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Fico e naquela se valerá a pena gastar tsnto dinheiro a arranjar isto...
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Tirei a fora e n vi ficha nenhuma... Podes explicar me sff?
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A tua EGR é totalmente mecanica ou ja é electronica?
Eu andava com alguns problemas na EGR do meu Punto e bastou-me desligar esta ficha.
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A tua EGR é totalmente mecanica ou ja é electronica?
Eu andava com alguns problemas na EGR do meu Punto e bastou-me desligar esta ficha.
Totalmente mecânica!
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O mais que vais ter a desligar a ficha da EGR é um erro na centralina. Isso precisa de uma limpeza enorme!
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O mais que vais ter a desligar a ficha da EGR é um erro na centralina. Isso precisa de uma limpeza enorme!
Não posso desligar a egr porque é mecânica.. Vou é anular. Já a limpei, estava presa... Mas o carro continua igual. Veremos como fica dps de fazer uma revisão boa...
Hj vou liga lo à máquina.
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Está a deitar um bocado de fumo pela vareta e pela tampa das válvulas, se tirar a tampa... Será muito mau sinal?
Vou fazer um teste de compressão... Alguém sabe os valores de origem?
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Acabei de medir compressão.
Os valores de baixo (17.5, 17.5, 18, 16) são os valores de uma volta completa.
Os injetores estavam em mau estado.... E o motor completamente babado de óleo. Vou lavar o motor para dps se perceber de onde é q esta a babar.
O óleo parecia água... Impressionante mesmo como é q deixaram o carro ir tão abaixo.
Já tenho a MAF pelas 17h, para testar.
Meti Pastilhas, Castrol edge full synthetic, filtros e um aditivo mto bom. Para além do q uso regularmente no gasóleo. Fotos em anexo. (https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180504/8e93572b368e74fb75704559a3afd911.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180504/8a48ac8d0a82d323823ec6fd65a178a0.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180504/f0c6d0f24e8a3e56df451f1d0f6d2e12.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180504/d4d1331b63cf06cb611010423411f954.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180504/5a8f7975a8c104ca71646053780a48e7.jpg)
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Já testei a MAF e o problema pressiste, não puxa.
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Podem fechar. Vendi o carro à pouco. Para mim, é com alguma pena, jtd nunca mais!
Cumprimentos a todos.
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Podem fechar. Vendi o carro à pouco. Para mim, é com alguma pena, jtd nunca mais!
Cumprimentos a todos.
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Eu nunca tive JTDs, por isso sou algo suspeito. mas seja como for parece-me que o teu caso concreto foi mais a "sorte" que tiveste como tu proprio admitiste. Carros negligenciados, sejam jtds, mpis, gtis, nenhum se safa. :t_up:
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Pois.... Foi mesmo a sorte dos que apanhei, mas... O que é demais é demais!!!
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