Autor Tópico: Marea 1.6 Marado  (Lida 5283 vezes)

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RS_Marques

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Marea 1.6 Marado
« em: 11 de Janeiro, 2007, 15:03:14 »
Tenho um problema com o meu MAREA 1.6 ELX, e gostava de saber se alguém me pode ajudar.

Então é assim:

Com a viatura parada:
- Arranque a frio põe-me o ralenti às 2500 RPM.
- Quando não está às 2500 RPM, o ponteiro do Conta-Rotações oscila entre as 1500 RPM e as 500 RPM. O motor não vai abaixo mas parece que se engasga.

Em arranque:
- Com os sintomas reportados acima, ao arrancar tenho de acelarar para o carro não ir abaixo, caso contrário, vai mesmo. Não indo abaixo engasga-se.
- Em marcha-atrás tem de se acelarar constantemente, senão vai mesmo abaixo.

Em andamento:

- Até o carro aquecer as rotações nunca baixam das 2500 RPM, memo em ponto morto ou com o pé na embraiagem.
- À temperatura normal do motor, não existe nenhum comportamento anomalo.

___________________________________________________________________

Penso que neste Forum existe muito mais sabedoria mecânica do que numa oficina da FIAT, e por isso estou aqui a socorrer-me de vocês. Se alguém me puder ajudar agradeço.

 

Tipo11

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Marea 1.6 Marado
« Responder #1 em: 11 de Janeiro, 2007, 15:53:38 »
Bem-vindo, RS_Marques! E uma apresentação no guichet das Boas Vindas?

 :aviso: Ó pessoal, expert na matéria, o q acham? É um problema mecânico? eléctrico?  :help:  

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Marea 1.6 Marado
« Responder #2 em: 11 de Janeiro, 2007, 16:23:06 »
O meu bravo (mesmo motor) por x oscila como o teu... em frio nota-s muito mais (sobe ate as 2000 +/-)... mas em quente tb oscila so q entre as 850 (o normal) e as 1200 no max... Problema:

no potenciometro de posicao da borboleta tenho problemas de mau contacto na ficha... Um pouco de spray e de forca nos pinos costuma resolver por alguns meses...

Mas visto o teu estar normal em quente testava primeiro o sensor de temperatura da agua.. é facil de testar com um multimetro e n é peça cara...

A frio a sua resistencia tem de ser perto de 3000 ohms e a quente perto dos 500ohms...
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Marea 1.6 Marado
« Responder #3 em: 11 de Janeiro, 2007, 16:27:57 »
Ja agora dizes q ele engasga... Isso n sera o carro a trabalhar em 3cilindros?? As velas estao boas?? n fizest/subtituist nada ultimamente?? tipo a correia de distribuicao??
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RS_Marques

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Marea 1.6 Marado
« Responder #4 em: 11 de Janeiro, 2007, 17:56:31 »
Não mudei absolutamente nada ultimamente...
 

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Marea 1.6 Marado
« Responder #5 em: 11 de Janeiro, 2007, 18:25:49 »
Entao eu tentava eliminar o prob por esta ordem:

Com ele frio tenta mexe na ficha do potenciometro e nos cabos a ver se ele normaliza... O meu normaliza imediatamente como s tivesse um cabo traçado...

S n resolver nada passa pro sensor da temperatura da agua...

Ja agora que fase é a tua carrinha ou o ano?? tem colectores de admissao em plastico ou aluminio?? E qas indicacoes q estou a dar servem so no fase 1 q tem os colectores em aluminio...
 
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Marea 1.6 Marado
« Responder #6 em: 11 de Janeiro, 2007, 18:40:45 »
Sinceramente não sei se tem os colectores de admissao em plastico ou alumino. Mas é um carro e é de 1997.

Vou tentar o q me disseste no fds.
De qualquer modo se mais alguém tiver uma ideia, não se acanhe.
 

F-117

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Marea 1.6 Marado
« Responder #7 em: 11 de Janeiro, 2007, 19:07:34 »
A parte de cima do teu motor é igual a este???
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Marea 1.6 Marado
« Responder #8 em: 11 de Janeiro, 2007, 22:45:49 »
Alguma coisa me diz ke o motor passo a passo está avariado ou sujo :d_roll:
O motor passo a passo (motor ke regula o regime de marcha lenta)
Ou borboleta de admissão suja :d_roll:
Sensores não me parece.
A avaria deve andar nessa zona da admissão :d_roll:
Tambem pode ser uma fuga de ar na admissão.
Tubinhos rotos etc.
« Última modificação: 11 de Janeiro, 2007, 22:47:32 por RMace »
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Marea 1.6 Marado
« Responder #9 em: 12 de Janeiro, 2007, 00:13:21 »
Podem ser várias coisas, motor passo a passo, potenciometro, velas, borboleta de admiçao suja, cablagens, mas eu via em 1º o sensor da temperatura!

Assim com tais sintomas só a frio, pode ser o sensor da temperatura, trabalha bem a quente mas em frio da informaçao como se o clima onde estamos fosse de 10º ou 20º negativos, a centralina manda muita gasolina e depois corta e dai as rotaçoes e engasgos.


 


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RS_Marques

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Marea 1.6 Marado
« Responder #10 em: 12 de Janeiro, 2007, 12:49:50 »
Citar
A parte de cima do teu motor é igual a este???
o motor é igual
 

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Marea 1.6 Marado
« Responder #11 em: 12 de Janeiro, 2007, 13:04:18 »
Tal como o pessoal aqui disse ja tens muito por onde explorar... A borboleta do meu nunca ficou suja esta sempre impecavel. S fosse o motor de passo a passo ou uma entrada de ar suplementar tb s mantiriam os sintomas a quente nao?Tal cm eu disse e o Naso realcou primeiro ia pro da temperatura. è coisa barata de s trocar...
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Marea 1.6 Marado
« Responder #12 em: 12 de Janeiro, 2007, 15:13:06 »
Citar
Tal como o pessoal aqui disse ja tens muito por onde explorar... A borboleta do meu nunca ficou suja esta sempre impecavel. S fosse o motor de passo a passo ou uma entrada de ar suplementar tb s mantiriam os sintomas a quente nao?Tal cm eu disse e o Naso realcou primeiro ia pro da temperatura. è coisa barata de s trocar...
Consegues-me dizer onde se situa o sensor?

F-117

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Marea 1.6 Marado
« Responder #13 em: 12 de Janeiro, 2007, 16:13:10 »
O sensor fica mesmo por baixo da fiarada toda junto á bobine como mostra a figura em cima. tens 2. um so liga um fio e é o q da indicação da temperatura pro painel e o outro é uma ficha com 2fios a ficha é azul e o sensor no meu caso é amarelo. S tivers um multimetro ve a sua resistencia... com o carro totalment frio deve ser algures pelos 3000ohms e depois ve a quente. Faz isso c o carro desligado e a ficha desligada... A quente tem de ser menos de 700ohms... Algures nos 500ohms ou assim... mas mede q depois eu vejo os valores corrctos na tabela...
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Marea 1.6 Marado
« Responder #14 em: 12 de Janeiro, 2007, 21:13:46 »
Jovem, o motor passo a passo é o ke regula o regime em marcha lenta do motor, se fica muito acelerado em frio, e o motor não compensa as quebras em kente tá tudo dito.
Quando o motor está frio o motor passo a passo abre a borboleta para acelerar o motor, quando está quente o motor passo a passo recua, fecha a borboleta baixa a rotação do motor e tem ke OBRIGATORIAMENTE compensar as quebras de rotação.
Ex:
Arrancar sem acelerar, ligar as luzes, arranque dos ventiladores arranque do A.C.
Tá tudo dito?
Não me parece ser o sensor de temperatura, isso quando avaria não faz esses sintomas.
Influencia sim nos consumos e no CO2.
O sensor de temperatura serve unicamente para informar a unidade de comando da temperatura do agente de refregeração do motor.
Não para o acelerar nem baixar rotações
Quando o motor está frio o sensor informa a unidade de comando do motor e a injecção dá mais gasolina para compensar no arranque a frio, quando está quente volta ao normal.
Quando o sensor avaria a unidade de comando não recebe informação, e está sempre a mandar mais gasolina para o motor, tal como se ele estivesse frio.
O que regula a aceleração é a borbuleta, não é a entrada de + ou - de gasolina.
Entendido?
Não cunheço muito bem esse motor, mas não me parece ke seija o sensor de temperatura, mas não vou teimar com voces :d_smoke:
Não te ponhas a trocar sensores e a meter sensores da concorrencia sem saberes em concreto o ke é a avaria.
É a minha opinião, agora faz o ke achares melhor
« Última modificação: 12 de Janeiro, 2007, 21:20:15 por RMace »
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