Autor Tópico: Restauro Fiat Uno 60SX  (Lida 214944 vezes)

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Mickey

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Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #195 em: 14 de Dezembro, 2012, 14:45:48 »
Não sei se é bem isso! A ideia reside em 'descalçar' a borracha da 'flange' (vamos chamar assim) formada pela chapa. As chapinhas referidas, poderão servir para proteger o vidro ao entalar lá... uma chave de fendas.

Não tenho muita experiência e já parti um vidro que já estava estalado. Mas diria que o procedimento é empurar com muito cuidado (e não muita força) o vidro para fora (não aplicar esta força concentrada, espalhar o mais possível). Ao fazer isto, irá ser criado algum espaço para o lábio da borracha poder passar para o lado de fora (passar para o lado de fora = ... como dizer ... para lá da tal 'flange'). Este passar não se dá logo à partida em todo o perímetro do vidro (aliás, esse é o resultado final). Tem de ser progressivo. No caso desse vidro, penso que o melhor será começar no canto de baixo, o qual faz um ângulo obtuso (> 90º) pois é o canto mais resistente do vidro.

Uma coisa que ajuda é aplicar detergente da louça na borracha (na zona de contacto entre a borracha e a chapa) para esta escorregar melhor.

Nunca encontrei isto bem feito e explicado em lado nenhum (imagens, youtube, etc) mas recordo-me ter visto algo mais ou menos bom. Mas vou tentar encontrar.

Obrigado pelo esclarecimento está óptimo, já percebi a lógica. Também estou com um certo receio de partir o vidro por isso ainda não fiz nada sem pedir a vossa ajuda  :t_up:

Se encontrares então agradeço...

Cumprimentos
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Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #196 em: 14 de Dezembro, 2012, 15:54:29 »
começas no meio do lado mais comprido, metes uma chapinha entre a borracha e a chapa, e depois e manobras para ficar paralela ao vidro, a esforçar a borracha, depois metes mais uma acima e outra abaixo, e outra, e outra ... eventualmente vais conseguir tirar algumas das primeiras chapinhas e conseguir forçar a borracha a "galgar" o lábio de chapa

tudo isto com calma e paciência, assim que se apanha o jeito, tira-se um para-brisas em menos de 5 minutos
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Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #197 em: 14 de Dezembro, 2012, 16:05:00 »
começas no meio do lado mais comprido, metes uma chapinha entre a borracha e a chapa, e depois e manobras para ficar paralela ao vidro, a esforçar a borracha, depois metes mais uma acima e outra abaixo, e outra, e outra ... eventualmente vais conseguir tirar algumas das primeiras chapinhas e conseguir forçar a borracha a "galgar" o lábio de chapa

tudo isto com calma e paciência, assim que se apanha o jeito, tira-se um para-brisas em menos de 5 minutos

Obrigado  :t_up:
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Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #198 em: 14 de Dezembro, 2012, 20:34:52 »
Alguém sabe como lavo os faróis por dentro?  :wacko:

O ideal seria tirar o vidro mas está colado... Não falta cromado apenas está com alguma sujidade lá dentro já tentei lavar mas é praticamente impossível chegar a todos os cantos
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Re: Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #199 em: 14 de Dezembro, 2012, 21:36:26 »
tirando o vidro :)
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Re: Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #200 em: 15 de Dezembro, 2012, 01:49:21 »
tirando o vidro :)
Pois mas o vidro está colado ao plástico, alias parece que o vidro foi posto a quente e o plástico à volta do vidro está meio derretido de modo a ficar estanque... Há alguma forma de o remover sem partir  :laugh:

Outra coisa, aconselharam-me a pintar a parte de baixo do carro (por fora e por dentro, por baixo da alcatifa e caves das rodas) com uma tinta tipo hammerite  :wacko: Será???
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Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #201 em: 15 de Dezembro, 2012, 09:11:58 »
Viva, o assunto relativo a separação do vidro da óptica do corpo do farol é mais um menos um clássico :happy:.

Este post aborda esse assunto.

Ainda sobre a extracção do vidro lateral, não encontrei o que pretendia mostrar mas deixo este magnífico restauro de um Panda 45 no qual é abordado a remoção do óculo traseiro. A fotografia é um pouco enganadora e acrescento que em vez da chave de fenda mostrada, dever-se-á usar as tais chapas. E atenção ao detergente da louça, garanto que ajuda muito ao processo de 'escorregamento'

Sobre o tipo de tinta hammerite..normalmente usa-se de aplicação directa em ferro/aço com alguma oxidação. Isto porque é uma tinta que se combina com a ferrugem e forma um óxido estável. Porém, entendo, que é uma solução imperfeita para o que se pretende. Para o chão do carro, além de a chapa ter de ser bem preparada (remoção da ferrugem) há tratamentos superficiais próprios (anti-gravilha). É a minha opinião..

Mickey

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Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #202 em: 15 de Dezembro, 2012, 12:34:57 »
Excelente a ideia de mergulhar a óptica em água quente, pelo que li resulta mesmo  :D

Não há o risco do vidro estalar/partir com a temperatura da água???
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Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #203 em: 15 de Dezembro, 2012, 14:47:40 »
no forno uns minutos sai logo tipo manteiga,comprovado por mim :P

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Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #204 em: 15 de Dezembro, 2012, 15:11:24 »
no forno uns minutos sai logo tipo manteiga,comprovado por mim :P
:t_up: Tenho de fazer o mesmo!  :sombrero:
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Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #205 em: 15 de Dezembro, 2012, 22:21:54 »
Alguém que já tenha pintado o cofre do motor sem o retirar?
Ficar alguma coisa de jeito?  :wacko:
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Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #206 em: 15 de Dezembro, 2012, 22:26:52 »
depende... se meteres um macaco... tirares um apoio... isolares tudo.. pintas um lado... depois de secar... montas aquele lado e fazes o mesmo do outro... até consegues um resultado aceitável.. claro que sem o motor la é muito mais limpinho :)
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Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #207 em: 15 de Dezembro, 2012, 22:57:18 »
depende... se meteres um macaco... tirares um apoio... isolares tudo.. pintas um lado... depois de secar... montas aquele lado e fazes o mesmo do outro... até consegues um resultado aceitável.. claro que sem o motor la é muito mais limpinho :)
Pois eu sei, mas o que vai acontecer é mesmo o que disses-te e vou aproveitar para substituir os apoios, as borrachas estão todas gretadas... Depois sendo bem isolado e com muita paciência até dá para pintar bem, o cofre do motor do Uno dá quase para andar lá dentro  :D
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Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #208 em: 15 de Dezembro, 2012, 23:44:37 »
com um bocado mais de trabalho tiras-o para baixo e pintas isso
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

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Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #209 em: 16 de Dezembro, 2012, 00:38:45 »
Tenho de ver bem a coisa, não é que o cofre esteja mau mas como o carro vai ser pintado, ficava tudo bonitinho  :blush:
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