Autor Tópico: Restauro Fiat Uno 60SX  (Lida 213388 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #720 em: 10 de Setembro, 2014, 11:59:39 »
Foste tu que afinas-te o carburador?

Se a referência que me vais dar coincidir com um que tenho lá em casa vou monta-lo no 60SX, depois de uma limpeza como é óbvio e depois preciso de o afinar, mas aqui na zona não conheço ninguém de confiança que faça esse trabalho, o pessoal é tudo virado para a electrónica e mexer nos carburadores tá quieto...

Outra coisa que queria era arranjar um jogo de juntas para o carburador mas não tá fácil  :wacko:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #721 em: 10 de Setembro, 2014, 12:02:43 »
Não afinei nada o carburador! Tenho lá unhas para isso... Só mexo no parafuso do ralenti, nem toco no da mistura.

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #722 em: 10 de Setembro, 2014, 12:05:41 »
Não afinei nada o carburador! Tenho lá unhas para isso... Só mexo no parafuso do ralenti, nem toco no da mistura.
:lol: Como eu  :blush:

Tenho de levar o carro ao electricista e o gajo com a máquina de CO lá afina aquilo mas não me parece ficar a 100% não sei porque  :wacko:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #723 em: 10 de Setembro, 2014, 16:42:28 »
Quantos graus marca no volante (tampinha por baixo do termoestato) do motor 1108 carburado, com o rotor do distribuidor alinhado com o o carvão do 1º cilindro?

Ou seja com quantos graus se afina (sem pistola) o distribuidor?
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #724 em: 10 de Setembro, 2014, 16:49:32 »
Mickey, tens email? Tenho aqui um manual de Uno que cobre varias versões, pode ser que te safes... :t_up:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #725 em: 10 de Setembro, 2014, 17:44:30 »
eh pah, eu apostava nos 10º

mas basicamente vai afinando e indo á estrada, o ideal é o max de avanço sem teres "grilar" nem detonação(que num fire de fabrica não será problema)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #726 em: 10 de Setembro, 2014, 18:12:03 »
eh pah, eu apostava nos 10º

mas basicamente vai afinando e indo á estrada, o ideal é o max de avanço sem teres "grilar" nem detonação(que num fire de fabrica não será problema)
Okapa!  :t_up:

Volante do motor na marca dos 10º e rotor do distribuidor a apontar para o carvão do 1º cilindro  :D

O problema está mesmo aí, no grilar, deixei o carro no electricista à hora de almoço e fui buscar o carro à pouco, está mais solto e mais nervoso, mas uma ligeira subida piso uma 3ª e grila por todo o lado  :wacko:

Daqui a pouco vou por o motor na marca dos 10º e ver como está o distribuidor.


Obrigado  :palmas:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #727 em: 10 de Setembro, 2014, 18:16:30 »
acerta-o de ouvido, a afinação varia com o estado do distribuidor
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #728 em: 10 de Setembro, 2014, 18:21:06 »
acerta-o de ouvido, a afinação varia com o estado do distribuidor
Há algum promenor a ter em conta ao afinar de ouvido?

Ou simplesmente vou afinando até o trabalhar ser mais "certo"

O gajo também mexeu no ralenti, antes estava nas 850/900 agora anda pelas 1100. Parece-me que avançou o distribuidor simplesmente  :wacko:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #729 em: 10 de Setembro, 2014, 18:28:14 »
avanças ou atrasas conforme grilar ou não, depois de estar o avanço corrigido, afina-se o ralenti e o CO
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #730 em: 10 de Setembro, 2014, 18:30:41 »
avanças ou atrasas conforme grilar ou não, depois de estar o avanço corrigido, afina-se o ralenti e o CO
Muito bem  :t_up: Obrigado

Vou por o ponto no sítio e depois o CO e o ralenti vou mandar afinar com máquina
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #731 em: 10 de Setembro, 2014, 18:33:58 »
o ralenti podes afinar de ouvido... o CO... tendo "tarimba" até da para o por de maneira a passar, mas é algo complicado explicar por aqui
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #732 em: 10 de Setembro, 2014, 18:38:25 »
o ralenti podes afinar de ouvido... o CO... tendo "tarimba" até da para o por de maneira a passar, mas é algo complicado explicar por aqui
Sim o ralenti é relativamente fácil e depois também tens o conta rpm que ajuda no ajuste, a mistura é mais complicado à uns tempo tentei, jesus ficou a beber mais e a andar menos  :D

A mistura actualmente não me parece estar muito má porque as velas estão marron com a ponta do electrodo massa esbranquiçada, mas agora levou finalmente o distribuidor indicado para o motor e todo restaurado, comvém dar uma afinadela  ;)
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #733 em: 10 de Setembro, 2014, 18:41:28 »
basicamente cortas mistura até começar a perder rotação, depois é ensaiar, e ver se consegues ter boa resposta

mistura pobre significa mais potência, nos NA a carburador é assim que se tira rendimento
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Restauro Fiat Uno 60SX
« Responder #734 em: 10 de Setembro, 2014, 18:47:01 »
basicamente cortas mistura até começar a perder rotação, depois é ensaiar, e ver se consegues ter boa resposta

mistura pobre significa mais potência, nos NA a carburador é assim que se tira rendimento
Yep!

Agora estou a restaurar um carburador (WEBER 32 TLF 27 252 0231) também original do 1108 depois de o restaurar e colocar no carro faço o teste  ;)

Está é dificil de arranjar um jogo de juntas de reparação para o carburador, sabes de algum sítio onde haja?
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014