Autor Tópico: pastilhas de travão  (Lida 1065 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

josbat

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
pastilhas de travão
« em: 13 de Abril, 2011, 19:47:29 »
Boas alguém me sabe dizer como se muda as pastilhas de travão de um fiat uno de 92,agradecia  .Obrigado.

AutoSueco.pt

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 715
  • Karma:
    +0/-0
Re: pastilhas de travão
« Responder #1 em: 17 de Abril, 2011, 18:00:03 »
Isso é muito facil, só desmontar e vês logo como é.

-Tiras a roda,
-tiras a cavilha que segura o calço de cima e tiras o calço de cima deslizando na tua direcção (fazes o mesmo com o de baixo),
-tiras maxila para fora,
-desencaixas pastilhas velhas,
-metes pastilhas novas (com respectivas molas que vêem no kit),
-recolhes o embolo do travão aliviando 1 pouco o bombito na maxila (atenção que antes disto tens de preparar ja 1 tubo e um recipiente para encaixar no bombito para recolheres o oleo de travões que sair pois este é altamente corrosivo e mais tarde voltares a adicionar),
-voltas a condicionar a maxila, desta vez ja com as pastilhas novas montadas,
-voltas a apertar o bombito para não verter mais oleo,
-voltas a meter os calços e respectivas cavilhas,
-aperta a roda,
-da uma pequena volta em segurança e vê se está tudo a funcionar bem com os travões e está feito.


Agora a segunda parte da minha humilde ajuda:
Para seres tu a fazer manutenção no teu carro a primeira ferramenta essencial que deves comprar (ou até fazeres download se encontrares) são manuais e documentos técnicos sobre a viatura. Lê e aprende o maximo que puderes sobre o carro e sobre o problema em particular antes de pôr as mãos à obra.
Não me parece que seja o caso desta vez na mudança de pastilhas, mas muitas vezes quando se parte para o problema sem saber bem préviamente as dificuldades que vai encontrar, muitas vezes acabamos por criar 1 problema maior que era facilmente evitado com 1 simples preparação e documentação prévia.
Ao perguntares como se executa esta operação claramente indica que n tens nenhuma ou suficiente documentação técnica sobre o veiculo, tenta arranjar pois só vai melhorar e tornar mais facil e agradavel todo processo de manutenção da viatura.
Tens aqui o exemplo de uma já boa ajuda pela módica quantia de menos de 10€ -----» http://cgi.ebay.co.uk/FIAT-UNO-1983-1995-Haynes-Workshop-Manual-/150589999225?pt=UK_CarParts_Vehicles_Manuals_Litterature_ET&hash=item230fdd0879#ht_598wt_905

Espero ter ajudado e não ter dado nada a ideia de presunçoso pois estes conselhos são fruto dos meus próprios erros :) :fiat:
91' Lancia Y10 LX ---- gone!
91' Fiat Uno 60 SX ---- sold!
76' Fiat 127 ---- waiting funds...
12' Fiat Panda 1.2 GPL
12´Fiat 500L 1.3 MJet