Autor Tópico: Fiat Doblo Maxi 1.6 Multijet 2010 Avaria no fecho central de portas.  (Lida 1462 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

maldisposto

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
Boa tarde a todos os membros,
Tenho o seguinte problema na minha Doblo:
 Utilizando o comando remoto ou a chave,este não fecha electricamente as portas do veiculo apenas faz o inverso.
Trata-se de uma avaria eléctrica e o código de erro remete-nos para defeito de um relay existente na unidade de controle vulgo same.
Algum membro me consegue indicar qual o relay na foto em anexo que possa estar a provocar este defeito ou onde possa encontrar um esquema eléctrico do sistema de abertura e fecho de portas?
Muito obrigado pela disponibilidade.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Doblo Maxi 1.6 Multijet 2010 Avaria no fecho central de portas.
« Responder #1 em: 04 de Setembro, 2020, 08:42:34 »
Bom dia.
Eventualmente conseguirei arranjar qq coisa de esquema, mas nao refere a posiçao do rele.
Nao tem como identificar os que estao a funcionar e depois medir a chegada de tensao as bobines dos reles que funcionam?

maldisposto

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Doblo Maxi 1.6 Multijet 2010 Avaria no fecho central de portas.
« Responder #2 em: 04 de Setembro, 2020, 12:29:50 »
Bom dia.
Eventualmente conseguirei arranjar qq coisa de esquema, mas nao refere a posiçao do rele.
Nao tem como identificar os que estao a funcionar e depois medir a chegada de tensao as bobines dos reles que funcionam?

Efectivamente dará para identificar, mas tratando-se de uma unidade de controle haverá o risco de se provocar um curto e atirar a mesma para o lixo.
Daí ser essencial o esquema para identificar qual ou quais os relay que controlam a abertura e fecho das portas ou a ajuda de algum membro que tenha tido o mesmo problema e possa eventualmente indicar ou identificar na foto o relay que faz essa função.
Grato pela disponibilidade.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Doblo Maxi 1.6 Multijet 2010 Avaria no fecho central de portas.
« Responder #3 em: 07 de Setembro, 2020, 08:57:20 »
Compreendo a sua preocupação com os curtos.
Na vez de fazer o teste com as pontas de prova na placa, (uma vez que ja esta fora de garantias) eu soldava umas pontas de fio aos pinos do rele, a outra extremidade dos fio aperta nuns ligadores para nao correr o risco de encostarem, e faz a medição nos ligadores. Claro que que a placa ja nao fica com a aquelas soldas bonitinhas mas desde que nao deixe solda a mais a fazer curtos é um metodo bastante seguro.
Se bem que obriga a retirar o modulo do carro e era bem mais pratico saber qual o relé em questao e avaliar a partir dai.  :t_up: