Boas
Uma coisa que detesto é abrir o capot e dar logo de caras com a tampa das válvulas toda suja e sem brilho, então resolvi dar-lhe uma limpeza.
A desmontagem não tem grande sabedoria, é retirar a caixa do filtro de ar retirando as duas porcas na parte superior e a braçadeira lateral que segura o tubo de recuperação dos vapores de oleo e desengatar a mola de fixação à tampa das válvulas situada debaixo da caixa do filtro.
Para ter mais margem de manobra e não estragar mais a tampa da distribuição, também a retirei.
Dasapertar os dois parafusos na parte frontal da tampa de distribuição junto ao colector de escape
Dasapertar o parafuso junto à vareta do oleo.
Desapertar o parafuso colocado na parte final da tampa da distribuição junto ao sensor de rotação
desapertar os 4 parafusos da dita tampa das válvulas.
Ei-la toda enjavardada.
Depois de estar confortávelmente instalado na cozinha para proceder à limpeza é que reparei que não tinha petróleo e vá de vasculhar nos produtos da "patroa" se havia alguma coisa para o efeito e descobri um que talvez desse resultado.
Esfregando...
E não é que resulta
Aqui tinha acabado o produto
Resultado final do lado interno
Por fora como não tinha lixa 1000 dei-lhe directamente com polish aplicado com o berbequim e catrabucha e não ficou mal
50% já polida
Para a montar é seguir o processo inverso da desmontagem. Aproveitei a mesma junta de borracha,adicionei-lhe foi um pouco de silicone proprio para juntas de vedação de oleo e não se tem babado.
Boas limpezas
Isto é apenas a descrição do processo que utilizei. Não serve de guia e não me responsabilizo por danos causados se o seguirem. Estão por vossa conta e risco.