Pessoal um pouco de cultura!
FIAT LUX significa em latin faça-se lux.
Este é o titulo de um artigo do extinto jornal dos classicos que conta a história das luzes nos veiculos ao longo dos tempos.Vou tentar resumi-lo aqui para voçes que eventual/ o desconhecem.
:eheh:
Os primeiros descendentes das carroças tinham pequenas luzes a petroleo que pouco mais efeito tinham alem de marcar presença e ser decorativo.
A verdadeira iluminação surge por inspiração nos comboios.Bentley começou por trabalhar na great western railway e dai tirou a ideia do acetileno.
Como funcionava?Quimica pura.
Um componente chamado carboreto calcio em contacto com a agua liberta um gaz chamado acetileno quando inflamado dava uma forte luz branca refletida num espelho concavo e refletia para a estrada.
Em vez de apertar um botão acendia -se um fosforo e pronto.
Isto como padem calcular era pouco pratico.
Um americano chamado Kettering depois de juntar chumbo á gasolina e substituir o magneto por bobina nos carro decidiu que as luzes de acetileno estavam a precisar de ser substituidas...E é claro agora havia uma bateria nos carros e o farois electricos eram uma realidade.
Adoptarm uma forma parabolica(Como o espelho especial de Cleopatra)
Isto levou ao encandeamento dos outros utilizadores de estrada com outro problema por resolver,como evitar?
Anos vinte surge a ainda hoje eficaz lampada bilux com dois filamentos.
O artigo é mais vasto mas o ecencial tá aqui espero que tenham gostado... :love: