Autor Tópico: Cinquecento Sport - Ralenti alto e desliga-se  (Lida 8164 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Re: Cinquecento Sport - Ralenti alto e desliga-se
« Responder #30 em: 28 de Fevereiro, 2011, 23:23:00 »
Ainda não cheguei à fase do desespero.  :P

Hoje já montei o potenciómetro da borboleta e a sonda lamba do bafo ehehehe Parece que ficou melhor.

De que forma uma panela traseira bem partida pode afectar o funcionamento do motor... para além de alterar a "back-pressure"?
« Última modificação: 28 de Fevereiro, 2011, 23:24:01 por RuiG »

SEMPRE A FUNDO

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Re: Cinquecento Sport - Ralenti alto e desliga-se
« Responder #31 em: 01 de Março, 2011, 16:49:19 »
Estou oficialmente à beira de um ataque de nervos  :P

Ontem troquei sonda lambda e sensor da borboleta. Levou panela traseira nova.

Já não sei o que troco mais. Só me falta o sensor MAP, as velas e os cabos.

Só vejo que possa ser a centralina ou um problema eléctrico... será? Será que pode ser a bomba de gasolina que se não estiver em carga deixa de enviar gota? Já não sei o que ver mais.

Agradeço ideias frescas pessoal.

SEMPRE A FUNDO

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Cinquecento Sport - Ralenti alto e desliga-se
« Responder #32 em: 01 de Março, 2011, 19:45:55 »
poderia colocar aqui varias maneiras de dizer a mesma coisa... :nhedaxe:


relanti alto.. causas possiveis.

-cabo de acelerador preso
-afinação incorrecta (ou motor passo-passo avariado)
-FUGA DE ADMISSÃO

desliga-se quando se retira carga (parar, trocar de mudança)

-relanti baixo
-mistura fraca
-deficiencia de ignição

uma fuga de admissão é qualquer ponto onde entra ar não medido depois da borboleta. causa relanti alto da mesma forma como se a borboleta estivesse aberta.. causa mistura fraca porque tem ar não medido pela centralina.

e se um mecanico não encontra a fuga....
« Última modificação: 01 de Março, 2011, 19:46:51 por smokeme »

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Re: Cinquecento Sport - Ralenti alto e desliga-se
« Responder #33 em: 02 de Março, 2011, 09:47:44 »
Ois.

Agradeço-te muito honestamente a tua ajuda pois é muito bem-vinda.

Sei que por vezes é frustrante dizervezes sem conta a mesma coisa e parecer que não serve de nada. Tal como disse fui no Domingo fazer o tal teste do "fumo" e não deu em nada. Inclusivamente como tinhamos lá pronto a montar, foi trocada a junta do colector de admissão.

Vou tentar dissecar os pontos que colocas e dizer o que fiz:

-cabo de acelerador preso (testei o gatilho, o pedal e tudo onde pude verificar e está operacional)
-afinação incorrecta (ou motor passo-passo avariado) (foi montado um passo-passo original Fiat Cinquecento Sport novo)
-FUGA DE ADMISSÃO (foi verificado com teste adequado e trocada a junta do colector de admissão)

desliga-se quando se retira carga (parar, trocar de mudança)

-relanti baixo (o ralenti do carro está por volta das 1000rmps)
-mistura fraca (os consumos comparados com o meu outro Cento estão normais, a bomba ferra bem e nunca me acendeu a luz de avaria de motor em andamento, nem mesmo quando se desliga)
-deficiencia de ignição (o carro não falha em regimes nenhuns)


Para resumir aqui está a lista de coisas feitas:
-Passo-passo novo
-Sensor de tempratura de admissão novo
-Sensor da borboleta nova
-Sensor MAP novo
-Sonda lambda nova
-Panela de escape traseira nova
-Sensor de rpms novo
-Teste de fugas na admissão efecturado
-Todas as fichas verificadas em termos de ligação

Falta arranjar outros cabos de velas e velas. As velas que lá estão actualmente, segundo o mecânico apresentam uma aparência associada a boa queima.

Basicamente imaginem o seguinte:
-Se carregar na embraiagem, seja a baixas velocidades ou altas, e deixar a rotação cair livremente ele adormece que nem um anjinho. Desliga-se e a luz de motor nunca acende. Depois de se desligar pega bem logo ao primeiro toque do motor de arranque.
-Se quando carregar na embraiagem der um toque suave no acelerador, mantendo a embraiagem em baixo, e depois então reduzir nada se passa.

Desde já obrigado pela vossa paciência.
« Última modificação: 02 de Março, 2011, 10:35:59 por RuiG »

SEMPRE A FUNDO

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Cinquecento Sport - Ralenti alto e desliga-se
« Responder #34 em: 02 de Março, 2011, 19:15:41 »
Ois.

Agradeço-te muito honestamente a tua ajuda pois é muito bem-vinda.

Sei que por vezes é frustrante dizervezes sem conta a mesma coisa e parecer que não serve de nada. Tal como disse fui no Domingo fazer o tal teste do "fumo" e não deu em nada. Inclusivamente como tinhamos lá pronto a montar, foi trocada a junta do colector de admissão.

Vou tentar dissecar os pontos que colocas e dizer o que fiz:

-cabo de acelerador preso (testei o gatilho, o pedal e tudo onde pude verificar e está operacional)
-afinação incorrecta (ou motor passo-passo avariado) (foi montado um passo-passo original Fiat Cinquecento Sport novo)
-FUGA DE ADMISSÃO (foi verificado com teste adequado e trocada a junta do colector de admissão)

desliga-se quando se retira carga (parar, trocar de mudança)

-relanti baixo (o ralenti do carro está por volta das 1000rmps)
-mistura fraca (os consumos comparados com o meu outro Cento estão normais, a bomba ferra bem e nunca me acendeu a luz de avaria de motor em andamento, nem mesmo quando se desliga)
-deficiencia de ignição (o carro não falha em regimes nenhuns)


Para resumir aqui está a lista de coisas feitas:
-Passo-passo novo
-Sensor de tempratura de admissão novo
-Sensor da borboleta nova
-Sensor MAP novo
-Sonda lambda nova
-Panela de escape traseira nova
-Sensor de rpms novo
-Teste de fugas na admissão efecturado
-Todas as fichas verificadas em termos de ligação

Falta arranjar outros cabos de velas e velas. As velas que lá estão actualmente, segundo o mecânico apresentam uma aparência associada a boa queima.

Basicamente imaginem o seguinte:
-Se carregar na embraiagem, seja a baixas velocidades ou altas, e deixar a rotação cair livremente ele adormece que nem um anjinho. Desliga-se e a luz de motor nunca acende. Depois de se desligar pega bem logo ao primeiro toque do motor de arranque.
-Se quando carregar na embraiagem der um toque suave no acelerador, mantendo a embraiagem em baixo, e depois então reduzir nada se passa.

Desde já obrigado pela vossa paciência.

que foi feito antes dos sintomas aparecerem?


quanto ao teste de fumo depende de como foi feito.

mantenho que os sintomas são uma fuga.

relanti alto indica logo ar a mais, a UNICA forma de acelarar um motor a gasolina é introduzindo mais ar.. ar não medido causa mistura fraca, é impossivel notares nos consumos a não ser que fique perigosamente fraca..

estamos a falar de um motor a injecção, a centralina compensa quando se retira esforço do motor mas se entrar ar não medido ela não vai compensar que chegue e ficamos com o famoso "morre nas trocas"

e provavelmente com o motor frio deves ter mais de 1000rpm ao relanti, isso é quase o normal a frio e depois desce quando aquece..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Re: Cinquecento Sport - Ralenti alto e desliga-se
« Responder #35 em: 02 de Março, 2011, 22:16:15 »
A tua paciência é um tesouro para mim  :hail:

Concordo plenamente com a questão do ralenti alto. Sei que não se consegue afinar e que é a centralina que controla os acontecimentos.

Entretanto uma descoberta... o sensor de temperatura do lado do condutor (o único que faltava ser trocado, o azul) estava encharcado e a ficha também. Já foi trocado por outro novo que tinha cá.

Fiz reset à centralina. O ralenti neste momento anda na casa das 950rpms e não treme como dantes tremia às 1000 e tal. Será que era esse maldito sensor a dar-me problemas (ou alguns dos problemas)? Fiz uns para-arranca aqui à porta (já é muito tarde) a rotação cai como normal quando se carrega na embraiagem mas aguentou-se. Fiz questão de ter o motor bem quente para saber que a mistura ar/gota já estava no ponto normal.

Desde já, mais uma vez, mil obrigados. Ainda vou continuar a dar a minha revisão (sou eu que tenho feito quase tudo e quando preciso falo com o meu vizinho) e no pior dos cenários pelo menos aprendo um pouco de mecânica.

Divirtam-se.

SEMPRE A FUNDO

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Cinquecento Sport - Ralenti alto e desliga-se
« Responder #36 em: 02 de Março, 2011, 23:12:13 »
Tava a começar a ler as respostas e tava a pensar:então mas e o sensor de temperatura ainda não se mudou?  :huh:

A injecção de combustivel faz-se através ( e não só claro ) da temperatura do liquido de refrigeração,sem ele não há injecção pa ninguém.... :angry: :angry:

Se experimentares desligar o sensor de temp,vais ver que o carro na pega nem a tiro... :wacko: :wacko:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Re: Cinquecento Sport - Ralenti alto e desliga-se
« Responder #37 em: 03 de Março, 2011, 09:43:24 »
Na altura não o mudei porque foi tirado e estava com óptimo aspecto. Limpei tudo com 0w40 bem sopradinho e montei de novo. Ontem quando fui re-verificar, para fazer a troca efectiva, vi aquilo encharcado por dentro da ficha. Não o troquei logo, porque tenho trocado peça a peça para identificar o problema. Se fizesse tudo de uma fez ficava sem saber de onde vinha a situação anormal, corria o risco de alguma coisa ficar mal aplicada e ter um novo problema não identificado. Tenho tentado ser metódico. Cada dia, cada peça ou duas no máximo que sejam do mesmo "circuito".

Todas as fichas limpas e sopradas logo no primeiro dia, assim como verificados todos os tubos e ligações eléctricas. A explicação que vejo para esta descoberta, é por ter o carro parado a algum tempo quando fiz a verificação inicial a ficha entretanto ter secado. Ontem tinha desligado o carro à minutos quando a tirei e a água foi logo evidente.

É assim tão normal algo que parece de metal sólido aparecer furado???

Mais uma vez obrigado.
« Última modificação: 03 de Março, 2011, 09:46:08 por RuiG »

SEMPRE A FUNDO

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Cinquecento Sport - Ralenti alto e desliga-se
« Responder #38 em: 03 de Março, 2011, 19:58:38 »
Tava a começar a ler as respostas e tava a pensar:então mas e o sensor de temperatura ainda não se mudou?  :huh:

A injecção de combustivel faz-se através ( e não só claro ) da temperatura do liquido de refrigeração,sem ele não há injecção pa ninguém.... :angry: :angry:

Se experimentares desligar o sensor de temp,vais ver que o carro na pega nem a tiro... :wacko: :wacko:

no Thema sim com o sistema da idade da pedra, carros recentes não têm grande problema em ter falta de sensor de temperatura, usam dados no mapa (assumem motor frio) para compensar e acendem a luz de erro.. nada economico nem muito saudavel a longo prazo mas trabalha.. é o chamado "safe mode"

nunca apontei para o sensor mesmo por acusar motor frio quando falha, causa gasolina a mais e relanti alto.. com o motor quente nota-se bem o cheiro a gasolina, parece um motor a 2 tempos...


http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Re: Cinquecento Sport - Ralenti alto e desliga-se
« Responder #39 em: 03 de Março, 2011, 21:57:49 »
Aparentemente hoje o carro portou-se melhor. Só se desligou uma vez a frio mas assumo que ainda estivesse a aprender como fazer ralenti pois fiz reset à centralina.

A vir para casa, já numa estrada sem ninguém e de motor quente, testei:
-Ir em quarta embalado e carregar na embraiagem. Aguentou-se sem aquela queda das rpms abaixo do valor normal de ralenti. Simplesmente continuou a rolar solto. Fiz o mesmo teste 3 vezes e nada.
-Ir em terceira um pouco mais em esforço de motor e carregar na embraiagem. Testei uma vez e lá seguiu viagem.
-Ir em segunda em redução e carregar na embraiagem, tipo aproximação a rotunda. Testei e siga.
-Ir em primeira e fazer tipo parar para estacionamento com ponto de embraiagem. Funcionou. O ponteiro fez o normal abrandar abaixo das rpms de ralenti mas aguentou-se. Testei duas vezes.
-Por fim fui em terceira bem puxada às 5500rpms e carreguei na embraiagem com travão à mistura. Siga.

O que fiz mais quando cheguei a casa hoje foi re-afinar o parafuso onde bate a borboleta, pois o antigo dono colocou-o no mínimo vá-se lá saber porquê. Dava a ideia de ter o cabo com uma tensão bruta. Reposicionei o parafuso mais alto, mais ou menos como tenho no outro, e por fim afinei devidamente o cabo de acelerador.

Aproveitei e tirei o tubo do sensor MAP e limpei-o bem com wd40 seguido de uma boa assopradela com o compressor.

Amanhã logo vou ver se estou com o problema realmente resolvido. Para já parece-me muito melhor.

Mil obrigados pessoal.
« Última modificação: 03 de Março, 2011, 21:59:27 por RuiG »

SEMPRE A FUNDO

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Re: Cinquecento Sport - Ralenti alto e desliga-se
« Responder #40 em: 04 de Março, 2011, 15:15:08 »
Ois pessoal.

Hoje até ver o Cinquecento rola sem problemas de maior. Tem o ralenti um pouquito alto em torno das 1000rpms mas nada de grave.

Este fds vou trocar a válvula de temperatura do radiador, pois parece-me estar a vedar mal e trocar o radiador pois tenho lá um novo em casa e este tem umas pedradas valentes. Aproveito saco-lhe a tubagem de refrigeração toda fora, os colectores de escape e troco as relas da frente todas.

Para já desde que o cento ande e me leve para o trabalho é o que eu preciso.

Mantenho o pessoal informado dos acontecimentos.

SEMPRE A FUNDO

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Re: Cinquecento Sport - Ralenti alto e desliga-se
« Responder #41 em: 05 de Março, 2011, 20:47:47 »
Quase todos os dias, desde que comprei o pequenito maldito, que quando chego a casa lhe abro e capot e olho para aquilo... e ainda bem que o faço.

Ontem, mais uma vez, meti-me lá debaixo.

Descobri que uma das tubagens do canister de carvão estava partida e andava presa por uma cinta. Resumindo, tinha ali uma entrada de ar directa para o sistema de reaproveitamento de gases. Reparei aquilo como pude e ficou bem isolado, aproveitando para verificar as outras tubagens e apertar as abraçadeiras.

Entretanto vi uma foto do TB e fui comparar com o meu. Tinha as tubagens de vácuo trocadas  :angry: Em algum momento na sua vida, devem ter desmontado o TB e toca de montar sem olhar. A do canister estava ligada na da caixa de ar e vice-versa. Ainda não experimentei o carro mas só pode mesmo ser disto.

Fico fulo quando alguém que se diz mecânico, ou não, se põe a inventar. O que me safa é a persistência e a vossa ajuda, pois se o carro fosse à Fiat para diagnóstico bem podia pedir um empréstimo bancário.

Bom fds Fiatistas.

SEMPRE A FUNDO