Autor Tópico: restauro fiat cinquencento sport bi-fuel  (Lida 14965 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

darth_vader

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 84
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
restauro fiat cinquencento sport bi-fuel
« em: 06 de Julho, 2012, 11:55:31 »
Boas... Com já sabem (pelo menos akeles que me tem acompanhado) ando a restaurar um pouquito com pouquito $ o meu pequenito  :d_grin: O próximo passo será o banco do condutor... está pior que um chapeu dum pobre... o que parece ser natural acontecer pois ja me disseram... e akilo tá mesmo mau... o assento está rôto e bem rôto... o lombar lateral lado da porta está rôto e até falta já esponja... e finalmente falta-lhe a peça em plastico do lado da porta onde está a roldana de mexer nas costas... aceito sujestoes... nao será mais barato arranjar um banco por aí em boa condição? Se souberem de algum e em conta?! :palmas: Senão vou partir para um estufador... e em relação à peça de plastico do banco se souberem de alguma por aí pah... façam o favor de me informarem!!! :help:... o resto dos bancos estão ok... um bocado sujos... a esposa ja andou com esponja um liquido qq e até melhorou... mas não estão limpinhos... enfim é akilo que disse o bicho não era bem tratado... tenho agora de ir tratando  :mecry:
kkkk

NetEnforcer

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 2720
  • Karma:
    +1/-0
Re: restauro fiat cinquencento sport bi-fuel
« Responder #1 em: 06 de Julho, 2012, 12:08:39 »
Olha, pelo que tenho visto noutros topicos de restauro, arranjar um banco em condições é como arranjar um taxi em noite de passagem de ano  :sombrero:

Secalhar estofador não seria uma má opção....

Espreita o restauro do Comandante e do cinq soleil dele, que ele mostra como se tira as capas dos bancos e talvez secalhar tu possas fazer algum tipo de restauro....

(evita é agrafar o banco todo sff  :lol: :lol: :lol:)

Força ai!
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: restauro fiat cinquencento sport bi-fuel
« Responder #2 em: 06 de Julho, 2012, 12:55:48 »
Bem o que eu posso adiantar é que quanto as capas dos Bancos não são fáceis de retirar mas vou tentar explicar... ( Porque no meu tópico só la meti as fotos com elas já retiradas..)

1º - Retirar os 4 parafusos que seguram o banco a carroçaria do carro...
2º - Ja com o banco cá fora Temos que Deitar o mais possível o Banco...
3º - Depois temos que desapertar as péças plásticas laterais dos bancos... ( Cinzentas... ou em preto dependendo da versão dos cinquecentos. )
    - Atenção Mas muita atenção que A tampa que é responsável por ajustar as costas do banco para cima ou mais para baixo.. Tem umas patilhas a segura-las por dentro, Logo é necessário deitarem o banco o mais possível para traz (Tipo cama ) e com o auxilio de uma lanterna e de uma chave de fendas vão rodando a roda para cima aos poucos e vão com a chave de vendas puxando as patilhas grandes... para poderem Soltar o Botão do Sitio... (Se isto não for feito desta maneira podem dizer adeus ao Regulador...  ) Quanto a outra tampa do outro lado é só puxar normalmente que ela sai.
4º - Depois de retiradas as péças plásticas... podem reparar que por baixo do sitio das péças plásticas tem 2 molinhas de plastico que seguram o tecido.. ( 1 do lado direito e outra do lado esquerdo... ) Com o auxilio de um saca molas ou mesmo de uma chave de fendas de ponta grande conseguem retira-las com alguma facilidade... (No entanto cuidado para não as partirem  senão depois é chato arranjar umas para ali. )
   - Depois de retiradas essas péçinhas plásticas podemos reparar que se virarmos o banco de patas para o ar ( com as esponja do banco para cima e com o acendo do condutor para baixo..) temos um género de calhas de plastico que estão cozidas ao tecido e que prendem o próprio tecido ao chassi do banco... E só retira-las para fora... e em principio a esponja solta-se do banco... (Se não se soltar verifiquem se retiraram as calhas plásticas todas... Caso contrário tentem deitar ainda mais o banco utilizando o regulador para abrir mais espaço entre o acendo e os costados do banco... depois é só desprender a esponja..)
5º Depois de termos a esponja solta... com o auxilio de um alicate forte de pontas temos que abrir as argolas que estão dentro do tecido interior das capas dos bancos para podermos soltar o tecido da esponja...

Notas: Caso queiram lavar as capas... muito cuidado porque não podem ir para a maquina com ferros nem nada do género... E mesmo assim cuidado porque se as costuras já tiverem frágeis podem descoser-se ainda mais... e agravar mais o estado do banco...

Mais Notas: So retirei o acento do banco porque era só para fazer uma esperiencia mas caso queiram retirar os costados do banco em principio vão ter que.. desapertar os puxadores (Tirando o parafuso ) e Tirando os encostos das cabeças... E retirando uns cordeis que estão dentro do banco... ( uma coisa estranha que parece segurar não sei que que e que ainda não averiguei bem ... )

Espero ter ajudado alguma coisa... Porque a mim ninguém me explicou como tinha que fazer então arrisquei a meti-me a desmontar isto sozinho e por tentativas... para não estragar nada no banco.

Boa Sorte...

 :t_up:
« Última modificação: 06 de Julho, 2012, 12:57:55 por Comandante »

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: restauro fiat cinquencento sport bi-fuel
« Responder #3 em: 06 de Julho, 2012, 13:11:41 »
Comandante, pegavas neste texto todo, ilustravas com as fotos e abrias um DIY na área própria!

Que tal?

 :)

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: restauro fiat cinquencento sport bi-fuel
« Responder #4 em: 06 de Julho, 2012, 13:51:54 »
Comandante, pegavas neste texto todo, ilustravas com as fotos e abrias um DIY na área própria!

Que tal?

 :)


LOL O problema é que agora já tenho o banco desmontado... não vou monta-lo de novo... E também não queria desmontar o outro porque convem levar pelo menos 1 banco intacto para o estofador para eles verem como as coisas estão montadas no lugar... o que posso fazer é tirar fotos ao outro banco e explicar onde tem que desmontar...  :P

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: restauro fiat cinquencento sport bi-fuel
« Responder #5 em: 06 de Julho, 2012, 13:55:46 »
Não estou a dizer para fazeres de novo!

Pega no que já tens escrito, enfeitas com umas fotos e fazes um tópico todo bonitinho!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

darth_vader

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 84
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: restauro fiat cinquencento sport bi-fuel
« Responder #6 em: 06 de Julho, 2012, 13:59:45 »
Bem o que eu posso adiantar é que quanto as capas dos Bancos não são fáceis de retirar mas vou tentar explicar... ( Porque no meu tópico só la meti as fotos com elas já retiradas..)

1º - Retirar os 4 parafusos que seguram o banco a carroçaria do carro...
2º - Ja com o banco cá fora Temos que Deitar o mais possível o Banco...
3º - Depois temos que desapertar as péças plásticas laterais dos bancos... ( Cinzentas... ou em preto dependendo da versão dos cinquecentos. )
    - Atenção Mas muita atenção que A tampa que é responsável por ajustar as costas do banco para cima ou mais para baixo.. Tem umas patilhas a segura-las por dentro, Logo é necessário deitarem o banco o mais possível para traz (Tipo cama ) e com o auxilio de uma lanterna e de uma chave de fendas vão rodando a roda para cima aos poucos e vão com a chave de vendas puxando as patilhas grandes... para poderem Soltar o Botão do Sitio... (Se isto não for feito desta maneira podem dizer adeus ao Regulador...  ) Quanto a outra tampa do outro lado é só puxar normalmente que ela sai.
4º - Depois de retiradas as péças plásticas... podem reparar que por baixo do sitio das péças plásticas tem 2 molinhas de plastico que seguram o tecido.. ( 1 do lado direito e outra do lado esquerdo... ) Com o auxilio de um saca molas ou mesmo de uma chave de fendas de ponta grande conseguem retira-las com alguma facilidade... (No entanto cuidado para não as partirem  senão depois é chato arranjar umas para ali. )
   - Depois de retiradas essas péçinhas plásticas podemos reparar que se virarmos o banco de patas para o ar ( com as esponja do banco para cima e com o acendo do condutor para baixo..) temos um género de calhas de plastico que estão cozidas ao tecido e que prendem o próprio tecido ao chassi do banco... E só retira-las para fora... e em principio a esponja solta-se do banco... (Se não se soltar verifiquem se retiraram as calhas plásticas todas... Caso contrário tentem deitar ainda mais o banco utilizando o regulador para abrir mais espaço entre o acendo e os costados do banco... depois é só desprender a esponja..)
5º Depois de termos a esponja solta... com o auxilio de um alicate forte de pontas temos que abrir as argolas que estão dentro do tecido interior das capas dos bancos para podermos soltar o tecido da esponja...

Notas: Caso queiram lavar as capas... muito cuidado porque não podem ir para a maquina com ferros nem nada do género... E mesmo assim cuidado porque se as costuras já tiverem frágeis podem descoser-se ainda mais... e agravar mais o estado do banco...

Mais Notas: So retirei o acento do banco porque era só para fazer uma esperiencia mas caso queiram retirar os costados do banco em principio vão ter que.. desapertar os puxadores (Tirando o parafuso ) e Tirando os encostos das cabeças... E retirando uns cordeis que estão dentro do banco... ( uma coisa estranha que parece segurar não sei que que e que ainda não averiguei bem ... )

Espero ter ajudado alguma coisa... Porque a mim ninguém me explicou como tinha que fazer então arrisquei a meti-me a desmontar isto sozinho e por tentativas... para não estragar nada no banco.

Boa Sorte...

 :t_up:

caro El comandante  :d_grin: muito obrigado pelo teu tempo despendido comigo e minha machine... é de saudar alguem nos tempos que correm ter essa atençao  :palmas:... mas como o banco tá tau mau vai ser mesmo ou partir para um experiente estofadador ou entao arranjar um em bom estado... mas como o NetEnforcer disse é dificillll  :d_roll:
kkkk

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: restauro fiat cinquencento sport bi-fuel
« Responder #7 em: 06 de Julho, 2012, 14:13:25 »
caro El comandante  :d_grin: muito obrigado pelo teu tempo despendido comigo e minha machine... é de saudar alguem nos tempos que correm ter essa atençao  :palmas:... mas como o banco tá tau mau vai ser mesmo ou partir para um experiente estofadador ou entao arranjar um em bom estado... mas como o NetEnforcer disse é dificillll  :d_roll:

Dependendo do tipo de tecido que o teu banco seja.... pode ser mais difícil ou menos difícil de encontrar um banco usado em bom estado... Geralmente o tecido mais fácil de encontrar é o Vermelho com riscas cinzentas igual ao do nosso amigo Lula da silva... Ja o meu é quase impossível... Existem muito poucos cinquecentos com este tipo de tecido... :(
No Ebay... poder ter a sorte de encontrar bancos usados em bom estado no entanto não esperes que os portes sejam baratos ...  :wacko:
Cá em Portugal.. no OLX as vezes venden-se cinquecentos usados para péças.. que ainda tem bancos em bom estado... Epa é ires procurando... posso-te dizer que já mandei mais de 30 emails para casas de péças usadas e centros de abates e ate agora ninguém tem os bancos iguais aos meus... ou tem de outros padrões de cinquecentos... ou os bancos são do Seicento.... ou cenas do género...

Epa é não desanimares.... Em ultimo casos tentar fazer uma coisa...
Como geralmente os bancos de traz são sempre menos afectados pelo sol e quase nunca estão coçados ou descosidos...... a solução pode passar por adquirires um banco de traz... que é gigante e tem uma percentagem de tecido muito superior aos bancos da frente... pegas  nesse tecido e os estofadores fazem-te os bancos da frente... ( Tem tecido que sobra para poder refazer os bancos... )  :lovesigh:
Nem que tenham que colocar a parte lateral dos bancos que é a imitar pele nova.. e aproveitam só o tecido... do banco de traz.. )

 :t_up:


darth_vader

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 84
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: restauro fiat cinquencento sport bi-fuel
« Responder #8 em: 06 de Julho, 2012, 14:35:17 »
Dependendo do tipo de tecido que o teu banco seja.... pode ser mais difícil ou menos difícil de encontrar um banco usado em bom estado... Geralmente o tecido mais fácil de encontrar é o Vermelho com riscas cinzentas igual ao do nosso amigo Lula da silva... Ja o meu é quase impossível... Existem muito poucos cinquecentos com este tipo de tecido... :(
No Ebay... poder ter a sorte de encontrar bancos usados em bom estado no entanto não esperes que os portes sejam baratos ...  :wacko:
Cá em Portugal.. no OLX as vezes venden-se cinquecentos usados para péças.. que ainda tem bancos em bom estado... Epa é ires procurando... posso-te dizer que já mandei mais de 30 emails para casas de péças usadas e centros de abates e ate agora ninguém tem os bancos iguais aos meus... ou tem de outros padrões de cinquecentos... ou os bancos são do Seicento.... ou cenas do género...
vou ja tentar ver o carro do lula e digo-te já se é ou não igual aos meus estofos... :mcool:

Epa é não desanimares.... Em ultimo casos tentar fazer uma coisa...
Como geralmente os bancos de traz são sempre menos afectados pelo sol e quase nunca estão coçados ou descosidos...... a solução pode passar por adquirires um banco de traz... que é gigante e tem uma percentagem de tecido muito superior aos bancos da frente... pegas  nesse tecido e os estofadores fazem-te os bancos da frente... ( Tem tecido que sobra para poder refazer os bancos... )  :lovesigh:
Nem que tenham que colocar a parte lateral dos bancos que é a imitar pele nova.. e aproveitam só o tecido... do banco de traz.. )

 :t_up:


kkkk

darth_vader

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 84
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: restauro fiat cinquencento sport bi-fuel
« Responder #9 em: 06 de Julho, 2012, 14:46:17 »
Dependendo do tipo de tecido que o teu banco seja.... pode ser mais difícil ou menos difícil de encontrar um banco usado em bom estado... Geralmente o tecido mais fácil de encontrar é o Vermelho com riscas cinzentas igual ao do nosso amigo Lula da silva... Ja o meu é quase impossível... Existem muito poucos cinquecentos com este tipo de tecido... :(
No Ebay... poder ter a sorte de encontrar bancos usados em bom estado no entanto não esperes que os portes sejam baratos ...  :wacko:
Cá em Portugal.. no OLX as vezes venden-se cinquecentos usados para péças.. que ainda tem bancos em bom estado... Epa é ires procurando... posso-te dizer que já mandei mais de 30 emails para casas de péças usadas e centros de abates e ate agora ninguém tem os bancos iguais aos meus... ou tem de outros padrões de cinquecentos... ou os bancos são do Seicento.... ou cenas do género...

Epa é não desanimares.... Em ultimo casos tentar fazer uma coisa...
Como geralmente os bancos de traz são sempre menos afectados pelo sol e quase nunca estão coçados ou descosidos...... a solução pode passar por adquirires um banco de traz... que é gigante e tem uma percentagem de tecido muito superior aos bancos da frente... pegas  nesse tecido e os estofadores fazem-te os bancos da frente... ( Tem tecido que sobra para poder refazer os bancos... )  :lovesigh:
Nem que tenham que colocar a parte lateral dos bancos que é a imitar pele nova.. e aproveitam só o tecido... do banco de traz.. )

 :t_up:


foi tentar ver os bancos em algum post do lula mas nao conseguir ver para te dizer se é igual ao meu banco o tecido...
kkkk

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: restauro fiat cinquencento sport bi-fuel
« Responder #10 em: 06 de Julho, 2012, 17:09:07 »
foi tentar ver os bancos em algum post do lula mas nao conseguir ver para te dizer se é igual ao meu banco o tecido...

Os Bancos do nosso amigo lula da silva são no mesmo padrão que este que vou colocar aqui...

Aproveitando as Fotos do Nosso Amigo Rui Rebelo...

http://img42.imageshack.us/img42/8012/0019s.jpg

http://img13.imageshack.us/img13/9239/0020snw.jpg

http://img834.imageshack.us/img834/4214/0034nl.jpg

http://img24.imageshack.us/img24/8954/0035z.jpg


Se o teu padrão for igual a este estás Safo... a muitos cinquecentos com este tipo de tecido... e mesmo no estrangeiro encontra-se no Ebay.

darth_vader

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 84
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: restauro fiat cinquencento sport bi-fuel
« Responder #11 em: 06 de Julho, 2012, 23:03:15 »
Os Bancos do nosso amigo lula da silva são no mesmo padrão que este que vou colocar aqui...

Aproveitando as Fotos do Nosso Amigo Rui Rebelo...

http://img42.imageshack.us/img42/8012/0019s.jpg

http://img13.imageshack.us/img13/9239/0020snw.jpg

http://img834.imageshack.us/img834/4214/0034nl.jpg

http://img24.imageshack.us/img24/8954/0035z.jpg


Se o teu padrão for igual a este estás Safo... a muitos cinquecentos com este tipo de tecido... e mesmo no estrangeiro encontra-se no Ebay.
primeiro há uma coisa engraçada... rui rebelo?!... eh pah o meu tio e padrinho tem esse nome!!! mas não ele de certeza... ele nunca liga aos carros.... nunca tinha ouvido falar noutro rui rebelo... tb é advogado?! :d_grin:
outro assunto é a imagens postadas... antes de mais muito obrigado por postar-las... muito elucidativas... mas os meus não são assim... amanha tiro fotos e posto aki para veres  :t_up:
kkkk

darth_vader

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 84
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: restauro fiat cinquencento sport bi-fuel
« Responder #12 em: 06 de Julho, 2012, 23:10:47 »
outra coisa que me lembrei e que já há coisa de 3 semanas ando atrás cá em braga e nao há meio de arranjar.... o meu cinquecento tem um fusivel junto à bateria muito grande com uma caixinha preta... serve de tipo corte geral.. pois ele fundido não energia no carro... eu ja vi fotos de outros motores do sport com esse fusivel... ja foi ao representante fiat e nem sabem o que eu kero  :SaiyanSmilie_anim:.... se souberem onde há esse fusivel avisem... pois o meu tá a andar com um arame a servir de fusivel...
kkkk

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: restauro fiat cinquencento sport bi-fuel
« Responder #13 em: 06 de Julho, 2012, 23:23:51 »
outra coisa que me lembrei e que já há coisa de 3 semanas ando atrás cá em braga e nao há meio de arranjar.... o meu cinquecento tem um fusivel junto à bateria muito grande com uma caixinha preta... serve de tipo corte geral.. pois ele fundido não energia no carro... eu ja vi fotos de outros motores do sport com esse fusivel... ja foi ao representante fiat e nem sabem o que eu kero  :SaiyanSmilie_anim:.... se souberem onde há esse fusivel avisem... pois o meu tá a andar com um arame a servir de fusivel...

Bem penso que se fores a algum centro de abate que tenha la um cinquecento... consegues sacar o fusível.. metes no bolso e ta a andar...
Agora se quiseres novo... isso encontra-se bem tanto na origem como na concorrência... Se é que é o que eu estou a pensar... se tirasses uma foto e metesses uma seta na foto a apontar para a péça em questão era mais fácil de perceber e era mais fácil sacar a referencia do eperfiat.. depois era só pedires na fiat..

Quanto aos bancos tira fotos e mete aqui para ver qual é o tecido...
 :t_up:

darth_vader

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 84
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: restauro fiat cinquencento sport bi-fuel
« Responder #14 em: 06 de Julho, 2012, 23:27:23 »
a foto do fusivel que na fiat de braga nem sabem o que é!!!
kkkk