Autor Tópico: Fiat Punto 55 não aquece  (Lida 8061 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

jrib

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 135
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Punto 55 não aquece
« em: 08 de Junho, 2013, 15:37:33 »
Comprei esta semana um Fiat Punto 55 de 96 com 168000km.
O carro aparenta estar bom. Mas na viagem para baixo (300km) a temperatura pouco subiu. Fiz a A1 sempre a 90/100km/h e o ponteiro pouco subiu.

Quando cheguei ao meu destino fui analisar melhor o carro e notei k foi mexido na zona do termostato (tinha alguma silicone branca).

O que me dá a entender é que lhe foi retirado o termostato. Mas com que objetivo?????

juve_elx

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1573
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 55 não aquece
« Responder #1 em: 08 de Junho, 2013, 15:47:51 »
existe malta que pensa que o termostato é peso... não compreendem que um motor tem uma temperatura de funcionamento ideal...

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat Punto 55 não aquece
« Responder #2 em: 08 de Junho, 2013, 15:52:22 »
Quando o termostato cola e o carro começa a aquecer há "mecânicos" que optam por retirar o miolo ao termostato em vez de lhe colocar um novo!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

jrib

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 135
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto 55 não aquece
« Responder #3 em: 08 de Junho, 2013, 15:54:46 »
Penso que ñ deve ser o caso, porque ontem fiz os 300km e correu tudo bem, o carro ñ aqueceu, mas se tivesse a junta da cabeça queimada quais eram os sintomas? Ou qual seria o comportamento do carro?

T S

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3244
  • Karma:
    +1/-0
Re: Fiat Punto 55 não aquece
« Responder #4 em: 08 de Junho, 2013, 16:14:39 »
Quando o termostato cola e o carro começa a aquecer há "mecânicos" que optam por retirar o miolo ao termostato em vez de lhe colocar um novo!

bota aspas nisso  :boxing_smiley:
   Fiat Panda YOUNG

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat Punto 55 não aquece
« Responder #5 em: 08 de Junho, 2013, 16:51:13 »
Penso que ñ deve ser o caso, porque ontem fiz os 300km e correu tudo bem, o carro ñ aqueceu, mas se tivesse a junta da cabeça queimada quais eram os sintomas? Ou qual seria o comportamento do carro?


Não deve ser o caso o quê?!

O que queres saber exactamente?

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

jrib

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 135
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto 55 não aquece
« Responder #6 em: 08 de Junho, 2013, 17:01:19 »
Não deve ser o caso o quê?!

O que queres saber exactamente?


Ñ deve ser o caso de ter a junta da cabeça queimada!!!

Eu ñ percebo muito de mecânica, mas pensei na hipótese de ele ter tirado o termostato por ter a junta da cabeça queimada, assim sem o termostato o carro ñ aquecia!

jrib

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 135
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto 55 não aquece
« Responder #7 em: 08 de Junho, 2013, 17:04:35 »
Já tive a ver o óleo e parece-me normal, apesar de estar um pouco escuro (preto), a precisar de ser mudado, a água ñ dá bem para ver, mas fiz um "rolo" de jornal e enfiei no vaso de expansão, e a água parece estar normal (apesar de ter por cima tipo uma espuma acastanhada, que deve ser água da torneira).
 

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat Punto 55 não aquece
« Responder #8 em: 08 de Junho, 2013, 17:10:38 »
Mas aqui ninguém falou em junta queimada...

Só te disse que há pessoas que preferem tirar o miolo ao termostato em vez de gastar 15 euros num novo!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

jrib

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 135
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto 55 não aquece
« Responder #9 em: 08 de Junho, 2013, 17:23:11 »
Mas aqui ninguém falou em junta queimada...

Só te disse que há pessoas que preferem tirar o miolo ao termostato em vez de gastar 15 euros num novo!

Quem falou em junta queimada fui eu!!! :D  :D
Eu antes de expor aqui o problema da temperatura é que pensei que isso pudesse ter acontecido!!!
Pensei: "bem o gajo tirou o termostato para o carro ñ aquecer porque tem a junta queimada"!!

juve_elx

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1573
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 55 não aquece
« Responder #10 em: 08 de Junho, 2013, 17:31:15 »
mesmo se tivesse a junta queimada já não adiantava tirar o termostato, tinhas consumo de agua ou óleo. tinhas também pressão exagerada do circuito de agua...
o que se deve ter passado é o problema comum dos fiatistas (€€€€€€) e ficou mais barato eliminar o termostato do que substituir por novo...

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat Punto 55 não aquece
« Responder #11 em: 08 de Junho, 2013, 17:48:49 »
mesmo se tivesse a junta queimada já não adiantava tirar o termostato, tinhas consumo de agua ou óleo. tinhas também pressão exagerada do circuito de agua...
o que se deve ter passado é o problema comum dos fiatistas (€€€€€€) e ficou mais barato eliminar o termostato do que substituir por novo...

E será que fica, de facto, mais barato??!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

jrib

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 135
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto 55 não aquece
« Responder #12 em: 08 de Junho, 2013, 18:07:07 »
E será que fica, de facto, mais barato??!

E eu respondo à tua pergunta, é claro k ñ fica mais barato!!  ;)

Eu gosto muito de carros, e para os ter tenho que ter condições para os ter.

Para além deste (comprado esta 5ª feira) tenho um GPunto 1.3 (comprado novo), uma A4 1.9 de 2004 e uma Honda Hornet de 2009 (comprada nova), e todos eles tiveram sempre tudo o que precisavam, e revisões sempre a tempo e horas.

Agora é claro, com este tempo de crise o pessoal por vezes descuidasse com o tratamento dos carros, e desde que andem é o k interessa.

Agora outras duas dúvidas (é o meu 1º carro a gasolina):
1ª- É normal a ventoinha disparar a esta temperatura:



2ª- Quando coloco o carro a trabalhar (pega bem a frio e a quente) o relantim fica assim:


E passado um tempo fica assim:


É normal estas duas situações?
« Última modificação: 08 de Junho, 2013, 18:12:19 por jrib »

juve_elx

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1573
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 55 não aquece
« Responder #13 em: 08 de Junho, 2013, 19:15:45 »
o ralenti é normal. geralmente a ventoinha liga antes do meio... depende do manómetro, já tive quadrantes diferentes no mesmo carro e a ventoinha ligava em sítios diferentes...
 
E será que fica, de facto, mais barato??!
claro que fica mais barato. vais ao mecânico e ele diz é preciso uma peça que custa 15e ou não se mete. tu dizes para não meter e pagas menos 15e na fatura ao levantar o carro.
fica mais barato a reparação.

epaulo81

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    epaulo81
Re: Fiat Punto 55 não aquece
« Responder #14 em: 08 de Junho, 2013, 19:23:56 »
E eu respondo à tua pergunta, é claro k ñ fica mais barato!!  ;)

Eu gosto muito de carros, e para os ter tenho que ter condições para os ter.

Para além deste (comprado esta 5ª feira) tenho um GPunto 1.3 (comprado novo), uma A4 1.9 de 2004 e uma Honda Hornet de 2009 (comprada nova), e todos eles tiveram sempre tudo o que precisavam, e revisões sempre a tempo e horas.

Agora é claro, com este tempo de crise o pessoal por vezes descuidasse com o tratamento dos carros, e desde que andem é o k interessa.

Agora outras duas dúvidas (é o meu 1º carro a gasolina):
1ª- É normal a ventoinha disparar a esta temperatura:



2ª- Quando coloco o carro a trabalhar (pega bem a frio e a quente) o relantim fica assim:


E passado um tempo fica assim:


É normal estas duas situações?

isso é normal, pois o meu tbm faz o mesmo.....

os teus sintomas, ''carro'', sao iguais aos meus, isso é o termostato nas coves, como o artur refere, isso sao os bons mecanicos que temos neste pais, mecanicos da treta, troca o termostato para o teu bem e para o carro....