Fiatistas

Notizie => Notizie Tricolore => Tópico iniciado por: Tipo11 em 20 de Outubro, 2006, 11:28:17

Título: Fiat Linea
Enviado por: Tipo11 em 20 de Outubro, 2006, 11:28:17
:love:  :love:  :love:
Olá Audi A4, BMW série 3 e companhia...  :fiat:

LINK (http://www.fiatautopress.com/index.php?l=1&group=1&method=news&action=zoom&id=20061019180758b42f0f3ea43c3b62c89b70cdb28285ee)
+ 1 LINK (http://www.italiaspeed.com/)
(http://www.fiatautopress.com/download/GRUPPO01~MODELLI_ATTUALI_F/061020_F_LINEA_800.jpg)

 
Título: Fiat Linea
Enviado por: RMace em 20 de Outubro, 2006, 11:57:06
:d_evil:  :d_evil:  :d_evil:  :d_smoke:
Mais um rival :cool:
Éra carro que gostava de ter
Título: Fiat Linea
Enviado por: miguelsilva em 20 de Outubro, 2006, 16:08:23
Temos carro, simplesmente espetacular.  :love:
Tb não me importava nada de poder comprar um. Mas os preços vão ser proibitivos, quase de certeza!
Isto é um Croma em berlina e de certeza que vai ter os preços da carrinha.
Mas acho bem que não se chame Croma, pq a carrinha aqui em Portugal apesar de ser muito porreira, está a ser um fiasco, estão-se a ver muito poucas. Deve ser do logotipo que tem na frente se tivesse uma estrela ou outra coisa qualquer, já era um sucesso. Espero que não se passe o mesmo com o Linea, pq está mesmo muito bonito.
E já agora que a Fiat vendesse este carrinho a partir de 22,   25 mil Euros, que dizem? Já não era mau!  :palmas:

 :fiat:
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tipo11 em 20 de Outubro, 2006, 17:25:36
O mm topico no forum AHO. Há alguns q ainda tem aversão à Fiat. Há outros q já começam a ter outra opinião.  :fiat:

http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_...071&whichpage=1 (http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=91071&whichpage=1)
Título: Fiat Linea
Enviado por: rmoreira em 20 de Outubro, 2006, 20:13:33
Este impõe tanto respeito como um bmw, tá muito bem conseguido!!!!
Título: Fiat Linea
Enviado por: Ferreira em 20 de Outubro, 2006, 20:49:48
Tá mto bem conseguido... linhas mto elegantes!  :love:

Parece-me um GPunto sedan... talvez para competir no segmento C a um preço bem competitivo!  :palmas:  
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 20 de Outubro, 2006, 23:18:18
O novo Fiat fará a sua primeira aparição numa mostra automóvel turca, no próximo mês.

A Fiat mostrou as primeiras imagens do Linea, um três volumes (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?showtopic=2066&view=findpost&p=43486) que irá fazer a sua estreia no Salão de Istambul, a decorrer entre os dias 2 e 12 de Novembro.

O design do Linea é da responsabilidade do Fiat Style Centre e as suas dimensões prometem ser referenciais no segmento. A saber: 4,56m de comprimento; 1,73m de largura; 1,5m de altura e 2,6m de distância entre eixos. A bagageira tem uma capacidade de 500 litros.

O Fiat Linea será produzido pela Tofas (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?showtopic=3030&hl), a joint-venture (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?showtopic=2388&hl) entre a marca italiana e a empresa Koç Holding, na fábrica de Bursa (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?showtopic=2867&hl) (Turquia). As suas vendas terão início no segundo semestre de 2007.

Fonte: Auto Hoje
Título: Fiat Linea
Enviado por: Bizarro em 21 de Outubro, 2006, 11:25:40
Muito bem conseguido... e eu que acho sempre os sedan mt feios..

(http://www.km77.com/marcas/fiat/2007/linea/gama/gra/01.jpg)

(http://www.km77.com/marcas/fiat/2007/linea/gama/gra/02.jpg)
Título: Fiat Linea
Enviado por: RMace em 21 de Outubro, 2006, 12:36:58
:love:  :love: a viatura tá muito bem desenhada :t_up:  
Título: Fiat Linea
Enviado por: naso em 21 de Outubro, 2006, 19:48:55
:wub:  está muito giro!  isto é um grande punto sedan! e gosto  :love:  
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 22 de Outubro, 2006, 22:09:42
Lindo, Grande, Grande Punto!  :love:  
Título: Fiat Linea
Enviado por: spayz em 23 de Outubro, 2006, 01:13:44
:love:  :love:  :love:  :love:  
Título: Fiat Linea
Enviado por: Fiat 600 71 em 23 de Outubro, 2006, 08:52:36
That's the way I like it :D
Título: Fiat Linea
Enviado por: Sandra Stilo em 24 de Outubro, 2006, 13:31:55
Sinceramente..... não gosto :(
Título: Fiat Linea
Enviado por: Xanabreu em 24 de Outubro, 2006, 14:03:05
Pois, mau não tá realmente mas tem umas linhas um tanto conservadoras ainda assim.

É o que eu chamo de "carro de pai" :P
Título: Fiat Linea
Enviado por: Bizarro em 06 de Novembro, 2006, 00:44:03
FIAT LINEA no Salão Automovel de Istambul

(http://img69.imageshack.us/img69/2533/106yv2.jpg)
(http://img516.imageshack.us/img516/2536/107yk2.jpg)
(http://img69.imageshack.us/img69/5235/101pv1.jpg)
(http://img69.imageshack.us/img69/3274/105og4.jpg)
Título: Fiat Linea
Enviado por: miguelsilva em 06 de Novembro, 2006, 12:23:38
Gosto mesmo muito.  :t_up:
Quando vai ser comercializado em Portugal?

 :fiat:  
Título: Fiat Linea
Enviado por: naso em 06 de Novembro, 2006, 20:13:03
Xim Xinhor! andam muito inspirados os Homens da  :fiat: !
E por esta ordem, 1º a  :alfa:  a fazer grandas máquinas, 2º a  :fiat:  e a seguir a  :lancia: ! :palmas:  :palmas:  :palmas:

lembro me dos Italianos em grande,eles prometem!! :love:  
Título: Fiat Linea
Enviado por: Bizarro em 06 de Novembro, 2006, 20:48:28
Citar
Gosto mesmo muito.  :t_up:
Quando vai ser comercializado em Portugal?

 :fiat:
Acho que ainda nao esta decidido se vem para a U.E parece que ´so para mercados emergentes..
Título: Fiat Linea
Enviado por: miguelsilva em 07 de Novembro, 2006, 12:28:55
Citar
Citar
Gosto mesmo muito.  :t_up:
Quando vai ser comercializado em Portugal?

 :fiat:
Acho que ainda nao esta decidido se vem para a U.E parece que ´so para mercados emergentes..
Achas que não vem para a UE?! Então o pessoal já andava a dizer que vinha para competir com o Audi e o BMW.
Parece ser um carro bonito, mas só ao vivo é que se vai ver. Espero que venha para cá!

 :fiat:  
Título: Fiat Linea
Enviado por: spayz em 07 de Novembro, 2006, 12:33:56
o carro ta lindo, tb deve ser comercializado ca.
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 07 de Novembro, 2006, 23:40:08
Citar
o carro ta lindo, tb deve ser comercializado ca.
:t_up:

E não vai competir com "ninguém", vai ser a referência dos utilitários de três volumes, com 4,56m de comprimento; 1,73m de largura; 1,5m de altura e 2,6m de distância entre eixos. A bagageira tem uma capacidade de 500 litros.
Título: Fiat Linea
Enviado por: Bizarro em 08 de Novembro, 2006, 00:35:58
Citar
Citar
o carro ta lindo, tb deve ser comercializado ca.
:t_up:

E não vai competir com "ninguém", vai ser a referência dos utilitários de três volumes, com 4,56m de comprimento; 1,73m de largura; 1,5m de altura e 2,6m de distância entre eixos. A bagageira tem uma capacidade de 500 litros.
Era essa a ideia que eu tinha...  :yes:  
Título: Fiat Linea
Enviado por: M-Element em 08 de Novembro, 2006, 12:22:15
Citar
Era essa a ideia que eu tinha...
Também eu!
Para que competir!?
Têm é que "abafar" a concorrência!
 :d_finger:  
Título: Fiat Linea
Enviado por: Bizarro em 08 de Novembro, 2006, 21:40:42
Vamos lá ver é se é um segmente com saida...

O carro está muito bem conseguido, o preço deve ser interessantes, mas os carros com rabo nunca fizeram lá muito sucesso...
Título: Fiat Linea
Enviado por: Luke em 09 de Novembro, 2006, 00:36:18
o tempra até se vendeu bem
Título: Fiat Linea
Enviado por: Lancisti em 09 de Novembro, 2006, 18:49:19
É feio ... parece um Suzuki Liana Sedan
Título: Fiat Linea
Enviado por: Lancisti em 09 de Novembro, 2006, 18:50:19
Citar
o tempra até se vendeu bem
O Tempra era de um segmento no qual os Hatchback é que vendem mal
Título: Fiat Linea
Enviado por: Fiatboy em 09 de Novembro, 2006, 21:18:44
Não gosto.... grande decepção. A Fiat sabe e poderia ter feito muito melhor. Parece mesmo o Suzuki Liana....
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 04 de Dezembro, 2006, 23:50:11
Fiat Linea pode vir para Portugal

A Fiat manifestou interesse em vender o Linea no mercado europeu (possivelmente em Portugal), seguindo o exemplo da Renault na comercialização de automóveis concebidos para mercados emergentes na Europa Ocidental

A Fiat pode seguir o exemplo da Renault e introduzir nos mercados ocidentais automóveis concebidos para os mercados emergentes do Leste europeu. A Renault introduziu o Logan, desenvolvido para a Europa de Leste, em Junho de 2005, em alguns mercados do ocidente, tendo nos primeiros nove meses vendido 32 971 unidades.

Desta feita, a marca italiana aposta na venda do seu três volumes económico, o Linea, que actualmente é comercializado nos mercados leste-europeus, em alguns países da Europa Ocidental, de entre os quais se destaca o português. Luca de Meo, director da Fiat, afirmou que «Espanha, Portugal e a antiga Alemanha de Leste ainda estão bastante interessados nas berlinas de baixo custo, e, por isso, estamos a considerar vender o Linea aí».

O próximo país a receber o Linea será a Turquia, estando o início da comercialização previsto para Maio, por um preço base de 15 000 euros.

Fonte: Auto motor
Título: Fiat Linea
Enviado por: smokeme em 05 de Dezembro, 2006, 00:56:37
Nao gosto muito mas já devem saber que prefiro CARROS :deal:

Estou á espera que apareça algo que seja digno de substituir o Thema...até hoje nao vejo nada que se compare em tudo...na altura metia bmw serie 5 e o mercedes classe C a um canto sem competiçao sequer!!
Título: Fiat Linea
Enviado por: Leao em 14 de Dezembro, 2006, 21:37:40
Citar
Fiat Linea pode vir para Portugal

A Fiat manifestou interesse em vender o Linea no mercado europeu (possivelmente em Portugal)
:palmas: Boas noticias, quanto mais vasta for a oferta de modelos, mais Fiat´s se vendem e menos de outras marcas... :t_up:

 
Título: Fiat Linea
Enviado por: Bizarro em 11 de Janeiro, 2007, 09:28:45
Vem mesmo para Portugal...

Supostamente vem para concorrer com os "chineses", vem barato e só com uma versão, nada de equipamentos esranhos..

Só nao sei a motorizaçao, mas se fossse o 1.3Multjet era bem esgalhado..
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 22 de Fevereiro, 2007, 19:33:51
A maggio debutta la Fiat Linea

Foi fixado para a primeira semana de Maio o lançamento oficial do novo Fiat Linea, a berlina de 4 portas baseada no Grande Punto que será construída na fábrica da Tofas (Turkey Automotive Factory Corporation) em Bursa, na Turquia.

Com uma produção prevista de 60.000 automóveis ano, a Linea representa para Tofas o início no mercado mundial e a ocasião será celebrada em Istambul num evento preparado para 1.500 convidados, entre os quais Luca de Montezemolo, de Sergio Marchionne e Luca de Meo.

A actual produção Tofas (propriedade da Fiat Group Automobiles Spa e a turca Koç) se baseia no Doblò, Palio e Siena e justamente há um mês foi-lhe confiada a gestão dos mercados de África, da Europa de Leste e Médio Oriente.

O Fiat Linea é destinado ao mercado da Turquia, mas com boas probabilidades de ser comercializado na Grécia, Alemanha, França e Itália. No final de Maio de 2007 as estradas turcas terão um novo protagonista em acção, mais tarde talvez, nas nossas.
 
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 26 de Abril, 2007, 16:34:38
Conheça as primeiras imagens do Fiat Linea      

(http://www.lusomotores.com/images/stories/Automoveis/Marcas/Fiat/curta-b.jpg)

O modelo sedã construído com base na plataforma do Grande Punto, apelidado de Linea, vem ocupar um espaço que no passado foi do Fiat Marea.  

Construído a partir do Fiat Grande Punto, já são conhecidas as primeiras imagens do novo Línea, um modelo que mais não é do que a adaptação do Grande Punto a um modelo sedã de três volumes, o Fiat Linea, e que virá substituir o Fiat Marea no mercado europeu.

(http://www.lusomotores.com/images/stories/Automoveis/Marcas/Fiat/11821.jpg)

Ainda sem grandes detalhes, sabe-se que o Linea deverá ser apresentado oficialmente ainda este ano, mas não é seguro que a sua chegada ao mercado aconteça antes de 2008. Recorde-se que este modelo foi já apresentado enquanto "concept" no recente Salão de Genebra e é esperado pelos responsáveis da marca de Turim como mais um elemento para "fechar o círculo" iniciado com o Grande Punto e continuado com orecém lançado Fiat Bravo.

Fonte: LusoMotores (http://www.lusomotores.com/)
 
 
Título: Fiat Linea
Enviado por: canario_sport em 26 de Abril, 2007, 17:17:58
nao e bem o meu tipo de carro gosto mais de carros curtos e nao estes mas nao posso deixar de dizer que o carro ta lindo lindas as linhas ;)
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 03 de Maio, 2007, 17:10:24
Al debutto la Fiat Linea

(http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/fiat_linea_07_00.jpg) (http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/big_fiat_linea_07_00.jpg)(http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/fiat_linea_07_01.jpg) (http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/big_fiat_linea_07_01.jpg)

A berlina de quatro portas apresentada no Salão de Istambul, entre os dias 2 e 12 de Novembro último, está pronta a iniciar a sua comercialização.

(http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/fiat_linea_07_02.jpg) (http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/big_fiat_linea_07_02.jpg)(http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/fiat_linea_07_03.jpg) (http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/big_fiat_linea_07_03.jpg)

O Fiat Linea, como já foi referido no fórum tem 4,56m de comprimento, 1,73m de largura, 1,5m de altura, a sua passagem é de 2,6m e a capacidade do porta-bagagem é de 500 litros.

(http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/fiat_linea_07_04.jpg) (http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/big_fiat_linea_07_04.jpg)(http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/fiat_linea_07_05.jpg) (http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/big_fiat_linea_07_05.jpg)

Numa fase inicial os motores do Fiat Linea será, o Otto de 1.4 8v de 77 cv e o Diesel 1.3 Multijet 16v de 90 cv, ambos com caixa manual de cinco velocidades. Mais tarde, chegará o 1.4 16v T-Jet de 120 cv. No Brasil está previsto o motor 1.9 de 130 cv Flexfuel.

(http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/fiat_linea_07_06.jpg) (http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/big_fiat_linea_07_06.jpg)(http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/fiat_linea_07_07.jpg) (http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/big_fiat_linea_07_07.jpg)

As preparações serão três Active, Dynamic e Emotion, com 11 cores de carroçaria disponíveis. Os opcionais serão mais ou menos os mesmos disponíveis na restante gama da Fiat, ar condicionado automático,  Blue&Me com USB, auto rádio com leitor de CD-MP3, Cruise Control, sensores de chuva, iluminação e de estacionamento. O ABS e EBD serão de série, o ESP está previsto mas como opcional.

(http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/fiat_linea_07_08.jpg) (http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/big_fiat_linea_07_08.jpg)(http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/fiat_linea_07_09.jpg) (http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/big_fiat_linea_07_09.jpg)

O Fiat Linea será desenvolvimento pela Tofas (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?showtopic=3030&hl), a joint-venture (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?showtopic=2388&hl) entre a marca italiana e a empresa Koç Holding, na fábrica de Bursa (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?showtopic=2867&hl) (Turquia). Futuramente, será fabricado também no Brasil, Índia, China e Rússia.

(http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/fiat_linea_07_10.jpg) (http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/big_fiat_linea_07_10.jpg)(http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/fiat_linea_07_11.jpg) (http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/big_fiat_linea_07_11.jpg)

Irá ser comercializado na Espanha, Alemanha, Marrocos e Finlândia, nos países onde não está prevista a sua comercialização surge a hipótese de ser comercializado com a marca Innocenti (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?showtopic=5889&hl).

(http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/fiat_linea_07_12.jpg) (http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/big_fiat_linea_07_12.jpg)(http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/fiat_linea_07_13.jpg) (http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/big_fiat_linea_07_13.jpg)

(http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/fiat_linea_07_14.jpg) (http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/big_fiat_linea_07_14.jpg)(http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/fiat_linea_07_15.jpg) (http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/big_fiat_linea_07_15.jpg)

(http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/fiat_linea_07_16.jpg) (http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/big_fiat_linea_07_16.jpg)(http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/fiat_linea_07_17.jpg) (http://static.blogo.it/autoblog/fiat-linea-2007/big_fiat_linea_07_17.jpg)
[size=8]Clica nas imagens[/size]
Título: Fiat Linea
Enviado por: PeteCunha em 03 de Maio, 2007, 17:16:51
tá lindo o raio do carro!!! sim senhora!!! fiat em grande!!!

:love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love:  
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 07 de Maio, 2007, 12:51:29
Fiat escolheu a Turquia para apresentar o novo Linea      

A escolha do palco para a estreia oficial do carro antes revelado naquele mesmo país asiático, no Salão de Istambul, é perfeitamente justificada ou não fosse a Turquia o berço deste novo Fiat.  

Apresentado em Outubro passado no Salão de Istambul, O Fiat Linea é uma berlina de três volumes do segmento C que alia estilo, funcionalidade e prazer de condução, conjugados com uma relação qualidade/preço extremamente competitiva. O LusoMotores já aqui falou várias vezes deste modelo, que foi apresentado esta semana aos jornalistas exactamente na Turquia, o país de onde sairá, produzido na fábrica turca de Bursa pela Tofas A.S., uma parceria paritária entre a Fiat Auto e a Koç Holding, cotada na Bolsa de Istambul.

Daquela unidade de Bursa deverão sair 60.000 unidades por ano quando a produção estiver em pleno regime, e será comercializado em diversos países europeus e extra-europeus, desde a Espanha à Alemanha, passando ainda por outros países tão distintos como Marrocos ou a Finlândia. Posteriormente, o Fiat Linea será também fabricado no Brasil, Índia, China e Rússia, ou não estivéssemos perante um modelo de vocação eminentemente internacional.

Desenhado pelo Centro de Estilo Fiat – estando as suas origens bem patentes no design elegante, dinâmico, resolutamente "italiano" –, o novo Linea tem como objectivo seduzir o público através de linhas sóbrias e suaves que, por um lado, reafirmam o novo "family feeling" Fiat (do Grande Punto ao Novo Bravo) e, por outro, recuperam os elementos de estilo da grande tradição automobilística italiana no campo das berlinas. É, portanto, deste imenso património de excelência estética que nasce o Fiat Linea, automóvel de quatro portas de linhas elegantes e dimensões generosas (4,56 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,5 m de altura, 2,6 m de distância entre eixos e bagageira de 500 litros) que o colocam no topo do seu segmento.

O design do habitáculo, em perfeita harmonia com a linha da carroçaria, foi igualmente objecto de grande cuidado e oferece um espaço acolhedor, luminoso e capaz de garantir uma habitabilidade e um conforto de nível superior em termos de ergonomia e de espaço disponível para os passageiros.

É exactamente no plano da qualidade, do conforto, da funcionalidade e do aproveitamento do espaço que o Fiat Linea marca a diferença, como prova o requinte dos materiais e das combinações cromáticas, o cuidado dedicado aos pormenores e o rigor da montagem.

Destinado a uma clientela elegante e sofisticada, o novo modelo é ágil e agradável de conduzir em todas as circunstâncias, de temperamento brilhante, com consumos reduzidos e respeitador do ambiente (os motores são todos Euro 4), propondo uma gama constituída, no momento do lançamento, por um motor a gasolina (1.4 8v de 77 cv) e um turbodiesel (1.3 Multijet 16v de 90 cv com turbina de geometria variável), acoplados a caixas mecânicas de 5 velocidades. Posteriormente, a oferta completar-se-á com o 1.4 16v Turbo de 120 cv da nova família T-Jet.

Para responder às exigências de uma clientela que considera os automóveis desta categoria como um verdadeiro investimento, na medida em que representam a principal viatura da família, a gama do Fiat Linea irá adaptar-se aos diferentes mercados onde vai ser comercializado. No início, a oferta será composta por dois motores (1.3 Multijet de 90 cv e 1.4 16v de 77 cv), três níveis de equipamento (Active, Dynamic e Emotion) e 11 cores de carroçaria. Por outro lado, são propostos conteúdos típicos de viaturas de segmento superior, como os dispositivos de tratamento do ar e infotelemáticos que melhoram o conforto e a qualidade da vida a bordo: ar condicionado automático, sistema Blue&Me® com porta USB, auto-rádio com leitor de CD/MP3, Cruise Control, sensores de chuva, de luminosidade e de marcha-atrás. Qualquer uma das possíveis combinações é caracterizada por uma óptima relação qualidade/preço.

Por fim, o Fiat Linea adopta uma geometria das suspensões muito fiável, garantia de grande facilidade e precisão de condução, de um comportamento em estrada irrepreensível e de um conforto de alto nível: de rodas independentes tipo McPherson à frente e de rodas semi-independentes interligadas por eixo de torção atrás.

Mas o Fiat Linea não se limita a oferecer um estilo original, uma mecânica evoluída e fiável, níveis de equipamento completos e grande conforto. Trata-se também de uma viatura extremamente segura, no topo do segmento, graças ao conjunto de soluções adoptadas. O sistema de travagem de grande eficácia, boas qualidades de recuperação garantidas pelos motores e um comportamento em estrada ("handling") sempre previsível permitem ao Fiat Linea enfrentar com tranquilidade as situações mais críticas. Em termos de segurança passiva, o novo modelo propõe seis airbags (multifase à frente, de janela e laterais), de série ou como opção, conforme as versões e os mercados. Para além disso, o Fiat Linea oferece soluções técnicas inovadoras que asseguram ao condutor um perfeito domínio do automóvel (segurança activa), como o ABS de última geração com EBD (Electronic Brake Distribution) e, como opcional, o sofisticado sistema ESP (Electronic Stability Program).

São estes, em síntese, os trunfos de um modelo que pretende jogar um papel de primeiro plano num segmento onde concorrem os melhores construtores do mundo, o segmento C, que representa 20% do mercado automóvel na Europa Ocidental, com cerca de 3.000.000 de unidades por ano, sendo a maior parte constituída por viaturas de dois volumes, enquanto os modelos de três volumes representam 5%, com cerca de 150.000 unidades por ano (160.000 unidades previstas para 2013).

Fora da Europa, os números são bastante mais significativos. Na Turquia, por exemplo, o segmento C representa 52% do mercado total e os modelos de três volumes cobrem uma parte de 75%, com 170.000 unidades por ano (das quais, 50% são "premium", com 50% de motores a gasolina e 50% a gasóleo). Na China, o Fiat Linea vai ser uma viatura estratégica no seio da gama Fiat. O mercado chinês ultrapassou, em 2006, a meta de 4.000.000 de unidades, com uma previsão de 7.500.000 unidades para 2013.

No Brasil, por fim, o mercado totalizou, em 2006, 1.835.000 unidades, com uma previsão de 2.250.000 unidades para 2013 (dada a segmentação ligeiramente diferente no mercado brasileiro, o Fiat Linea situa-se no segmento D e tem como objectivo atingir uma quota de 13% do segmento). Aliás, no Brasil, a Fiat comercializará uma versão equipada com o novo motor 1.9 130 cv Flexfuel (gasolina já com 22% de etanol e bioetanol puro). O bioetanol e a gasolina são misturados no mesmo depósito, o que facilita o reabastecimento. A lógica do motor "reconhece" a composição efectiva da mistura e, em função da mesma, modifica automaticamente os parâmetros de injecção e ignição. Os motores Flexfuel são capazes de funcionar do mesmo modo (e com as mesmas prestações) com combustíveis tradicionais e naturais à base de álcool. Em termos ecológicos, o etanol é uma fonte de energia renovável que contribui para reduzir as emissões responsáveis pelo efeito estufa, pois captura o anidrido carbónico durante o processo de produção.

Fonte: LusoMotores (http://www.lusomotores.com/)



 
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 07 de Maio, 2007, 13:04:18
Fiat Linea marcado pela elegância e estilo italianos      

Apresentado na Turquia no final da passada semana, voltamos a trazer aqui mais alguns pormenores da realidade da nova aposta do construtor de Turim.  

Já aqui demos conta desta nova proposta da Fiat que terá na Turquia a sua origem, isto porque irá sair da linha de montagem da fábrica de Bursa, naquele território de transição entre a Europa e a Ásia, um país que pretende integrar a União Europeia, mas que em termos geográficos está, por definição, no continente asiático. Linea de seu nome, já houve quem o definisse simplesmente como a transformação do Fiat Grande Punto num modelo de três volumes, algo que sendo real, não faz inteira justiça a um automóvel que é bem mais do que apenas isso.

Ser um derivado do Fiat Grande Punto, curiosamente, nem sequer pode ser considerado como negativo para o Linea, pois a ser assim tem na sua génese o modelo que tem vindo a permitir o volte-face da realidade do construtor de Turim, que continua em franca recuperação económica muito por força do sucesso daquele modelo do segmento B. Mas na verdade, o Fiat Linea tem vida própria, e poderá, por si só, justificar mais um sucesso para a marca italiana, porventura até com maior impacto do que terá o já lançado Fiat Bravo.

Desenhado pelo Centro de Estilo Fiat, o Linea exprime a sua originalidade num estilo elegante e inconfundível, com linhas sóbrias e depuradas que lhe conferem dinamismo e harmonia. O design, resolutamente "italiano", integra o modelo no novo "family feeling" Fiat que já caracteriza o Grande Punto e o Novo Bravo e recupera elementos de estilo da tradição italiana das viaturas de Grande Turismo, mas sem excessos estéticos, como o pára-brisas avançado e inclinado, os grupos ópticos em forma de gota e a frente de aspecto "importante" com o novo logotipo Fiat ao centro em posição de destaque.

Proposto numa única variante de carroçaria, o Fiat Linea proporciona uma sensação de solidez, força e habitabilidade. Esta impressão é acentuada pelas dimensões generosas que o colocam no topo do seu segmento: 4,56 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,5 m de altura e 2,6 m de distância entre eixos.

Acresce referir que o Fiat Linea propõe uma frente de aspecto "importante", quase digna de uma viatura de Grande Turismo, mas modelada de acordo com as actuais normas em termos de protecção de peões, com uma configuração que resulta de uma análise minuciosa e do respeito pelas novas directivas que prescrevem volumes mais arredondados, um capô mais largo e uma estrutura do pára-choques estreita (particularmente evidente na vista em planta), a fim de minimizar a superfície envolvida numa eventual colisão.

O pára-brisas e o capô são muito pronunciados e homogéneos. Na ausência de uma separação nítida, estes dois elementos (o capô acentuado e o pára-brisas muito inclinado) situam-se quase na mesma linha, característica esta que valoriza a vocação dinâmica do Fiat Linea. De acordo com as novas normas, a grelha apresenta uma linha de separação entre o capô e o pára-choques dianteiro que se estreita na ligação às cavas das rodas. Ao nível dos faróis de nevoeiro surge um relevo que os envolve e os liga ao centro da entrada de ar inferior. Por fim, os grupos ópticos e os faróis de nevoeiro são separados por uma nervura que confere maior leveza ao guarda-lamas. Os grupos ópticos, alongados em direcção ao exterior, evocam dinamismo e temperamento italiano (tal como os posteriores, são fabricados pela Magneti Marelli – Automotive Lighting).

Uma linha "quebrada" atravessa a lateral a partir do centro da cava da roda até à traseira, evidenciando o aspecto dinâmico do automóvel. As cavas das rodas, acentuadas, robustas e "musculadas" conferem uma impressão de força e de solidez, sensação esta proporcionada também pela traseira, de linhas sóbrias e elegantes.

Fonte: LusoMotores (http://www.lusomotores.com/)
 
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 07 de Maio, 2007, 14:12:54
Linea tornar-se-á o segundo modelo mais vendido da Fiat

O construtor italiano prevê que a proposta se torne a mais procurada da sua oferta, logo depois do Grande Punto.

A Fiat estima que o Linea se torne o seu segundo modelo mais vendido, em 2012.
«Quando a produção das cinco fábricas atingir o auge serão fabricadas cerca de 280.000 unidades do Linea por ano, tornando-se o modelo mais vendido, logo depois do Grande Punto» - afirmou Luca de Meo, CEO da Fiat Automobiles.

No ano passado, o Panda destacou-se como o segundo modelo mais vendido da marca com 237.000 unidades, logo depois do Grande Punto com 344.000. Em 2007, a Fiat espera vender 360.000 Grande Punto e 250.00 Panda.

Nesta fase inicial, o Linea será fabricado na Turquia. Posteriormente, a sua produção será alargada ao Brasil, Rússia, Índia e China.

Fonte: Auto Hoje (http://www.autohoje.com/)
 
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 08 de Maio, 2007, 18:39:13
Fiat Linea

O modelo em síntese Apresentado em Outubro passado no Salão de Istambul, O Fiat Linea é uma berlina de três volumes do segmento C que alia estilo,

O modelo em síntese 2)

Elegância e estilo italiano 5)

Conforto e funcionalidade excepcionais 6)

Motores progressivos para um excepcional prazer de condução 8)

2) O modelo em síntese

Apresentado em Outubro passado no Salão de Istambul, O Fiat Linea é uma berlina de três volumes do segmento C que alia estilo, funcionalidade e prazer de condução, conjugados com uma relação qualidade preço extremamente competitiva.

Produzido pela Tofas A.S., parceria paritária entre a Fiat Auto e a Koç Holding, cotada na Bolsa de Istambul, o novo modelo é construído na fábrica turca de Bursa (previsão de 60.000 unidades ano a pleno regime) e será comercializado em diversos países europeus e extra-europeus: de Espanha à Alemanha, de Marrocos à Finlândia. Posteriormente, o Fiat Linea será também fabricado no Brasil, Índia, China e Rússia.

De vocação eminentemente internacional, o novo modelo foi desenhado pelo Centro de Estilo Fiat – estando as suas origens bem patentes no design elegante, dinâmico, resolutamente italiano – e tem como objectivo seduzir o público através de linhas sóbrias e suaves que, por um lado, reafirmam o novo family feeling Fiat (do Grande Punto ao Novo Bravo) e, por outro, recuperam os elementos de estilo da grande tradição automobilística italiana no campo das berlinas. É, portanto, deste imenso património de excelência estética que nasce o Fiat Linea, automóvel de quatro portas de linhas elegantes e dimensões generosas (4,56 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,5 m de altura, 2,6 m de distância entre eixos e bagageira de 500 litros) que o colocam no topo do seu segmento.

O design do habitáculo, em perfeita harmonia com a linha da carroçaria, foi igualmente objecto de grande cuidado e oferece um espaço acolhedor, luminoso e capaz de garantir uma habitabilidade e um conforto de nível superior em termos de ergonomia e de espaço disponível para os passageiros. É exactamente no plano da qualidade, do conforto, da funcionalidade e do aproveitamento do espaço que o Fiat Linea marca a diferença, como prova o requinte dos materiais e das combinações cromáticas, o cuidado dedicado aos pormenores e o rigor da montagem.

Destinado a uma clientela elegante e sofisticada, o novo modelo é ágil e agradável de conduzir em todas as circunstâncias, de temperamento brilhante, com consumos reduzidos e respeitador do ambiente (os motores são todos Euro 4), propondo uma gama constituída, no momento do lançamento, por um motor a gasolina (1.4 8v de 77 cv) e um turbo diesel (1.3 Multijet 16v de 90 cv com turbina de geometria variável), acoplados a caixas mecânicas de 5 velocidades. Posteriormente, a oferta completar-se-á com o 1.4 16v Turbo de 120 cv da nova família T-Jet.

3)

Para responder às exigências de uma clientela que considera os automóveis desta categoria como um verdadeiro investimento, na medida em que representam a principal viatura da família, a gama do Fiat Linea irá adaptar-se aos diferentes mercados onde vai ser comercializado. No início, a oferta será composta por dois motores (1.3 Multijet de 90 cv e 1.4 16v de 77 cv), três níveis de equipamento (Active, Dynamic e Emotion) e 11 cores de carroçaria. Por outro lado, são propostos conteúdos típicos de viaturas de segmento superior, como os dispositivos de tratamento do ar e infotelemáticos que melhoram o conforto e a qualidade da vida a bordo: ar condicionado automático, sistema BlueMe® com porta USB, auto-rádio com leitor de CDMP3, Cruise Control, sensores de chuva, de luminosidade e de marcha-atrás. Qualquer uma das possíveis combinações é caracterizada por uma óptima relação qualidade preço.

Por fim, o Fiat Linea adopta uma geometria das suspensões muito fiável, garantia de grande facilidade e precisão de condução, de um comportamento em estrada irrepreensível e de um conforto de alto nível: de rodas independentes tipo McPherson à frente e de rodas semi-independentes interligadas por eixo de torção atrás.

Mas o Fiat Linea não se limita a oferecer um estilo original, uma mecânica evoluída e fiável, níveis de equipamento completos e grande conforto. Trata-se também de uma viatura extremamente segura, no topo do segmento, graças ao conjunto de soluções adoptadas. O sistema de travagem de grande eficácia, boas qualidades de recuperação garantidas pelos motores e um comportamento em estrada (handling) sempre previsível permitem ao Fiat Linea enfrentar com tranquilidade as situações mais críticas. Em termos de segurança passiva, o novo modelo propõe seis airbags (multifase à frente, de janela e laterais), de série ou como opção, conforme as versões e os mercados. Para além disso, o Fiat Linea oferece soluções técnicas inovadoras que asseguram ao condutor um perfeito domínio do automóvel (segurança activa), como o ABS de última geração com EBD (Electronic Brake Distribution) e, como opcional, o sofisticado sistema ESP (Electronic Stability Program).

4)

São estes, em síntese, os trunfos de um modelo que pretende jogar um papel de primeiro plano num segmento onde concorrem os melhores construtores do mundo, o segmento C, que representa 20 do mercado automóvel na Europa Ocidental, com cerca de 3.000.000 de unidades por ano, sendo a maior parte constituída por viaturas de dois volumes, enquanto os modelos de três volumes representam 5, com cerca de 150.000 unidades por ano (160.000 unidades previstas para 2013).

Fora da Europa, os números são bastante mais significativos. Na Turquia, por exemplo, o segmento C representa 52 do mercado total e os modelos de três volumes  cobrem uma parte de 75, com 170.000 unidades por ano (das quais, 50 são premium, com 50 de motores a gasolina e 50 a gasóleo).

Na China, o Fiat Linea vai ser uma viatura estratégica no seio da gama Fiat. O mercado chinês ultrapassou, em 2006, a meta de 4.000.000 de unidades, com uma previsão de 7.500.000 unidades para 2013.

No Brasil, por fim, o mercado totalizou, em 2006, 1.835.000 unidades, com uma previsão de 2.250.000 unidades para 2013 (dada a segmentação ligeiramente diferente no mercado brasileiro, o Fiat Linea situa-se no segmento D e tem como objectivo atingir uma quota de 13 do segmento). No Brasil, a Fiat comercializará uma versão equipada com o novo motor 1.9 130 cv Flexfuel (gasolina já com 22 de etanol e bioetanol puro). O bioetanol e a gasolina são misturados no mesmo depósito, o que facilita o reabastecimento. A lógica do motor reconhece a composição efectiva da mistura e, em função da mesma, modifica automaticamente os parâmetros de injecção e ignição. Os motores Flexfuel são capazes de funcionar do mesmo modo (e com as mesmas prestações) com combustíveis tradicionais e naturais à base de álcool. Em termos ecológicos, o etanol é uma fonte de energia renovável que contribui para reduzir as emissões responsáveis pelo efeito estufa, pois captura o anidrido carbónico durante o processo de produção.

5) Elegância e estilo italiano

Desenhado pelo Centro de Estilo Fiat, o Linea exprime a sua originalidade num estilo elegante e inconfundível, com linhas sóbrias e depuradas que lhe conferem dinamismo e harmonia. O design, resolutamente italiano, integra o modelo no novo family feeling Fiat que já caracteriza o Grande Punto e o Novo Bravo e recupera elementos de estilo da tradição italiana das viaturas de Grande Turismo, mas sem excessos estéticos, como o pára-brisas avançado e inclinado, os grupos ópticos em forma de gota e a frente de aspecto importante com o novo logótipo Fiat ao centro em posição de destaque.

Proposto numa única variante de carroçaria, o Fiat Linea proporciona uma sensação de solidez, força e habitabilidade. Esta impressão é acentuada pelas dimensões generosas que o colocam no topo do seu segmento: 4,56 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,5 m de altura e 2,6 m de distância entre eixos.

O Fiat Linea propõe uma frente de aspecto importante, quase digna de uma viatura de Grande Turismo, mas modelada de acordo com as actuais normas em termos de protecção de peões, com uma configuração que resulta de uma análise minuciosa e do respeito pelas novas directivas que prescrevem volumes mais arredondados, um capo mais largo e uma estrutura do pára-choques estreita (particularmente evidente na vista em planta), a fim de minimizar a superfície envolvida numa eventual colisão.

O pára-brisas e o capô são muito pronunciados e homogéneos. Na ausência de uma separação nítida, estes dois elementos (o capô acentuado e o pára-brisas muito inclinado) situam-se quase na mesma linha, característica esta que valoriza a vocação dinâmica do Fiat Linea. De acordo com as novas normas, a grelha apresenta uma linha de separação entre o capô e o pára-choques dianteiro que se estreita na ligação às cavas das rodas. Ao nível dos faróis de nevoeiro surge um relevo que os envolve e os liga ao centro da entrada de ar inferior. Por fim, os grupos ópticos e os faróis de nevoeiro são separados por uma nervura que confere maior leveza ao guarda-lamas. Os grupos ópticos, alongados em direcção ao exterior, evocam dinamismo e temperamento italiano (tal como os posteriores, são fabricados pela Magneti Marelli – Automotive Lighting).

Uma linha quebrada atravessa a lateral a partir do centro da cava da roda até à traseira, evidenciando o aspecto dinâmico do automóvel. As cavas das rodas, acentuadas, robustas e musculadas conferem uma impressão de força e de solidez, sensação esta proporcionada também pela traseira, de linhas sóbrias e elegantes.

6) Conforto e funcionalidade excepcionais

Tal como as linhas da carroçaria, o espaço interior do Fiat Linea representa a mais evoluída expressão do estilo italiano, graças também à qualidade dos materiais e ao cuidado nos pormenores.

As linhas equilibrada do habitáculo, em perfeita harmonia com as da carroçaria, criam um espaço acolhedor, luminoso, capaz de oferecer uma habitabilidade e um conforto superiores em comparação com quanto é proporcionado por uma viatura de três volumes tradicional, nomeadamente em termos de ergonomia e de espaço disponível para os passageiros. Dentro do Fiat Linea, o conforto passa também por um espaço claro
e luminoso, capaz de garantir um perfeito domínio da estrada e uma visibilidade perfeita, tanto para a frente, como para trás, graças aos vidros amplos e às generosas dimensões dos espelhos retrovisores exteriores. O conforto do Fiat Linea é ainda acentuado por uma habitabilidade generosa, boa insonorização e grande facilidade para entrar e sair da viatura.

Concebido para e em torno do homem, acolhedor e prático, o Fiat Línea assegura viagens tranquilas e confortáveis, proporcionando um bem-estar concreto. Para atingir este objectivo, os projectistas adoptaram, desde as primeiras fases de desenvolvimento do novo modelo, os mais evoluído critérios ergonómicos para definir os parâmetros que medem a capacidade de uma viatura responder às exigências de conforto e bem-estar dos seus passageiros. Graças a esta atitude, o Fiat Linea atinge excelentes valores nas funções ergonómicas fundamentais: habitabilidade, posição de condução, facilidade de acesso, visibilidade e modularidade do espaço.

Estas qualidades tradicionalmente vencedoras ganham ainda mais importância considerando o cada vez mais longo tempo que se passa a bordo do automóvel, a difusão de viaturas de categoria superior (logo, mais espaçosas) e o aumento da estatura média da população. O banco do condutor regulável em altura e o volante, regulável em altura e profundidade, permitem obter excelentes padrões de habitabilidade e uma posição de condução perfeita (tanto para condutores com 1,5 m de altura, como com 2 metros).

Mesmo com um condutor muito alto, o banco de trás permite acomodar confortavelmente um passageiro da mesma estatura sem penalizar a capacidade da bagageira que, em configuração normal, chega aos 500 litros (uma das mais espaçosas do segmento). Se o espaço não for suficiente, basta rebater completamente o banco posterior para dispor de uma capacidade de carga excepcional: 1175 litros à altura do tecto.

7)

A condução torna-se particularmente agradável graças à posição dos pedais, alinhamento do volante, posição do apoio de braços e do apoio de pé, ergonomia da alavanca de velocidades e perfeita visibilidade dos instrumentos e dos comandos.

Caracterizado pelo family feeling inaugurado pelos mais recentes modelos Fiat, o quadro de instrumentos (construído pela Magneti Marelli) adopta caracteres muito claros, de grande dimensões e de grafismo perfeitamente legível. De noite, a facilidade de leitura é garantida por uma iluminação laranja que permite focar rapidamente os olhos no momento de passagem do escuro da estrada para a luminosidade dos instrumentos.

Os bancos anteriores e posteriores do Fiat Linea foram estudados para assegurarem o melhor conforto a cada passageiro, qualquer que seja a sua morfologia.

Este objectivo foi alcançado através de uma estreita colaboração com os melhores especialistas italianos de ergonomia e de medicina do desporto. Para aumentar o conforto e, acima de tudo, absorver as vibrações, os bancos dianteiros dispõem de um novo sistema de apoio lombar que sustenta as costas mais eficazmente (a regulação eléctrica do banco do condutor está disponível como opcional) e os estofos de espuma permitem uma óptima adaptação à morfologia do corpo. A estrutura anti-escorregamento dos bancos impede que o corpo escorregue por baixo do cinto de segurança em caso de colisão frontal violenta. Os bancos da frente dispõem das seguintes regulações: em altura, longitudinal, em inclinação das costas e de apoio lombar (de comando eléctrico).

Por fim, os apoios de cabeça são equipados com um dispositivo de regulação em altura e, como opção, podem ser equipados com sistema anti-golpe de chicote que os aproxima da nuca do passageiro em caso de colisão.

Estão ainda disponíveis, como opcional, bancos da frente com aquecimento.

Homologado de série para três pessoas, o banco posterior pode ser inteiro ou dividido 40/60. Adopta uma estrutura anti-escorregamento e estofos de densidade diferenciada em função da zona do banco ocupada (este parâmetro mede a capacidade do estofo de flectir sob o peso do corpo). Inclui fixações Isofix para cadeira de criança e apoios de cabeça reguláveis em altura para os lugares laterais, estando disponível como opcional o apoio, igualmente regulável, para o lugar central.

8) Motores progressivos para um excepcional prazer de condução

O Fiat Linea propõe uma gama de excelentes motores, tecnicamente evoluídos, generosos e de elevadas prestações. A oferta compreende um motor turbo diesel Multijet (1.3 16v de 90 cv) .

Gozando de qualidades diferentes, todas plenamente aproveitadas graças ao acoplamento a caixas mecânicas de 5 velocidades, aliando generosidade, temperamento brilhante, prestações elevadas e tecnologia de ponta. Todos os motores oferecem grande fiabilidade e respeito absoluto pelo ambiente.

Os motores do Fiat Linea são fabricados pela Fiat Powertrain Technologies, o novo sector do Grupo onde estão concentradas todas as actividades de inovação, investigação, estudo e produção de motores e caixas de velocidades para todos os tipos de aplicação: desde automóveis a veículos industriais, desde barcos a máquinas agrícolas. Com um efectivo de cerca de 19.000 pessoas, 17 fábricas e 10 centros de investigação em oito países, este sector é uma das realidades mais significativas no domínio internacional dos motores. Na FPT, cerca de 3000 técnicos altamente especializados consagram-se ao desenvolvimento e aplicação de tecnologias de ponta. Mais de 40 patentes registadas por ano testemunham a qualidade e empenho neste sector e fazem da FPT um pólo de excelência tecnológica e contínua inovação. 1.3 16v Multijet de 90 cv

No Fiat Linea não podia faltar o 1.3 16v Multijet – o mais pequeno e avançado entre os motores Diesel de injecção directa “Common Rail” de segunda geração – com uma interessante novidade: uma nova versão com turbo compressor de geometria variável.

Com esta sobrealimentação, o 1.3 16v Multijet debita 90 cv (66 kW a 4000 rotações por minuto) de potência máxima e um binário de 20,4 kgm (200 Nm) a 1750 rotações por minuto. O Fiat Linea equipado com o 1.3 Multijet de 90 cv proporciona prestações excelentes: velocidade máxima de 170 km/h e 13,8 segundos para passar de 0 a 100 kmh. Também os consumos estão entre os melhores do segmento: 6,5 l100 km no ciclo urbano, 4,0 l100 km no extra-urbano e 4,9 l100 km no combinado.

9)

Para além da diferente sobrealimentação, a nova motorização distingue-se por outras intervenções. O sistema de combustão foi modificado, aumentando a permeabilidade das condutas de admissão e escape, reduzindo a turbulência na câmara de combustão e, em consequência, a geometria e a relação de compressão de 18:1 para 17.6:1. O sistema de controlo de emissões prevê uma válvula EGR de funcionamento eléctrico gerida directamente pelo sistema de controlo do motor, um permutador de calor para refrigeração dos gases de escape em recirculação (EGR) e um catalisador “close coupled”. Estas soluções permitem garantir o respeito pelos limites de emissões CEE FASE 4.

Mais em detalhe, o 1.3 16v Multijet é um “4 cilindros em linha” de 1248 cm3, com diâmetro de 69,6 mm e curso de 82 mm. As quatro válvulas por cilindro são accionadas directamente por uma dupla árvore de cames à cabeça através de balanceiros em dedo com rolos. O 1.3 Multijet 16v é uma verdadeira obra-prima de tecnologia em miniatura: “vestido” com todos os seus acessórios, pesa apenas 130 kg, apresenta dimensões reduzidas (50 centímetros de comprimento e 65 de altura) e o “layout” dos componentes foi estudado de modo a ocupar o menor espaço possível.

Projectado segundo critérios de máxima racionalidade, eficiência e fiabilidade, o motor caracteriza-se por um óptimo rendimento e é praticamente “for life”: foi construído para uma vida de 250.000 km sem necessidade de qualquer manutenção dos componentes mecânicos. Os intervalos de mudança do óleo passaram de 20 para 30.000 km (o 1.3 Multijet 16v utiliza um óleo de baixa viscosidade – logo “fuel economy” – e respeitador do ambiente).

Fonte: Velocidade Online Co (http://www.velocidadeonline.co.pt/)
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 10 de Maio, 2007, 17:04:45
Quando o design do Fiat Linea (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?showtopic=5259&hl) ainda era uma incerteza
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tipo11 em 10 de Maio, 2007, 17:10:45
Bom trabalho Mr. Tiffosi  :palmas:

Já sabes do novo Fiat Ritmo...  :fiat:  
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 10 de Maio, 2007, 17:27:33
Merece um novo tópico  :t_up:

Vem em substituição ou vem preencher um lugar vago?
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tipo11 em 10 de Maio, 2007, 23:46:43
Substituição!
Ah... apanhei-te! esta não sabias!!!  :d_grin:
Na Australia, o novo Bravo irá chamar-se Ritmo  :d_roll:
Se quiseres saber porquê, liga para o Luca del Meo ou então vai ITALIASPEED.COM
Abraços
 (lol)  :t_up:

E agora, somando 3+4, 5+7 e 8+295... qualquer dia teremos um novo Tipo  :uikabom:
Ora vejamos:
Anos 80 - Ritmo, depois o Tipo, anos 90 - Bravo/Brava, Stilo, voltou ao Bravo, saltou para o Ritmo (na Australia)... será que existe um novo Tipo, noutro país e cá o Je não sabe? ou sairá totalmente novo?
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 11 de Maio, 2007, 12:48:51
Na última reunião mensal com o Luca Cordero di Montezemolo, decidimos que o nome Ritmo é o ideal, porque tem mais aceitação para os Australianos e isso significa mais vendas.
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 21 de Maio, 2007, 19:00:44
Fiat Linea com motores chineses

A Fiat poderá usar motores chineses, na versão australiana do novo Linea. Os automóveis produzidos na Austrália deverão ter motores de maior cilindrada que, os usados na Europa, além da caixa automática.

Os motores do Linea na versão australiana deverão ter 1,8 litros e 2 litros e serão produzidos na China pela Chery Automobile. Uma transmissão automática também está sendo desenvolvida, pelo fabricante chinês. O início do fornecimento deve demorar cerca de um ano.

O Fiat Linea com motor e transmissão chinesa não será a primeira incursão do gigante asiático na área automobilística australiana, outras marcas também de renome já o fizeram. Os analistas prevêem que, nos próximos anos, o número de modelos fornecidos por fábricas chinesas deverá crescer consideravelmente.
 
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 25 de Maio, 2007, 16:57:10
Fiat Linea, il sito ufficiale

Site oficial do Fiat Linea (http://www.fiatlinea.com/), dedicado à nova proposta da Fiat.

 
Título: Fiat Linea
Enviado por: miguelsilva em 28 de Maio, 2007, 12:39:58
O Linea tá muito bonito e o preço que vi anunciado numa revista é muito bom: 20.000€.
Espero que seja possivel escolher a cor da consola central, aquele cinza não me convence. E tb é pena não introduzirem uma versão com motor 1.9 JTD, este carro bem que merecia, parece ser enorme.
 :t_up:  
Título: Fiat Linea
Enviado por: Giugiaro em 02 de Junho, 2007, 15:36:53
You are a winner... You will be on to the limits of beauty and design...
You dominate in tecnology, and conquete space, for your beautiful family.
You are an example to mankind... You realy deserve a mensage wen you get home... ... ...
Título: Fiat Linea
Enviado por: Braz em 02 de Junho, 2007, 15:50:20
Citar
O Linea tá muito bonito e o preço que vi anunciado numa revista é muito bom: 20.000€.
Espero que seja possivel escolher a cor da consola central, aquele cinza não me convence. E tb é pena não introduzirem uma versão com motor 1.9 JTD, este carro bem que merecia, parece ser enorme.
 :t_up:
O Linea só virá para Portugal com uma versão e só com um motor:

Fiat Linea 1.3 MultiJect 90cv Emotion

Por isso, a côr para o interior será o beije dos bancos e o cinza do tablier...
Título: Fiat Linea
Enviado por: Luke em 03 de Junho, 2007, 00:10:11
por encomenda devem haver outras motorizações não?
Título: Fiat Linea
Enviado por: Braz em 03 de Junho, 2007, 13:58:40
Citar
por encomenda devem haver outras motorizações não?
Não sei...
Na notícia que li, sobre o Linea, é que só estaria disponível um motor e um nível de equipamento, para Portugal. O preço andaria próximo dos 19/20 mil €.
Título: Fiat Linea
Enviado por: Giugiaro em 03 de Junho, 2007, 14:39:11
As motorizações JET só estarão disponíveis para Outubro...
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 07 de Fevereiro, 2008, 18:25:25
Fiat Línea 1.3 Multijet Emotion

O Fiat Línea, com os seus três volumes, quatro portas e animado por um diesel de 1.3 Multijet de 90 cv, é uma proposta a ter em conta, principalmente para quem pretende um automóvel económico, barato, espaçoso, com um visual clássico, e até senhor de uma boa dose de distinção.

A última berlina de três volumes lançada pela transalpina Fiat foi o Marea, modelo que se viu substituído pelo Línea, este último a assumir-se como um sedan de quatro lugares derivado do Bravo/Brava. Com um comprimento de 4,56 metros, o Línea é maior que o Fiat Marea (4,34 m) que vem substituir. A distância entre eixos é de 2,60 m, ou seja, o mesmo que Bravo, e mais 9 cm que no caso do Grande Punto.

Todavia, se a distância entre eixos é superior à exibida pelo Grande Punto, o Línea partilha com este modelo variados elementos, designadamente a mesma largura de carroçaria, a configuração do tablier e vários equipamentos.

A secção frontal do Linea cumpre as últimas especificações de segurança e exibe formas arredondadas, um capot mais largo e uma estrutura de pára-choques preparada para reduzir ao mínimo a zona de impacto. Já a secção traseira empresta ao Fiat Linea uma sensação de força e solidez.
Uma vez a bordo do Fiat Línea, a sensação de espaço faz-se sentir de imediato, facto que não é meramente aparente uma vez que o espaço disponibilizado para as pernas dos passageiros dos lugares traseiros é bastante generoso, e apenas comprometido pela relativamente pouca largura do conjunto.

Os assentos, com altura ajustável e ao volante também ajustável, permitem ao Fiat Linea adaptar-se a quase todo tipo de condutores, sem limitar o espaço e a comodidade dos passageiros dos lugares traseiros.

O volume disponibilizado pela bagageira é de 500 litros, cifra esta que se dilata até 870 litros com os bancos rebatidos e 1.175 litros com o assento traseiro totalmente deitado. Neste quesito há ainda a referir a possibilidade de rebater os bancos traseiros assimetricamente.
Uma vez instalados ao volante, o Linea 1.3 Multijet comunica de imediato a noção de estarmos perante uma variante sobredimensionada do Grande Punto, com a típica falta de energia na resposta nos regimes mais baixos. Daqui resulta que há necessidade de fazer subir a rotação do motor até obtermos uma velocidade ajustada. Neste capítulo, e à semelhança do que acontece com o Grande Punto, para que as recuperações aconteçam com alguma celeridade, há que aplicar uma boa dose de “mão de obra” na caixa de cinco velocidades, por forma a manter a vivacidade do conjunto.

Relativamente à transmissão, de relações longas, esta cumpre a missão a que se destina, sem brilhantismo, mas de forma suficiente para manter satisfeitos os potenciais clientes do Línea, com destaque para um consumo anunciado 4,9 litros de carburante por cada 100 quilómetros de percurso em ciclo combinado.

As ligações ao solo são asseguradas por suspensões, McPherson à frente e por eixo semi-rígido atrás, que conferem ao Línea um elevado nível de conforto. Já a eficácia dinâmica não é muito envolvente, notando-se uma maior propensão para a carroçaria oscilar em curvas mais apertadas, mas o condutor pode sempre contar com uma reacção previsível, caso não exagere no ritmo de condução.
No departamento da segurança assinala-se a presença de seis airbags, ABS, luzes de nevoeiro, encostos de cabeça dianteiros activos, bem como fixações Isofix.

Uma vez que o Línea 1.3 Multijet é disponibilizado apenas com o nível de equipamento Emotion, o rol de amenidades e equipamentos prima pela fartura e diversidade. Assim, aqui o destaque vai para a presença de elementos como o ar condicionado automático, os vidros eléctricos, o computador de bordo, e o sistema Blue&MeTM, um dispositivo que resulat da colaboração da Fiat com a Microsoft. Sem tirar as mãos do volante e com uma série de comandos vocais, podemos telefonar e ouvir as SMS que chegam ao nosso telemóvel Bluetooth lidas pelo Blue&Me, consultar a lista de contactos e ouvir músicas em MP3/WMA/WAV, graças a uma entrada USB que permite ler cartões de memória.

Em suma, esta parece ser uma proposta ajustada para quem pretende um carro que lhe possa dar tudo, menos uma performance desportiva, claro.
P.V.P.: 20.410 €uros

Fonte: Motores (http://motores.sapo.pt/), por Eurico Botas
 
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 09 de Junho, 2008, 18:16:25
Fiat Linea preparado para o Verão      

(http://www.lusomotores.com/images/stories/Automoveis/Marcas/Fiat/Linea/net-070503_f_linea_08_1024.jpg)

O construtor italiano propõe na compra deste seu modelo uma oferta para os seus clientes de acordo com uma campanha agora colocada em marcha

 A Fiat procura continuar a inovar a todos os níveis e também nas campanhas de publicidade, onde se prepara para ser a marca oficial do Verão! Assim, até 31 de Julho deste ano, quem comprar um Fiat Linea poderá levar para casa muito mais do que o carro eleito “Auto Best 2008”, isto porque na bagageira do Linea, sem dúvida um dos seus pontos fortes pela enorme capacidade, irá transportar sem problemas aquilo que  construtor italiano promete ser um "atractivo e aliciante pacote que irá enriquecer a chegada do calor".

Segundo o slogan dos anúncios que a Fiat distribui pela imprensa, é fácil perceber que o “Fiat Linea é impressionante”. Fazendo jus ao seu mais alto desígnio ecológico – a Fiat foi recentemente reconhecida pela JATO, entidade líder mundial no fornecimento de informação sobre o sector automóvel, como a marca com o mais barato valor médio de emissões de CO2 – , a JATO, mediante a análise às 10 marcas de automóveis mais vendidas na Europa, atribuiu deste modo à Fiat o primeiro lugar neste importante factor. Por outro lado, a Fiat oferece até 5500 euros a todos os clientes que troquem o seu automóvel por um Fiat.

(http://www.lusomotores.com/images/stories/Automoveis/Marcas/Fiat/Linea/070503_f_linea_15_800.jpg)

Mas as novidades não ficam por aqui. Em tempo de férias a Fiat aproveita também para dar o seu contributo, fazendo com que o Línea tenha mesmo tudo o que uma família precisa... para ir de férias! Além do seu motor Diesel Multijet de baixo consumo, da integração da tecnologia Blue & Me com Bluetooth e reconhecimento de voz, dos comandos no volante e da entrada USB, dos seis airbags de série, ar condicionado automático, sensores de estacionamento, e ainda a já referida bagageira com 500 litros de capacidade, a Fiat entrega-lhe ainda um cheque no valor de 2000 euros para as férias, disponibilizando toda esta completa lista mediante um contrato de crédito para 21.477,50 euros.

Como se não bastasse, o cliente da Fiat leva o automóvel, o dinheiro, vai de férias e volta, e só tem de se preocupar com as rendas da compra passados os primeiros três meses sobre o momento da aquisição. Perante esta proposta, e em face da qualidade indiscutível deste modelo dentro do seu segmento, com uma óptima relação preço/equipamento/qualidade, esta campanha vem acrescentar ainda ou aliciante extra para que o Verão possa chegar consigo ao volante de um Fiat Linea.

Fonte: LusoMotores (http://www.lusomotores.com/)
Título: Fiat Linea
Enviado por: ivan4an em 17 de Julho, 2008, 02:10:06
Semana que vem conhecerei o Linea a ser lançado no Brasil.. :uikabom:  :fiat:

Sei que há dois lá: um 1.9 16V Flex com câmbio Dualogic e outro 1.4 Turbo.

 :buba:  :buba:  :buba:


Tá muito atrasado o lançamento do Linea por estas terras... já era prá ter sido ano passado... estamos sem carro médio-grande algum....

Marea, foram vendidos 2 este ano. Apenas 2....

Espero que o Linea traga novamente a Fiat para os segmentos superiores em nosso mercado.   :yes:

 :fiatistas:  
Título: Fiat Linea
Enviado por: E.Amorim em 17 de Julho, 2008, 03:10:44
nossa senhra... ainda para mais com essa jante do gPunto 130 cv... meu deus...  :love:  
Título: Fiat Linea
Enviado por: ivan4an em 23 de Agosto, 2008, 00:54:07
Fotos oficiais do Linea brasileiro

(http://img291.imageshack.us/img291/1237/lateralfinalyp7.jpg) (http://imageshack.us)
(http://img291.imageshack.us/img291/1237/lateralfinalyp7.25a720a796.jpg) (http://g.imageshack.us/g.php?h=291&i=lateralfinalyp7.jpg)

(http://img167.imageshack.us/img167/2852/traseirafinalgf2.jpg) (http://imageshack.us)
(http://img167.imageshack.us/img167/2852/traseirafinalgf2.27290e10fc.jpg) (http://g.imageshack.us/g.php?h=167&i=traseirafinalgf2.jpg)

O lançamento será na segunda quinzena de Setembro, até que enfim!

Terá duas motorizações: 1.9 16V Flex, com 132 cv, e 1.4 TJet com 150 cv. Terá a opção de câmbio Dualogic. Dentre os opcionais estreará no mercado brasileiro o Blue&Me NAV, indicador GPS integrado ao quadro de instrumentos. Estima-se que os preços partam de R$ 57.000,00 (23.700,00 €).

 :palmas:  :palmas:  :palmas:  :palmas:

 :fiat:  :fiatistas:  
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 25 de Agosto, 2008, 13:24:23
O 1.4 T-Jet, não é Flex?
Título: Fiat Linea
Enviado por: ivan4an em 25 de Agosto, 2008, 14:48:28
Citar
O 1.4 T-Jet, não é Flex?
Não... infelizmente não....

Quer dizer.. às vezes há diferenças entre o que nos é instruído e o que realmente é.. mas, de princípio, não é flex o TJet...
Título: Fiat Linea
Enviado por: Tiffosi em 25 de Agosto, 2008, 16:02:19
Este motor é espectacular, mas com gasolina adulterada conforme "falamos" à dias deve ser complicado :(