Autor Tópico: Problema sofagem Fiat Punto 2000  (Lida 13217 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 411
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema sofagem Fiat Punto 2000
« Responder #60 em: 24 de Janeiro, 2021, 19:29:27 »
Assim que puder meço a minha temperatura por obd para comparar
Em circulação a minha temperatura  varia entre 79⁰ a 83⁰, confirmado por obd.

Enviado do meu SM-T820 através do Tapatalk
« Última modificação: 24 de Janeiro, 2021, 19:30:45 por jorge punto »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Problema sofagem Fiat Punto 2000
« Responder #61 em: 25 de Janeiro, 2021, 08:51:18 »
Bom creio que com a informação que se reuniu o problema da sofagem sera mesmo a nivel de sofagem.
Radiador entupido, circuito de agua interrompido ou alguma valvula (torneira) fechada será.
Creio que tubos trocados nao sera mas eu nao descartava essa hipotese tambem.  :unsure:

filipeleite221

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 122
  • Karma:
    +0/-0
Re: Problema sofagem Fiat Punto 2000
« Responder #62 em: 27 de Janeiro, 2021, 00:01:30 »
Bom creio que com a informação que se reuniu o problema da sofagem sera mesmo a nivel de sofagem.
Radiador entupido, circuito de agua interrompido ou alguma valvula (torneira) fechada será.
Creio que tubos trocados nao sera mas eu nao descartava essa hipotese tambem.  :unsure:

Boas peço desculpa por não responder, mas tenho estado sem tempo nenhum, ora após mudar a distribuição e mudança do líquido de refrigeração ainda saiu ar quente da sofagem, agora voltou ao normal sai morno. Falei com um mecânico que pôs a hipótese de ser o radiador da sofagem avariado. Mas para isso teria que desmontar o tablier todo.

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 411
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema sofagem Fiat Punto 2000
« Responder #63 em: 27 de Janeiro, 2021, 00:13:40 »
Há maneira de testar isso de forma simples! Desliga-se os dois tubos que vão para lá, e com uma mangueira sem muita pressão é colocar água e ver se ela saí bem, isto tudo com a sofagem regulada no máximo de temperatura. Até pode ser que saía algum lixo que a esteja a entupir!

filipeleite221

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 122
  • Karma:
    +0/-0
Re: Problema sofagem Fiat Punto 2000
« Responder #64 em: 27 de Janeiro, 2021, 02:45:11 »
Há maneira de testar isso de forma simples! Desliga-se os dois tubos que vão para lá, e com uma mangueira sem muita pressão é colocar água e ver se ela saí bem, isto tudo com a sofagem regulada no máximo de temperatura. Até pode ser que saía algum lixo que a esteja a entupir!


Boas Jorge
Tenho uma dúvida por isso é que ainda não fiz esse procedimento. Posso mandar para lá água á vontade? Sem pressão? Essa água sairá por algum sítio? É igual meter num tubo ou noutro? Cumprimentos

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 411
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema sofagem Fiat Punto 2000
« Responder #65 em: 27 de Janeiro, 2021, 07:53:01 »
Sim podes fazer isso quer num tubo ou outro, convém é estar os dois desengatados do circuito para se houver lixo ele sair, eu não metia muita pressão, pois pode haver o risco de rebentar o radiador.

filipeleite221

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 122
  • Karma:
    +0/-0
Re: Problema sofagem Fiat Punto 2000
« Responder #66 em: 27 de Janeiro, 2021, 08:38:40 »
Sim podes fazer isso quer num tubo ou outro, convém é estar os dois desengatados do circuito para se houver lixo ele sair, eu não metia muita pressão, pois pode haver o risco de rebentar o radiador.

Desculpa a ignorância, mas a água mando pelo reservatório ou diretamente nos buracos do tubo?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Problema sofagem Fiat Punto 2000
« Responder #67 em: 27 de Janeiro, 2021, 09:05:20 »
Desculpa a ignorância, mas a água mando pelo reservatório ou diretamente nos buracos do tubo?

O que o jorge mencionou e para se fazer desligando os dois tubos que entram para dentro do carro que vao ligar ao radiador da sofagem.
Existem dois tubos de agua que passam do cofre do motor para dentro do carro. esses dois tubos devem ser desligados do restante circuito e a agua metida num desses tubos que vai para dentro do carro.  :t_up:

Agora existe uma outra questao que ja me apercebi no thema mas n sei se o punto funciona da mesma maneira e queria deixar a pergunta ao Jorge punto para esclarecer.
No thema a agua circula sempre no radiador da sofagem. O seletor do quente ou frio faz abrir uma comporta que desvia o ar pelo radiador da sofagem ou nao. No punto o principio e o mesmo ou e uma valvukla que permite a circulação de agua pelo radiador da sofagem?  :unsure:

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 411
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema sofagem Fiat Punto 2000
« Responder #68 em: 30 de Janeiro, 2021, 14:01:53 »
@TwinThema boa questão, não sei se existe torneira pois nunca precisei de aceder ao radiador!

Enviado do meu M2004J19C através do Tapatalk


TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Problema sofagem Fiat Punto 2000
« Responder #69 em: 01 de Fevereiro, 2021, 09:02:35 »
Sem mais dados da viatura em causa creio que o sistema seja como nos Themas. O ar desviado por comportas e sem torneira, Assim sendo eu verificava tirantes do manipulo de selecionar a temperatura e perceber se a comporta se move ao rodar o manipulo. Por norma o ruido que faz o ar altera conforma a comporta se move.