Fiatistas
Tecnica => Restauros => Tópico iniciado por: l3lo em 24 de Novembro, 2015, 16:45:29
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ola a todos, apresento então a minha nova aquisição um uno 1.4 de 72 cv versão sx dos finais de 90, conta com 150mil km e teve parado cerca de 4 anos.
Quero manter-lo original e para ser apreciado como clássico, fazer pequenas alterações como o volante e jantes.
Gostava de saber se havia alarme de origem, o tipo de radio que traziam e os volantes do turbo ie mk2 qual a diferença de ter as ricas vermelhas ou pretas?
edit: ja pus as fotos :)
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0648_zpsgbz2ydrp.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0648_zpsgbz2ydrp.jpg.html)
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0647_zpskg8lpc0e.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0647_zpskg8lpc0e.jpg.html)
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0646_zpslbjsyqc4.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0646_zpslbjsyqc4.jpg.html)
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0645_zpskdu1thsb.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0645_zpskdu1thsb.jpg.html)
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0644_zpseik8yuug.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0644_zpseik8yuug.jpg.html)
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0643_zpseefevk0k.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0643_zpseefevk0k.jpg.html)
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0642_zpsozucvrwc.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0642_zpsozucvrwc.jpg.html)
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0641_zpsdqlspvbt.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0641_zpsdqlspvbt.jpg.html)
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0637_zpspssjqoge.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0637_zpspssjqoge.jpg.html)
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0632_zpsf1mqco5q.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0632_zpsf1mqco5q.jpg.html)
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0630_zpsihypryos.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0630_zpsihypryos.jpg.html)
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0628_zps1gaabbbt.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0628_zps1gaabbbt.jpg.html)
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Grande máquina!!!!!!!! :-)
Parabéns pela compra, e estima isso!
Tenta colocar fotos, porque também não consegui ver através do link.
Abraço, e felicidades!
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Se fôr o azulinho que estava á venda... boa compra, tem bom aspecto... fiquei tentado com esse :) :)
As riscas vermelhas, são do uno turbo, as pretas saíam nos uno versões topline / suite cá em pt... ou compravas na fiat, mas normalmente pertenciam a estes 3 modelos.
O rádio de "origem" era um grundig salvo erro :)
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sim era um que estava no olx, não foi fácil mas la consegui falar com o vendedor. :D
O carro esta mesmo em bom estado só teve um dono, tem só pequenas coisas que se arranjam com tempo.
Qual o programa que utilizam para fazer upload de imagens? eu usava um imageshack só que aquilo da sempre erro ao carregar
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photobucket.com/ (http://photobucket.com/)
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Assim pelas fotos tem bom aspeto, um 3 portas... deve haver muita gente que já o está a imaginar com umas coisas dos irmãos turbinados :charge:
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Que aspecto fabuloso!!!
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Muito bem, um 3 portas!
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Bom aspeto :palmas:
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Exteriormente, não lhe mexia em nada além das jantes..
Mecânicamente falando, a gente já sabe como é que é :lol: :lol: :lol:
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Exteriormente, não lhe mexia em nada além das jantes..
Mecânicamente falando, a gente já sabe como é que é :lol: :lol: :lol:
Turbo IE de livrete... :d_naughty: :d_naughty: :d_naughty: :d_naughty: :d_naughty:
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E tenho lá um completinho, era mais um swap :lol:
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Eu metia as jantes do TIE e se possível os travões do TIE com 4 discos.
Os frisos vermelhos nos pára-choques.
Se possível uns amortecedores + molas melhores.
Por dentro deixava completamente de origem.
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Exteriormente, não lhe mexia em nada além das jantes..
Mecânicamente falando, a gente já sabe como é que é :lol: :lol: :lol:
Desta vez... tentaria antes meter um motor de um Dedra 1600 8)
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Que lindo!!!...
Agora depois de ver as fotos, ainda digo com mais força: parabéns!!... :)
Abraço, e felicidades
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Por o motor do tie era engraçado mas perdia o encanto ate porque este 1.4 mexe-se bem.
As jantes ainda não sei, todos os unos tem as jantes do turbo por isso queria algo diferente, discos atras era algo que tinha em mente.
Ontem tirei o alarme fora, aquilo não era original e andava para la com fios ao penduro :wacko:
No fim de semana queria ver por onde entra agua, no tecto a frente no lado do condutor, ou pelo tecto de abrir ou pela calha de platico
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O tecto de abrir tem uns tubinhos de recuperação da água que a conduzem para a porta. Procura aí!
(Eu deixava o uno todo como está. Já é um modelo tão raro, o 70sx...)
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Já fiz pequenas alterações em 70's que tive, há uma que faz uma grande diferença tanto no desempenho como na sonoridade do carro, a linha de escape do turbo ie! Fica muito mais solto e com um som grave e bonito :)
Só apanhei um 70 com esta combinação de côres de interior mas já estavam um pouco queimados do sol, este vê-se que foi carro de ficar guardado, o interior é muito bonito, só ali falta o momo :)
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Linha de escape do turbo i.e. ... Desde os colectores
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E o resto todo á volta.. bem merecia.. e não é por isso que perdia valor de certeza.. na falta de uma boa base, não vejo grande mal, há malta que faz isso noutras marcas, hondas, seat's, peugeot's... quantos "hibridos" entre modelos andam por aí, tipo ax Gti com motores 1600, etc.. :t_up: A base é exactamente igual neste caso.
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Hoje de manha aproveitei para pegar no uno, o carro anda muito preso e trava mal.
Tirei as rodas fora, os discos precisão de uma rectificação e os calços estão bons. Agora os bombitos é que devem estar presos, ha algum kit de reparação?Preço?
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0651_zpslf9vms3c.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0651_zpslf9vms3c.jpg.html)
também vi que pingava um pouco de óleo de caixa, o que fazer neste caso?
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0652_zpsn7q7ww9n.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0652_zpsn7q7ww9n.jpg.html)
e já agora há algum site ou manual para ver as peças do uno?
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As peças vês no ePER, que é o catálogo informatizado de peças do grupo Fiat. Se procurares no Google aparecem logo vários sites que o têm. Introduz o número VIN e ficas com o acesso às referências de peças para o teu concreto carro.
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Se co carro está preso, e confiando na forma como se configura o problema, o mais provável é que os flexíveis estejam entupidos (ou apenas um). Quando isso acontece, o entupimento dos flexíveis evita o retorno do óleo dot4 e assim os pistões acabam por exercer alguma força nos discos. Recondicionar os bombitos pode ser uma boa ideia. Os kits compreendem o vedante que trabalha no pistão, o fole guarda pó do pistão e os foles que protegem as guias da pinça.
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Ora na sexta ao fim da tarde desmontei as maxilas da frente e montei o kit de reparação :)
Limpei bem, tirei o pistão fora, meti um vedante novo, um pouco de vaselina e guarda pós.
Montei ao sítio e tentei sangrar os travões e não sai nada, leva me a querer que são os tubos de travão entupidos.
Amanha a ver se compro uns e monto
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0659_zpslrhs8dlq.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0659_zpslrhs8dlq.jpg.html)
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0661_zps0aczhuzv.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0661_zps0aczhuzv.jpg.html)
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0663_zpshl5uh1qw.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0663_zpshl5uh1qw.jpg.html)
http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0664_zpsxlrr6bk8.jpg.html?sort=3&o=2
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0665_zpsfxqq7wwo.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0665_zpsfxqq7wwo.jpg.html)
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0666_zpsfy944ss1.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0666_zpsfy944ss1.jpg.html)
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Sim,... mt provavelmente tens os tubos entupidos. Mt provavelmente sera bom trocares o oleo tambem ;)
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alguém sabe +/- quantos litros leva de óleo? tem de ser algum especifico?
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alguém sabe +/- quantos litros leva de óleo? tem de ser algum especifico?
Leva 0,37 lts e podes colocar dot 3/dot 4.
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ja mudei os tubos e oleo novo e ficou impec :D
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Dot 4 / dot 5.1
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Nada de novo apenas escova nova, a antiga saía da fora do vidro e estava velha.
Uma promoção de 3€ leva duas. :)
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0675_zpspvsxovot.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0675_zpspvsxovot.jpg.html)
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Ora para actualizar isto, la arranjei os manuais de origem (o antigo dono la os encontrou).
Entretanto mudei óleo e filtro de óleo em casa. Agora o carro esta a ir a baixo quando deixo de acelerar :( alguem sabe que pode ser?
Também arranjei uns chuventos originais :)
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0232_zpsrzebaofj.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0232_zpsrzebaofj.jpg.html)
(http://i411.photobucket.com/albums/pp191/l3lo_braga/IMG_0244_zpsar4uzdlr.jpg) (http://s411.photobucket.com/user/l3lo_braga/media/IMG_0244_zpsar4uzdlr.jpg.html)
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A minha capa do manual é igualzinha! E o teu Uno parece estar fabuloso!
Quanto ao sintoma: será na "centralina" do injector? Sei que os 1.0ie e os 1.1ie (os 45 e 60 da era pós catalisador) davam problemas aí. Se for o mesmo sistema de injecção, pode ser isso.
Ao que sei, são umas coisas que lembram umas cassetes. O GTAbarth já explicou isso aqui algures no fórum.
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Uns chuventos originais. Grande pinta. :happy:
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https://www.olx.pt/anuncio/fiat-uno-70-sx-i-e-1-4-IDzKSiF.html#a931241f0d (https://www.olx.pt/anuncio/fiat-uno-70-sx-i-e-1-4-IDzKSiF.html#a931241f0d)
Foi bom enquanto durou. :P
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Foi bom enquanto durou. :P
Por esse preço vai durar mais uns tempos.... :blink: :blink: :blink: :blink:
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Hehe ainda no outro dia estive a falar com um user daqui sobre esse carro...
Tem potencial, se estiver mesmo muito direito, talvez valha perto desse valor.
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epah eu sinceramente acho dificil. Daqui a uns anos valentes talvez, mas por enquanto só os turbo é que mexem. Lá por ser uma versão com poucos exemplares não quer dizer que seja valiosa. Acho que quem quiser um Uno para valorização ou escolhe um Turbo i.e. ou na falta destes prefere procurar um Punto GT por exemplo a investir num 70sx.
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O factor raridade vs exclusividade ( caso dos unos turbos ) também pesa na balança... Pode nao ser já já mas olha que ate se tornará sem duvida um clássico a seu tempo. Daqui a uns 20 - 30 anos um colecionador fanático por fiat unos que tenha em mente possuir cada uma das versões na garagem poderá também ter interesse nessa versão já rara nos dias de hoje. :P assim como existem pessoas que so colecionam só as versões exclusivas, também ha quem goste de colecionar as mais básicas, ainda que sejam raras ou nao. :t_up:
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Hehe ainda no outro dia estive a falar com um user daqui sobre esse carro...
Tem potencial, se estiver mesmo muito direito, talvez valha perto desse valor.
Quem seria? :d_naughty: