Autor Tópico: Fiat 238 - "A Queijeira"  (Lida 66480 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:
« Responder #210 em: 02 de Junho, 2015, 23:27:23 »
Em princípio vai levar uma camada de espuma insonorizante, e depois o acabamento ainda não está decidido. O chão vai ser em madeira, as laterais é que não sei... Alguém tem ideias?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re:
« Responder #211 em: 03 de Junho, 2015, 08:34:37 »
Em princípio vai levar uma camada de espuma insonorizante, e depois o acabamento ainda não está decidido. O chão vai ser em madeira, as laterais é que não sei... Alguém tem ideias?

Depende,... se n me falha a memoria a carrinha e para ter algum uso profissional, certo?
Dependendo do que se meter na mala isolava as laterais.
No caso de algo que possa "deitar cheiros" usaria paineis em mdf pintado ou outro material que nao "absorva" cheiros.
No caso de algo que nao deite cheiros usaria paineis em mdf estofado ou contraplacado estofado. Neste caso a insonoridade e qualquer coisa mt interessante.

Tenho os meus carros de trabalho todos isolados. O forgao com contraplacado ainda assim ouve-se muita ressonancia vinda da caixa, e 1 Berlingo estofada que quase nao existe ressonancia vinda da caixa.
 :t_up:

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #212 em: 03 de Junho, 2015, 14:31:01 »
A ressonância da caixa vai ficar quase resolvida com esta tela. Para isolamento é que ainda tenho algumas dúvidas.

Como disse, o chão queira que fosse algo assim. Só não sei onde encontrar aquelas calhas metálicas. Nos EUA é algo mais ou menos comum, aqui... nem por isso.


Quanto às laterais ainda estou a magicar como há-de ser. A ideia talvez passe por ter mdf ou contraplacado estofado até meio da altura com espuma isoladora entre a chapa/tela e as placas de mdf. Dessa maneira fica com uma "parede dupla", com cerca de 4 ou 5 cm.

Para a parte superior das laterais pensei em algo mas não sei se ficará bem. Imaginei estofar a própria espuma (com alcatifa auto ou algo do género), ficando a parece mais fina e depois, por cima, uma espécie de grade em madeira. Algo mais ou menos como as grades de resguardo de pickups e camiões de caixa aberta. Podem ver vários exemplos na página do link a seguir mas feito no interior e encostado à chapa coberta com a alcatifa.
http://67-72chevytrucks.com/vboard/showthread.php?t=588852


TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #213 em: 03 de Junho, 2015, 21:04:39 »
Esse tipo de calhas tenta ver em AKIs ou outros desse genero.

A nivel de isolamento existem umas mantas com cerca de 1 cm de espessura e ate mais finas num materia que parece desperdiço concentrado. Aquilo a nivel sonoro e termico funciona mt fixe... Agora onde se arranja disso... Eu ate talvez arranjasse mas tinha de vir de espanha...

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #214 em: 03 de Junho, 2015, 21:34:25 »
Esse tipo de calhas tenta ver em AKIs ou outros desse genero.

A nivel de isolamento existem umas mantas com cerca de 1 cm de espessura e ate mais finas num materia que parece desperdiço concentrado. Aquilo a nivel sonoro e termico funciona mt fixe... Agora onde se arranja disso... Eu ate talvez arranjasse mas tinha de vir de espanha...

O Leroy tem, quando andei a ver isolamento para o capot do Kappa vi lá isso...  :charge: :charge:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:
« Responder #215 em: 04 de Junho, 2015, 01:08:42 »
Eu compro isso em Lisboa na mgo borrachas
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #216 em: 04 de Junho, 2015, 09:45:32 »
Pois, eu também queria utilizar esse tipo de isolamento mas não consigo encontrar. Fui ao Leroy há uns meses ver o que tinham disponível mas não encontrei isso. Apenas a tal esponja de isolamento que me pareceu uma boa solução, apesar de não ser a mesma coisa.

Refiro-me a isto:
http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Construcao/Isolamento-da-casa/Paredes-e-fachadas/11697525.aspx

Embora este seja de 40mm eu vi lá de 20mm.

Se souberem onde posso encontrar dessa tal manta de desperdício concentrado (também não sei ao certo o nome a dar) na zona norte, Braga/Porto ou por perto, agradeço.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #217 em: 04 de Junho, 2015, 14:05:55 »
O isolamento que estas a pensar chama-se aglomerado acustico ou coisa mt parecida.
Aquilo que procuras mas eu n encontro deve ser algo tipo islomento acustico de microfibras.

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #218 em: 04 de Junho, 2015, 14:34:41 »
Obrigado pela ajuda.

O que referias e o que eu procuro é chamado de feltro acústico ou feltro automotivo. É o isolamento que vem de origem em carros de gama mais alta. Há uma empresa aqui de Braga que até produz isso, é a flexicel. Já lá fui mas eles não se mostraram muito interessados em vender ao público. Trabalham diretamente com as marcas e por isso não estão para se chatearem...  :angry:

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #219 em: 05 de Junho, 2015, 08:21:48 »
Tenta ver na FANAFEL. Sei que tecidos para filtro chegaram a vender pra nos e eram quantidades pequenas. Como e uma empresa de diversos tipos de tecidos pode ser que tenhas sorte.

Entretanto tenta a tua sorte por Aqui. ;)

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #220 em: 09 de Junho, 2015, 14:47:34 »
Olá mais uma vez,

Um pequeno update...

Não tinha ainda "atacado" o banco traseiro pois encontrei um grande obstáculo. Vi-me aflito para encontrar uns bancos frontais iguais, ou pelo menos parecidos, com os que tinha arranjado para a frente. A minha ideia seria arranjar 3 bancos iguais aos da frente para colocar lado a lado atrás ficando algo mais ou menos homogéneo. Na semana passada finalmente arranjei 2 bancos (bolas que os rover 800 são difíceis de encontrar), não são exatamente iguais mas a estrutura básica sim, há algumas pequenas diferenças nas costuras apenas. Terei que estofar todos eles para que fiquem iguais. Aproveitei a viagem ao centro de abate (agora as sucatas foram promovidas) e procurei um 3º banco que fosse parecido. Lá encontrei um que tem a particularidade de rebater as costas para a frente e poder ser utilizado como mesa de apoio dos outros bancos. Depois de forrado igual aos outros acho (veremos) que vai ficar bem. Depois foi arranjar uns pés de um banco corrido de um furgão para colocar os bancos em cima.



Como podem ver na última imagem a base do banco fica demasiado alta, terei que remover as calhas de correr (que não são necessárias) e mecanismos e motores de um dos bancos que é elétrico. Vão ficar apenas as costas reclináveis para poder "tombar" o banco completo caso necessite de levar alguma carga mais comprida ou volumosa. Retirando tudo isto os bancos ficarão a uma altura do solo aceitável. Depois acrescento fotos dos tais bancos que comprei, ainda não tirei nenhuma foto.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #221 em: 11 de Junho, 2015, 13:35:22 »
porque não fazes umas armações novas? e mantens tudo nos bancos?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #222 em: 12 de Junho, 2015, 10:43:05 »
porque não fazes umas armações novas? e mantens tudo nos bancos?

Para ter um mecanismo mais ou menos eficiente e apresentável de tombar o banco optei por aproveitar uma armação de outra carrinha. isso e porque é mais fácil :)

mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #223 em: 12 de Junho, 2015, 10:47:10 »

Por falar nisso, aqui estão as fotos dos bancos. Sim, eu sei que não combinam nada uns com os outros.  :puke:      Mas acho que dado que o formato é mais ou menos parecido (será?) o estofador conseguirá pô-los apresentáveis.



mad_maximo

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 129
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 238 - "A Queijeira"
« Responder #224 em: 13 de Junho, 2015, 11:34:11 »
Boas amigos,

Mais um pequeno update....



Foi mesmo à medida como podem ver. Um pouco mais largos e não cabiam...  :palmas: