Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: ggirao em 11 de Abril, 2024, 00:19:04
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boa noite,
voltei a adquirir mais uma palio weekend (é a 3ª!) gosto muito da carrinha pela simplicidade d conjunto, economia e espaço.
Esta tem alguns pequenos afazeres que gostava de corrigir a curto prazo (deixei uma msg privada a alguem que faz estes trabalhos, mas até hj nao respondeu):
. Luz AirBag acesa (onde se localiza o módulo?). Ja desmontei o volante e retirei a fichae recoloquei e está igual.
- Tem um rolamento que vai precisar de ser trocado
- Está a travar um pouco mal (pedal mole/esponjoso), verifico que tem nivel do liquido em baixo, mas acho que nao será so disso. Tlvz seja preciso limpar o circuito e colocar novo.
Alguem quer ajudar?Obg desde já
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Boas, bem se tem a luz do airbag acessa como é um sistema de segurança essa luz nunca vai apagar sozinha!
Terá de ser ligado a máquina de diagnóstico e tentar ver que erro tem (se for como no meu Punto apago o erro e fica bom). Quanto aos travões talvez começava por mudar tubos flexíveis (possivelmente já tem a idade do carro) fluido de travões novo e sangrar todo o sistema a ver como fica!
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Boas, bem se tem a luz do airbag acessa como é um sistema de segurança essa luz nunca vai apagar sozinha!
Terá de ser ligado a máquina de diagnóstico e tentar ver que erro tem (se for como no meu Punto apago o erro e fica bom). Quanto aos travões talvez começava por mudar tubos flexíveis (possivelmente já tem a idade do carro) fluido de travões novo e sangrar todo o sistema a ver como fica!
Olá Jorge. Obrigado pela mensagem/Dicas. Pois, entendo, tenho que ligar a uma maquina, saber qual é o problema, corrigir e apagar o erro, ja entendi (eu tenho bases de eletronica). Agora, quem terá essa maquina? Aquilo nao me parece uma OBD tipo VAG-COM, certo? Alguma sugestão na zona de LIsboa? Obg (ou Midas/MyForce/Norauto?)
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Viva o máximo que te posso dizer é o que eu faço, não sou da zona de Lisboa, normalmente não aconselho essas oficinas de shopping a ninguém....
Eu no meu caso uso um cabo igual a este
https://pt.aliexpress.com/item/1005001657373109.html?src=google&src=google&albch=shopping&acnt=631-313-3945&slnk=&plac=&mtctp=&albbt=Google_7_shopping&albagn=888888&isSmbActive=false&isSmbAutoCall=false&needSmbHouyi=false&albcp=19821743728&albag=&trgt=&crea=pt1005001657373109&netw=x&device=m&albpg=&albpd=pt1005001657373109&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwlN6wBhCcARIsAKZvD5hqwhBn-_qj7mIhKo0GmEE8vlA4sNKV5pUm9-RPyM026o9aCyjKDbQaAjTFEALw_wcB&gclsrc=aw.ds&aff_fcid=6352684ab96a4ff7a083b7eb7309bc2e-1712871464134-04064-UneMJZVf&aff_fsk=UneMJZVf&aff_platform=aaf&sk=UneMJZVf&aff_trace_key=6352684ab96a4ff7a083b7eb7309bc2e-1712871464134-04064-UneMJZVf&terminal_id=326d7eea6ddf49d38feef835d11aff97&afSmartRedirect=y
Tem um pequeno interruptor que dependendo do tipo de unidade que estamos a ler temos que mudar de posição, para grupo Fiat uso o software multiecuscan fazes o download a internet e podes usar a versão free para coisas básicas consultar e apagar esse erro normalmente dá, (também tens a versão paga para outro tipo de parâmetros e trabalhos).
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mas pelo que me pareceu a tomada de diagnostico da palio é uma ficha mais pequena a fte no compartimento do motor. acho k esta ficha nao da o o meu... acho.
mm assim obg pela ajuda
edit:
ja entendi. na 2a foto tem um adaptador
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mas pelo que me pareceu a tomada de diagnostico da palio é uma ficha mais pequena a fte no compartimento do motor. acho k esta ficha nao da o o meu... acho.
mm assim obg pela ajuda
Ahh ok, de que ano é?
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de 1998, mas essa ficha da 2ª foto é a certa ;-)
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Hmmm normalmente a ficha obdII só passou a ser obrigatória a partir do ano 2000, este adaptador é obdII, que é o que se usa até aos dias de hoje, anteriormente sei que eram uns conectores no compartimento do motor
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Neste caso deves estar a referir te não á segunda mas sim 9 foto
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Ora cheguei tarde ( se é que 9h da manha é tarde) o jorge ja disse tudo e ainda mais do que eu ia dizer portanto, volto quando houver mais novidades. :sombrero:
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Neste caso deves estar a referir te não á segunda mas sim 9 foto
Sim é a foto (em anexo) que tem a ficha preta, os dois crocs para corrente (+/-) e uma OBD femea. Que depois possivelmente tenho que adquirir uma obd macho + USB ou WIFI/BT. O software multiecuscan tem varias versoes, mas ainda nao percebi qual o mais indicado para a Palio de 98... Fiz download para o telemovel e no caso da minha td70 aparecem 2 tipos de airbag da TRW. Vamos ver.
Obg pela V/ ajuda.
(http://)
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Vê a etiqueta da centralina
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Vê a etiqueta da centralina
E onde está a centralina? Já andei à procura (por trás da sofagem e no compartimento do motor ao pe da ficha de diagnostico) e nao a vejo. Será que ela está lá??
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E onde está a centralina? Já andei à procura (por trás da sofagem e no compartimento do motor ao pe da ficha de diagnostico) e nao a vejo. Será que ela está lá??
Apesar de não ser o mesmo modelo, normalmente fica aqui localizado
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Apesar de não ser o mesmo modelo, normalmente fica aqui localizado
já tinha vist este video e tentei procurar no mesmo local. tem la uma ficha de diagnostico mas a centralina nao a encontrei. vou tentar ver de novo da outra vez estava tramado de mexer no carro
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Voilá
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:t_up:
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aproveito para voltar a questionar se sugerem alguem que possa fazer uma revisao pre-ipo.
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aproveito para voltar a questionar se sugerem alguem que possa fazer uma revisao pre-ipo.
Porque acha que o carro não passará na IPO?
Qualquer oficina fará isso, mas também pelo preço que ficará, mas vale pagar a reinspeçao caso reprove
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Porque acha que o carro não passará na IPO?
Qualquer oficina fará isso, mas também pelo preço que ficará, mas vale pagar a reinspeçao caso reprove
travoes e luz airbag. e nos travoes nao está mesmo em condições o carro quase nao trava :-/
mas qual é a ideia de ir 2x a inspecao? acho mais produtivo deixar o carro em condições e ir com segurança :-)
eu sei fazer algumas coisas de mecanica, mas acho que devemos deixar o trabalho certo para quem tem uma porta aberta.
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aproveito para voltar a questionar se sugerem alguem que possa fazer uma revisao pre-ipo.
Quando se tem um mecanico conhecido e facil pedir para dar uma vista de olhos e tentar ver se existe algo critico. Provavelmente nem cobrará muito por isso. Se não for esse o caso é como diz o jorge...