Saiba onde vão estar os novos radares
As 50 cabinas, que irão receber os 30 radares móveis do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), até janeiro próximo, vão ser instaladas em 26 vias.
Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), o maior número de cabinas – quatro – será colocado nas autoestradas A1 e A5 que ligam, respetivamente, Lisboa ao Porto, e Lisboa a Cascais, e o menor número – apenas uma – na A8, a autoestrada Lisboa/Leiria, via Caldas da Rainha.
A lista inclui 14 autoestradas, os Itinerários Principais IP 3 (Vila Verde da Raia/Figueira da Foz) e IP7 (Lisboa/Caia), três itinerários complementares, o IC 17 (Algés/Sacavém), o IC 19 (Lisboa/Sintra) e o IC 20 (Almada/Costa de Caparica), e ainda seis estradas nacionais e uma regional, a 125, que se localiza no Algarve.
As cabinas onde serão colocados os radares estão localizadas nos dois sentidos das vias rodoviárias.
Além da A1, da A5 e da A8, serão também colocadas duas cabinas na A2, que liga Lisboa a Albufeira, duas na A3 – Porto/Valença, via Braga -, uma na A4 – Porto/Quintanilha –, outra na A4-1 – Porto/Matosinhos -, uma na A7 – Póvoa de Varzim/Vila Pouca de Aguiar -, e duas na A24 – Coimbra/Vila Verde da Raia.
Serão instaladas também três cabinas na A25 – Aveiro/Vilar Formoso -, duas na A28 – Porto/Valença, via Viana do Castelo -, e três na A29 – Angeja, no concelho de Albergaria-a-Velha/Vila Nova de Gaia.
Quanto a Estradas Nacionais (EN), serão colocadas duas cabinas na n.º 1, que liga Lisboa ao Porto, e outra em cada uma das estradas nacionais 04, 06, 10 e 223, além de duas cabinas na EN 06-3.
A única estrada regional onde serão colocadas cabinas – três – é a 125.
O SINCRO é um sistema para deteção automática da infração de excesso de velocidade, sendo composto por uma rede de locais de controlo de velocidade criteriosamente selecionados, segundo o Ministério da Administração Interna (MAI).
Este sistema, que estará a funcionar em pleno em janeiro de 2017, vai contar com 30 radares móveis, instalados em 50 locais considerados “extremamente críticos”.
Os 30 radares de controlo de velocidade não vão ser fixos, rodando, num sistema rotativo, pelas 50 cabines, sendo a sua instalação aleatória.
De acordo com o MAI, a comunicação da informação dos radares é efectuada através da aplicação Sistema de Gestão de Eventos de Trânsito (SIGET), que fará o interface com o Sistema de Contraordenações de Trânsito (SCoT), para a emissão das notificações aos condutores.
O primeiro dos 30 radares do SINCRO entrou em funcionamento na quarta-feira, e está instalado na A5.
Autoestradas
Quatro na A1 – Lisboa/Porto
Quatro na A5 – Lisboa a Cascais
Uma na A8 – Lisboa/Leiria, via Caldas da Rainha
Duas na A2 – Lisboa a Albufeira
Duas na A3 – Porto/Valença via Braga
Uma na A4 – Porto/Quintanilha
Uma na A41 – Porto/Matosinhos
Uma na A7 – Póvoa de Varzim/Vila Pouca de Aguiar
Duas na A24 – Coimbra/Vila Verde da Raia
Três na A25 – Aveiro/Vilar Formoso
Duas na A28 — Porto/Valença, via Viana do Castelo
Três na A29 – Angeja, no concelho de Albergaria-a-Velha/Vila Nova de Gaia.
Itinerários Principais
IP 3 – Vila Verde da Raia/Figueira da Foz
IP7 – Lisboa/Caia
Itinerários complementares
IC 17 – Algés/Sacavém
IC 19 – Lisboa/Sintra
IC 20 – Almada/Costa de Caparica
Estradas Nacionais
Duas na N.º 1 – Lisboa ao Porto
Uma cada uma das estradas nacionais 04, 06, 10 e 223, além de duas cabinas na EN 06-3.
Estrada regional
Três na 125
Fonte: Auto Portal