Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: Miguel Costa em 10 de Outubro, 2018, 23:05:19
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Olá a todos,
À cerca de 11 meses adquiri um Fiat Punto Evo 1.3 Multijet de 95cv com cerca de 122.000 km. Após o adquirir levei-o a uma Bosch Car Service onde me trocaram o óleo e os filtros, entre outras peças de desgaste. Acontece que passados 6.000km o motor do carro ficou seco, completamente sem óleo. Levei-o à oficina mais perto e disseram-me que era normal este consumo excessivo de óleo nos carros a gasóleo. Não achei a explicação muito convincente, mas como se tratava do meu primeiro carro acabei por confiar. O mecânico lá colocou óleo no motor e segui viagem. Esta semana, passados 4.000 km desde a situação anterior, o motor do carro voltou a ficar sem óleo. Desta vez, levei-o a uma Bosch Car Service onde me disseram que este consumo de óleo era absurdo e que de certeza que o carro teria algum problema. No dia seguinte informaram-me que o turbo estava com folga, o que levava à perda de óleo. No entanto, disseram-me também que sendo o consumo de óleo tão elevado, o problema poderia residir não só no turbo (não coberto pela garantia), mas no próprio motor (coberto pela garantia) também. Como a garantia, que acaba no próximo mês, só cobre motor e caixa de velocidades, estou um bocado preocupado... Tenho medo de encontrar problemas no motor, relacionados com perda de óleo, após o fim da garantia, tendo de acarretar com todos os custos de reparação, quando na realidade o carro já saiu defeituoso do stand (JOCAR - JCRI Lda., em Braga). Assim sendo, queria-vos perguntar se estes motores têm histórico de avaria de algum componente que leve a estas perdas de óleo?
Os melhores cumprimentos :)
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Eu tenho um Punto EVO 1.4 a gasolina de 2010 já com 146000 km e não consome uma gota de óleo.
É lógico que estás com perdas de óleo graves. Vai a um mecânico o quanto antes, visto a garantia estar a acabar.
Também estou em Braga e costumo levar o carro a um mecânico que trabalhou no antigo concessionário da FIAT (ANHAS) e agora trabalha na SDA. Sempre que tive problemas conseguiu reparar a coisa com um custo bem menor do que estar o carro na oficina. Ele conhece bem estes carros pois gosta bastante da marca.
As únicas ligeiras fugas que tive foi em dois vedantes.
Quanto à garantia não sei até que ponto o turbo não tem garantia. Não faz parte integrante do motor? Está escrito essas exceção nalguma documentação quando compraste o carro? Se fosse comigo apertava com os gajos e ameaça ires para um Centro Arbitral caso não resolvam o problema m
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Carro comprado em Braga....possivelmente com alguma aldrabice, (comum nessa zona). Que garantia mais estúpida é essa? Um turbo não coberto pela garantia? Mais isso não é material de desgaste, aperta com esses gajos, eles vão andar a andar para acabar a garantia, esse cônsul de oleo é tudo menos normal!
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A garantia do carro é-me fornecida pela Europ Assitance, sendo que o plano de garantia contratado pelo stand é o "Mobilidade" ( http://www.europ-assistance.pt/pt-pt/automovel/garantia-de-usados ). Neste plano, o turbo não é coberto, infelizmente. Hoje a Europ Assistance disse que ia enviar um perito à oficina para avaliar o estado do motor. Vou esperar pelo desenrolar da situação...
Relativamente ao stand, NUNCA volto lá a comprar um carro. Compro uma viatura, supostamente, com revisão feita e pronta a andar. Quando a levo à Bosch Car Service saio de lá com uma fatura de 600€, dos quais o Stand apenas assumiu 300€. Isto sem contar que o módulo Blue&Me também precisou de ser substituído. Gastei mais 450€, dos quais o stand não assumiu nem 1 cêntimo pois, segundo o vendedor, "não é importante para o carro andar". Enfim...
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A garantia do carro é-me fornecida pela Europ Assitance, sendo que o plano de garantia contratado pelo stand é o "Mobilidade" ( http://www.europ-assistance.pt/pt-pt/automovel/garantia-de-usados ). Neste plano, o turbo não é coberto, infelizmente. Hoje a Europ Assistance disse que ia enviar um perito à oficina para avaliar o estado do motor. Vou esperar pelo desenrolar da situação...
Relativamente ao stand, NUNCA volto lá a comprar um carro. Compro uma viatura, supostamente, com revisão feita e pronta a andar. Quando a levo à Bosch Car Service saio de lá com uma fatura de 600€, dos quais o Stand apenas assumiu 300€. Isto sem contar que o módulo Blue&Me também precisou de ser substituído. Gastei mais 450€, dos quais o stand não assumiu nem 1 cêntimo pois, segundo o vendedor, "não é importante para o carro andar". Enfim...
Se fosse comigo ou assumiam todos os custos das coisas que não funcionanavam ou devolvia o carro. Isso é que era bom comprar um carro e vir com defeitos!
Para mim continuo a afirmar que o turbo faz parte do motor. No link que mostraste em nenhum faz referências a turbos.
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Também já tinha reparado nisso! Parece que o turbo só está coberto em garantias pagas por particulares e não por empresas http://www.europ-assistance.pt/pt-pt/automovel/protecao-mecanica .
De qualquer forma, não deixa de ser estranho como o turbo não é considerado parte do motor!
Na altura só não devolvi o carro pois já tinha pago o seguro para o poder levar à oficina a fazer um check-up. O carro não podia fazer o trajeto Braga-Guimarães sem seguro, e levá-lo a oficinas perto do stand estava completamente fora de questão. Nunca mais me apanham numa banhada assim...
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Também já tinha reparado nisso! Parece que o turbo só está coberto em garantias pagas por particulares e não por empresas http://www.europ-assistance.pt/pt-pt/automovel/protecao-mecanica .
De qualquer forma, não deixa de ser estranho como o turbo não é considerado parte do motor!
Sabes quando o perito vai estar na oficina? Se pudesses o melhor era também estares presente, para evitar maroscas....
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Sabes quando o perito vai estar na oficina? Se pudesses o melhor era também estares presente, para evitar maroscas....
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Isso seria o ideal. Hoje a Europ Assistance não me soube responder a essa pergunta, porque supostamente eles contratam uma entidade externa. De qualquer forma vou pedir à oficina para me contactar assim que o perito chegar.
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Também já tinha reparado nisso! Parece que o turbo só está coberto em garantias pagas por particulares e não por empresas http://www.europ-assistance.pt/pt-pt/automovel/protecao-mecanica .
De qualquer forma, não deixa de ser estranho como o turbo não é considerado parte do motor!
Na altura só não devolvi o carro pois já tinha pago o seguro para o poder levar à oficina a fazer um check-up. O carro não podia fazer o trajeto Braga-Guimarães sem seguro, e levá-lo a oficinas perto do stand estava completamente fora de questão. Nunca mais me apanham numa banhada assim...
Eu posso pagar um seguro e deita-lo a baixo qualquer momento que a seguradora devolve o restante montante, de acordo com o tempo que faltar até finalizar o seguro, fica a dica.
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Eu passo pagar um seguro e deita-lo a baixo qualquer momento que a seguradora devolve o restante montante, de acordo com o tempo que faltar até finalizar o seguro, fica a dica.
Não sabia disso! Obrigado pela dica :)
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Boas,
O core do turbo foi substituído mas, ainda assim, passados 1000km o perito da garantia confirmou que o consumo de óleo continua excessivo. A somar a isto, nos últimos dias tenho sentido um cheiro muito intenso a óleo quando estaciono o carro. A garantia vai avançar para o diagnóstico do motor. Alguém me sabe informar se estes motores (1.3 MultiJet 95cv) têm problemas comuns de consumo excessivo de óleo, ou, à partida, posso assumir que isto foi um mero azar? Estes motores são fiáveis, aguentam 300 000km sem grandes intervenções?
Os melhores cumprimentos :)
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Vou dizer aquilo que penso, se o carro tem a manutençao adequada julgo que sim desde que nao se ande a relar motores...
Sendo que se trata dum carro comprado em segunda ninguem sabe ao certo a nao ser o dono anterior do tratamento que lhe deu,...
Nao sei se sera o caso mas sempre que tive problemas graves com motores a oficina preferiu sempre trocar o motor que reparar.
Penso que seja uma questao de azar, so nao posso dizer se azar com o dono anterior ou com o material. :t_up:
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Um consumo de 0.6 litros por cada 1000 km é normal num 1.3 MultiJet 95 cv? Foi este o consumo do carro nos últimos 1000 km. O carro conta com cerca de 133 420 km
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Um consumo de 0.6 litros por cada 1000 km é normal num 1.3 MultiJet 95 cv? Foi este o consumo do carro nos últimos 1000 km. O carro conta com cerca de 133 420 km
Nao, julgo que nao.
Quando disse "penso que sim" foi em relação ao azar. ;) :t_up:
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Nao, julgo que nao.
Quando disse "penso que sim" foi em relação ao azar. ;) :t_up:
A garantia (Europ Assistance) diz que valores abaixo de 1L/1000 km são aceitáveis e como tal o carro não tem nenhuma avaria. A verdade é que com este consumo, ao fim de 5600 km fico sem óleo. No manual do carro refere que o consumo máximo de óleo é de 400 gramas a cada 1000km, mas penso que esta informação não ajuda muito...
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Nao tenho informaçao concreta sobre isso. No meu caso, que se trata dum PSA 1.4 16v com sensivelmente a mesma potencia, os consumos de oleo sao irregulares. o maximo que fez foi 0.7l em 1300kms.
Dados concretos em relaçao ao caso concreto nao tenho mas acho exagerado.