Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 487986 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7115
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1620 em: 26 de Novembro, 2015, 08:30:38 »
Desta vez esta bem estacionado,... A advertencia fez efeito, e pra isso que ca estamos!!!  :sombrero:  :t_up:

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1621 em: 26 de Novembro, 2015, 13:46:51 »
se o carro não tiver folga de direcção notória no volante e desde que o problema não se relacione com a caixa de direcção, á partida é da rótula na ponta do triângulo, onde encaixa na manga de eixo... ela está lá, só que não a vês! :)

Os outros 2 casquilhos dos triângulos não costumam queixar-se de barulhos.

Ou... não é "normal" nos 1.0 e 1.1.. mas nos turbos ie e turboD acontece muito os caquilhos das bombas de travão ficarem folgados e começa a caixa de pregos a fazer barulho :)
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1622 em: 26 de Novembro, 2015, 14:11:11 »
Fiat 600 71: muito obrigado. Eu também suspeito disso, desde que o Zampanò aventou a ideia.
Se for daí, é para reparar com urgência ou, sendo uma coisa tão ligeira, não deve preocupar? No primeiro caso, é para fazer em casa por um nabo (eu!) ou para mandar fazer?

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1623 em: 01 de Dezembro, 2015, 11:54:54 »
Olá! Enquanto não sei se é urgente tratar da provável folga na rótula de fixação do braço de suspensão na manga de eixo (estou cada vez certo que o ruído que se ouve em empedrado ou quando desço passeios), tenho usado o Uno todos os dias. Tem sido o meu daily driver e tem sido competentíssimo. Espaçoso, agradável, magnífico.



De todo o modo, claramente o "novo" distribuidor tem os pesos de avanço em estado muito melhor que o anterior. Isto é, se no anterior eu tinha de ter o ponto de ignição 3º avançados face ao que está no Haynes para que o motor respondesse devidamente.
Ora, neste distribuidor que abri, limpei e lubrifiquei, se com esse avanço não há detonação com gasolina 98, se usar gasolina 95 ele começa logo a grilar.
Além disso, os consumos pioraram.

Vai daí, na segunda-feira à tarde fiquei com tempo livre graças a um avião atrasado e, antes de sair de Coimbra, ainda fui tratar do assunto.



Abrir capot e tirar a caixa do filtro do ar:


Ir buscar a pistola estroboscópica:


Tirar a tampa do volante do motor, desligar o tubo de vácuo que liga ao módulo de avanço a vácuo, desapertar os parafusos que seguram o distribuidor à árvore de cames e verificar o avanço com a pistola.


Depois de rodar o distribuidor para o avanço certo, fui afinar o carburador.
Foi possível empobrecer a mistura, o que espero que se reflicta nos consumos..

Depois montei tudo...


E finalmente fui testar!


Impecável. O grilar desapareceu, mesmo com gasolina 95. Noto a mesma potência. Veremos os consumos...
Está pronto para continuar a ser utilizado todos os dias.

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7115
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1624 em: 01 de Dezembro, 2015, 14:09:20 »
 :tasla:

pjrcampos

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 131
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1625 em: 01 de Dezembro, 2015, 21:22:20 »
 :tasla: ai tas, tas!!...  :fiat:

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1626 em: 02 de Dezembro, 2015, 00:10:23 »
Temos artista para afinar Unos!!  :smash: :smash:


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1627 em: 02 de Dezembro, 2015, 10:03:43 »
Ta a consumir quanto em cidade?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1628 em: 02 de Dezembro, 2015, 10:05:44 »
Com o outro distribuidor e ignição avançada, consumia 8,5 aos 100. Sempre em cidade é sempre numa cidade particularmente acidentada, onde não deve haver uma única avenida absolutamente plana.

Com este distribuidor, neste primeiro depósito, chegou aos 10litros.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1629 em: 02 de Dezembro, 2015, 10:27:13 »
O "meu" ta a fazer 6, faz mais diferença a afinação de mínimo que a de mistura
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1630 em: 02 de Dezembro, 2015, 11:43:52 »
Isso não posso diminuir mais... está nas 750/800rpm. Às vezes nem apaga a luz do alternador antes da primeira aceleradela...

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1631 em: 02 de Dezembro, 2015, 12:15:36 »
850/900 é o ideal

P.s. o teu alternador é valeo ou mareli?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1632 em: 02 de Dezembro, 2015, 12:16:59 »
Valeo. Faz diferença no mínimo?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1633 em: 02 de Dezembro, 2015, 13:44:44 »
Era só por curiosidade, as tuas luzes não "variam"?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1634 em: 02 de Dezembro, 2015, 14:36:56 »
Não! Só mesmo quando ligo o carro mais ou menos frio e não fecho o ar, caso em que o ralenti fica nas 600rpm