Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486431 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1680 em: 27 de Janeiro, 2016, 23:51:15 »
Quantos kms tem o motor? Para teres uma ideia troquei as do meu quando o motor foi reparado, onde levou tudo novo na cabeça, tinha cerca de 180kkm

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk

Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1681 em: 28 de Janeiro, 2016, 08:05:28 »
158.000! Mas sinceramente não me parece que precise ainda. A ver vamos.

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1682 em: 28 de Janeiro, 2016, 09:14:48 »
Isso está novo!

O Uno é aquela máquina, o meu está parado desde Novembro, ontem fui pô-lo a funcionar e depois de encher o carburador de gasolina pegou há primeira... Fantástico como tanto tempo depois ficou a funcionar certinho.

Voltou novamente para o bate chapas para ver se é desta que concluo o restauro da chapa e pintura.

Conta quase 300kkm

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk

Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1683 em: 07 de Fevereiro, 2016, 17:21:43 »
Ora bem, hoje foi dia de voltar a dedicar-me ao Uno. Ainda estou à espera das peças para ele (bomba de travões e junta da tampa das válvulas), mas para tirar teimas, resolvi voltar a sangrar os travões.


Ora bem, o pedal continua esquisito. Sinceramente, dá a sensação que cede um pouco (como se a bomba tivesse fuga interna) mas só até certo ponto. É possível que tenha fuga apenas num dos pistões da bomba? Isso daria este sintoma?

Outra coisa: quando for trocar a bomba, vou precisar de esvaziar o reservatório. Onde será que posso comprar uma seringa grande para o fazer? Ou há outra técnica?
E para proteger o que está debaixo de derrames de DOT4, uso o quê?

Obrigado!

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1684 em: 07 de Fevereiro, 2016, 17:50:08 »
Para esvaziar o reservatório, pode-se abrir um sangrador na roda esq (por ex) e carregar no pedal n vezes. Esta acção irá expulsar o óleo do sistema e assim esvaziar o reservatório!
Não esquecer que também aqui, nesta operação de substituição da bomba, é necessário usar a chave própria para tubos, wd40 e um desaperto seco!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1685 em: 07 de Fevereiro, 2016, 19:34:05 »
O do meu pai aos 135 tava tudo dentro do spec de folgas das válvulas menos uma, foi só trocar com outra para ficarem as duas dentro do spec
« Última modificação: 08 de Fevereiro, 2016, 02:39:55 por Luke »
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1686 em: 14 de Fevereiro, 2016, 01:05:42 »
Hoje à noite lá iniciei a operação bomba de travões. Tenho andado a adiar porque já sei que, comigo, tudo o que parece simples, acaba por demorar muito mais. Assim foi, claro... Mas já lá vamos.
Eis o material que chegou na Autopecasonline24:



- Junta da tampa das válvulas;
- Filtro de gasolina novo;
- Bomba central dos travões;
- 1 litro de DOT4.

Como não tenho a certeza de que o problema seja da bomba, não quis comprar OEM. Então comprei desta marca italiana (LPR Brakes), que é bem cotada (equipa os renaults) e que me custou... 10€. Sim, 10€ pela bomba central, numa daquelas promoções loucas da Autopecasonline.

Desci então para a garagem e preparei o material necessário para a bomba dos travões, a ver se desaparece esta sensação estranhíssima no pedal, que está mole até certo ponto.



- Bomba de travões;
- Oleo de travões
- Chave colarinho de 11mm para desapertar os tubos rígidos;
- Chave de 8mm para os parafusos de purga;
- Uma seringa grande para retirar o óleo de travões do sistema;
- Água para atirar para cima de qualquer parte de chapa onde pingue óleo de travões;
- Panos;
- Manual Haynes.

Depois abri o capot...


E dirigi-me ao local do crime (a bomba central).

Comecei por colocar panos debaixo da bomba e desligar os fios eléctricos do sensor de nível de óleo de travões:





Depois retirei a tampa e a bóia.



E usei a seringa grande para retirar o líquido de travões.



Aqui comecei a ter indícios de que, se calhar, foi mesmo boa ideia trocar a bomba. Na verdade, eu conseguia retirar o líquido todo da metade da frente (a que abastece o pistão secundário) e depois, via bomba central, lá voltava a aparecer óleo por baixo.
Ora, se eu estou a pensar bem, não deveria haver passagem de óleo do pistão principal para o secundário! Havendo, isso significa que ao travar o pedal dar-me-ia justamente a sensação de fuga. E se, por acaso, o pistão da frente não tiver fugas, isso explica porque é que o pedal só cede até certo ponto...
Estou a pensar mal?

Bom, lá continuei.
O passo seguinte foi retirar o reservatório do óleo de travões. A técnica que usei foi, com duas chaves de fendas, fazer duas alavancas de modo a fazer desencaixar o reservatório.
Primeiro a parte da frente, que abastece o pistão secundário:


E depois a de trás (que abastece o pistão principal), com a mesma técnica. (Não tirei foto).

E pronto, reservatório cá fora!


Bem sujo por sinal. Sobretudo na zona do pistão principal... Ter-se-á desintegrado algum vedante?



Bom, de seguida fui colocar WD40 nos tubos rígidos de travões, a preparar o seu desaperto da bomba.


Foi aí que percebi que algo não estava bem... A bomba montada não é igual à que comprei!
Estranhei... O número de peça batia certo; a etiqueta também dizia que era para Uno.
Fui estudar e percebi: o ePER, mesmo introduzindo o número VIN, deu-me a referencia da bomba para Unos de volante à direita... Não é igual a esta.
Nem olhei, porque o EPER não devia falhar isto quando se introduz o VIN! Aliás, quando na autopeças apareceu "para carros com volante à direita", achei que o erro era deles, nunca suspeitei do catálogo Fiat...

Enfim: há que, agora, trocá-la. Deixo o Uno no estaleiro até chegar a nova.

Já em casa, fui-me dedicar a limpar o reservatório. Usei água quente e detergente da louça, mas não estou a conseguir grandes resultados.


Qual a melhor maneira de limpar o reservatório?

Abraços e obrigado!

maniac

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 768
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Abarth nel cuore
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1687 em: 14 de Fevereiro, 2016, 12:14:38 »
Já li que água com sal, ou até mistolin, ajuda a limpar esse tipo de depósitos.  Não fica igual a novo, mas deve ficar melhor.


Next - ?
FIAT Seicento Sport Abarth Elaborata - sold
FIAT Punto Sport 1.2 16v - sold
FIAT Cinquecento Sport  - sold
Abarth 500 '09 - sold
FIAT Bravo '11 Multijet 120 - Il familiare

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1688 em: 14 de Fevereiro, 2016, 12:16:05 »
Água basta, depois é secar bem
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1689 em: 14 de Fevereiro, 2016, 13:52:25 »
Já li que água com sal, ou até mistolin, ajuda a limpar esse tipo de depósitos.  Não fica igual a novo, mas deve ficar melhor.

Mistolin é um bocado agressivo, ou areia ou sal com fartura lá para dentro, depois é chocalhar muito bem e com força,ir mudando o sal, fica quase perfeito.... depois agua com fartura, deixa secar e segue jogo.
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1690 em: 15 de Fevereiro, 2016, 08:48:48 »
Muito bom trabalho  :happy: não obstante de estar a meio caminho! Fico ainda a saber como se chama a chave de "tubo": chave colarinho!
A marca LPR costuma ser muito barata, tenho no meu carro artigos da LPR, e nunca dei conta de ser material inferior. Mas a bomba ainda não foi desmontada, pois não?


afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1691 em: 15 de Fevereiro, 2016, 10:04:43 »
Ainda não, Zampanò... o mais difícil ficou para o fim!
Como não podia ainda acabar o trabalho, decidi deixar o WD40 a actuar durante um dia ou outro. A ver se desta vez não dou cabo dos tubos rígidos... ;)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1692 em: 16 de Fevereiro, 2016, 12:42:50 »
Continuando...
Lá dei umas lavagens valentes ao reservatório. Ia pôr o sal ou arroz, mas depois tive medo de que ficassem por lá restos (amariquei, portanto...) e lavei só com água e sabão.
Não ficou perfeito, mas também não está tão mau como esteve.


Além disso, entrei num litígio com a Autopecasonline (já explico no tópico respectivo) e fui comprar outra bomba de travões a em loja física. Em vez de 10€, ficou a 18€, mas sem chatices.


Fui então retomar os trabalhos: WD40 para os tubos rígidos e retirá-los da bomba. Usei a minha amiga chave colarinho, que impede asneiras a moer as porcas... As porcas tos tubos rígidos são de 11mm.


Retirando...



Com tubos rígidos retirados, a bomba desaperta-se do servofreio, desapertando duas porcas e anilhas de fixação.


Bomba cá fora:




É de origem. Tem data de produção Abril de 1990. E, como veremos mais abaixo, está boa.
Vou ver se compro um kit de reparação e fico com ela como suplente.

Depois olhei para o servofreio, em estado de limpeza deplorável.


Sem o desmontar, não consegui grande limpeza... Passei apenas com um pano embebido em diluente celuloso e depois escovei com uma escova de dentes velha. Enfim, pior não ficou...


O servofreio também é de origem (Julho de 1990). Não consegui limpar mais que isto sem o tirar.

Bom, de seguida montei a bomba central nova:


Retirei os pipos de protecção com uma chave de fendas e coloquei os tubos rígidos:



Depois lubrifiquei os o-rings de entrada do líquido com um bocadinho de óleo de travões novo.



E, com muita força e paciência, lá recoloquei o reservatório do óleo de travões.


De seguida, enchi com óleo DOT4 novo:


E fui iniciar o sangramento. No início, assustei-me. Como tinha a bomba cheia de ar, pressionar o travão ia até ao fundo, sem que nada saísse nos parafusos de purga! Até achei que tinha feito asneira.
Mas não... Ao fim de umas dezenas de bombadas, lá começou a sair.

Sangrei 3 vezes todas as rodas. Não saía já qualquer bolha.

Coloquei a tampa e os fios eléctricos do sensor de nível:


E fui testar:


É o resultado é....

...

...

Está exactamente igual ao que estava. Sem tirar nem pôr.
Isto é, a sensação que dá é que na primeira metade do pedalsente-se pressão do óleo mas não há a correspondente força de travagem. Como se as pinças ainda estivessem a fazer força a menos nos discos. O pedal, nessa primeira parte, está mais ou menos mole, dá uma sensação estranha.
Além disso, numa travagem brusca, bloqueia as rodas de trás. Pode ser o repartidor com defeito, mas acredito mais numa ineficiência dos travões à frente...

Fui sangrar tudo outra vez (e já eram 2 da manhã...).
Igual. Não saíram bolhas e o sintoma mantém-se.

Hoje de manhã obriguei a minha mulher a ir carregar no pedal para sangrar com ajuda, sem usar o kit de one-person:


Nada, igualzinho...

Pronto, moral da historia:
1- Parte positiva: aprendi a trocar a bomba central de travões. É muito fácil e não fiz asneiras!
2- Parte negativa: o problema não era da bomba.

Agora julgo que há 3 hipoteses:
A: quando, na malfadada oficina, trocaram os tubos flexíveis e recolocaram as porcas moídas do tubo rígido nas extremidades, poderão ter apertado mal e isso dificultar a ida de óleo para as pinças? Não há qualquer fuga de óleo ali! Mas pode ser?
B. Será que eu coloquei mal as pastilhas e elas estão demasiado longe do disco? Isso explicaria porque é que na primeira parte do pedal ele está mais mole — ainda estão a aproximar-se do disco... Ou é uma ideia estúpida?
C. Será que as pinças precisam de reparação?

Eu é que preciso de opiniões... ;)

Hoje trouxe o Uno como daily driver. Oh para ele perto de um mk1:

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1693 em: 16 de Fevereiro, 2016, 14:03:19 »
LPR é a bomba do Thema, a que morreu...

Se não tens fugas nas rodas.... Isso tinha que estar bom
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1694 em: 16 de Fevereiro, 2016, 14:12:37 »
Com a ausência de fugas, sim, deveria estar a 100%... Mas há aqui outro enigma que está a escapar a toda a gente. A hipótese colocada pelo Afonso em relação aos tubos flexíveis mal instalados/montados de modo a obstruir a total passagem do óleo até às pinças, não está totalmente posta de parte, mas o problema já existia mesmo antes da troca dos tubos flexíveis, certo?

Não poderá ser um problema com o servo-freio?


Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk

Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014