Autor Tópico: TUBO DE LIGAÇÃO DO FILTRO do ar descontinuado pela Fiat (ref. 46784502)  (Lida 1854 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Quazatron

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 16
  • Karma:
    +0/-0
Olá, pessoal.

Alguém sabe onde comprar peças novas para o Fiat punto mk2 (188) de 2001?
Tenho o tubo principal que liga o filtro do ar à borboleta todo estragado (ref. 46784502) e não encontro em lado nenhum, nem mesmo no AutoDocs!
Sei que o tupo tem a mesma referência do LANCIA YPSILON, mas não encontro nada na net. Zero!

A Fiat diz que já não fabrica este tubo. Será que não há fabricantes deste tubo no mundo??
Será possível criar-se um tubo "caseiro" que substitua o original ou este tudo tem alguma coisa de especial que eu não esteja a ver?

Alguém tem soluções? Obrigado!
PS: o tubo em questão, para que possam saber exactamente a qual me refiro, está na imagem em anexo.
« Última modificação: 21 de Outubro, 2020, 18:10:59 por Quazatron »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: TUBO DE LIGAÇÃO DO FILTRO do ar descontinuado pela Fiat (ref. 46784502)
« Responder #1 em: 22 de Outubro, 2020, 08:49:46 »
Eu iria continuando a procura na net se nao estiver a fazer falta.
Isso daria para fazer com uma curvas e um tubo para absorver a vibração mas ia ficar sempre muito "achanatado"  :dry:

Quazatron

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 16
  • Karma:
    +0/-0
Re: TUBO DE LIGAÇÃO DO FILTRO do ar descontinuado pela Fiat (ref. 46784502)
« Responder #2 em: 24 de Outubro, 2020, 22:44:00 »
Acabei por resolver o problema, malta!

Infelizmente, o tubo em causa não se fabrica mais e muitos de nós iremos ter este problema no futuro a curto/médio prazo.
E o problema é que todos os site online (e lojas físicas) que o vendiam, agora não têm um único tubo para vender.

Bom, de qualquer dos modos, eu resolvi reparar o meu tubo e torná-lo melhor do que um novo. O que fiz? Comprei um tubo de silicone preta da UHU (cola e veda adequado a borracha) e apliquei sobre as zonas danificadas do tudo (em duas demãos). Este silicone é muito flexível, poderoso (em termos de força de aderência) e bastante "discreto" por ser da mesma cor do tubo.
Em poucas horas, o silicone que coloquei nas zonas gretadas e abertas do tudo ficaram seladas com mais segurança do que um tubo novo! Sim!, isso mesmo! Melhor do que um tubo novo!! :)

Aconselho a limparem o tudo antes de aplicar o silicone.
Eu retirei o tubo e apliquei MISTOLIN (tira gorduras) por dez vezes! Depois ainda apliquei umas 5 vezes líquido da loiça até o tubo ficar a brilhar e sem quaisquer vestígios de gordura ou sujidade.
Este silicone (POLYMAX da UHU) é simplesmente excelente! E aguenta temperaturas de -40º a +100º!

Fica uma foto do silicone.
Abraço!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: TUBO DE LIGAÇÃO DO FILTRO do ar descontinuado pela Fiat (ref. 46784502)
« Responder #3 em: 27 de Outubro, 2020, 08:45:22 »
Se eu gosto dessa solução? Nao. Mas provavelmente seria algo que eu faria caso precisasse resolver o assunto com alguma urgencia...  :t_up:

Quazatron

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 16
  • Karma:
    +0/-0
Re: TUBO DE LIGAÇÃO DO FILTRO do ar descontinuado pela Fiat (ref. 46784502)
« Responder #4 em: 28 de Outubro, 2020, 15:01:09 »
TwinThema

Se visses como ficou o meu tubo depois de reparado, ficarias com a mesma opinião que eu: não o trocarias sequer por um novo, pois ganhou uma resistência muito superior. :)

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: TUBO DE LIGAÇÃO DO FILTRO do ar descontinuado pela Fiat (ref. 46784502)
« Responder #5 em: 29 de Outubro, 2020, 08:15:44 »
TwinThema

Se visses como ficou o meu tubo depois de reparado, ficarias com a mesma opinião que eu: não o trocarias sequer por um novo, pois ganhou uma resistência muito superior. :)

Essa descrição merece uma foto!!!  :smash:  :sombrero:  :t_up:

Quazatron

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 16
  • Karma:
    +0/-0
Re: TUBO DE LIGAÇÃO DO FILTRO do ar descontinuado pela Fiat (ref. 46784502)
« Responder #6 em: 06 de Novembro, 2020, 21:08:36 »
Acredites ou não, é o que te digo. Prefiro o meu como está do que um novo! :)
Esta silicone também é vedante e com uma força incrível por cm2. Não consegues arrancar os as tuas mãos um objecto colado com esta silicone. Podes imaginar a resistência com que ficou o tubo.
« Última modificação: 06 de Novembro, 2020, 21:10:25 por Quazatron »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: TUBO DE LIGAÇÃO DO FILTRO do ar descontinuado pela Fiat (ref. 46784502)
« Responder #7 em: 09 de Novembro, 2020, 08:25:26 »
 :t_up: