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Notizie => Notizie Tricolore => Tópico iniciado por: Tiffosi em 05 de Fevereiro, 2016, 15:29:48

Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 05 de Fevereiro, 2016, 15:29:48


Antigo engenheiro da Ferrari ingressa na
FCA Automobiles


(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2015/03/2014-maserati-ghibli-front-right-side-view-3-300x199.jpg)


A Fiat Chrysler Automobiles confirmou a contratação de Roberto Fedeli, antigo engenheiro-chefe da Ferrari que se encontrava agora no grupo BMW, para o cargo de diretor técnico da Alfa Romeo e Maserati.

A FCA não indicou, contudo, se esta contratação se faz às expensas de algum dirigente que será transferido para outras funções ou mesmo demitido, ou se Fedeli ocupará um cargo criado especificamente para si.

A chegada de Fedeli acontece numa altura em que os problemas técnicos se parecem acumular no seio da FAC: o lançamento do Alfa Romeo Giulia está com meses de atraso (o Automotive News Europe indica que devido ao fato de não ter conseguido passar nos testes de colisão frontal, lateral e de traseira) e, na Maserati, o seu primeiro SUV, que deveria ter sido lançado em 2015, só deverá mostrar a 'cara' no Salão de Genebra no próximo mês.

O regresso de Fedeli a Itália acontece depois de 16 meses passados em Munique a trabalhar para a BMW. Anteriormente o engenheiro-chefe tinha permanecido 26 anos na Ferrari onde foi uma peça importante na conceção do Ferrari Laferrari, um supercarro híbrido que viu todas as suas unidades serem compradas ainda antes do lançamento (cada uma custava mais de 1 milhão de euros mais impostos).

Fonte: Auto Monitor

Fiat Chrysler Automobiles 2015 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=32812.0)

Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 05 de Fevereiro, 2016, 15:43:33


Ferrari
com melhores resultados de sempre em 2015


(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2016/01/160047-car_ferrari-california-t-1024x633.jpg)


Ainda ‘fresca’ da sua recente separação do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e consequente entrada em bolsa, a Ferrari anunciou novos recordes de vendas globais, com o natural acréscimo também nos lucros.

De acordo com os mais recentes dados revelados pela marca de Maranello, foram vendidos 7664 automóveis no ano passado, mais 6% do que no ano anterior, sendo que a grande causa para essa subida esteve na procura mais elevada dos modelos com motor V8, ou seja, os novos California T, 458 Speciale e 488 GTB que, no total, subiram 17%.

Por outro lado, as vendas dos mais antigos F12 berlinetta e FF (modelo que se apresta a receber um facelift em Genebra) caíram 24%. Face a estes números, os lucros globais da Ferrari ascenderam aos 2.8 mil milhões de euros, uma subida ligeira de 3% em comparação com os registos de 2014.

As receitas líquidas também cresceram, situando-se agora nos 290 milhões de euros, um aumento de 9% (25 milhões) face a 2014.

Dividindo por regiões, a Ferrari explicou que os seus maiores ganhos foram alcançados no Japão, Austrália, Singapura, Indonésia e Coreia do Sul, compensando assim o abrandamento do mercado chinês, onde as vendas decaíram ligeiramente de 675 unidades entregues para 610.

Fonte: Auto Monitor, por Pedro Junceiro
Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 05 de Fevereiro, 2016, 16:28:19

Fiat Chrysler Automobiles (FCA)
fechou 2015 com forte desempenho


(http://www.fcagroup.com/Style%20Library/FCA2014/img/shared/logo-fca.png)


A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) fechou 2015 com forte desempenho, superando a meta para o ano. Incluindo os resultados da Ferrari, a receita líquida foi de € 113,2 bilhões, um aumento de 18% sobre o ano anterior. O EBIT (resultados antes de impostos e juros) ajustado foi de € 5,3 bilhões, um aumento de 40% sobre 2014, e o lucro líquido ajustado alcançou € 2 bilhões, o que representa um aumento de 91%. O spin-off da Ferrari permitiu que o Grupo começasse 2016 com uma dívida industrial líquida de € 5 bilhões.

- As vendas mundiais somaram 4,6 milhões de unidades, em linha com o resultado de 2014. O forte desempenho mundial da marca Jeep continuou e estabeleceu o recorde de vendas mundiais de 1,3 milhões de unidades da marca, o que significa uma expansão de 21% sobre o ano anterior. - O EBIT (resultados antes de impostos e juros) ajustado foi de € 5,3 bilhões, um aumento de 40% sobre os € 3,8 bilhões em 2014, com o NAFTA (América do Norte) mais do que dobrando os resultados e EMEA (Europa, Oriente Médio e África) voltando a ser rentável um ano antes do planejado. Todos os segmentos foram rentáveis no quarto trimestre de 2015.

- O lucro líquido ajustado foi de € 2 bilhões, um aumento de 91% em comparação com € 1,1 bilhão em 2014. O lucro líquido em 2015 foi de € 377 milhões, já incluindo deduções relativas a encargos extraordinários.

- O endividamento industrial líquido foi de € 6 bilhões em 31 de dezembro de 2015 e a liquidez manteve-se forte, em € 25,2 bilhões. Depois de contabilizar o spin-off da Ferrari, a dívida industrial líquida passou a € 5 bilhões e a liquidez sofreu redução marginal para € 24,6 bilhões.

Metas para 2016

Como resultado da conclusão da separação da Ferrari em 3 de janeiro de 2016, os resultados do Grupo para este ano não mais incluirão os resultados ou posição financeira da Ferrari. O Grupo indica os seguintes metas:

Metas 2016 Realizado 2015 excluindo Ferrari

Receitas líquidas €110 bilhões €111 bilhões

EBIT ajustado      €5 bilhões €4,8 bilhões

Lucro líquido ajustado €1,9 bilhão €1,7 bilhão

Dívida industrial líquida €5 bilhões €5 bilhões

Tendência contínua de melhoria de performance em NAFTA e EMEA.

LATAM retorna para lucratividade modesta, com Pernambuco alcançando plena produção no segundo semestre de 2016.

Melhoria da lucratividade de APAC no segundo semestre de 2016, conforme a localização da produção de Jeep na China esteja completa.

Performance da Maserati melhorando no segundo semestre de 2016, após o lançamento do Levante.

Despesas de capital em linha com 2015.

Fonte: FCA Press Brasil
Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 05 de Fevereiro, 2016, 16:39:07


FCA
lidera mercado brasileiro de automóveis em 2015


(http://motoring.iaf.pfn.bz/apps/imageUtil/view/article/895648/1/630x385/)


Fiat completa seu 14º ano na liderança e Jeep Renegade se consolida entre os modelos mais vendidos

A FCA – Fiat Chrysler Automobiles liderou as vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil em 2015. O Grupo, presente no Brasil com as marcas Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e RAM, licenciou 483.216 veículos no ano, o que representa um market share de 19,5%. Contribuíram para esse resultado o 14º ano de liderança da marca Fiat no mercado nacional e o relançamento da Jeep no país, com a chegada do Renegade.

Lançado em março, o Renegade encerrou o ano com 39.190 unidades vendidas e a segunda colocação entre os SUVs compactos, tendo liderado o segmento nos últimos três meses do ano. O modelo é sucesso de público e foi eleito Caro do Ano 2016 pela revista AutoEsporte. Além de estilo, conforto e performance, o Renegade também se destacou por sua segurança, tendo obtido cinco estrelas para todos os ocupantes (incluindo crianças) nos testes do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe (Latin NCAP).

A Fiat foi, pelo 14º ano, a marca de automóveis e comerciais leves mais vendida do país em 2015. Sua variada gama de produtos, que atende aos mais diversos perfis de consumidor, assegurou o primeiro posto à fabricante, com 439.178 unidades vendias (17,7% de market share). A picape Fiat Strada novamente liderou o segmento de comerciais leves, com 54,1% de market share (98.633 unidades comercializadas). A marca colocou ainda outros dois modelos entre os dez mais vendidos do mercado: Palio (122.370 unidades), Uno (79.464 unidades).

Marcos históricos

Dois mil e quinze foi um ano de importantes acontecimentos para a FCA no Brasil. Em abril, o grupo inaugurou sua mais moderna fábrica no mundo, o Polo Automotivo Jeep de Pernambuco, localizado na cidade de Goiana. A planta representa o estado-da-arte em termos de produção automotiva e de gestão, incorporando desde sua concepção as melhores práticas orientadas para eficiência, qualidade e desempenho.

A fábrica Jeep ocupa uma área construída de 260 mil metros quadrados e tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano. No perímetro fabril, ergue-se também o Parque de Fornecedores, um complexo de 12 edifícios, que abrigam 16 empresas responsáveis por 17 linhas de produtos. O Parque de Fornecedores ocupa uma área de 270 mil metros quadrados.

O primeiro modelo fabricado no Polo é o Jeep Renegade, que marcou o relançamento da marca no Brasil. A histórica identificação do consumidor brasileiro com a marca ficou ainda mais forte após a produção local do modelo. Tanto que a Jeep fechou o ano na décima colocação entre as marcas mais vendidas do Brasil, com 41.795 unidades licenciadas.

O processo de modernização da fábrica Fiat de Betim, seguiu a pleno vapor. Novos robôs foram inseridos na linha de produção, trazendo tecnologia de ponta e mais precisão para a fabricação de automóveis. Eram 238 robôs em 2013, número que saltou para 619 em 2015, devendo chegar a 974 em 2016. Além disso, para melhorar a logística interna da planta, foram instalados transportadores aéreos de peças e componentes entre os galpões, facilitando a integração entre as diversas áreas.

Por fim, a fábrica de Betim terá uma das maiores e a mais moderna cabine de pintura do mundo, com capacidade para processar 180 carrocerias por hora ou 950 mil por ano. A cabine terá 500 metros de comprimento e é uma das maiores obras de construção civil em curso em Minas Gerais.

A FCA também está investindo para aumentar a produção de inteligência automotiva no Brasil. Em dezembro, foi inaugurado o novo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva, instalado em Pernambuco. O Centro terá quatro unidades (Centro de Software, Projetos, Centro de Testes Veiculares e Campo de Provas), gerando aproximadamente 500 empregos nos próximos anos. Vai operar em conexão com unidades similares nos Estados Unidos, na Itália e em Betim (MG), criando novos sistemas e soluções para os automóveis produzidos pelo Grupo em todo o mundo.

Estes avanços fazem parte do maior ciclo investimentos da FCA no Brasil, iniciado em 2013 e que prevê R$ 15 bilhões até o fim deste ano. O grupo já anunciou novidades para 2016, entre elas o Fiat Toro, que será lançada em breve. Robusto e sofisticado, o modelo chega para unir o melhor de dois mundos. Com 4,915 metros de comprimento, ele tem capacidade para levar uma tonelada de carga com até cinco pessoas a bordo e com o conforto de um automóvel de luxo.

Fonte: FCA Press Brasil

Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 05 de Fevereiro, 2016, 16:51:57

Jeep® Renegade
alcança o Top 5


(http://www.fcapress.com.br/imagemfiat/d8f14f9da555428bb3f85257df19ba6e.png)


Líder entre os SUVs pelo quarto mês seguido, modelo foi o quinto automóvel mais vendido do Brasil em janeiro, com 3,3% do mercado total

Versões a diesel representaram 27,7% do mix de vendas

Renegade recebe duas novidades em sua linha a partir deste mês

São Paulo – Depois de chegar ao Top 10 de vendas em outubro, o Jeep® Renegade alcançou uma posição no ranking que nenhum outro SUV havia conseguido até agora no país: entrar no Top 5. Nova referência da categoria, ele foi o quinto automóvel mais emplacado em janeiro, com 4.990 unidades -- 3,3% do mercado geral, o maior share do modelo até hoje.

Em capitais como Brasília, Recife, Porto Alegre e João Pessoa, o Renegade teve desempenho ainda melhor, figurando entre os três carros mais vendidos. Além disso, ele é líder dos SUVs pelo quarto mês consecutivo.

As versões do Jeep Renegade com motor 2.0 turbodiesel continuam superando as expectativas iniciais de vendas, que eram de 22% do mix. Em janeiro, as 1.381 unidades emplacadas representaram 27,7% do total. No ranking geral de SUVs a diesel, o Renegade ficou em primeiro lugar, com 60% – ou seja, de cada dez utilitários-esportivos a diesel vendidos no país, seis são Renegade.

A marca Jeep manteve a nona posição no ranking pelo quinto mês seguido e é a marca que mais vende SUVs no país, com mais de 700 unidades de diferença sobre a segunda colocada.

Novidades na linha

O Jeep Renegade ganha este mês uma nova versão: o modelo 1.8 Flex com câmbio automático de seis marchas para Pessoas com Deficiência (PCD). A lista de equipamentos é a mesma do 1.8 Flex de transmissão manual. Os pedidos já podem ser feitos para essa nova configuração, que chegará aos clientes a partir de março. O preço é de R$ 68.990, mas como está dentro da faixa de preço elegível às isenções de ICMS e IPI, ele pode sair por R$ 54.655. Para mais informações sobre a versão e documentação necessária para aquisição, acesse o site: www.jeep.com.br/vendas-diretas-pcd-jeep.html.

Outra novidade para o Renegade é a cor preto Carbon que será lançada no final deste mês. Com acabamento metálico, esse tom estará disponível para as versões Sport, Longitude e Trailhawk.

Fonte: FCA Press Brasil
Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 05 de Fevereiro, 2016, 17:43:54

Fiat Chrysler Automóveis
reduzirá emissões antes do prazo europeu


(http://motoring.iaf.pfn.bz/apps/imageUtil/view/article/895648/1/630x385/)


A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) emitiu um comunicado em que reafirma não ter manipulado os seus motores e que estão todos em conformidade com as regulamentações europeias de emissões poluentes.

Desde que a atenção do público se voltou para os testes de emissões poluentes em condições reais de estrada (em oposição aos testes em laboratório), a empresa italo-americana prometeu testar todos os seus futuros modelos de acordo com as novas regras e publicar os resultados - isto antes do prazo exigido pela legislação da União Europeia.

Além disso, a FCA decidiu atualizar as suas calibrações Euro 6 com novos conjuntos de dados para melhorar o desempenho das emissões em condições de condução reais. E fá-lo-á, sublinha, voluntariamente, de forma gratuita para os clientes e sem um mandato ou a pedido de qualquer autoridade reguladora - ao contrário da Volkswagen.

Assim, a partir de abril deste 2016, a todos os proprietários de automóveis construídos pela FCA (vendidos antes ou depois dessa data) serão oferecidas melhorias nos seus motores Euro 6 - melhorias estas voluntárias e que não constituem uma campanha de recall já que não há nada de errado com os motores.

A Fiat Chrysler Automóveis, ainda de acordo com o comunicado, simplesmente descobriu uma maneira de reduzir as emissões poluentes em condições reais e oferecerá uma solução gratuita para os seus clientes.

Recorde-se que a FCA não é o primeiro grupo automóvel a comunicar que publicará voluntariamente os resultados dos testes às emissões em condições reais - anteriormente já a Opel, empresa alemã detida pela General Motors, prometeu fazer o mesmo com os seus novos veículos.

Fonte: Auto Monitor

Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 24 de Fevereiro, 2016, 16:42:22


Fiat
apresenta app imersiva de venda automóvel


(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2016/02/app-768x1024.jpg)


A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) revelou no Mobile World Congress (MWC), a decorrer em Barcelona, o protótipo de uma app de venda automóvel, criada e desenvolvida pela Accenture Digital, utilizando o kit de desenvolvimento do Projeto Tango da Google.

O protótipo demonstra como a realidade aumentada pode revolucionar a experiência dos consumidores ao permitir-lhes visualizar e interagir com uma versão virtual, em tamanho real, do automóvel que estejam a pensar adquirir.

Com esta app, os clientes podem assim visualizar o interior e exterior de um automóvel em tamanho real e modificá-lo: na demo da Accenture, as portas podem ser abertas para revelar os detalhes do interior de forma realista, podendo também alterar-se as cores e os estilos dos painéis com um simples toque no ecrã.

O Projeto Tango cria uma nova perceção virtual nos dispositivos Android, oferecendo uma visualização computacional avançada, um processamento de imagem melhorado e sensores especiais.

Espera-se que o primeiro dispositivo do Projeto Tango esteja disponível já no verão, mas quem quiser testá-la entretanto poderá fazê-lo, mas só até amanhã (dia 25) no MWC em Barcelona.

"O Projeto Tango é uma tecnologia nova, criada para se tornar uma funcionalidade standard da próxima geração de dispositivos móveis", afirmou Matteo Aliberti, responsável da Digital Innovation, da Accenture Interactive, na região da Eala (Europa, África e América Latina).

A FCA é a primeira marca de automóveis a utilizar este tipo de ferramenta de configuração digital de automóveis: "A realidade aumentada foi criada para transformar a forma como os compradores de automóveis escolhem e configuram os veículos através de uma tecnologia inovadora que oferece uma experiência agradável e original", referiu Luca Menticcia, senior managing e diretor responsável pelo setor automotive da Accenture.

https://www.google.com/atap/project-tango/about-project-tango/

https://www.mobileworldcongress.com/

Fonte: Auto Monitor
Título: Re: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 30 de Março, 2016, 16:40:35


Grimaldi
encomenda mais três PCTC para servir a
Fiat Chrysler


(http://www.transportesenegocios.pt/wp-content/uploads/2015/01/Grimaldi1.jpg)


Duas semanas depois de ter assinado a encomenda de 5 + 7 PCTC, a Grimaldi voltou à China para contratar mais três navios de transporte de automóveis, com opção para um quarto.

Desta feita o negócio foi feito com os estaleiros Jinling. O investimento total ascende a 165 milhões de dólares. Os navios, com capacidade de transporte de até 6 700 automóveis em oito decks, serão entregues em 2017.

Tal como acontecerá com os encomendados aos estaleiros Yangfan, estes PCTC (Pure Car Truck Carriers) serão alinhados no novo serviço que liga o Mediterrâneo à América do Norte (EUA e Canadá), e que no essencial assegura o transporte de veículos produzidos nas fábricas da Fiat Chrysler Automobiles.

A rotação completa inclui escalas em Gemlik (Turquia), Bar (Montenegro), Civitavecchia, Baltimore, Halifax e Antuérpia. Os novos navios da Grimaldi também escalarão Setúbal, uma vez que à partida de Antuérpia, e na ligação para o Mediterrâneo, os navios integram o Euro-Aegean, que toca o porto sadino.

Com mais esta encomenda, a Grimaldi tem contratados oito PCTC de última geração, com opção para outros tantos, num investimento que poderá ascender aos 640 milhões de dólares (se forem exercidas todas as opções).

A lista de compras da Grimaldi inclui ainda dois ro-ro (de um total de seis) a serem entregues até ao final do ano para operarem no Norte da Europa – West Africa, e cinco con-ro para a subsidiária ACL (a serem entregues em 2016).

Fonte: Transportes & Negócios

Título: Re: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: GT Abarth em 30 de Março, 2016, 23:17:17
Muito bem!  :palmas:
Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 31 de Março, 2016, 19:30:39


Maré de Prémios para os modelos das marcas da Fiat Chrysler Automobiles


(http://www.alfaromeopress.com.pt/actionphp/thumb.output.php?src=PT%2FSYSTEM_ARCHIVE%2F2015%2FALFA-ROMEO%2FGallery%2FGiulia%2F150624_Alfa_Romeo_Giulia_1B.jpg&wmax=620&hmax=620&quality=80&bgcol=FFFFFF&type=2)


Semana repleta de galardões para as marcas Fiat, Alfa Romeo e Abarth. Do Fiat Novo 500, passando pelos desportivos Abarth 595 e 695 e chegando aos ainda não comercializados Alfa Romeo Giulia e Alfa Romeo 4C Spider, a semana foi de vitórias para a Fiat Chrysler Automobiles Portugal.

O início de 2016 veio mais uma vez constatar a força das várias marcas da Fiat Chrysler Automobiles e dos seus modelos através da obtenção de múltiplos prémios. Destaque para os modelos agora galardoados e ainda não comercializados, o Alfa Romeo Giulia e o Alfa Romeo 4C Spider, não desprezando os lugares de pódio dos Abarth 595 e 695, Fiat 500 e Fiat 500X.

Na categoria MELHORES DESCAPOTÁVEIS do aclamado certame "Os Melhores Carros" do grupo editorial MotorPress, o 1º lugar foi dado ao Alfa Romeo 4C Spider, o novo modelo da marca que conjuga o prazer da condução a céu aberto com o carácter desportivo e essencial do multipremiado 4C Coupé.

No mesmo certame mas na categoria FAMILIARES MÉDIOS, o 1º classificado foi o Alfa Romeo Giulia, a síntese do novo paradigma Alfa Romeo e a máxima expressão da "meccanica delle emozioni".

Igualmente em primeiro lugar, na categoria SUPER MINIS, a vitória foi para a Abarth com os seus modelos 595 e 695, expoentes máximos do prazer acessível representado pela mítica marca do escorpião. E na mesmo categoria, o 3º lugar foi atribuído ao Fiat 500, automóvel que desde 1957 conjuga técnica e sentimento para se confirmar como o termo de comparação no seu segmento sob todos os pontos de vista que o faz presença constante nas atribuições de prémios por cá e internacionalmente.

Recorde-se que estes prémios são o resultado da votação dos leitores das revistas da MotorPress o que inegavelmente demonstra a forma como os modelos premiados são apreciados pelo público.

Também o Fiat 500X, uma nova dimensão do inconfundível 500, onde o estilo icónico e o conceito moderno de crossover se encontram, não passou despercebido e obteve um meritoso 3º lugar no prémios TURBOS deste ano, na categoria SUV.

A acrescentar a esta orgulhosa lista de prémios, não devemos esquecer a vitória absoluta do Fiat Tipo no certame AUTOBEST em finais do ano passado. O novo modelo conquistou o mais ambicionado prémio da Autobest, tendo sido eleito por um júri internacional composto por 26 jornalistas especializados de outros tantos países europeus. E já que falamos de prémios, de salientar que a Fiat é a única marca a ter ganho o prestigiante título três vezes: em 2003 com o Panda, em 2008 com o Linea e agora com o novo Fiat Tipo.

Fonte: Fiat Press Portugal

Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 08 de Abril, 2016, 16:27:51


Vendas da FCA crescem 17,5% em março, com destaque para Fiat Toro


(http://motoring.iaf.pfn.bz/apps/imageUtil/view/article/895648/1/630x385/)


A FCA – Fiat Chrysler Automobiles vendeu 30.148 automóveis e comerciais leves no Brasil em março, o que representa um aumento de 17,5% em relação a fevereiro e um market share de 17,4%. Os números foram divulgados hoje pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e incluem os resultados de Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e RAM. No primeiro trimestre de 2016, a FCA comercializou 84.071 unidades, obtendo 18,1% do mercado.

O destaque entre os produtos do Grupo foi o Fiat Toro, que em seu primeiro mês completo de vendas alcançou a terceira posição entre as picapes mais vendidas no Brasil, com 3.080 unidades comercializadas em março. A liderança do segmento segue com o Fiat Strada (5.357 unidades vendidas no mês), comprovando a força e a tradição da marca na oferta de automóveis de qualidade e versáteis, ideais tanto para o uso diário quanto para o trabalho.

No mês passado, a Fiat licenciou 25.687 unidades (14,8% de market share), um aumento de 19,1% em relação a fevereiro. A Jeep comercializou 4.408 unidades (2,5% de market share), 8,8% mais do que no mês anterior.

Fonte: Fiat Press Brasil
Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 18 de Abril, 2016, 18:22:11


Ferrari com novos recordes comerciais em 2015


(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2016/02/1147629_1280_MHowell_488Spider_.jpg)


A Ferrari apresentou obteve novos recordes em termos de resultados financeiros no ano fiscal de 2015, tendo na conferência de acionistas realizada ontem em Amesterdão, nos Países Baixos, confirmado ainda a reeleição dos atuais administradores da companhia de Maranello.

Recordando que o ano passado se revelou “histórico” para a marca Italiana, o CEO Sergio Marchionne enalteceu o facto de a marca ter ganho a sua ‘independência’ face ao Grupo FCA, do qual é igualmente o CEO, aquele responsável clarificou que o objetivo é “permanecer fiel ao espírito fundador da Ferrari de há 69 anos”.

No ano de 2015, a Ferrari apresentou os seus melhores resultados de sempre com um aumento nas vendas de 6%, para 7664 carros, destacando-se sobretudo a performance comercial dos modelos com motor V8, cujo crescimento foi de 17% face ao ano anterior. Em contrapartida, os modelos com motor V12 revelaram um abrandamento de 24%, tanto no caso do FF como do F12 berlinetta, que se aproximam do seu final de ciclo.

Face a isto, a receitas líquidas aumentaram 3% para 2.85 mil milhões de euros enquanto os lucros EBITDA (antes de juros, impostos, depreciação e amortização) subiram para 748 milhões de euros, um crescimento de 110%. Já o lucro líquido da companhia Italiana aumentou 9% para 290 milhões de euros, o valor mais alto de sempre na sua história.

Por outro lado, nesta assembleia-geral de acionistas foram confirmados os nomes de Amedeo Felisa e Sergio Marchionne para os cargos de adminsitradores executivos da Ferrari, enquanto Piero Ferrari, Louis Camilleri, Giuseppina Capaldo, Eduardo H. Cue, Sergio Duca e Elena Zambon foram também reeleitos administradores não-executivos da marca. Os acionistas nomearam ainda Delphine Arnault, John Elkann, Lapo Elkann, Maria Patrizia Grieco e Adam Keswick para os cargos de novos administradores não-execuivos da Ferrari.

Produção pode aumentar ligeiramente

Tema sempre comentado em termos de estratégia comercial, o aumento da produção da Ferrari voltou a ser comentado em Amesterdão, mas Sergio Marchionne garante que a Ferrari vai permanecer fiel ao lema de Enzo Ferrari de produzir sempre menos um carro que a procura exige. No entanto, o responsável admite que a procura por modelos da marca está mesmo a crescer e que será necessário aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado. Assim, “se as condições do mercado forem as ideais, vamos considerar o aumento da produção de uma forma gradual e orgânica ao longo dos próximos anos”. Em virtude disto, a Ferrari prevê um aumento de vendas para as 7900 unidades neste ano, refletindo-se num aumento nos lucros líquidos para mais de 2.9 mil milhões de euros.

Maranello intocável

Ao longo da Assembleia-Geral Marchionne garantiu ainda, em resposta a uma pergunta de um acionista, que a produção não irá sair de Maranello, sede histórica da companhia Italiana. Quanto ao futuro em termos de mobilidade, em declarações citadas no Corriere dello Sport, a marca está aberta à propulsão híbrida e, até, elétrica.

A médio e longo-prazo também a eletrificação é importante para que o automóvel seja mais aceitável no plano ambiental. Devemos examinar a questão, mas poderemos dedicarmo-nos a esta indústria”, disse Marchionne.

Fonte: Auto Monitor, por Pedro Junceiro

Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 27 de Abril, 2016, 18:45:22


Fiat Toro é o terceira picape mais vendida do país em março


(http://motoring.iaf.pfn.bz/apps/imageUtil/view/article/895648/1/630x385/)


Em seu primeiro mês completo de vendas, a Fiat Toro alcançou a terceira posição entre as picapes mais vendidas no Brasil, com 3.080 unidades comercializadas em março. A liderança do segmento segue com o Fiat Strada (5.357 unidades vendidas no mês), comprovando a força e a tradição da marca na oferta de automóveis de qualidade e versáteis, ideais tanto para o uso diário quanto para o trabalho.

Lançado em fevereiro, o Fiat Toro atraiu de imediato a atenção do consumidor.  Reúne o porte, a altura e a ergonomia de um SUV, a robustez de um fora de estrada com o conforto de um automóvel e a praticidade e espaço de uma picape cabine dupla de quatro portas, capacidade para acomodar até cinco pessoas com requinte e segurança e levando até uma tonelada.

Com o Toro, a Fiat vence o desafio de se construir uma picape monobloco e com tecnologia de ponta, tanto em conforto e desempenho, como em conectividade e segurança. Para isso vale-se da sua longa experiência em picapes, com mais de 15 anos de liderança absoluta da Strada no mercado brasileiro, e também o know how do grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles), que oferece a possibilidade de novos e modernos projetos.

Fonte: FCA Press

Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 27 de Abril, 2016, 18:49:29


Fiat Chrysler Automobiles
anuncia investimento de US$ 500 milhões na planta de Córdoba


(http://motoring.iaf.pfn.bz/apps/imageUtil/view/article/895648/1/630x385/)


O CEO global da FCA, Sergio Marchionne, e o Presidente da Argentina, Mauricio Macri, anunciaram conjuntamente os investimentos durante visita à fábrica e solenidade com a participação de trabalhadores
Os investimentos incluem reequipamento da planta, instalação de novas tecnologias e processos, desenvolvimento de fornecedores, pesquisa e capacitação
Novo modelo a ser produzido na planta será lançado em 2017
Previsão de produção de 100 mil unidades anuais do novo modelo
A fábrica avança na implementação do sistema de produção World Class Manufacturing (WCM)
O CEO global da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Sergio Marchionne, acompanhado pelo presidente da Argentina, Mauricio Macri, anunciou hoje investimento de US$ 500 milhões na planta do grupo em Córdoba (Argentina), para a produção de um novo carro sobre nova plataforma modular, destinado à exportação para a América Latina e outros mercados potenciais. O lançamento do novo modelo está programado para 2017 e a fábrica estará preparada para produzir mais de 100 mil unidades por ano.

“Trata-se de uma decisão que eleva a planta de Córdoba a uma posição de destaque no sistema industrial da FCA na América Latina”, disse Sergio Marchionne. “Esta fábrica receberá a mais moderna tecnologia hoje disponível no sistema industrial da FCA”, acrescentou.

O anúncio foi feito durante evento na planta de Ferreyra, Córdoba, que incluiu solenidade e uma visita do Presidente Macri e comitiva à linha de montagem. Participaram do encontro o governador de Córdoba, Juan Schiaretti, e o prefeito da cidade de Córdoba, Ramón Mestre. O Presidente Macri foi acompanhado pelos ministros da Produção, Francisco Cabrera, e do Interior, Rogelio Firgerio, e pelo Secretário Geral da Presidência, Fernando de Andreis.

Eles foram recebidos por Stefan Ketter, Presidente da FCA para a América Latina; Cledorvino Belini, Presidente de Desenvolvimento da FCA para a América Latina; Cristiano Rattazzi, Presidente da FCA Argentina; e Roberto Gigliarelli, Diretor Geral da FCA Automobiles Argentina & Restante da América Latina.

“Este investimento consolida a planta de Córdoba como um centro de produção de classe mundial e como um polo exportador para toda a América Latina e outros mercados potenciais”, afirmou Ketter. “A FCA reforça sua presença na América Latina, uma região estratégica para o desenvolvimento de nossas marcas”, enfatizou.

Paralelamente ao investimento em Córdoba, a FCA também avança seu plano de investimentos no Brasil, que soma R$ 15 bilhões no período 2013-2016, e prevê o lançamento de três novos modelos no mercado brasileiro neste ano.

Investimento

O novo investimento na planta de Córdoba se enquadra no plano estratégico industrial da FCA para a região e se ajusta às diretrizes do governo argentino para o setor automotivo, dedicadas a elevar os níveis de integração local e melhorar a competitividade.

A FCA trabalha com o objetivo de integrar conteúdos locais acima de 50%. O projeto tem destacado perfil exportador, uma vez que mais de 80% da produção será destinada ao mercado externo, especialmente da América Latina.

Os investimentos em torno de US$ 500 milhões na planta e em seus processos vão incorporar e atualizar sistemas de produção e qualidade de acordo com o sistema World Class Manufacturing (WCM), e também se destinam a instalação de novas tecnologias e processos, desenvolvimento de fornecedores, pesquisa, desenvolvimento e capacitação. O projeto prevê:

Instalação de mais de 150 robôs na unidade de funilaria.
Linha de produção com elevado grau de automação.
Nova linha de montagem de motores paletizada, com os mais elevados padrões de qualidade.
Ampliação e modernização da Sala Metrológica com a incorporação de novos equipamentos de medição.
Criação de Centro de Comunicação, um espaço de trabalho conjunto e integrado;
Nova linha preparada para a montagem e os testes da nova caixa de transmissão automática que será implementada no modelo.
O novo modelo será produzido apenas na planta de Córdoba. Esta decisão prevê um grande esforço no sentido do desenvolvimento de fornecedores locais. Mais de vinte novos fabricantes de autopeças devem se somar ao parque atual, para produzir cerca de 600 itens. O projeto pretende superar os 50% de conteúdo local de componentes, o que implica aumentar o volume de compras na Argentina. A decisão de localizar ainda mais a produção de peças e componentes vai gerar novos empregos na cadeia de fornecedores e impacta positivamente um universo de 20 mil pessoas (mais da metade em Córdoba) que mantêm vínculo com as atividades do complexo industrial da FCA em Ferreyra.

A diretoria da FCA considerou positiva a disposição do governo de adotar medidas voltadas ao incremento da competividade do setor, como as já implementadas nas tarifas de exportação de produtos industrializados, bem como de políticas concentradas no desenvolvimento de um parque de autopeças competitivo.

Fonte: FCA Press

Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 27 de Abril, 2016, 19:12:05


Resultado da FCA quase dobra no primeiro trimestre, com lucratividade em todas as regiões


(http://motoring.iaf.pfn.bz/apps/imageUtil/view/article/895648/1/630x385/)


A FCA – Fiat Chrisler Automobiles registrou um EBIT ajustado (resultado antes de impostos e juros) de € 1,379 bilhão no primeiro trimestre do ano, resultado 97% maior do que os € 700 milhões obtidos no primeiro trimestre de 2015, com contribuição positiva de todas as regiões. A margem EBIT ajustada dobrou para 7,2% em Nafta (América do Norte) e quase quadruplicou em Emea (Europa, Oriente Médio e África), chegando a 1,9%.

O lucro líquido ajustado no trimestre aumentou para € 528 milhões, frente a € 31 milhões do mesmo período do ano anterior, devido à forte performance operacional. As receitas líquidas de € 26,6 bilhões foram 3% maiores que no primeiro trimestre de 2015.

As vendas globais totalizaram 1,086 milhão de unidades, em linha com o trimestre correspondente de 2015. Destaque para as vendas globais da Jeep, que cresceram 15%, para 326 mil unidades, na mesma base de comparação.

O market share da FCA cresceu para 13,2% nos Estados Unidos e para 6,7% na Europa. O grupo manteve a liderança no Brasil e as vendas de Jeep em APAC (Ásia-Pacífico) aumentaram em 17% com o avanço na localização da produção.

No trimestre, a FCA iniciou a produção de modelos totalmente novos como o Chrysler Pacifica, a Maserati Levante e o Fiat Mobi, além de ter começado a produção do Jeep Renegade na China em abril.

O endividamento industrial líquido no fim do período foi de € 6,6 bilhões, um aumento de € 1,5 bilhão em relação a dezembro de 2015 devido à sazonalidade e o impacto da variação cambial. A nota de risco de longo-prazo da FCA aumentou de “BB-“ para “BB” pela Standard & Poor’s, com tendência “estável” confirmada.

O grupo confirma suas metas para o ano completo de 2016:

Receitas líquidas maiores que € 110 bilhões;
Ebit ajustado maior que € 5 bilhões;
Lucro líquido ajustado maior que € 1,9 bilhão;
Endividamento industrial líquido menor que € 5 bilhões.

Fonte: Mundo FCA Press

Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 02 de Maio, 2016, 19:34:53

Sergio Marchionne substitui Amedeo Felisa como CEO da Ferrari


(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2016/05/sergio-marchionne-1024x684.jpg)


Promovendo mais uma alteração na sua estrutura organizativa, a Ferrari revelou hoje que Sergio Marchionne vai assumir o lugar de Amedeo Felisa como CEO da marca Italiana, confirmando desta forma as notícias recentes que davam conta da possibilidade de saída do veterano executivo da Ferrari, com 69 anos de idade, ao passo que Marchionne acumula mais um cargo ao de CEO da FIAT Chrysler Automobiles (FCA) e de chairman da Ferrari.

Felisa não se afastará totalmente da marca de Maranello, na medida em que irá permanecer no Conselho de Direção como conselheiro técnico nesta nova etapa da sua carreira. Amedeo Felisa passou a ser o CEO da Ferrari em 2008, mas a sua saída do cargo já estava a ser aventada há algumas semanas no âmbito da reorganização estrutural da Ferrari.

Assim, Marchionne assume agora o controlo total dos destinos da Ferrari, procurando levar a cabo um processo de expansão da marca em termos de produção, mesmo que exista por objetivo manter uma certa exclusividade em termos de modelos. Por outro lado, a expansão para outras áreas de artigos de luxo que não os automóveis também será um dos objetivos de Marchionne. Foi no âmbito desta premissa que a Ferrari passou a contar no seu Conselho de Administração com nomes como Lapo Elkann, membro da famíli Agnelli e principal impulsionador da linha de personalização ‘tailor made’, Dephine Arnault, vice-presidente executivo da LVMH Moet Hennessy Louis Vuitton SE e Adam Keswick, vice-diretor da companhia que detém a cadeia de Hotéis Mandarin Oriental.

Melisa foi um dos responsáveis de desenvolvimento de produtos no grupo e, mais concretamente na Alfa Romeo e na Ferrari, marca onde surgia como figura bastante próxima de Luca Cordero di Montezemolo. Com o afastamento deste ultimo, acabou por ser também natural que Felisa lhe seguisse as pisadas.

Fonte: Auto Monitor, por Pedro Junceiro
Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 03 de Junho, 2016, 18:50:49

Reid Bigland
assume liderança das marcas Alfa Romeo e Maserati


(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2016/05/reid-bigland.jpg)


O grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciou uma alteração importante na liderança das marcas Alfa Romeo e Maserati, com Reid Bigland a substituir Harald Wester ao leme daquelas duas marcas, assumindo desta forma um novo desafio na sua carreira.

Reid foi, até aqui, responsável por diversos cargos de liderança nas áreas de Vendas no seio da FCA e é atualmente o responsável das operações de Vendas e do grupo FCA no Canadá, posições que irá manter em concomitância com o recém-anunciado cargo de líder das marcas Alfa Romeo e Maserati, ambas no meio de um longo processo de expansão e de crescimento.

Por seu turno, Harald Wester, que liderou as marcas até aqui, vai manter-se na companhia, mas vai ter agora todo o seu tempo para se dedicar ao cargo de Responsável Tecnológico da FCA, um papel que também desempenhou no desenvolvimento de produtos para as marcas Alfa Romeo e Maserati.

“Estou muito agradecido ao trabalho desenvolvido pelo Harald [Wester] nos últimos anos estabelecendo uma estrutura técnica de trabalho para as nossas duas marcas Premium e que culminou no recente lançamento do Maserati Levante e do Alfa Romeo Giulia. É tempo de os nossos esforços se orientaram para a expansão global destas duas macas e penso que ninguém pode desempenhar esse cargo de forma melhor do que Reid”, referiu Sergio Marchionne, CEO da Fiat Chrysler Automobiles em comunicado.

Marchionne prossegue, assumindo que “Reid tem um registo extraordinário crescimento de vendas e de aumento de quota de mercado nos Estados Unidos e no Canadá nos últimos sete anos na FCA, incluindo o crescimento e posicionamento de liderança das marcas Ram e Dodge em parte desse tempo”.

As duas marcas atravessam na atualidade um período de renovação que terá nos próximos anos um lançamento de diversos modelos, sendo que só da parte da Alfa Romeo serão – de acordo com um plano anunciado pela FCA no ano passado – oito novos modelos, incluindo uma berlina de luxo superior ao Giulia e dois SUV com base nestes dois últimos modelos. Da Maserati esperam-se renovações do Quattroporte, além do já supracitado Levante, que se revelará uma peça fundamental para as ambições de crescimento da marca de luxo Italiana em termos globais.

Fonte: Auto Monitor, por Pedro Junceiro

Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 08 de Junho, 2016, 16:43:16

Fiat Toro
ultrapassa marca de 10 mil unidades vendidas


(http://motoring.iaf.pfn.bz/apps/imageUtil/view/article/895648/1/630x385/)


O Fiat Toro ultrapassou em maio a marca de 10 mil unidades vendidas. O modelo está entre os comerciais leves mais vendidos do país desde seu lançamento, em fevereiro, e já conquistou dois prêmios de design, um dos mais importantes do país (Prêmio Objeto Brasil) e outro internacional (Red Dot Award). O sucesso de vendas pode ser explicado pela versatilidade do Toro, que combina o melhor de uma picape com o conforto de um SUV.

As vendas do Toro contribuíram para que a FCA – Fiat Chrysler Automobiles mantivesse a liderança em vendas de automóveis e comerciais leves no mês passado, quando o grupo emplacou 28.431 unidades, correspondentes a um market share de 17,5%. No ano, já foram licenciados 141.232 unidades das marcas Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e RAM, equivalentes a 17,9% do mercado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Em maio, foram licenciados 23.749 unidades da marca Fiat (14,6% de market share) e 4.507 da Jeep (2,8%). Entre os dez automóveis e comerciais leves mais vendidos do país no mês passado dois são do grupo FCA: Fiat Palio (5.290 unidades) e Jeep Renegade (4.404 unidades).

Fonte: Fiat Press Brasil
Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 08 de Junho, 2016, 16:53:34


Ministro Italiano garante que modelos da FCA cumprem leis


(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2015/11/150422_Fiat_500X-Melfi_02-1024x668.jpg)


Tendo visto a transparência dos seus dados relativos a emissões posta em causa pelas autoridades Alemãs, mais concretamente pelo ministro dos Transportes deste país, Alexander Dobrindt, a Fiat Chrysler contou agora com a defesa do ministro dos Transportes de Itália, Graziano Delrio, que garante a total legalidade dos motores diesel dos veículos do grupo Ítalo-Americano.

De acordo com Delrio, em declarações citadas pelo Automotive News Europe, os modelos da Fiat Chrysler foram submetidos aos testes de homologação necessários e estão totalmente dentro da legalidade.

Não foram encontrados sistemas ilegais nos modelos diesel de outros fabricantes a não ser aqueles já identificados nos modelos Volkswagen”, referiu o ministro transalpino em Luxemburgo, onde falou aos jornalistas sobre este assunto. Aquele membro do Governo de Matteo Renzi explicou ainda que os testes foram efetuados em rolamento e foram “excluídos quaisquer procedimentos erróneos”.

Fonte: Auto Monitor, por Pedro Junceiro


Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 01 de Julho, 2016, 17:02:47


Autoridades de Ontário subsidiam modernização de fábrica da Fiat Chrysler


(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2015/01/fiat_chrysler_automobiles.jpg)


Segundo o Globe and Mail, as autoridades da província de Ontário, Canadá, vão contribuir com cerca de 55,4 milhões de euros para ajudar a Fiat Chrysler nos custos de modernização da sua fábrica em Windsor.

Além da modernização da fábrica, o subsídio concedido pela província canadiana servirá ainda para financiar um projeto no centro de pesquisa e desenvolvimento da Fiat Chrysler, do qual ainda não são conhecidos detalhes.

O jornal cita fontes familiarizadas com o processo que asseguram que o anúncio por parte das autoridades canadianas será feito amanhã, quarta-feira, pela primeira ministra da província do Ontário, Kathleen Wynne, nas instalações da empresa em Windsor.

Recorde-se que as relações entre o grupo italiano e as autoridades canadianas não eram as melhores quando, em 2014, a Fiat Chrysler procurou assistência financeira para uma fábrica de monovolumes e obteve resposta negativa.

Instados pelo site Automotive News a comentar, tanto a Fiat Chrysler como o governo de Ontário recusaram.

Fonte: Auto Monitor

Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 01 de Agosto, 2016, 18:04:19


Inquérito interno da FCA
terá ‘descoberto’ inflacionamento de vendas nos EUA



Um inquérito interno levado a cabo pela própria Fiat Chrysler Automobiles (FCA) aos dados de vendas das suas marcas nos Estado Unidos da América (EUA) revelou uma série de incongruências devido a práticas de vendas fictícias, de acordo com duas fontes ouvidas pelo site Automotive News.

Descoberta a situação, foi o próprio responsável máximo do departamento de vendas da FCA nos EUA, Reid Bigland, a colocar um ‘travão’ naquela prática, com as mesmas fontes auscultados por aquele site a indicarem que terão sido cerca de 5000 a 6000 veículos pretensamente vendidos sem que os mesmos tivessem compradores reais. O período em que esta prática terá sido utilizada não foi referido.

De acordo com as fontes, o inflacionamento das vendas respondia à vontade de preservar os ganhos mensais em termos de vendas para o Grupo FCA, possibilitando desta forma que as equipas comerciais de algumas das marcas conseguissem corresponder à pressão de aumento das vendas, atendendo a alvos muito agressivos. O Grupo FCA apresenta uma senda consecutiva de 75 meses de ganhos nos EUA, algo que tem motivado grande orgulho à companhia Ítalo-Americana desde que em 2009 foi gravemente afetada pela crise mundial.

Recorde-se que as acusações relacionadas com o inflacionamento de vendas por parte do Grupo FCA naquele mercado derivam de investigações preliminares levadas a cabo pelo Departamento da Justiça dos Estados Unidos da América, com uma das fontes a revelar ao site Automotive News que os investigadores têm passado a ‘pente fino’ os diversos departamentos regionais das marcas desde o passado dia 11 de julho, ao mesmo tempo que têm efetuado entrevistas com atuais e antigos empregados.

A Bloomberg indicou na passada semana que as investigações federais se encontram ainda numa fase muito preliminar. A respeito desta informação, a FCA limitou-se a garantir que se encontra a colaborar com os investigadores para a clarificação do assunto.

Num comunicado em que abordou a questão da investigação, a FCA tratou de providenciar uma explicação para uma eventual discrepância de valores, indicando que “nas declarações financeiras anuais e trimestrais, regista os lucros com base nos envios [de veículos] para os concessionários e consumidores e não no registo de vendas unitárias de veículos aos consumidores finais”.

Fonte: Auto Monitor, por Pedro Junceiro

Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 01 de Agosto, 2016, 18:40:31


Números do primeiro semestre animam FCA


(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2015/04/fca-us-llc-logo_100494500_h.jpg)


A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciou um aumento de 16% nos lucros operacionais antes de encargos financeiros (EBIT) no segundo trimestre, ou seja, 1.6 mil milhões de euros para o período em questão.

Com as vendas a caírem 1% no segundo trimestre, a companhia ressentiu-se também em termos de de receita líquida, que caiu 2%, de 28.540 do período de 2015 para os 27.893 de 2016. As receitas antes de impostos e juros (EBIT) também caíram 14% para os 1.06 mil milhões, na medida em que houve uma larga fatia de 414 milhões reservada para chamar os veículos à oficina devido ao caso dos airbags defeituosos da Takata.

Na Europa, o EBIT aumentou para os 143 milhões de euros, um resultado significativo atendendo aos 57 milhões alcançados em igual período de 2015, muito por responsabilidade do aumento de vendas de automóveis de passageiros (13%) e de comerciais (16%). As receitas também aumentaram a este respeito, na ordem dos 5% para os 5.8 mil milhões de euros, graças ao lançamento de novos produtos como o Fiat Tipo (compacto e três volumes) ou da continuidade do sucesso do Jeep Renegade.

Naturalmente, a retoma do mercado Europeu e, em particular, do Italiano traduziu-se num aumento de vendas da Fiat, contribuindo para um resultado forte da marca a nível do Velho Continente. Nos EUA, o EBIT aumentou 4% para os 1.37 mil milhões de euros, ao passo que as receitas na região progrediram para os 17.5 mil milhões de euros.

As entregas de veículos novos a nível mundial foram de 1.175 mil unidades, menos 1% devido à região Ásia-Pacífico (APAC) e à mudança da produção do Jeep Renegade para a China. A FCA assume que a quebra também na região da América do Sul (LATAM) foi compensada pela subida na Europeia e Médio Oriente (EMEA).

A FCA adianta ainda que a dívida na operação industrial caiu para os 5.5 mil milhões de euros face aos 6.6 mil milhões do final do trimestre anterior, com Sergio Marchionne, CEO da companhia, a deixar expresso no relatório e contas que o seu objetivo é eliminar dívida até 2018.

Quanto aos resultados do primeiro semestre, a marca apresentou sinais muito positivos, como atesta a subida de 23% no EBIT (de 1922 milhões de euros para 2367 milhões de euros), de 43% no EBIT ajustado (de 2101 milhões para 3007 milhões de euros)  e de 181% no lucro liquido (de 284 milhões de euros para 799 milhões de euros).

As metas para o que resta de 2016 foram também revistas, com a FCA a prever assim um aumento de receitas líquidas de 110 mil milhões de euros para 112 mil milhões de euros, EBIT de 5.0 mil milhões para 5.5 mil milhões de euros e lucros líquidos de 2.0 mil milhões em comparação com os 1.9 mil milhões anteriormente previstos. Quanto à dívida, anteriormente colocada nos 5.0 mil milhões, a mesma não sofreu qualquer alteração na perspetiva.

Fonte: Auto Monitor, por Pedro Junceiro
Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 05 de Agosto, 2016, 18:05:30


Ferrari
atinge lucros recorde no segundo trimestre


(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2016/02/1147629_1280_MHowell_488Spider_.jpg)


Os lucros (EBIT) da Ferrari no segundo trimestre do ano cresceram 26%, repercutindo dessa forma o aumento nas vendas dos seus desportivos, ao passo que no cômputo do primeiro semestre esse resultado foi de 24%, também devido às vendas e à melhoria das operações da marca Italiana.

Assim, no último trimestre, as receitas da Ferrari antes de impostos e juros aumentou para os 156 milhões de euros, quando no mesmo período do ano anterior esse registo havia sido de 124 milhões. Este resultado vem assim consolidar a prestação da Ferrari, que no primeiro semestre conseguiu um EBIT de 277 milhões de euros, aumentando os tais 24% face ao ano anterior.

Em termos de vendas, a marca Italiana continua de ‘vento em popa’, tendo atingido nos primeiros seis meses um total de 4096 unidades vendidas, contra 3694 do período homólogo de 2015, perfazendo assim um aumento de 11% nas vendas. No que diz respeito ao trimestre, esse registo foi de 8%, com a marca a destacar as boas prestações comerciais do 488 GTB, do 488 Spider e do F12tdf, além de contar ainda com um contributo muito positivo para os lucros derivado do programa de personalização.

Os lucros líquidos, de acordo com os dados anunciados pela marca, subiram 7,9% no primeiro semestre, para 1486 milhões de euros, sendo que no segundo trimestre esse registo foi de 6%, para 811 milhões de euros, traduzindo-se nestes dois indicadores os bons resultados financeiros da marca liderada por Sergio Marchionne.

Por outro lado, a dívida foi reduzida para os 763 milhões de euros no mais recente trimestre, baixando dos 782 milhões do trimestre acabado em março.

Nos planos da Ferrari para o futuro, de forma a aumentar ainda mais as receitas, está o reforço na aposta em edições especiais, como aquela protagonizada pelo LaFerrari Spider (nome ainda não confirmado), além de uma outra aposta nos programas de personalização que terão um peso maior na oferta da companhia de Maranello. Não obstante, a Ferrari pretende ainda diversificar a sua oferta, não só enquanto produtora de automóveis de topo, mas também como marca de produtos de luxo, sendo que detalhes suplementares desta estratégia serão anunciados ainda este ano.

Para o que resta de 2016, a Ferrari prevê um ano de aumentos: vendas de automóveis ligeiramente acima das 8000 unidades (acima das 7900 inicialmente previstas), lucros líquidos cima dos 3 milhões de euros e redução da dívida para, pelo menos, 730 milhões de euros.

Fonte: Auto Monitor, por Pedro Junceiro
Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 26 de Agosto, 2016, 18:50:54


Junho foi o melhor mês de sempre da Jeep na região EMEA


(http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2016/07/Renegade_Trailhawk-1024x627.jpg)


A Jeep, marca do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), atravessa o seu melhor momento em termos de vendas na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África).

Os dados mais recentes lançados pela marca mostram que o Renegade foi determinante para a obtenção destes valores, com o SUV compacto – ‘irmão’ do Fiat 500X – a representar 62,4% das vendas totais na região EMEA, onde o crescimento em junho foi de 11,5%, (para um total de 12.300 veículos), naquele que foi o melhor mês de junho de sempre para a Jeep.

Na primeira metade do ano, a Jeep vendeu 55.171 unidades na Europa, mais 22,7% do que em igual período do ano passado, sendo que destes 40.571 foram unidades do Renegade, enfatizando assim de forma bem evidente a importância deste SUV.

As melhores prestações Europeias em termos de vendas no mês de junho foram obtidas na Alemanha (1684) e França (1226), com aumentos de 25,6% e de 5,9%, respetivamente, traduzindo-se naquele que foi o 32º mês consecutivo de crescimento de vendas. No total, em junho venderam-se na Europa 9883 unidades, das quais 7700 eram Renegade.

Fonte: Auto Monitor, por Pedro Junceiro

Título: Fiat Chrysler Automobiles (Exor S.p.A.) 2016
Enviado por: Tiffosi em 10 de Outubro, 2016, 16:42:45


FCA apresenta nova família global de motores FIREFLY


(http://motoring.iaf.pfn.bz/apps/imageUtil/view/article/895648/1/630x385/)


O Uno 2017 chega de coração novo, reforçando sua posição de destaque entre os compactos quando o assunto é eficiência energética.

O modelo recebe novos motores bicombustíveis de 1.0 litro, de três cilindros, e 1.3 litro, de quatro cilindros, com bloco em alumínio, que compõem a nova família global de propulsores denominada FIREFLY. São os novos motores desenvolvidos globalmente pela FCA – Fiat Chrysler Automobiles e que fazem sua estreia mundial a partir da unidade de powertrain de Betim, Minas Gerais. Cabe ao Brasil a primazia mundial de produção desta família de motores e ao Uno, a honra de primeiro utilizar os novos propulsores, que depois serão adotados também na Europa.

Ambos os motores oferecem o maior torque de seus respectivos segmentos aliado a baixo consumo. No motor 1.0 litro, são 10,9 mkgf a 3.250 rpm e, no 1.3 litro, 14,2 mkgf a 3.500 rpm. O elevado torque é distribuído desde as baixas rotações, diferenciando-se da grande maioria dos rivais multiválvulas, o que assegura prazer ao dirigir e notável eficiência energética, com baixo consumo de combustível.

 

Estudo profundo do usuário

Um dos segredos dos novos propulsores é o estudo profundo de como o cliente dirige e demanda os motores em seus veículos. Com base nos dados apurados, foram estabelecidas as especificações que deram origem à gama de motores, completamente nova em termos de concepção, que privilegia o elevado torque, as soluções mecânicas inteligentes, o baixo consumo de combustível e ofun-to-drive.

Trata-se de um projeto global do grupo FCA, desenvolvido com grande contribuição de equipes brasileiras. As necessidades dos clientes brasileiros e latino-americanos foram contempladas na concepção e projeto. O Brasil e seus vizinhos latino-americanos são países de grandes dimensões, que apresentam vários desafios como grandes diferenças de altitude, aclives e declives acentuados, temperaturas extremas. Além disso, o condutor brasileiro é exigente e espera do motor atributos que podem parecer contraditórios -  arrancadas vigorosas, baixo consumo e manutenção simplificada.

Boa parte destes quesitos é amplamente atendida através da opção de adoção de duas válvulas por cilindro, uma solução mais indicada para as necessidades da nossa região. Com duas válvulas por cilindro, os motores têm elevado torque (que, na prática, é a resposta do acelerador numa arrancada ou numa ultrapassagem) e consumo otimizado, principalmente em cargas parciais (pouco acelerador) e rotações médias, situações nas quais o condutor busca economizar combustível.

Para otimizar o desempenho com duas válvulas, a FCA revolucionou o desenho das câmaras de combustão. As válvulas de admissão são responsáveis, em parte, pela aspiração da mistura ar-combustível para dentro dos cilindros, enquanto as válvulas de escape auxiliam a expulsão dos gases resultantes da combustão. Mas a quantidade de válvulas não é a única determinante para o fluxo dos gases. Outros fatores influenciam esta dinâmica, como o desenho e o formato dos dutos de admissão e escapamento e a configuração do comando de válvulas que influenciam na dinâmica dos gases do motor. Este controle de combustão, devido às soluções de design dos dutos de aspiração e escapamento, passando pelo design da câmara e diagrama do comando de válvulas, foram muito bem resolvidas e os motores 1.0 e 1.3 seguem um conceito modular, e são múltiplos de um mesmo cilindro.

Com duas válvulas por cilindro, seu desempenho geral se equipara ao da maioria dos motores quatro válvulas, como indicam os valores de potência máxima de cada um deles. No 1.0, três cilindros, são nada menos que 77 cv, que chegam a impressionantes 109 cv no quatro cilindros, o maior valor já alcançado em um motor 1.3 fabricado no Brasil, comparável até mesmo ao desempenho de alguns motores 1.6 litro. Em termos de potência específica (82 cv/l), o 1.3 supera todos os concorrentes do mercado de 1.2 até 1.6 litro naturalmente aspirados

A adoção de uma única dimensão de pistão e cilindro possibilitou maior refinamento no desenvolvimento do produto. Esta construção modular permite que vários componentes sejam compartilhados entre as versões de três e quatro cilindros, racionalizando a produção e permitindo uma manutenção mais fácil.

 

UM MOTOR INTELIGENTE E MAIS POTENTE

A potência e o torque gerados por um motor são influenciados pelo consumo de energia demandada para seu próprio funcionamento. A nova família de motores consome pouca energia interna, devido às soluções construtivas. A adoção de duas válvulas por cilindro é um fator de economia. Ao contrário das unidades multiválvulas, os novos propulsores não precisam acionar um conjunto complexo de componentes, como  quatro molas, quatro balancins e quatro válvulas a cada ciclo. Com um único eixo comando de válvulas, o torque necessário para mover este conjunto corresponde a um pouco mais da metade da força necessária nos concorrentes.

O conjunto valvetrain, que consome menos energia pelo simples fato de contar com menos elementos, ainda se beneficia de um moderno e inteligente sistema de roller finger. Trata-se de um dispositivo que adota um rolamento exatamente na posição de maior atrito do conjunto, ou seja, no ponto de contato com o came (ressalto do eixo de comando). Esta solução construtiva reduz drasticamente a perda de energia e, com menos força para se movimentar internamente, mais potência e torque sobram às rodas do veículo. E isto também se converte em redução de consumo e menos emissões.

À tecnologia aplicada ao desenvolvimento de uma câmara de combustão de altíssima eficiência, soma-se o sistema de ignição Top Coil, que possui uma bobina por cilindro, aumentando a velocidade e a estabilidade da combustão. Além de serem dedicadas, estas bobinas operam com alta energia: são 70 mJ, quase o dobro dos modelos tradicionais, de 40 mJ. Como todo esse conjunto opera em fina sintonia, cada bobina fica conectada diretamente sobre as velas, dispensando o uso de cabo, aumentando a confiabilidade e a durabilidade do sistema. Já as velas de ignição com eletrodo composto por liga de irídio (mais robustas e duráveis) têm maior condutividade e ponto de fusão mais alto. Essas características permitem o uso de eletrodos mais finos e pontiagudos, favorecendo a formação da centelha e, novamente, colaborando para a estabilidade de combustão.

Nesta família de motores, até mesmo a própria movimentação dos pistões e virabrequim foi otimizada. Tradicionalmente, a linha central dos pistões de um motor fica alinhada com o centro do eixo do virabrequim. Isso faz com que o ângulo entre a biela e a parede do cilindro seja igual, tanto na expansão, quando é aplicada uma grande força na cabeça do pistão depois da queima da mistura ar-combustível, quanto na compressão, quando esta força é bem menor. Para diminuir o atrito entre pistão e cilindro,  a família possui um offset de 10 mm entre o eixo do virabrequim e o centro dos pistões. Este pequeno e estudado deslocamento reduz muito o atrito do conjunto, resultando em mais energia final.

Até mesmo a bomba de óleo, responsável pela lubrificação do motor, recebeu atenção no projeto, para se tornar mais eficiente.  Ela é de deslocamento variável e altera o seu fluxo de acordo com a necessidade do motor, demandando menos potência e reduzindo consumo e emissões.

 

UM MOTOR MODERNO E MAIS ECONÔMICO

Um dos indicativos da modernidade de um propulsor é o valor da taxa de compressão. Quanto mais alto, maior o aproveitamento da combustão da mistura ar-combustível, o que resulta em mais potência e menor consumo. A taxa de compressão - razão matemática entre o volume dos cilindros e o volume da câmara de combustão - apenas pode ser elevada se o motor oferecer condições estáveis de combustão. Como resultado, a taxa de compressão do novo motor (13,2:1) é maior que a grande maioria dos motores multiválvulas com injeção direta, em nível mundial.

A nova família reúne características construtivas e de projeto que otimizam consumo e desempenho. O propulsor apresenta ótimo enchimento dos cilindros (comparáveis aos melhores quatro válvulas do mercado), combustão completamente otimizada (comprovada pela alta taxa de compressão), consumo interno de energia baixíssimo (único comando de válvulas roletado e duas válvulas por cilindro) e ainda se beneficia da melhor aplicação do CVCP (Continuously Variable Cam Phaser – variador contínuo do comando de válvulas), capaz de adotar o ciclo Miller de combustão em baixas cargas e com médios regimes de rotação.

Uma das limitações de eficiência do motor de ciclo Otto é a perda de bombeamento causada pela borboleta do acelerador, quando em carga parcial. Quando a velocidade do veículo está estabilizada e o condutor reduz a pressão do pedal do acelerador, a maioria dos motores diminui a abertura da borboleta do acelerador, criando uma perda considerável pelo bombeamento dos pistões. Neste momento, os novos motores adotam uma variação no eixo do comando de válvulas (através do CVCP), atrasando a abertura das válvulas de escape e admissão, diminuindo as perdas por bombeamento e aumentando significativamente a eficiência do motor nesta condição de funcionamento.  Ainda que hoje o uso do variador de fase do comando de válvulas seja bastante difundido, a forma como este componente é aplicado é um passo à frente, garantindo uma redução de até 7% no consumo de combustível.

Outro fator importante na economia de combustível são as soluções adotadas para o funcionamento na etapa de aquecimento. Esta fase compreende a primeira partida do dia até que o propulsor alcance sua temperatura ideal de trabalho. Trata-se de um momento crítico para o consumo de combustível, para a emissão de poluentes e até para o conforto do condutor.  A nova família traz uma série de soluções inovadoras, que vão desde a partida a frio com pré-aquecimento, que dispensa o tanquinho de gasolina, passando pelo uso de óleo de baixíssima viscosidade (0W20), capaz de garantir a proteção máxima para as partes móveis desde a partida a frio. Além disso, a confecção do bloco do motor e do cabeçote em alumínio, que resulta em uma redução de massa de sete quilos em relação ao uso de ferro fundido, traz um melhor controle da temperatura, já que no alumínio existe a formação de uma fina camada de óxido nas paredes das câmaras de água entre o líquido de arrefecimento e as paredes da mesma. Esta camada de óxido é estável e não cresce. No ferro fundido a camada de óxido está sempre crescendo, dificultando a troca de calor naquelas superfícies. O emprego do alumínio também significa menor tempo de aquecimento por menor inércia térmica, maior robustez e durabilidade.

 

DETALHES INTELIGENTES. MOTORES ECONÔMICOS E POTENTES

- A nova família de motores é um projeto global, tendo sido desenvolvida, testada e certificada dentro dos padrões mundiais, que exigem uma durabilidade mínima de 150 mil milhas ou 240 mil quilômetros

- Ambos os motores, 1.0 e 1.3 litro, adotam uma única dimensão de pistão e cilindro, com 333 cm³ cada. Na versão com três cilindros, o deslocamento chega a 999 cm³, enquanto na com quatro cilindros são 1.332 cm³.

- A sofisticação da nova família de motores também está na parte elétrica, com ênfase no Smart Charger, o alternador inteligente. Ele otimiza a recarga da bateria nos instantes em que a energia cinética do veículo seria desperdiçada, como nas desacelerações e reduzidas de velocidade.

O filtro de óleo de todas as versões, 1.0 e 1.3 litro, foi colocado na parte de baixo do propulsor, bem na frente do veículo. O objetivo foi posicioná-lo em lugar de fácil acesso, reduzindo o tempo de troca. O item está protegido entre o cárter de aço estampado e o suporte do compressor do ar-condicionado, integrado ao sub-bloco. O suporte forma uma estrutura de proteção que evita vazamentos devido ao impacto de pedras, por exemplo.

- Os novos motores vêm equipados com o sistema HCSS (do inglês, Heated Cold Start System), que elimina a necessidade de tanque auxiliar de gasolina para partida a frio. Além de maior conveniência, o HCSS garante partidas com etanol puro mesmo em temperaturas abaixo de zero grau Celsius.

- O bloco de alumínio determina uma redução de massa de sete quilos em relação ao uso de ferro fundido. Outros benefícios são o melhor controle da temperatura e menor tempo de aquecimento (menor inércia térmica), maior robustez e durabilidade.

- A corrente do comando de válvulas dispensa manutenção e tem durabilidade acima dos 200 mil quilômetros. Além disso, dispõe da tecnologia “silent chain”, uma evolução em relação às correntes tradicionais, que oferece funcionamento mais suave e silencioso.

- A vareta de óleo é integrada à tampa e passa por dentro do motor, o que evita vazamentos de óleo e facilita a manutenção. Além disto, o filtro de óleo é posicionado num local de fácil acesso embaixo do carro, protegido entre o cárter e o suporte do compressor do ar-condicionado, posição que facilita muito sua troca.

Fonte: Fiat Press Brasil