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Boas:Depois de feitas as apresentações aqui vai:Desconfio que o antigo dono do carro usava um óleo 15w40. Estando já o motor habituado com um óleo mais grosso, não dará problema passar a usar um 10w40 como o selénia 20k.Alguém aqui costuma trocar o oléo deste carro em casa ou sabe se é fácil?Cumprimentos
O manual aconselha só um desses que referiste. O 10W40. O outro aconselhado é o 5W30, mas para temperaturas muito mais baixas em que é necessária mais lubrificação logo no inicio. Mas o 5W40 100% sintético (acho que não existe outro) também não se dá mal.Eu tenho o 5W40 e até agora, exceptuando os 80€ por um garrafão de 5lts Repsol Premium (acho que é Premium ou algo parecido) nada a apontar.Quanto a consumir óleo, segundo a FIAT um consumo de 400gramas de óleo por 1000KM é o máximo permitido. Se está a consumir mais, algo se passa.O manual aconselha intervalos de 20.000KMs, mas penso que o mais indicado sejam 10.000 (eu vou fazer ~8000) com substituição do oleo e filtro e quando o levei a mudar o óleo, mudei o filtro também e levou 3 litros e pouco de óleo.Se não estou enganado, o 10W40 sai muito mais barato que os outros dois desde que não seja o Selénia. Os restantes carros de cá de casa utilizam óleos da Galp e até agora nada a apontar.(Se vais mudar o tipo de óleo, não esquecer a mudar o filtro também)
Boas,Ó Carlos, não achas que estás a pagar a mais por óleo da Repsol (pode não ser mau, mas não é nada de especial), quando por muito menos podes usar Mobil 1, que além de ser muito melhor ao menos é de uma marca conceituada (senão mesmo a melhor do mercado!)?Aqui nos hiper da zona onde resido compra-se uma embalagem de 4 L da Mobil1 5W-50 por 49,99€ e tu pagas 80€ por 5 L de Repsol!?Acho que o Repsol ai por esses lados anda muito caro!!!Para o óleo que é não justifica esse preço...E podes fazer as mudas de 15.000 em 15.000km sem problema, 8000km é muito pouco! Cumps,Luís
Se o problema fosse só o preço do Repsol... é que Galp e Castrol também são a esses preços que referi, senão mais (5Lt da Galp no Modelo são 89€) ... Quanto ao Mobil1 nunca o vi a vender no supermercado. Algumas oficinas de algumas marcas usam, mas não sei quais. Também já vi Castrol mas nunca vi em 5W40 e o 10W40 já é carinho...Quanto aos prazos, resolvi encurtar porque o carro funciona quase sempre a frio de manhã. No percurso casa-universidade são 16km em 15 minutos de via rápida quase que a descer, o que faz com que o carro nem chegue a aquecer convenientemente. Quando vou para casa á tarde é que como é sempre a subir, aí sim aquece e bem. E depois encurto porque normalmente faço entre 8.000 a 10.000kms por ano e mais que um ano para o mesmo óleo, prefiro não arriscar.Quanto á minha condução é ... "normal-despachada".
Já vi tens algumas desvantagens em morar fora do território continental, e uma delas é pagar quase tudo muito mais caro!Porque tenho quase a certeza de que, o que se verifica com os óleos também deve verificar-se com outros produtos.Mas olha, faz como disse aqui o Amigo Pedro Gomes, vens cá almoças aqui com o pessoal do FIATISTAS e depois não te esqueças de levar um contentor cheio de embalagens de 4 L de óleo aí para Madeira! ^_^Cumps,Luís
Ups...Desculpa Carlos, não vi que eras da Madeira....Não sei ainda porque mas achei que eras do Norte.De qualquer forma ir e vir aí são 50€ pela Easyjet (foi o que paguei em junho).Carregas o porão com embalagens de 4l e revendes aí Lb, esse óleo está com 50% no Jumbo, quer o gaolina quer o diesel. Está a 23,98€. Acho que vale a pena fazer um stock em casa. Eu só não comprei mais do Castro Edge (também com 50% de desconto- 25€) por falta de espaço (€€€ ) em casa.Um abraço