Autor Tópico: Problemas com Bomba Injectora num Punto 1.9 Van DS  (Lida 25439 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Problemas com Bomba Injectora num Punto 1.9 Van DS
« Responder #15 em: 26 de Fevereiro, 2010, 21:09:37 »
Digam-me uma coisa pessoal, sabem me dizer se a rampa de injecção do 1.9d é igual à do JTD? Se não for...poderá ser aí que está o problema e não na propria bomba em si.

o 1.9D é um motor de injecção indirecta com bomba injectora lucas epic..

o JTD é um motor de injecção directa

apenas o bloco é igual, de resto nada tem a ver..

a minha ideia era trocar o motor pelo jtd mas a cabeça é demasiado diferente, para não falar que o turbo ia dar nas vistas  :P

o 1.9D ja é um motor antigo com apenas algumas alterações para cumprir as normas euro 3, uma dessas alterações foi a BI.. é usado na palio, punto mk2 e doblo pelo menos..

as versões anteriores do mesmo motor são bem conhecidas como TD75 e TD100, apenas difere a cabeça entre o actual 1.9D e os TD apesar das referencias das peças serem diferentes o TD100 que aqui tenho desmontado é identico excepto a cabeça..a taxa de compressão do 1.9D é mais elevada devido a ter uma camera de combustão mais pequena e prechamber diferente, era nessa base que pretendia turbinar o meu mas a papelada é financeiramente impossivel..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

BrunoMOF

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3461
  • Karma:
    +1/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
Re: Problemas com Bomba Injectora num Punto 1.9 Van DS
« Responder #16 em: 26 de Fevereiro, 2010, 21:19:15 »
Desse motor pouco ou nada sei, mas pelo que dizes, é bomba electronica, ou seja é um common rail certo? Certo, logo tem de ter uma rampa de injecção, seja este de injecção directa ou indirecta. Sabes dizer se tem a rampa igual ou não?
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Problemas com Bomba Injectora num Punto 1.9 Van DS
« Responder #17 em: 26 de Fevereiro, 2010, 21:32:22 »
Desse motor pouco ou nada sei, mas pelo que dizes, é bomba electronica, ou seja é um common rail certo? Certo, logo tem de ter uma rampa de injecção, seja este de injecção directa ou indirecta. Sabes dizer se tem a rampa igual ou não?

não..

é uma bomba injectora mecanica mas onde os controlos sao 100% electronicos e integrados na propria bomba..

podes ver a bomba neste site http://www.dieselbob.co.uk/vegetable.asp

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

BrunoMOF

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3461
  • Karma:
    +1/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
Re: Problemas com Bomba Injectora num Punto 1.9 Van DS
« Responder #18 em: 26 de Fevereiro, 2010, 21:53:13 »
Ahh, é a Rotodiesel 112A Lucas/ Delphi EPIC, esquece...essa bomba é horrivel meu.
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Problemas com Bomba Injectora num Punto 1.9 Van DS
« Responder #19 em: 26 de Fevereiro, 2010, 22:01:57 »
mas afinal porque achavas que eu queria trocar pelo jtd?

se fosse uma BI decente seria um motor bem superior ao jtd, mesmo com esta BI não tem problemas em enconstar o ponteiro nas 5600rpm, tem mas é falta de um turbo para fazer potencia decente  :P

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

BrunoMOF

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3461
  • Karma:
    +1/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
Re: Problemas com Bomba Injectora num Punto 1.9 Van DS
« Responder #20 em: 26 de Fevereiro, 2010, 22:06:42 »
Tu és doido, nunca um motor de injecção indirecta traz mais potencia que um de directa. Quanto ao pores o JTD...não sei qual é o problema de o pores...legalizar não é preciso. Se bateres ninguem sabes que tens um JTD lá debaixo.

Na inspecção é facil também...ao ser parado pela policia, também não se ve no livrete se é turbo ou não...e ao ralenti não se o ouve!! Hahahaha, eu no vosso lugar já tinha posto um desses ou entao trocar de carro.
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

BrunoMOF

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3461
  • Karma:
    +1/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
Re: Problemas com Bomba Injectora num Punto 1.9 Van DS
« Responder #21 em: 26 de Fevereiro, 2010, 22:20:17 »
Ah e o JTD faz muita mas muita rotação...ah quem os tenha a fazer corte às 6000rpm  :uikabom:
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

HSInfor

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 36
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problemas com Bomba Injectora num Punto 1.9 Van DS
« Responder #22 em: 27 de Fevereiro, 2010, 00:55:53 »
Ahh, é a Rotodiesel 112A Lucas/ Delphi EPIC, esquece...essa bomba é horrivel meu.


Isso não é assim.

Primeiro: Rotodiesel, Lucas, Delphi, etc são marcas diferentes de bombas injectoras (BIs).

Segundo: não há provas de que durem menos que as outras que no site dizem ser boas, como as Bosch, a própria Mercedes usa Lucas em vários modelos e é velas por ai em táxis com mais de meio milhão sem problemas exactamente como as Bosch.

Terceiro: o site diz que são fracas para usar óleo vegetal não gasóleo normal que é o fluido para o qual foram desenhadas para bombar.

Quarto: a diferença está na forma como são construídas em que o sistema de lubrificação das Lucas que utiliza o próprio gasóleo para se auto-lubrificar não deixa passar fluidos viscosos como o óleo vegetal acabando por avariar devido a desgaste excessivo em vários componentes por lubrificação insuficiente. As Bosch que são construidas de forma diferente e não têm tanto o mesmo problema apesar de eventualmente avariarem pelo mesmo motivo.

Concluindo: a bombar o fluido para o qual foram projectadas as Lucas não ficam atrás das outras como as afamadas Bosch. Já agora desafio-vos a ir às firmas que reparam bombas Bosch e vejam se têm falta de trabalho.
Stilo MW JTD 115

BrunoMOF

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3461
  • Karma:
    +1/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
Re: Problemas com Bomba Injectora num Punto 1.9 Van DS
« Responder #23 em: 27 de Fevereiro, 2010, 01:13:18 »
...isto aparece com cada um...
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Problemas com Bomba Injectora num Punto 1.9 Van DS
« Responder #24 em: 27 de Fevereiro, 2010, 11:11:41 »
Tu és doido, nunca um motor de injecção indirecta traz mais potencia que um de directa. Quanto ao pores o JTD...não sei qual é o problema de o pores...legalizar não é preciso. Se bateres ninguem sabes que tens um JTD lá debaixo.

Na inspecção é facil também...ao ser parado pela policia, também não se ve no livrete se é turbo ou não...e ao ralenti não se o ouve!! Hahahaha, eu no vosso lugar já tinha posto um desses ou entao trocar de carro.

não sei onde foste buscar essa ideia.. injecção directa tem duas vantagens, menos consumos e menos poluição, a potencia debitada será a mesma com os mesmos parametros.. para não falar que injecção indirecta tem a vantagem de ser muito mais suave nos pistons, a explosão primeiro acontece nos prechambers que no caso do 1.9D são em inconel que é material muito superior ao topo dos pistons  :P

quanto á rotação estou a falar do que o motor está a fazer de origem, obviamente que mexido podes meter o corte onde quiseres até ao ponto de estoirar...

quanto ao que o HSInfor disse está correcto no primeiro ponto mas enganou-se.. Lucas e Delphi são a mesma marca actualmente, rotodiesel é que não tem nada a ver..

apenas um motor Mercedes usa esta BI e está farto de dar problemas, tal como as Ford transit e Pug 406..

a BI em si é altamente sofisticada mas tem certos erros graves, em desacelaração corta o gasoleo e fica sem lubrificação e com o tempo gripa devido á expanção do rotor.. ja vi dezenas delas assim e na propria Delphi dizem que é o maior defeito delas seguido por sensores a falharem.. o mais grave é a falha dos sensores do rotor, o preço de reparação é quase o mesmo de uma BI nova e normalmente falham devido á expanção do rotor e com o tempo vão gripar..

a Lucas EPIC pode ser usada em configuração de injecção directa ou indirecta.. o Punto mk2/406/Mercedes são IDI mas a Ford Transit ja é DI...

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

ruimiguel_dem

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 44
  • Karma:
    +0/-0
Re: Problemas com Bomba Injectora num Punto 1.9 Van DS
« Responder #25 em: 27 de Fevereiro, 2010, 14:30:19 »
pois, quanto a isso não faço ideia.  :(