Autor Tópico: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar  (Lida 3922 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

power-full

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 359
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • pagina pessoal
Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« em: 19 de Abril, 2023, 14:39:17 »
Olá bom dia pessoal. Tenho aqui uma pessoa amiga com um bravo turbo jet 1.4 150 CV que se estiver parado umas horas custa muito a pegar. Sei que é crítico neste modelo a bomba de gasolina e os injectores.
Os injectores foram testados e estão funcionar bem, foram limpos por ultra sons...etc etc .. a bomba de gasolina foi mudada na Fiat em 2020 e está a debitar 3.5 bar.. o carro não apresenta qualquer erro .....
Depois de pegar solução uma bocadinho, e não se pode tocar no acelerador que vai a baixo...
Mas depois posso desligar e ligar as vezes que quiser que pega bem , anda bem e não tem falhas...
Se deixar passar 2 a 3h voltamos ao mesmo ... Já alguém teve este problema ?
O carro tem 160 mil km, é de 09/2007, revisões todas em dia, começou por fazer isto de vez em quando e agora está pior...
De manhã então é uma guerra para pegar .

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk


TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #1 em: 20 de Abril, 2023, 07:57:30 »
Bom dia!
Custa-me a crer que seja a razão mas o combustível a retornar ao deposito provocaria os mesmos sintomas...  :unsure:

power-full

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 359
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • pagina pessoal
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #2 em: 20 de Abril, 2023, 09:05:22 »
Ora bom dia , ontem.limpei a borboleta de admissão praticamente estava limpa, desliguei a bateria durante esse processo ... Assim que dei á chave pegou logo... Á noite 21h ,carro na rua .. fui dar á chave pegou logo.
Deixei novamente na rua hoje de manhã 6:20 da manhã 8 graus de temperatura ... E já não pegou....
Atenção que não estou a usar nem a bomba do depósito nem o filtro do depósito... Tenho uma bomba a fazer 3.5 bar com filtro , directamente á régua de injeção tal como o retorno directo ao bidon onde está a dita bomba ..

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk
« Última modificação: 20 de Abril, 2023, 09:08:42 por power-full »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #3 em: 21 de Abril, 2023, 08:21:31 »
Bobine/regua de ignição como estará? Na minha francesa so lhe descobri o rato com o osciloscopio...

power-full

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 359
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • pagina pessoal
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #4 em: 21 de Abril, 2023, 08:57:25 »
Bom dia para começar ontem dei com um bacanudo do sensor de pressão e temperatura  completamente marado a dar valores do outro mundo...
Pelo que vi no PDF teria de ter por exemplo aos 20 graus de temperatura dar 3 ohm de resistência.
E o sensor está a dar por exemplo
1.7 k. ohm...
 Meteu se o sensor no frigorífico,  e então é que aquilo  deu valores pela escalado PDF  de -20 graus de temperatura ( tando o frigorífico a 6 graus de temperatura) ... Portanto aqui já temos um problema...
Montamos assim retirando do frigorífico e o carro ficou quase as 2000 RPMs....
Entretanto ficou toda a noite no frigorífico agora as 6h da manhã antes de vir para o trabalho, fui montado e dar á chave.....
Pegou á 2 ou 3 vez mas a falhar....

Hoje mandei vir o sensor pelo sim pelo não ...

 ( Mas uma coisa é certa ...não devia meter nada disto  nos fóruns... Existe mil e uma coisa sobre este tipo de avaria mas não existe nada com a resolução....)


Vamos ver  o que vem a seguir ... Uma coisa é certa fazia a revisão a este carro á 4 anos e nunca deu stress nenhum...

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk


TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #5 em: 24 de Abril, 2023, 08:22:18 »
So conhecendo o tipo de sensor usado poderei ter uma lista dos valores a apresentar (3 ohm a 20º parece-me estranho). Mas se varia como diz era um componente que eu tambem trocaria ate porque nao costumam ser caros. Seja como for não me parece que seja motivo para apresentar o defeito que mencionou, nao faz muito sentido. Mas como o sensor pode ter uma leitura erratica não ajuda nada a resolver o problema.
Era bom e desejavel que fosse facil reparar os carros apenas pelos sintomas apresentados, mas infelizmente, com tanta eletronica ao barulho, isto ja não e dar umas pancadinhas no motor de arranque que a coisa la vai.
Por algum motivo carro meu já só vai a oficina quando nao tenho condições ou conhecimento para executar determinada tarefa.
Uma coisa que sugiro e arranjar um interface para ler os dados da ecu que nao são assim tao caros. Atraves disso e conseguindo-se ler os valores lidos pelos sensores adianta muita coisa. Nao resolve nada, mas ajuda a indicar o caminho.  :t_up:

power-full

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 359
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • pagina pessoal
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #6 em: 24 de Abril, 2023, 11:47:24 »
Eu tenho varias maquinas de diagnóstico ..mas neste caso nenhuma está muito apta para este modelo... Vou hoje buscar o sensor e a ver vamos ..
Apesar de não estar muito virado para este  lado...

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk
« Última modificação: 24 de Abril, 2023, 11:49:22 por power-full »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #7 em: 26 de Abril, 2023, 08:02:42 »
Eu tenho varias maquinas de diagnóstico ..mas neste caso nenhuma está muito apta para este modelo... Vou hoje buscar o sensor e a ver vamos ..
Apesar de não estar muito virado para este  lado...

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk

Compreendo, e quase o mesmo que nao ter nada...

power-full

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 359
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • pagina pessoal
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #8 em: 26 de Abril, 2023, 08:08:23 »
Ontem foi ligada maquina (programação Fiat ) não acusou nada de erros no entanto andamos a estudar mais os valores dos sensores etc etc... Como o rapaz estava com pressa não se chegou a lado nenhum.... Foi montado o novo sensor de pressão melhorou e bastante a nível de relatim etc etc ... Mas ao fim de umas horas custa a pegar na mesma .. vamos passar ao próximo passo

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk


TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #9 em: 26 de Abril, 2023, 08:14:33 »
Ontem foi ligada maquina (programação Fiat ) não acusou nada de erros no entanto andamos a estudar mais os valores dos sensores etc etc... Como o rapaz estava com pressa não se chegou a lado nenhum.... Foi montado o novo sensor de pressão melhorou e bastante a nível de relatim etc etc ... Mas ao fim de umas horas custa a pegar na mesma .. vamos passar ao próximo passo

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk

A ideia e precisamente essa, estudar e avaliar valores lidos. erros aparecem quando os valores ultrapassam determinados valores.
Ja foi testada a compressao dos cilindros quando custa a pegar  :unsure:

power-full

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 359
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • pagina pessoal
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #10 em: 26 de Abril, 2023, 08:21:34 »
Foi a primeira coisa testar ... Primeiro,terceiro e quarto cilindro 14.5 bar, segundo cilindro 15 bar.
O carro anda e pega bem depois de trabalhar 10/15 seg. ...mas ao fim de umas  horas parado não pega .. tem de se insistir..

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #11 em: 26 de Abril, 2023, 08:52:36 »
 Ok, ok... estava a pensar em algo tipo segmentos que com aquecimento vao ao sitio...
Tente perceber oo estado da bobine de ignicao. E um componenete que tem avarias erraticas, ora funciona bem ora nao funciona. Mas provavelmente vai precisar dum osciloscopio ou equipamento adequado para o fazer.

Uma bobine que ja dava erro "missfire" tinha este comportamento do primeiro anexo.
Uma bobine nova tem o comportamento do segundo anexo.
NOTA - Repare no final da onda nas duas imagens.
Seja como for isto e ja o limite pq antes disso por norma vai dando alguns sintomas que algo esta para falhar.

power-full

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 359
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • pagina pessoal
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #12 em: 26 de Abril, 2023, 09:00:13 »
Quando liguei o carro á máquina a primeira vez tinha lá erros de bobines ... Mas como esteve a montar gpl deduzi que fosse de lá esses erros ... ( Atenção que o gpl está montado á mais de 6 meses ) , o carro começou a não querer pegar agora ...
Além disso existe este relato de avaria pelo Google fora mesmo em carros que nunca tiveram gpl( só disse isto porque tenho um golf a gpl e a malta tem logo a mania que é o gpl o culpado )
Já fizemos vários testes para despistar o gpl. Andamos uns dias com o gpl desligado, andamos uns dias do o carro só a gasolina.... E mantêm se a avaria...

 A sensação que dá é que quando se dá á chave de manhã o carro não tem lá gasolina( já comprovei que tem e que os injectores estão a funcionar ) talvez pelos erros das bobines seja altura de as trocar .. só não faz sentido é não pegar bem á primeira e depois ficar tudo ok ...

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk
« Última modificação: 26 de Abril, 2023, 09:01:30 por power-full »

power-full

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 359
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • pagina pessoal
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #13 em: 26 de Abril, 2023, 09:03:22 »
Entretanto até troquei por velas novas de platina ngk , e troquei as bobines de cilindrs... Nunca mais acusou esses erros e está igual a nível de não pegar  ...

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #14 em: 27 de Abril, 2023, 08:44:02 »
È destes dasafios que eu curto ver a resolução...
A questão do GPL tb aconteceu cmg na minha francesa. Depois de varias tentativas em mecanicos considerei comprar algum equipamento com o valor que iria gastar em eletricistas e mecanicos, e acabei por desencantar um defeito no corpo borboleta que provocava erro "Anti-poluição" nos PSAs.
O que acontece por xs a nivel do gpl é que havendo uma discrepancia acentuada entre o tempo de injeção a GPL e a gasolina, ao ligar o motor como vai arrancar a gasolina e a ECU está ainda com o tempo de injeção a GPL, vai resultar numa mistura rica que enquanto regulariza o tempo de injeção para gasolina pode provocar o aparecimento de alguns erros.

Passando agora a coisas bem mais simples que me lembre que podem causar dificuldade em pegar ou nao pegar de todo segundo o que resalvou.
Sensor de posição da cambota/rotação
Codigo da chave

Esse motor tem Valvula de Cames Variavel? Se sim pode tambem ser uma das causas.