Autor Tópico: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar  (Lida 4144 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

power-full

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 359
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • pagina pessoal
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #15 em: 27 de Abril, 2023, 09:14:05 »
È destes dasafios que eu curto ver a resolução...
A questão do GPL tb aconteceu cmg na minha francesa. Depois de varias tentativas em mecanicos considerei comprar algum equipamento com o valor que iria gastar em eletricistas e mecanicos, e acabei por desencantar um defeito no corpo borboleta que provocava erro "Anti-poluição" nos PSAs.
O que acontece por xs a nivel do gpl é que havendo uma discrepancia acentuada entre o tempo de injeção a GPL e a gasolina, ao ligar o motor como vai arrancar a gasolina e a ECU está ainda com o tempo de injeção a GPL, vai resultar numa mistura rica que enquanto regulariza o tempo de injeção para gasolina pode provocar o aparecimento de alguns erros.

Passando agora a coisas bem mais simples que me lembre que podem causar dificuldade em pegar ou nao pegar de todo segundo o que resalvou.
Sensor de posição da cambota/rotação
Codigo da chave

Esse motor tem Valvula de Cames Variavel? Se sim pode tambem ser uma das causas.
Boas não tem cams. Variáveis .
  Ontem depois de mais uns minutos devolta do bicho ... ( Não é fácil testar por causa de ter de estar algumas horas desligado para custar a pegar ) ..
Deparou.se que a borboleta tem uma ligeira folga ... Folga essa que se consegue ler em máquina um ou dois graus quando se mexe com a mão... Será isto a causa do problema ??!!

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk


TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #16 em: 28 de Abril, 2023, 08:16:30 »
Boas não tem cams. Variáveis .
  Ontem depois de mais uns minutos devolta do bicho ... ( Não é fácil testar por causa de ter de estar algumas horas desligado para custar a pegar ) ..
Deparou.se que a borboleta tem uma ligeira folga ... Folga essa que se consegue ler em máquina um ou dois graus quando se mexe com a mão... Será isto a causa do problema ??!!

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk

Não creio,... 1 ou 2 graus poderia causar um ralenti algo instavel talvez. Em arranque (pelo menos na minha francesa) a borboleta abre bem mais que isso) Se for possivel, tente perceber se as leituras são estaveis e reais.
Outra coisa, (falo pela experiencia que passei embora n seja fiat mas por vezes os principios de funcionamento são os mesmos), o corpo da borboleta deve ter dois encoders. No meu caso ambos os encoders tem de dar leitura identicas embora um em positivo e o outro em negativo. Ou seja se um der um valor de +2vdc ou outro da um valor de -2vdc. Nota: estes valores são apenas para exemplo pq ja n me recordo se os valores eram v ou mv

Efetivamente uma borboleta que não abra corretamente pode impedir o arranque mas nas condições que refere e algo estranho,... mas não impossivel.  :D

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #17 em: 28 de Abril, 2023, 08:28:29 »
Outra coisa que convinha verificar era se quando custa a pegar, tanto bobines de injetores como de ignição estão a receber comando/tensão de funcionamento. A ideia e perceber se o problema de nao pegar tem origem eletrica/comando ou mecanica.  :dry:
Obviamente mesmo que estes comandos esteja corretos se a borboleta não abrir o motor nao pega...

power-full

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 359
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • pagina pessoal
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #18 em: 22 de Março, 2024, 15:21:58 »
Outra coisa que convinha verificar era se quando custa a pegar, tanto bobines de injetores como de ignição estão a receber comando/tensão de funcionamento. A ideia e perceber se o problema de nao pegar tem origem eletrica/comando ou mecanica.  :dry:
Obviamente mesmo que estes comandos esteja corretos se a borboleta não abrir o motor nao pega...
Temos aqui mais umas ideias novas.... O carro se tiver acima do meio depósito de gasolina em um.dia que.nao seja frio pega quase sempre á primeira ou segunda vez, se estiver a baixo do meio já é uma guerra para pegar ...

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk


TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #19 em: 25 de Março, 2024, 08:23:48 »
Temos aqui mais umas ideias novas.... O carro se tiver acima do meio depósito de gasolina em um.dia que.nao seja frio pega quase sempre á primeira ou segunda vez, se estiver a baixo do meio já é uma guerra para pegar ...

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk

Tubo rompido/ rachado no deposito de combustível implica esse problema 90% das vezes.

power-full

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 359
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • pagina pessoal
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #20 em: 25 de Março, 2024, 10:08:33 »
Tubo rompido/ rachado no deposito de combustível implica esse problema 90% das vezes.
Que tubo? Lá dentro só tem a boia / bomba ..

Enviado do meu 220333QNY através do Tapatalk


TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #21 em: 26 de Março, 2024, 07:56:58 »
A bomba de combustivel e boia deve ser identica a esta.
O tubo que me refiro e o assinalado no circulo vermelho. Se aquele tubo estalar e estiver "ao ar" vai entrar ar na tubagem de combustível.