0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
Ansiava por ter um “clássico” e encontrei um que fez 25 anos o mês passado!Antes de mais faço uma declaração de intenções que é que considero pessoalmente este carro um clássico, pois já tem 25 anos; mesmo que as entidades oficiais nunca o considerem ou venham a considerar, nem sequer atribuir-lhe valor histórico.O seu valor para mim é enorme apesar de ser um modelo extremamente popular já com ~10 Milhões de unidades produzidas.Mas em Portugal a versão 55 Super é rara e tem várias curiosidades, podendo dar desde já três:- Para além do Uno Turbo i.e. foi o único Uno de 3 Portas equipado com conta-rotações.- Também para além dos primeiros Turbo i.e. foi o único Uno de 3 Portas equipado com relógio digital vermelho com cronómetro.- Teve duas séries: 55 Super MY83 e 55 Super MY85 com o pormenor de uns tampões de jantes que supostamente reduziam ainda mais o excelente coeficiente de aerodinâmica do Uno de 0,34 para 0,33.Depois tem todo um conjunto de inovações e revoluções apresentadas pelo FIAT Uno ao mundo em 1983, que hoje em dia todos os carros trazem.É desconcertante um modelo carregado de modernismo e sempre actual, ter sido lançado à 27 anos!!! Como o meu primeiro carro foi um Uno 55 Super, está à vista de todos o quão marcante foi.Então, após 18 anos de separação desta versão muito especial, cá está um;desta vez um MY85 de Abril de 1985 Cinzento em vez de um MY83 de Julho de 1984 Branco.
epá... as sucatas não têm culpa das aldrabices...