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e o que usas como antena ?
Nada, até tirei o cabo.Para que quero eu rádio?E troco a chapeleira com duas colunas por uma sem colunas já.
mas os mk2 tinham o orificio de fabrica no tejadilho...
Não logo em 1989, penso que só tipo um ano depois trouxeram no tejadilho.
O meu 45S de Dezembro de 1989, não tinha buraco para antena. Mantinha-se a lírica do pilar A, eu nunca montei antena.
Desde que me conheço que sou um profundo apaixonado por automóveis.Sempre tive também uma especial predilecção pelas máquinas Italianas.A adolescência não foi fácil porque demorou a passar até ter carta; pelo que de vez em quando lá cometia umas diabruras sem habilitação.Desde por volta dos 12 anos até aos dias de hoje, fui sempre eu a indicar / escolher os carros para a família e amigos mais chegados.Em 1983 apareceu o Uno, um modelo inovador e revolucionário, que introduziu muitas coisas que hoje todos os carros têm.Tinha ainda um espaço muito bom, com a particularidade de pessoas a encostar aos 2 metros caberem lá; o que até ai era tarefa quase impossível em carros pequenos, sendo o 2CV uma boa excepção.Aos menos atentos recordo que quando apareceu, o Uno teve um pouco o fenómeno a que hoje assistimos com o FIAT 500: carro da moda.Muita gente comprou Unos por moda, por ser um objecto extremamente moderno na época. Foi em muitas casas 3º ou 4º carro!Aconteceu um pouco como recentemente:- “Já tens um Smart?”- “Já tens um 500?”Os Unos chegaram a ser montados em Portugal na SOMAVE; e a mecânica era a conhecida e valorosa 903 OHV dos FIAT’s 127.Mas eis que em 1984 se comercializa a versão SUPER, muito equipada para a época com uma série de mimos que deixavam de boca aberta toda a gente.O motor vinha do 128, ou melhor, já dos mais recentes Ritmos: o famoso 1116 SOHC “Lampredi”.Coisa rara também era o facto de terem 5 velocidades.Anos depois, em 1991, finalmente com carta fui procurar um carro.Nesta altura o Uno já era o carro que mais se via nas ruas Portuguesas, destronando (andando para trás): Renault 5, FIAT 127, Mini, VW Carocha. Porquê o 55 Super?Procurei carro usado, uma vez que continuo a pensar que todos devemos ter como 1º carro um usado, não velho, mas usado.Isto porque tinha lá em casa um Uno Turbo, mas entendeu-se que não era indicado… mas mal, pois andava com ele na mesma ás escondidas com requintes de livro policial, e até dava bastante lume.Queria pois um Uno, por gostar da marca e do modelo e uma vez que tenho 1,98 metros, era dos poucos carros pequenos (e baratos claro) onde cabia.Estava completamente limitado a 700 contos, pois era uma promissória que tinha; não tinha, nem queria começar por um carro mais caro; até porque por 1200 contos comprava um carro novo.Um 45 S FIRE não chegava a 1400 contos. O que eu “queria” mesmo era um 45 S FIRE 1000, pois tinha o fantástico motor FIRE, o mais evoluído do mercado, resistente, económico e muito despachado (umas baixas de elite).Era o campeão de consumos e isso era muito importante para um jovem estudante.Os diesel ainda eram quase exclusivos de banheiras e muito lentos, para além desses diesel enormes gastarem bastante.Mas os colegas devem lembra-se que em 1991 os usados valiam muito, e a verdade é que não consegui encontrar nenhum 45 S por esse preço.O 45 S foi lançado em Dezembro de 1985; existindo portanto modelos de:1985 - muito poucos1986198719881989Mas o mais barato que apareceu foi um de 1987 Preto, mas a precisar de pequenos arranjos de chapa; tudo o resto eram 800 ou mais contos.Existiam muitos 45 de 903cc e 4 velocidades dos anos:198319841985Estes já apareciam por 700 ou menos contos, mas era mais gastador e tinha apenas 4 velocidades, o que em 1991 já era um problema com as auto-estradas a aparecerem cada vez mais em Portugal.Também me apareceu um Citröen Visa 10E, mas não gostava tanto, assim como dos Renault 5.E como é 5 portas num carro pequeno, para mim não dão. Vivo com o ombro a bater no pilar B dos carros de 5 portas.Peugeot 205, nada... os outros, como o Corsa, não cabia lá; para além de Corsas só haverem até 700 contos os 1000; nada de 1200.Depois de já ter cerca de uma dezena de Unos 45 em vista, ia então comprar um deles até uma 6ª Feira; mas na 5ª Feira de manhã ao ler o jornal JN, apareceu lá um "Uno 55 Super" Branco por 750 contos.Foi o único 55 Super que vi a vender.Eram mais raros, pois só se venderam de Junho de 1984 a Novembro de 1985.Fui lá ver o carro (estava num Stand Renault a 4 km de minha casa). O senhor lá da Renault não queria baixar o preço dos 750 contos, dizendo que ia perder dinheiro; mas depois do Almoço fui ao banco levantar 140 notas de 5 contos e assim com as NOTAS batidas, lá fiz o negócio por 700 contos.Foi um achado, pois foi o único 55 Super que encontrei.Se é verdade que perdia bastante para o 45 S FIRE em consumos, quando comparado com o 45 903cc já na altura fiz um raciocínio lógico:O que gasta a mais, compensa em estrada por ter 5ª velocidade.E acho que pensei bem, pois eu lembro-me que em 1984 e 1985, quem comprava Unos optava pelo 45 para a cidade; e só quem andava mais em estrada é que escolhia o 55 Super de 5 velocidades; aliás as pessoas diziam que nem conseguiam meter a 5ª....Acabei por trocar o carro já na Universidade 1 ano menos 2 dias após o comprar, fazendo cerca de 37.000km.