Como está relatado no início deste DB,
o meu Uno comprado em Junho estava a ser vendido por um crente que queria vender um carro sem bateria, sem meter a trabalhar, etc
No negócio entrou que tinha que lhe meter uma bateria e o carro trabalhar e andar.
O tipo comprou uma bateria num centro de abate (não faltam no sul de Gaia).
Por isso estava desde sempre fracota, mas como o Uno não tem por onde gastar quase nada, acabou por aguentar até ontem... 5 meses e foi bom.
Assim sendo tive que comprar uma hoje.
Mas como já nem se encontram baterias tão pequenas e de potência tão baixa como a que os Unos nos anos 80 usavam, salvo erro 34 Ah, o minímo que se encontra no mercado são as de 45 Ah.
Achei mais racional fazer outra coisa: meter a do Punto que tem quase um ano no Uno e comprar uma nova para o Punto.
Se o Punto não tivesse Alarme, usaria 45 Ah, mas como tem, tem que usar 55 Ah.
Para quem não sabe muito bem como se fazem estas coisas, fica o
modus operandi,
Equipamento:
- Chave 13
- Chave 8
Procedimento:
- Desligar e retirar polo - da bateria com chave 8
- Desligar e retirar polo + da bateria com chave 8
- Desapertar o parafuso 13 que fixa a chapa de fixação frontal da bateria
- Retirar a antiga bateria colocar a nova
- Fixar a bateria e posicionar a chapa de fixação, apertando em seguida parafuso 13
- Ligar polo + da bateria com chave 8
- Ligar polo - da bateria com chave 8