Tecnica > Manutenção / Discussão Tecnica

Recuperação de Connect Nav+ do Fiat Stilo

(1/3) > >>

bude:
Há algum tempo atrás, o leitor de CD/CD ROM do Connect Nav+ do Fiat Stilo do meu pai (user efejota) começou a apresentar dificuldades no funcionamento.

Sintomas:
           - Ao introduzir-se um disco (mapa ou música) no monitor aparecia “Disc error”. Por vezes, após duas ou três tentativas, lá conseguia ler, nas restantes
             ocasiões, arrancava após alguns minutos / quilómetros.
           - Em música lia muito bem, só voltando a encravar aquando de mudança de faixas.
           - Em leitura de mapas, por vezes notava-se lentidão a chegar à informação outras funcionava de  forma regular.

Posto o problema ao concessionário Mardis, onde a viatura é assistida regularmente, a resposta foi imediata (nem observaram o aparelho) “Não tem reparação, só novo”. Não me valeu de nada insistir, como por exemplo “olhe que se calhar é só limpeza do mecanismo”.
Passei à fase seguinte, tentar que me indicassem uma casa de assistencia técnica. Argumentei que o que estava avariado era um leitor de CD, que havia de ser igual a vários outros e não uma parte do aparelho, específica da marca Fiat. Também argumentei que de certeza que outros clientes já teriam apresentado situações semelhantes e que a oficina deveria ter conhecimento de algum especialista. Não tive nenhuma solução por parte da Mardis.

Recorrí ao telefone CIAO FIAT e, após um tempo, maior do que prometeram (disseram que perderam os dados informáticos daquele dia), a resposta foi “Não tem reparação, só novo”.

Algumas pessoas, incluindo o GT ABARTH, não acreditaram na minha razão e na minha convicção de que havia solução, não só fácil como lógica, para o meu connect, mas eu não desisti.

Com a preciosa ajuda do zukastilo, atirei-me à tarefa de recuperar o connect.

Passo 1: Fui a Leiria, o zuka retirou o aparelho do carro, abriu-o, desmontou as partes necessárias e limpou a lente do laser. Remontou tudo e a experiência   
             revelou que o encravanço manteve-se, no entanto, nas fases em que havia leitura, esta revelou-se mais rápida.
             Houve ocasiões, como na viagem de regresso, em que o funcionamento foi quase perfeito, mas...

Passo 2: De contacto em contacto, o zuka arranjou e forneceu-me o nome de uma empresa de assistencia técnica na zona de Lisboa.

Passo 3: Na net encontrei forma de a contactar e apresentar o meu assunto.
              A resposta foi prudente, mas animadora: “Confirmando-se avaria só no leitor de CD, tem solução sim, pois temos drive de substituição”. “Outras 
              avarias, só vendo, porque não há muitas peças”.
              Junto com o efejota, desmontei o connect e entreguei-o ao técnico com quem tinha contactado. Excelente recepção, notando-se logo grande categoria
              técnica, e de relacionamento com o cliente.
              Passada a época de mini férias da Páscoa recebi o aparelho recuperado e a funcionar de forma perfeita. Por algum tempo, vamos testar para dar-mos o
              caso por definitivamente arrumado.

Início da desmontagem


Etiqueta


As 7 fichas a desligar


A drive avariada. A lente ainda estava razoável, mas...


... o movimento assinalado pelas setas vermelhas estava dificultado pela...


...deterioração deste conjunto de dentados.


Após a remontagem, começámos os testes.
Iniciámos por ler um CD de música e a resposta foi pronta e com som sem mácula. Trocámos o disco pelo de navegação e passámos ao telefone, enquanto se estabelecia a ligação aos satélites. Constatámos, com alegria, que todos os dados que estavam em memória se mantiveram.
A posição indicada inicialmente, no mapa, estava entre o ponto onde desmontámos o aparelho e aquele onde estávamos agora a remontá-lo e testá-lo.  Tudo dentro de aproximadamente 200 metros, também isto era fortemente positivo, pois sabiamos que quando iniciássemos a marcha o posicionamento seria progressivamente acertado.
Testámos “Main”, “Audio”, “Trip”, Memo”, Src”, “FM”, “CDC”, “Setup”, “Map”, “Nav”, “Atlas”, etc, etc...

Tudo OK.

Então dei o comando “Navegador” / “Renato” / “Enviar” e arrancámos ouvindo o tradicional, “A 200 metros vire à direita”, “na rotunda, tome a 2ª saída”. Em menos de um quilómetro, o posicionamento estava totalmente correcto, e, 20 quilometros depois,  “Chegou ao seu destino”.

Após visita ao meu pastor alemão, o meu pai arrancou carregando em “H1” ouvindo eu cá de fora, no passeio e com um sorriso nos lábios, “A cem metros vire à direita”.

-----------------------------------------------
A empresa
A. Filipe Henriques Imp. Lda – Assistencia Técnica de car audio
Forte da Casa
[email protected]

Por PM, posso dar mais detalhes.

zukastilo:
boas
fiko realmente muito contente por mais uma vez ter conseguido ajudar em algo, e fika aqui uma certeza, que já tinha, mas agora comfirmou-se por completo, que é:  " nesse mundo dos carros, equipamentos, e outras cenas, tudo ou quase, mesmo quase tudo tem arranjo"
 Quando foi do meu sky, tambem me desacreditaram logo na primeira vez que fui tentar saber o que poderia fazer para o arranjar, foi o típico "isso nao tem arranjo, so o aro todo completo, novo, 2.450 € +iva, isso acaba com as esperanças e convicçoes de qualquer pessoa, pensar que uma coisa que foi a primeira que me saltou a vista quando vi o meu carro pela primeira vez, nao vai mais funcionar.......... Até cheguei a fazer um orçamento para fechar o teto, e acabar com o sofrimento duma vez, mas algo fez bum na minha cabeça e resolvi desmontar akilo tudo, e surpreendeu-me a simplicidade dakele mecanismo todo, e tambem a facilidade e rapidez que um amigo me fez as peças novas, numa CNC, e por apenas 250€ mais a minha mao de obra, tenho akela maravilha a trabalhar novamente, com material mais resistente e tudo.
 por isso meus amigos, nao se deixem ficar, nao se deixem abater por palavras ditas por pessoas que sao pagas pra vender, e nao para satisfazer as necessidades (ups, tá bem escrito "necessidades" ??  lool) dos consumidores.
abraço a todos
 :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

smokeme:
uma das coisas que causa a maioria das avarias em leitores de CD/DVD é o tabaco...

Fermas:
Quem se quiser aventurar a mudar a drive por si proprio,tem aqui uma solução extremamente economica...

http://cgi.ebay.co.uk/REPARACION-NAVEGADOR-GPS-FIAT-STILO-NAV-CD-LASER-/250825520982?pt=LH_DefaultDomain_186&hash=item3a665db756

O vendedor é português!

fulmoon:
O problema ao que parece, é que não é só o laser... Mesmo depois da substituição, ha problemas que ainda pressistem.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa