Fiatistas

Tecnica => Projectos / Alterações / Preparações / Tuning / Som e Imagem => Tópico iniciado por: 127 Boy em 08 de Abril, 2009, 18:34:42

Título: Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: 127 Boy em 08 de Abril, 2009, 18:34:42
Bem, aqui fica o meu carro de dia-a-dia. Quando o comprei (há 2 anos atrás)

Modelo :  Fiat Bravo GT JTD 12/2001
Características : Comercial, Diesel 100cvs, 144kkms
Pontos Fortes  : Para já motor, caixa e interiores (não tem ruidos parasitas?!?!?)
Pontos Fracos :  travoes (tem as pastilhas quase gastas), e pintura com muitos riscos e "toquezinhos", direcção leve a alta velocidade
Revisões         : de 10 em 10kkms (oleo e filtros), e muda a correia aos 90kkms
Problemas       : Zero
Modificações   : Zero
Notas             : Fomos buscá-lo na 6ª, portanto só posso falar do pouco que andei no fim-de-semana. depois de 5 horas a limpar e lavar o carro, lá fomos experimentar o carro a sério. Bastante fácil de guiar em cidade (caixa, direcçao e embraiagem leve), tem um motor bastante suave e solicito, que mantém a garra até ás 5000rpm.

Os travões têm um ataque inicial bom, mas são apenas suficientes, embora as pastilhas estejam a necessitar de ser trocadas.

O comportamento é saudavel com uma ligeira tendencia para subviragem no limite, mas bastante controlável com o acelerador.

O motor é suave e silencioso como já referi e dá sinais estar de boa saude, comparativamente com a SpaceCargo DID cá de casa (1.9 100cvs), tendo atingido 210km/h numa pequena descida. surpreendeu-me pela positiva. Se fizer os consumos que todos dizem (casa 5.8 a 6.2 devagar em cidade) é muito bom.

 
Título: Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: 127 Boy em 08 de Abril, 2009, 18:35:06
Fotos (muito más):

(http://i135.photobucket.com/albums/q158/127Boy/Bravo/026.jpg)

(http://i135.photobucket.com/albums/q158/127Boy/Bravo/027.jpg)

(http://i135.photobucket.com/albums/q158/127Boy/Bravo/024.jpg)

 
Título: Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: 127 Boy em 08 de Abril, 2009, 18:36:53
Bem, após 5000kms a bordo do fumarento já tinha mais algumas opiniões para partilhar:

Foram trocados todos os fluidos e filtros assim como as pastilhas.

Os consumos continuam em bom nível, tendo a média estabilizado nos 5.5lts em cidade. Até agora a maior que fez foi 6.1lts. O motor demonstra ser realmente suave, e consegue manter empuxo até ás ~4750 com alguma celeridade. Top Speed até agora (na chupa) 215 km/h ;D

O comportamento é tendencialmente neutro com sobreviragem no limite, mas também por culpa dos pneus (maus) que tem atrás... penso que com 4 pneus iguais vai ganhar subviragem. No entanto o comportamento é bastante aceitável no limite. Perdulário, basta levantar o pé e ele fecha a trajectória.

A travagem é bastante razoável, melhorou substancialmente com as novas pastilhas, essencialmente a alta velocidade.

O grande catch disto tudo é a direcção... que parece um volante daqueles para a Playstation sem forcefeedback, ou seja: ZERO feedback. Além de ser demasiado directa não transmite o que se passa no eixo dianteiro. Que enorme diferença relativamente ao focus!! (carros da mesma geração). No entanto, vou alinhar a direcção e ver se consigo melhorar alguma coisa...

 
Título: Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: 127 Boy em 08 de Abril, 2009, 18:37:30
Bem, mais um update:

-155kkms on the clock.
-média  5.4lts
-problemas: zero


Bem, o fumarento levou 4 pneus novos e um alinhamento decente. E realmente o problema da direcção ser demasiado directa e extremamente "leve" era do alinhamento.

Passou de 185/55R15 para 195/50R15 (levou BF goodrich profiler-g) e agora sim, nota-se que a direcção já é normal. Sem ser um exemplo de feeling (tanto a do punto sport como do cinquecento sport conseguem ser melhores) não é má. Para quem já conduziu parece-me tão como das das novas meganes, embora a da megane seja mais directa.

Os pneus fizeram despontar realmente o comportamento do carro. Do oversteer que tinha no limite e que correctamente atribuia aos riken sport que tinha atrás passou a uma ligeira subviragem. Mas o que se nota bem é já o mau estado dos amortecedores a curvar a velocidades elevadas, com a traseira "aos pulinhos" a dar pouca aderencia e... confiança.

Esta semana segue uma encomenda de 4 bilstein novos, visto que estes ainda são os de origem e veremos como fica.

Tenho de arranjar é um barulho parasita que começou a aparecer na porta da direita, que quando passa por cima dos paralelos, range bastante. tenho de o sacar fora e ver o que se passa.


Para já o carro satisfaz plenamente os objectivos principais: fiável, económico e rápido q.b.. Será mm FIAT?!?  ;D ;D :P
 
Título: Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: 127 Boy em 08 de Abril, 2009, 18:38:18
mais novidades:

- 160kkms on the clock
- média 5,7lts
- problemas: 1 médio fundido

Entretanto a minha namorada deu um beijinho a um gajo num stop e o resultado foi este:

(http://i135.photobucket.com/albums/q158/127Boy/SerradaEstrela2007024.jpg)

Felizmente não precisou de peças e o bate-chapas conseguiu endireitar o suporte do parachoques e capot e fibrar os apoios da óptica. Como precisava de pintar o capot e o parachoques levou um banho. Agora já tá com bom aspecto
 ;D


Entretanto Levou 4 bilstein B4 e o comportamento do carro melhorou, embora tenha implementado de vez a subviragem. Os B4 são mais duros e secos do que os OEM, e dão bastante confiança. Juntamente com os pneus o carro tem uma velocidade de passagem em curva bastante apreciável, embora que a tendência inicial é sempre fugir de frente.


(http://i135.photobucket.com/albums/q158/127Boy/Bravo/IMAGE_008.jpg)


Foi visitar o Algarve num fds e fez a viagem para baixo em AE na casa dos 180´s, e para cima nacional entre os 100 e os 120.

Fica aqui uma foto no piódão, mais antiga.

(http://i135.photobucket.com/albums/q158/127Boy/Bravo/SerradaEstrela2007016.jpg)
Título: Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: 127 Boy em 08 de Abril, 2009, 18:39:50
bem, inopinadamente chegou mais um update:

Numa oportunidade, acabei por reprogramar o fumarento por um preço acessivel. A repro supostamente é similar ao 130R, mais 25~30cvs e 50nm de binário, com uma distribuição de binário um pouco diferente, devido aos 160.000kms da embraiagem.

Primeiras impressões (passados 1000kms):

Pontos fortes:

- o carro ganhou binário logo a partir das 1400rpm com pouca carga, o que ajuda bastante nos consumos e na agradabilidade de condução.

- A partir das ~2700 está realmente forte, e continua pelo redline até ás 5000 com a mesma força! As recuperações estão realmente melhores e o carro rola perto dos 200 com pouco esforço. Não aferi top speed, mas onde chegava a 195km/h, chego agora a 210.

Pontos fracos:

- dá-me a sensação que "pata a fundo" é um pouco do 8 ao 80. antes das 2500, parece-me igual a antes da repro. á chegada ás 2700 está realmente forte. Isto resulta um pouco da repro tentar "poupar" a embraiagem. Acho que o ideal, tal como é de origem, era ter uma transição mais suave. Agora parece tipo TDI.

- O lag do turbo é maior. Sente-se a encher e até dá para olhar para o relógio  ... kidding.

Bem os pontos fracos são obviamente uma consequência da repro mais do que efeitos nefastos. Para mim, é dos melhores investimentos que se pode fazer neste carro, pois traz-lhe uma nova dimensão a nivel de performances sem comprometer muito os consumos e a fiabilidade.

ultimo depósito: cidade muito calminho, uma ou outra aceleração ou recuperação, Ida a Abrantes média 140km/h e 20 minutos a puxar em abrantes com muito tempo ao ralenti. conclusão: 55,47lts --> 1002,7kms ~5,6lts

Muito muito bom!! tenho de ver este próximo depósito... isto é melhor que a minha previsão mais optimista!

Próximas mods, barra AA e espaçadores! Na viagem para abrantes confirmei a subviragem...
Título: Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: 127 Boy em 08 de Abril, 2009, 18:41:01
Update de HOJE  :deal: :

Conta de momento com 173k kms.

Fez uma revisão aos 165k kms, onde levou uma bomba de embraiagem, que aquela estava com borrachas ressequidas e com uma pequena fuga (50€ na marca  ;D). De resto até agora 5*.

Entretanto, arranjei umas molas ventura de -35mm que ainda estão na garagem, á espera do dia para as montar, assim como os espaçadores para a frente.

De resto, média 5,8lts/100 na voltas do dia-a-dia. Fui ao Algarve há cerca de 2 semanas e fez média de 6,3 pela nacional a partir da marateca média 120~140 (com um pico pelo meio com uma 330d na serra do caldeirão ;D ;D).

Se soubesse o que sei hoje tinha-o passado para 5 lugares.  :( Agora com a alteração dos impostos, acabou!

É mesmo muito fiável e económico, as peças de substituição são baratas, leva pneus baratos  (195/50R15 homologados  ;D) e está-se a mexer razoávelmente.

A unica coisa que lhe mudava eram as pinças da frente e fazia o upgrade (quase bolt-on) para as pinças e discos brembo do coupé (cabem nas 15"). Não gosto muito da travagem.

Sobre alterações, para já nada. Tudo na mesma, pois é carro do dia-a-dia e viagens.
Título: Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: Luke em 08 de Abril, 2009, 19:24:12
os discos e pastilhas são iguais aos da marea jtd 105?
Título: Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: Luke em 08 de Abril, 2009, 19:25:34
e ja agora.... sejas bem reaparecido :P
Título: Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: 127 Boy em 08 de Abril, 2009, 21:57:37
Tks  :buba:  Will stick around  :fiat:

Sobre os discos e pastilhas, não sei...  
Título: Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: GT Abarth em 09 de Abril, 2009, 00:54:20
Grande macchina  :yes:
Queremos ver isso ao vivo  :d_grin:  
Título: Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: vilaça em 10 de Abril, 2009, 22:19:21
boa máquina,realmente acho este carro bastante fiável.
o meu 130R tem 253.000km e é sempre a bombar,pelo menos até agora.
já gastei algum guito,mas penso que a única cena fora de normal k me aconteceu foi a caixa que foi á vida,de resto,as canas normais de desgaste.
boas curvas
Título: Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: 127 Boy em 10 de Abril, 2009, 23:46:11
Obrigado Vilaça!

Que mods tens na suspensão?  :d_naughty:  
Título: Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: Luke em 11 de Abril, 2009, 00:04:29
ja apliquei os travões de uma jtd105 num fiat tipo.... ficou com um poder de travagem surreal! :D
Título: Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: zulo_kiko em 11 de Abril, 2009, 04:36:35
Citar
ja apliquei os travões de uma jtd105 num fiat tipo.... ficou com um poder de travagem surreal! :D
 :t_up:


Confirmo :)
Título: Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: vilaça em 11 de Abril, 2009, 23:17:11
eu tenho amortecedores kayaba a gás,e molas penso k são as que faziam parte do kit abarth,mas estão prensadas.
em breve espero montar um kit de coillovers kw.
eu tenho o sistema da brembo do fiat coupê com discos também do coupê,mas desgastados no diâmetro,e só cabe jante 16,e nem todas,tenho que ter espaçadores,senão é impossível.
cumps
Título: Re:Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: 127 Boy em 11 de Maio, 2009, 16:22:52
Boas!

A titulo de curiosidade fui a um banco de potência para medir a cavalagem e binário do bravo. Bancos são bancos, por isso não tenho fé na potência que mediu, talvez qualquer coisa a rondar os 130cvs.
 

Mas como ver o que anda é mesmo na estrada, fiz um comparativo com outro carro meu, um pug 106 gti, e dos 30 aos 180 é ela por ela, muito próximo mesmo. Tendo em conta que o 106 tá stock e o motor respira saude, só se pode dizer que o bravo está bastante simpático!  ^_^ ^_^

(http://i135.photobucket.com/albums/q158/127Boy/Bravo/DynoPowerJTDrepro09Mai09.jpg)

Comentem que eu de bancos e curvas de potência não percebo nada :huh:
Título: Re:Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: Pmak em 11 de Maio, 2009, 18:26:44
Boas
se queres comparar o teu carro nunca o podes fazer com um carro a gasolina em que o binário entra muito mais tarde que nos a gasóleo...

quanto ao teste... queres um conselho vai a outro banco porque VAMAG enfim...

dou-te um exemplo... o meu Seat Toledo mediu em VAMAG 205 cv e em Dybo Dinamics 168cv... por isso tira as tuas conclusões... se quiseres coloco aqui os testes...

queres um bom banco vai a um MAHA isso sim é fiável...

cumps
Pmak
Título: Re:Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: 127 Boy em 11 de Maio, 2009, 21:16:27
Paulo sobre a comparação, depende de quais sejam os teus objectivos. O objectivo da comparação foi verificar o aumento de rapidez na aceleração face a um pequeno desportivo.

Aliás, na altura do Bravo 130R, a supermotores chegou a fazer a mesma comparação em alusão á performance do carro, visto na altura os pequenos PSA´s serem as "referencias" para pequenos desportivos.

Sobre a questão do binário, é uma falsa questão visto que á "partida", o 106 vai ás 3500rpm em 2ª ou ás 5000 em 1ª, ainda com mais 2300rpm para dar ;)

Sobre o banco, acredito plenamente na tua ideia. É o que se diz e se confirmaste é porque os valores diferem bastante. Para mim basta uma vez, pois não lhe atribuo muito rigor, como disse préviamente. Portanto se tiver 120´s, também não há problema.  -_-

No entanto não é só de potência que vive um ensaio, mas essencialmente a verificação das linhas a evoluir através da rotação, coisa que eu desconheço, nomeadamente face a outros bravos.

Na estrada, o carro parece algo amorfo até ás 2500, onde começa a encher e vai cheio até ás ~5000. No papel parece muito mais suave do que na estrada. É normal?
Título: Re:Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: Pmak em 12 de Maio, 2009, 01:16:24
Paulo sobre a comparação, depende de quais sejam os teus objectivos. O objectivo da comparação foi verificar o aumento de rapidez na aceleração face a um pequeno desportivo.

Aliás, na altura do Bravo 130R, a supermotores chegou a fazer a mesma comparação em alusão á performance do carro, visto na altura os pequenos PSA´s serem as "referencias" para pequenos desportivos.

Sobre a questão do binário, é uma falsa questão visto que á "partida", o 106 vai ás 3500rpm em 2ª ou ás 5000 em 1ª, ainda com mais 2300rpm para dar ;)

Sobre o banco, acredito plenamente na tua ideia. É o que se diz e se confirmaste é porque os valores diferem bastante. Para mim basta uma vez, pois não lhe atribuo muito rigor, como disse préviamente. Portanto se tiver 120´s, também não há problema.  -_-

No entanto não é só de potência que vive um ensaio, mas essencialmente a verificação das linhas a evoluir através da rotação, coisa que eu desconheço, nomeadamente face a outros bravos.

Na estrada, o carro parece algo amorfo até ás 2500, onde começa a encher e vai cheio até ás ~5000. No papel parece muito mais suave do que na estrada. É normal?


boas
eu continuo a dizer que a comparação de um diesel e um gasolina não é o mais correcto pois tem binarios disponíveis a regimes diferentes... e faixas de utilização diferentes... dou-te um exemplo... eu tinha o slk230komp... eram 197cv e muitas vezes apanhava leon's TDI's de 150cv... uma diferença de "apenas" 47cv e acredita que até aos 180km/h a coisa era taco a taco mas depois dessa velocidade o slk desaparecia até encostar nos 255km/h... por isso te falo que não se pode comparar... mesmo o slk tendo mais cavalagem a sua faixa de disponibilidade era bem diferente de um carro a gasóleo...

Em relação ás linhas  podiam estar melhores... o binário está a entrar um pouco tarde e desce muito depressa... dai sentires o carro amorfo até ás 2500rpm.. mas lá está quem tem que saber afinar isso é o xipador e não apenas descarregar ficheiros... isso todos fazem... compete a ele afinar a repro de acordo com a tua preparação (turbo, embraiagem., etc...) para que o carro corresponda o melhor possível a todos os regimes...

sentes o carro diferente na estrada do que vês no teste porque o banco VAMAG é de rolos livres ou seja não tem atrito como por exemplo o MAHA dai as linhas saírem todas bonitinhas e oferecer cavalinhos á malta...

mas lá está o importante é estares satisfeito... eu os meus carros só quem lhe mexe é o Miguel Patrocínio (MB Power) e nele deposito toda a confiança...
aqui fica o teste do meu Megane CC de 105cv feito pelo Miguel em MAHA...

(http://img519.imageshack.us/img519/9804/img020bss2bf2.jpg)

Tenho 3 carros... dois a gasóleo (Toledo e Megane CC) e um a gasolina (Bravo) e nos a gasóleo só que mexe é o Miguel...

Os 140 cv do Megane estão lá bem vivos e tenho-os logo disponíveis ao inicio do regime... porque foi criado um overbost... mas lá está isso é função do xipador...

cumps
Pmak
Título: Re:Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: 127 Boy em 12 de Maio, 2009, 12:58:54
Muito bom o teu carro! ^_^

é a diferença entre uma repro standard e uma file especifica para o cliente B). Para já estou contente com a minha para a utilização que dou ao Bravo.

Título: Re:Fiat Bravo Gt Jtd 2001
Enviado por: sousart em 12 de Maio, 2009, 13:36:24
muito bom sim senhor, grande descrição e belo acompanahmento que fazes ao teu "fumarento"


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