Fiatistas

Tecnica => Projectos / Alterações / Preparações / Tuning / Som e Imagem => Tópico iniciado por: UnoBH. em 29 de Novembro, 2011, 22:07:19

Título: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 29 de Novembro, 2011, 22:07:19
Boa noite pessoal!
Aqui venho "chatear-vos" um pouquinho com a história e talvez um grande projecto que quero vir a desenvolver!
Possuo um  :fiat: Uno que no inicio era um Turbo Diesel, entretanto eu comprei o carro e vinha com o motor de uma Fiat Fiorino, acontece que tive um azar com esse motor, parti a correia de distribuição e "empenei" o motor todo, e dadas as minhas condições financeiras vi-me obrigado a colocar o motor de um Fiat Tipo D (motor que está agora colocado).
Acontece que agora quero arranja-lo o mais possível e coloca-lo bonito!!!
O motor que ele tem agora (Fiat Tipo D) está razoavelmente em condições!


O que pretendo fazer nele é:

- Afinar/preparar o motor o mais possível;
-Colocar uma suspensão nova (coloca-lo mais baixo);
-Jogo completo de travões (aconselharam-me a marca FERODO PREMIUM);
-Fecho central com comando;
-Colocar umas jantes, aileron, farolins do turbo I.E mk2;


O resto vocês me poderão aconselhar, quer em termos de segurança, quer em termos de mecânica, não esquecendo os preços, que quanto mais baratos melhor!
Não pretendo fazer isto tudo de uma só vez, pretendo fazer aos poucos e claro dentro das minhas possibilidades financeiras!

Aqui vos deixo umas fotografias do bicho!
 :d_grin:

(http://img204.imageshack.us/img204/9052/frenteza.jpg)

(http://img14.imageshack.us/img14/9372/openmp.jpg)

(http://img821.imageshack.us/img821/1509/trashv.jpg)

(http://img545.imageshack.us/img545/9335/fotografia0010.jpg)


Aguardo atenciosamente pela vossa ajuda!
ABERTO A SUGESTÕES!!!
Abraço a todos!
 :D

 :fiatistas:


 (http://imageshack.us/photo/my-images/545/fotografia0010.jpg/)
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: nunocspinto em 29 de Novembro, 2011, 22:15:11
Atenção às matrículas, mate...

Quanto ao bólide, belas jantes! E o motor cabe bem lá dentro!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: er.loves fiat em 29 de Novembro, 2011, 22:23:19
muito bonito o teu uno, é pena não ter o motor original  :d_grin:

o farolin de trás vejo a distancia que é da concorrência por estar tão baço  :point:

sendo o TD, eu aplicava o parachoques TD até porque é mais bonito  :d_naughty:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 29 de Novembro, 2011, 22:25:24
muito bonito o teu uno, é pena não ter o motor original  :d_grin:

o farolin de trás vejo a distancia que é da concorrência por estar tão baço  :point:

sendo o TD, eu aplicava o parachoques TD até porque é mais bonito  :d_naughty:


A carroçaria é toda TD! (penso eu)!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: er.loves fiat em 29 de Novembro, 2011, 22:26:23
sendo no livre-te, tem que ser  :d_naughty:

bota mais fotos, interior e assim
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 29 de Novembro, 2011, 22:31:32
sendo no livre-te, tem que ser  :d_naughty:

bota mais fotos, interior e assim
EDITADO
Para já só tenho esta, mas depois coloco mais!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: er.loves fiat em 29 de Novembro, 2011, 22:34:28
boa, esse quadrante TD que lindo
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 29 de Novembro, 2011, 22:36:44
Pena é que nem todos os manometros funcionarem (o do turbo por exemplo) (o carro n tem turbo).
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: er.loves fiat em 29 de Novembro, 2011, 22:47:35
arranja o motor original dai  :d_naughty:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 29 de Novembro, 2011, 22:50:31
arranja o motor original dai  :d_naughty:

Naaa para já vou ficar com este!
O que quero fazer foi o que escrevi em cima!
Mas quem sabe...
Mas para já as minhas prioridades sao as que referi
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: jmonteiro em 30 de Novembro, 2011, 02:35:11
Podias ter metido o 1.7 td do punto ou o 1.9td do bravo... isto para não falar nos 1.9jtd mas esses ja são mais caros
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Lourenço em 30 de Novembro, 2011, 03:29:59
Podias ter metido o 1.7 td do punto ou o 1.9td do bravo... isto para não falar nos 1.9jtd mas esses ja são mais caros

O 1.9 TD do bravo que falas é este??
(http://pics.adoos.pt/ebf88307ecaad4474a4ec590082437d0-1-3-motor-fiat-19-td-100-vario-material-.jpg)


Não percebo por que falas desse e dos JTD, quando há o do Dedra 1.9TD que é quase igual ao do UNO:
(http://usuarios.multimania.es/particularvende/IMAGES/lancia08.jpg)
(http://images02.olx.pt/ui/1/52/35/13054735_1.jpg)
Não parecem iguais?  :)
Mas é preciso fazer adaptações. Já o 1.7 TD do Punto é directo.

Também dava para converter esse 1.7 D em 1.7 TD, mas por exemplo a bomba injectora é diferente.
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Lourenço em 30 de Novembro, 2011, 03:37:15
Possuo um  :fiat: Uno que no inicio era um Turbo Diesel, entretanto eu comprei o carro e vinha com o motor de uma Fiat Fiorino, acontece que tive um azar com esse motor, parti a correia de distribuição e "empenei" o motor todo, e dadas as minhas condições financeiras vi-me obrigado a colocar o motor de um Fiat Tipo D (motor que está agora colocado).

Então mas... o motor da Fiorino era 1.7 TD?
Ainda tens esse motor?  :d_grin:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: jmonteiro em 30 de Novembro, 2011, 03:48:12
realmente o do dedra deve ser melhor (motores diesel não é minha area :lol:)
Com motor de 1.7 td de punto ja vi uns unos :P
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Rara em 30 de Novembro, 2011, 15:21:08
(motores diesel não é minha area :lol:)

Olhando para o punto eu diria que a gasolina também não... :lol: :lol: :lol:

COMPRESSOR no punto já!!!!  :d_naughty: :d_naughty: :d_grin: :d_grin:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 30 de Novembro, 2011, 17:03:52
realmente o do dedra deve ser melhor (motores diesel não é minha area :lol:)
Com motor de 1.7 td de punto ja vi uns unos :P

O Fiorino era D só!
Já não o tenho! Vou colocar mais fotografias do carro!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 30 de Novembro, 2011, 17:07:40
Aqui vos deixo mais fotografias do bicho! :P

(http://img197.imageshack.us/img197/7608/23584338.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/197/23584338.jpg/)

(http://img23.imageshack.us/img23/4665/45552203.jpg)

Este é o motor que se encontra no carro: FIAT TIPO D
(http://img403.imageshack.us/img403/7248/53627851.jpg)

(http://img256.imageshack.us/img256/9033/fotografia0026.jpg)

AGRADEÇO SUGESTOES!!!
 :fiatistas:

Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Luke em 30 de Novembro, 2011, 17:19:24
bomba injectora, colector e turbo, e siga a banda
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: jmonteiro em 30 de Novembro, 2011, 19:00:55
bomba injectora, colector e turbo, e siga a banda
x2 :P
Mas não abuses no fumo ;)
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 30 de Novembro, 2011, 19:21:12
O que eu preciso mesmo, é dicas e um "manual de instruçoes"  para fazer eu mesmo, daí pedir a vossa ajuda e conselhos!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: rfsbaptista em 30 de Novembro, 2011, 19:24:49
Concordo com o Luke. Um 1.7 TD é uma boa aposta para o Uno, e como já tens o motor é pegar nas peças do Punto TD70 e adaptar ao Uno.
Com a caixa do Tipo 1.7D, que é bem mais longa que a do Uno e Punto TD, fica um conjunto bastante interessante.  :t_up:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 30 de Novembro, 2011, 19:27:49
O que me aconselham então, é colocar uma caixa de um Punto TD e adaptar este motor?!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: jmonteiro em 30 de Novembro, 2011, 19:34:14
O que me aconselham então, é colocar uma caixa de um Punto TD e adaptar este motor?!
caixa a meter é a do tipo 1.7 (sqlhr ate meteram quando levou esse motor) o que tens de meter é os colectores e turbo do punto td70 ;)
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: rfsbaptista em 30 de Novembro, 2011, 19:37:22
O que me aconselham então, é colocar uma caixa de um Punto TD e adaptar este motor?!
Eu acho a caixa do Punto TD muito curta, em AE é mais barulhento pois vai a uma rotação relativamente alta para a velocidade, e também aumenta os consumos.
Por mim, usava uma caixa D, e preparava o motor para uns 80cv (tem 70 no Punto). Para o peso relativamente reduzido do Uno, não deve ser preciso muito mais potência, e com uma caixa longa tens boa velocidade de ponta.
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Artur Branco em 30 de Novembro, 2011, 19:38:18
Com a caixa do Tipo 1.7D, que é bem mais longa que a do Uno e Punto TD, fica um conjunto bastante interessante.  :t_up:

Ruben, em relação ao Punto não tenho conhecimento, mas entre a caixa do Tipo D e a do Uno TD a diferença é residual, cerca de 0,05:1 se tanto!  :t_up:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: rfsbaptista em 30 de Novembro, 2011, 19:51:18
Ruben, em relação ao Punto não tenho conhecimento, mas entre a caixa do Tipo D e a do Uno TD a diferença é residual, cerca de 0,05:1 se tanto!  :t_up:
Pois, és capaz de ter razão... eu estava era a lembrar-me da caixa do 1.9D/TD. Essa sim é bem mais longa.
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Fiat 600 71 em 02 de Dezembro, 2011, 03:54:06
e volante de fiorino penso eu.. tem umas formas ligeiramente diferente do volante do uno, pelo menos parece
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: PandaSisley em 02 de Dezembro, 2011, 08:14:35
Força com isso, venha daí um projecto diesel, tenho curiosidade  :bompost:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 03 de Dezembro, 2011, 02:48:03
Isto vai ser aos poucos, primeiro a segurança!
Depois o resto!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 04 de Dezembro, 2011, 18:52:37
Já fiz a minha primeira compra!
Umas luzes de cruzamento em xenon! Vamos ver depois de aplicar! :)

(http://img848.imageshack.us/img848/294/fotografia0031.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/848/fotografia0031.jpg/)

 :fiatistas:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Lourenço em 04 de Dezembro, 2011, 18:58:42
Halogénio!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Artur Branco em 04 de Dezembro, 2011, 19:02:41
Halógenio com "efeito" xenon...  Possivelmente com uma terrível luz azulada, perfeita para não veres nada em dias de chuva!

Mas vá... Isto sou eu a ser pessimista!

Monta lá as lampadas e depois mostra-nos o resultado!  :t_up:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: rfsbaptista em 04 de Dezembro, 2011, 19:05:12
Yap, são Halogénio.  :P

também tenho umas aqui em casa, já preparadas para saltar para o Cinquecento.
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 04 de Dezembro, 2011, 19:32:30
Yap, são Halogénio.  :P

também tenho umas aqui em casa, já preparadas para saltar para o Cinquecento.

Alguém me sabe dizer se é necessário legalizar?!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Artur Branco em 04 de Dezembro, 2011, 19:40:11
Alguém me sabe dizer se é necessário legalizar?!

Não pá, não é preciso!  :)
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 04 de Dezembro, 2011, 19:44:16
Não pá, não é preciso!  :)

PORREIRO PÁ! :P
Amanha já lá estão metidas! :P
Título: ET VOILÁ
Enviado por: UnoBH. em 06 de Dezembro, 2011, 17:45:08
Cá está, a minha primeira alteração!
As lampadas em Halogéneo!
Penso que tenha ficado porreiro!

(http://img502.imageshack.us/img502/5732/praiad.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/502/praiad.jpg/)


(http://img684.imageshack.us/img684/5992/frenteuu.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/684/frenteuu.jpg/)

Espero que tenham gostado! Abraço!  :fiatistas:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: rfsbaptista em 06 de Dezembro, 2011, 17:57:15
Luz branca... bem bonita.  :happy:
Já experimentaste conduzir de noite com as lâmpadas novas? Notas diferença?
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 06 de Dezembro, 2011, 17:58:32
Ainda não, acabei de as colocar e ainda não as fui exprimentar, mas como sai de casa de manha cedo e ainda é de noite logo vejo! Ou se calhar mesmo ainda hoje! Mas acho que ficou porreiro!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Luke em 06 de Dezembro, 2011, 18:14:41
só agora é que reparei... tens um para-choques incorrecto pah...
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Artur Branco em 06 de Dezembro, 2011, 18:34:03
só agora é que reparei... tens um para-choques incorrecto pah...

Pois é o do TD tem uma grelha por baixo da matricula!  :t_up:

Mas olha que aqueles buracos já lá foram inventados, acho que o 60SX por exemplo, não tem lá nada daquilo...
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 06 de Dezembro, 2011, 18:54:51
Sim tenho por acaso, nem sei o porque daquilo, já veio para as minhas mãos assim!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 06 de Dezembro, 2011, 18:56:28
Halógenio com "efeito" xenon...  Possivelmente com uma terrível luz azulada, perfeita para não veres nada em dias de chuva!

Mas vá... Isto sou eu a ser pessimista!

Monta lá as lampadas e depois mostra-nos o resultado!  :t_up:

Artur elas nem dão muito azul, quase não se nota, sobresai-se mais o branco!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: rfsbaptista em 06 de Dezembro, 2011, 18:58:12
Uno 60 sx
(http://1.bp.blogspot.com/_zHnyAzo7WqM/TQs_JFEPRgI/AAAAAAAAAEc/1EU03srOS-o/s1600/fiat_uno_sx_1989_01_m.jpg)

Uno TD
(http://www.abarthclub.org.za/img/colours/td.jpg)

O do TD tem umas aberturas abaixo da matricula, para a passagem de ar pelo intercooler.
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 06 de Dezembro, 2011, 19:06:18
Talvez seja isso!
O Parachoques nem é feio de todo!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Luke em 06 de Dezembro, 2011, 19:16:25
fizeram os buracos para passar o ar para os radiadores sim... porque o para-choques não é daí... se procurares no carro deves encontrar evidencias de um toque frontal
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 06 de Dezembro, 2011, 19:56:33
Pois então se calhar foi para isso que foram feitos os buracos!
Ja me foi entregue assim!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Lourenço em 07 de Dezembro, 2011, 01:56:50
O do TD tem umas aberturas abaixo da matricula, para a passagem de ar pelo intercooler.

De um lado o intercooler e do outro o radiador do óleo! Carros sofisticados  :D
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: rfsbaptista em 07 de Dezembro, 2011, 12:44:34
De um lado o intercooler e do outro o radiador do óleo! Carros sofisticados  :D
De facto são. Para a altura dele, não havia TD que oferecesse tais soluções tecnólogicas no segmento do Uno.  :uikabom:
A mim faz-me alguma confusão o porquê do punto TD não trazer IC, se já o Uno o tinha.  :huh:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: MarcoSilva em 11 de Dezembro, 2011, 10:09:56
De facto são. Para a altura dele, não havia TD que oferecesse tais soluções tecnólogicas no segmento do Uno.  :uikabom:
A mim faz-me alguma confusão o porquê do punto TD não trazer IC, se já o Uno o tinha.  :huh:

Eu fui um feliz (muito feliz) proprietário de um Uno TD  :d_smokin: e de um Punto TD e na altura também tinha essa dúvida, porque desfazer o que estava bem feito??

O Uno estava muito bem protegido a nivel de arrefecimento.

Relativamente ao para-choques que tens aí no carro posso dizer-te que se tiveres o motor de origem com IC e radiador do óleo, com esse "choques" é a morte do artista... o motor do Uno é nervoso e precisa de ar feesco para sobreviver e trabalhar com as suas melhores prestações!! :d_smokin:

Na minha opinião, a melhor mistura que podes fazer (dado que já não tens nada de origem) é "enfiares" debaixo desse capot, um motor 1.9 TD dos Dedras, Tempras, Alfa 155 e depois tens duas opções... ou deixas a caixa do Uno e fica curto e para arranque e "bailes" até aos 120 / 140 km/h é do melhor. Senão aplicas o conjunto todo com a caixa do 1.9 e ficas com muito mais "ponta", consumos brutais  :t_up: e por fim carro para te levar ao fim do mundo... Aproveita esse carro, isso é uma verdadeira máquina, acredita...

 :fiatistas:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Borgata em 12 de Dezembro, 2011, 17:05:18
Mete-lhe um JTD  :d_grin: ehehehe
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Lourenço em 12 de Dezembro, 2011, 17:15:23
Eu fui um feliz (muito feliz) proprietário de um Uno TD  :d_smokin: e de um Punto TD e na altura também tinha essa dúvida, porque desfazer o que estava bem feito??

O Uno estava muito bem protegido a nivel de arrefecimento.

Relativamente ao para-choques que tens aí no carro posso dizer-te que se tiveres o motor de origem com IC e radiador do óleo, com esse "choques" é a morte do artista... o motor do Uno é nervoso e precisa de ar feesco para sobreviver e trabalhar com as suas melhores prestações!! :d_smokin:

Que temperaturas do óleo costumavas no máximo fazer com o Uno?
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: MarcoSilva em 12 de Dezembro, 2011, 18:19:53
Que temperaturas do óleo costumavas no máximo fazer com o Uno?

Boas,

A temperatura de óleo no Uno varia muito conforme o "pedal"  :d_smokin:, mas em andamento regular não ultrapassava os 90º. Já em regimes mais elevados chegava mesmo a ultrapassar os 100º. O motor do Uno é muito rotativo derivado à sua baixa cilindrada por isso mesmo é que vinha tão bem "protegido" com os diversos radiadores (óleo e IC).  :t_up:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Lourenço em 12 de Dezembro, 2011, 19:11:24
Boas,

A temperatura de óleo no Uno varia muito conforme o "pedal"  :d_smokin:, mas em andamento regular não ultrapassava os 90º. Já em regimes mais elevados chegava mesmo a ultrapassar os 100º. O motor do Uno é muito rotativo derivado à sua baixa cilindrada por isso mesmo é que vinha tão bem "protegido" com os diversos radiadores (óleo e IC).  :t_up:

O radiador do óleo é sobretudo por causa do turbo.
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Borgata em 12 de Dezembro, 2011, 21:33:24
Radiador de óleo?
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Lourenço em 12 de Dezembro, 2011, 22:12:24
Radiador de óleo?

Sim. O óleo aquece mais porque o motor é sobrealimentado. Além de que o turbo é lubrificado pelo óleo.
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Borgata em 12 de Dezembro, 2011, 23:14:15
lool, eu sei bem o que é um radiador de óleo!
Mas faço a pergunta porque ele estar lá ou não é a mesma coisa que nada!
Eu tive um Uno e aquilo a fundo ao fim de um pouco já estava o ponteiro nos 140º... eheheh muito eficaz esse radiador! ehehe
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Borgata em 12 de Dezembro, 2011, 23:15:58
Já agora, tás a imaginar as pazinhas do turbo?
Imagina aquilo a 50.000rpm sem óleo...
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Lourenço em 13 de Dezembro, 2011, 00:00:59
lool, eu sei bem o que é um radiador de óleo!
Mas faço a pergunta porque ele estar lá ou não é a mesma coisa que nada!
Eu tive um Uno e aquilo a fundo ao fim de um pouco já estava o ponteiro nos 140º... eheheh muito eficaz esse radiador! ehehe

Porque dizes que é a mesma coisa que não estar? Em que te baseias para dizer isso?

O meu nunca fez essas temperaturas. Ou tinhas algum problema no carro, ou a utilização que davas aquilo era... enfim... chamar abuso deve ser pouco.
No máximo sobe-me um pouco acima dos 100º, mas isso já a abusar um bocado... agora para chegar aos 140º...!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Borgata em 13 de Dezembro, 2011, 09:30:45
Porque o radiador de óleo do Uno é pouco eficiente, é minimo, pouco arrefece o óleo.
Bastava fazer Massamá/ Lisboa a fundo para ter que levantar pé em Pina Manique...

Não sou o único a queixar-me disso, só se para ti passar dos 120km/h é abuso...
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Lourenço em 13 de Dezembro, 2011, 12:51:01
Porque o radiador de óleo do Uno é pouco eficiente, é minimo, pouco arrefece o óleo.
Bastava fazer Massamá/ Lisboa a fundo para ter que levantar pé em Pina Manique...

Não sou o único a queixar-me disso, só se para ti passar dos 120km/h é abuso...

Não sejas irónico nem exagerado...!

Ir com o óleo aos 140º no Uno TD é abuso sim!!

Não sei o que é que fazias com o carro... de qualquer forma tenho pena do dito. Ou tinhas algum problema no carro, ou simplesmente o problema eras tu que não davas uma utilização adequada, tendo em conta o carro que é.

1- Porque dizes que o radiador do óleo não faz nada? Já experimentaste o carro sem radiador para comparar?

2- Em que situações o carro te chegava aos 140º?? Muito tempo em AE/IC sempre a fundo era (no redline)?

3- Tinhas o carro afinado de origem? Que pressão do turbo o carro estava a fazer quando davas esses 140ºC?
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Fiat 600 71 em 13 de Dezembro, 2011, 12:56:34
lool, eu sei bem o que é um radiador de óleo!
Mas faço a pergunta porque ele estar lá ou não é a mesma coisa que nada!
Eu tive um Uno e aquilo a fundo ao fim de um pouco já estava o ponteiro nos 140º... eheheh muito eficaz esse radiador! ehehe

Borgata... a pequena GRANDE diferença.. é que no uno sabes a que temperatura do óleo.. ou pensas que o óleo dos outros carros na escáfia n salta a temperatura? Quem não sabe é como quem não vê.. e no uno sabes pq vês!  :palmas:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Rara em 13 de Dezembro, 2011, 13:04:21
Borgata... a pequena GRANDE diferença.. é que no uno sabes a que temperatura do óleo.. ou pensas que o óleo dos outros carros na escáfia n salta a temperatura? Quem não sabe é como quem não vê.. e no uno sabes pq vês!  :palmas:

No Thema a temp de oleo raramente passava dos 110º a dar pau,e para lá chegar era preciso uns kms de AE mesmo a fundo... :t_up:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Borgata em 13 de Dezembro, 2011, 14:07:44
Borgata... a pequena GRANDE diferença.. é que no uno sabes a que temperatura do óleo.. ou pensas que o óleo dos outros carros na escáfia n salta a temperatura? Quem não sabe é como quem não vê.. e no uno sabes pq vês!  :palmas:

Enfim...nada a ver mas ok
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Borgata em 13 de Dezembro, 2011, 14:11:46
Não sejas irónico nem exagerado...!

Ir com o óleo aos 140º no Uno TD é abuso sim!!

Não sei o que é que fazias com o carro... de qualquer forma tenho pena do dito. Ou tinhas algum problema no carro, ou simplesmente o problema eras tu que não davas uma utilização adequada, tendo em conta o carro que é.

1- Porque dizes que o radiador do óleo não faz nada? Já experimentaste o carro sem radiador para comparar?

2- Em que situações o carro te chegava aos 140º?? Muito tempo em AE/IC sempre a fundo era (no redline)?

3- Tinhas o carro afinado de origem? Que pressão do turbo o carro estava a fazer quando davas esses 140ºC?

Não estou a ser irónico e exagerado, estou simplesmente a dizer o que me acontecia e não só a mim.
Estava de origem, quando o tive meio artilhado o radiador de óleo levou um update...

Enfim não vou estar aqui a trocar ideias contigo sobre isto porque não vale a pena.
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Lourenço em 13 de Dezembro, 2011, 14:30:43
lool, eu sei bem o que é um radiador de óleo!
Mas faço a pergunta porque ele estar lá ou não é a mesma coisa que nada!
Eu tive um Uno e aquilo a fundo ao fim de um pouco já estava o ponteiro nos 140º... eheheh muito eficaz esse radiador! ehehe

Porque o radiador de óleo do Uno é pouco eficiente, é minimo, pouco arrefece o óleo.
Bastava fazer Massamá/ Lisboa a fundo para ter que levantar pé em Pina Manique...

Não sou o único a queixar-me disso, só se para ti passar dos 120km/h é abuso...

Não estou a ser irónico e exagerado, estou simplesmente a dizer o que me acontecia e não só a mim.
Estava de origem, quando o tive meio artilhado o radiador de óleo levou um update...

Enfim não vou estar aqui a trocar ideias contigo sobre isto porque não vale a pena.

Disseste que o radiador de óleo não serve para nada. Eu acho que se não o tivesses, a dar 140º (que eu não estou a duvidar) ainda dava mais temperatura que isso! Por isso te perguntei se o tiraste para confirmar se faz ou não diferença.
No meu, como quando arranco com o carro a frio sou suave, naquelas alturas dos grande frios costumo meter fita adesiva no para-choques para que ele aqueça alguma coisa. E nota-se bastante, pois senão custa muito sequer ao ponteiro entrar na escala. E isso não é sequer tira-lo... Portanto ele está lá para alguma coisa. E depois a quente, com ele tapado também aquece mais do que destapado. Já reparei nisso.

A questão que falo aqui, é que a utilização que dás tem que estar condicionada ao carro. Ou achas por exemplo que é aconselhável fazer uma boa quantidade de quilómetros seguidos no redline com um carro destes a gasóleo?
Além de que este turbo não é refrigerado a água sequer... Aquilo é um carro utilitário a diesel, turbo, com 1367cc. Não podes querer milagres, nem fazer viagens a 180-190 km/h sempre perto ou acima das 5000 rpm. Não é por acaso que no manual eles até anunciam 160 km/h como velocidade máxima.  :t_up:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Borgata em 13 de Dezembro, 2011, 14:41:00
Ninguém esta a dizer que é a utilização correcta, mas toda a gente sabe que aquilo anda bem e eu adorava espreme-lo.

No entanto o radiador se fosse bom, tinha de conseguir arrefecer o óleo para puder andar a essa velocidade...estou a falar de origem, ora se o carro dá, tem de estar protegido o qual não estava!

Tem até um ic à maneira, mas o radiador de óleo não é referência!
Claro que se ele não tivesse lá pior ainda!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Lourenço em 13 de Dezembro, 2011, 19:24:30
Claro que se ele não tivesse lá pior ainda!
Mas aí já não estamos em discordância.
Eu estava a dizer ao Marco que, a meu ver, o radiador do óleo foi colocado para arrefecer o óleo, principalmente por causa do aquecimento adicional gerado pelo turbo. Depois tu apareceste a dizer que aquilo não servia para nada. A minha questão é que, lá porque tu atinges 140ºC, não quer dizer que seja inútil. Eles detectaram um problema de aquecimento e corrigiram acrescentando um radiador para o óleo para atenuar esse aquecimento (e saberás que poucos carros da mesma altura o tinham). Agora claro que o projecto está dimensionado para um certo tipo de utilização. Para mim serve.

Eu nunca cheguei a essas temperaturas. Gosto do carro, curto o carro, ando depressa, gasto pneus por fora, passo momentaneamente o redline, mas utilizo o motor dentro dos limites em que para mim me parece razoável. O que eu acho que estraga mesmo estes carros são as viagens sempre a fundo, pois a caixa é muito curta e vai muito rotativo durante muito tempo. Claro que se for preciso vou aos 180, mas é momentâneo. Mesmo que lhe metas um radiador do óleo maior, não deixa de ser muito esforço contínuo (ainda para mais um diesel a altas rotações). Eu acho que o radiador serve para uma utilização normal. Mais do que isso, já pode não, mas isso nem o radiador, nem tão muito o motor.

Nunca me passou a temperatura muito daqui:

(http://img685.imageshack.us/img685/7830/temperaturad.jpg)

Além do mais, eles no manual até dizem que o carro só deve andar no redline momentaneamente.

Espero que não leves "a peito" esta conversa. E também não te estou a tentar fazer passar por ignorante, pois tenho inclusivamente ideia de és bastante entendido em muita coisa. Portanto respeito as tuas opiniões. No entanto, discordo do teu ponto de vista e da tua atitude neste tópico. Daí eu apresentar os meus argumentos... :t_up:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Rara em 13 de Dezembro, 2011, 20:23:46
A meu ver faltam 2 traçinhos pó redline... :lol: :lol:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Borgata em 13 de Dezembro, 2011, 21:51:58
Eu não levo a peito.
Tou na boa, sei do que falo, pois tive um e não vi pelos outros, sei o que ele vale de origem e alterado.
Se era amigo dele?
Era, nunca lhe falhei com nada, vendi tinha 295.000km e taxa de compressão falava por si...
Nunca levou óleos fracos...para teres noção dava-lhe Selènia HPX...

Percebo a tua ideia que serve para uma utilização normal.
Para o que queria, não servia! Não estava preparado para aguentar o que ele pode dar, e quando isso acontece, não tens por onde argumentar.
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Lourenço em 13 de Dezembro, 2011, 22:13:29
Eu não levo a peito.
Tou na boa, sei do que falo, pois tive um e não vi pelos outros, sei o que ele vale de origem e alterado.
Se era amigo dele?
Era, nunca lhe falhei com nada, vendi tinha 295.000km e taxa de compressão falava por si...
Nunca levou óleos fracos...para teres noção dava-lhe Selènia HPX...

Percebo a tua ideia que serve para uma utilização normal.
Para o que queria, não servia! Não estava preparado para aguentar o que ele pode dar, e quando isso acontece, não tens por onde argumentar.


Eu acredito que saibas do que falas. Eu também só falo a sério quando sei do que falo.
A nossa conversa só começou porque tu disseste isto:

lool, eu sei bem o que é um radiador de óleo!
Mas faço a pergunta porque ele estar lá ou não é a mesma coisa que nada!
Eu tive um Uno e aquilo a fundo ao fim de um pouco já estava o ponteiro nos 140º... eheheh muito eficaz esse radiador! ehehe

O que estás a dizer agora é diferente. Nisso já posso concordar!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Borgata em 13 de Dezembro, 2011, 22:20:34
Falei um pouco à parva, mas pensei que fossem perceber o sentido.
Mas na boa.

Ando à procura de um para a maria dar umas voltitas e para eu me entreter e matar saudades!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: MarcoSilva em 14 de Dezembro, 2011, 12:32:06
Bem,

Como já tinha dito eu apenas falo da experiência que tive com o meu Uno (que estava em perfeito estado) e do conhecimento que tenho sobre estes moteores. Nunca me aconteceu exceder a temperatura acima de 120º e mesmo estes valores foram obtidos num dia de verão em AE ao fim de bastantes Km a apertar com o bicho. Ao contrário do que se disse eu tenho a certeza que o radiador de óleo no Uno, é bastante eficaz... bastante mesmo. Posso dar um exemplo, quando tive o Punto (despido de manometros) não fazia ideia das temperaturas do bicho... adaptei um indicador de temperatura de oleo a "ai jesus", até me assustei... passado uns tempos foi aplicado um radiador de um Uno e acreditem....diferenças brutais!!

 
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Borgata em 14 de Dezembro, 2011, 21:51:46
Não duvidar da palavra, mas...custa-me acreditar...
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Lourenço em 15 de Dezembro, 2011, 02:28:35
Não duvidar da palavra, mas...custa-me acreditar...

A minha experiência com o Uno TD (e temos 2 cá em casa) coincide com a do Marco.

Só se fazias quilómetros e quilómetros sem aliviar o pé.. daí eu aceitar como plausível aquilo que dizes. Até porque eu costumo apertar com o carro é em estrada, e aí sempre se vai tirando o pé entre rectas, ao contrário de andamentos em AE.
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: MarcoSilva em 15 de Dezembro, 2011, 12:19:54
claro que é compreensivel se em AE forem com o pé colado km a fio, ao fim de um bhocado a temperatura suba...
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: er.loves fiat em 16 de Dezembro, 2011, 21:26:52
tomem atenção ao offtopic, isto é o tópico do carro do rapaz  :)
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: MarcoSilva em 17 de Dezembro, 2011, 09:30:33
tomem atenção ao offtopic, isto é o tópico do carro do rapaz  :)

Tens toda a razão, desde já as minhas desculpas, mas o pessoal fica entusiasmado com a conversa... :sombrero:

Abraço
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: er.loves fiat em 17 de Dezembro, 2011, 13:54:26
abram um tópico para tal  :)
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 04 de Julho, 2012, 22:22:01
Andei um pouquinho ausente, o pessoal já nem se deve lembrar, contudo coloco aqui mais algumas fotos do meu pequeno e modesto projecto!
Está a andar, aos poucos e lentamente, mas está a andar!
(http://s15.postimage.org/avyvm8hp7/image.jpg)

(http://s17.postimage.org/4m6bjz20v/uno.jpg)

Continuo á procura de material para continuar a levar avante este pequeno projecto!
Irei estar atento ás novidades aqui no fórum!
Conto com a vossa ajuda
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 10 de Julho, 2012, 22:28:57
Mais uma pequena modificação!
Piscas!!!

(http://s14.postimage.org/cog3om74t/Imagem0314.jpg) (http://postimage.org/image/cog3om74t/)j

(http://s17.postimage.org/7gz5ei457/Imagem0316.jpg) (http://postimage.org/image/7gz5ei457/)

Em laranja! Penso que fique bastante bem!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: R_uno 70 sx i.e em 12 de Julho, 2012, 23:00:36
É pá curto o molhe este Uno e esse autocolante a frente mata me muito bom mesmo.
A nivel de mecanica ainda anda com o 1.7D? nenhuma mod??

 :fiat:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: er.loves fiat em 12 de Julho, 2012, 23:23:43
que estranho ver piscas laranjinhas  :point:

tão habituado a ver os outros
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: UnoBH. em 18 de Julho, 2012, 18:47:59
É pá curto o molhe este Uno e esse autocolante a frente mata me muito bom mesmo.
A nivel de mecanica ainda anda com o 1.7D? nenhuma mod??

 :fiat:

Sim, em mecânica não lhe quero mexer muito, apenas quero colocar o motor a trabalhar no "ponto" e não lhe mexo!
É mais a nível visual!
Mas uma suspenção, não vai faltar! :)
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Borgata em 29 de Julho, 2012, 23:59:02
Normalmente o pessoal troca os laranjas pelos brancos, tu fizeste o contrário ehehe, o que interessa é que gostes!
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Ev0luti0n_Turbinas em 30 de Julho, 2012, 16:49:03
Normalmente o pessoal troca os laranjas pelos brancos, tu fizeste o contrário ehehe, o que interessa é que gostes!

concordo. Eu fujo de piscas laranjas como da peste; é preciso ter coragem  :d_grin:
Título: Re: UnoBH. Fiat Uno TD
Enviado por: Angelo Peregrina em 05 de Novembro, 2012, 18:17:08
Ora desde ja parabens pelo gosto no uno, é de louvar nos dias de hoje gostar de carros velhos!!! Eu tambem sou assim... S o carro fosse meu fazia o k fiz na minha punto, toda a segurança do punto gt no teu caso uno turbo i.e... em relaçao ao motor nem penses 2 vezes 1.9td dos dedras tempras alfas 155 com a caixa k tens pois para meter a caixa 1.9td tens k alterar muita coisa