Autor Tópico: Fiat Bravo Gt Jtd 2001  (Lida 9400 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

127 Boy

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Bravo Gt Jtd 2001
« em: 08 de Abril, 2009, 18:34:42 »
Bem, aqui fica o meu carro de dia-a-dia. Quando o comprei (há 2 anos atrás)

Modelo :  Fiat Bravo GT JTD 12/2001
Características : Comercial, Diesel 100cvs, 144kkms
Pontos Fortes  : Para já motor, caixa e interiores (não tem ruidos parasitas?!?!?)
Pontos Fracos :  travoes (tem as pastilhas quase gastas), e pintura com muitos riscos e "toquezinhos", direcção leve a alta velocidade
Revisões         : de 10 em 10kkms (oleo e filtros), e muda a correia aos 90kkms
Problemas       : Zero
Modificações   : Zero
Notas             : Fomos buscá-lo na 6ª, portanto só posso falar do pouco que andei no fim-de-semana. depois de 5 horas a limpar e lavar o carro, lá fomos experimentar o carro a sério. Bastante fácil de guiar em cidade (caixa, direcçao e embraiagem leve), tem um motor bastante suave e solicito, que mantém a garra até ás 5000rpm.

Os travões têm um ataque inicial bom, mas são apenas suficientes, embora as pastilhas estejam a necessitar de ser trocadas.

O comportamento é saudavel com uma ligeira tendencia para subviragem no limite, mas bastante controlável com o acelerador.

O motor é suave e silencioso como já referi e dá sinais estar de boa saude, comparativamente com a SpaceCargo DID cá de casa (1.9 100cvs), tendo atingido 210km/h numa pequena descida. surpreendeu-me pela positiva. Se fizer os consumos que todos dizem (casa 5.8 a 6.2 devagar em cidade) é muito bom.

 

127 Boy

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Bravo Gt Jtd 2001
« Responder #1 em: 08 de Abril, 2009, 18:35:06 »
Fotos (muito más):







 

127 Boy

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Bravo Gt Jtd 2001
« Responder #2 em: 08 de Abril, 2009, 18:36:53 »
Bem, após 5000kms a bordo do fumarento já tinha mais algumas opiniões para partilhar:

Foram trocados todos os fluidos e filtros assim como as pastilhas.

Os consumos continuam em bom nível, tendo a média estabilizado nos 5.5lts em cidade. Até agora a maior que fez foi 6.1lts. O motor demonstra ser realmente suave, e consegue manter empuxo até ás ~4750 com alguma celeridade. Top Speed até agora (na chupa) 215 km/h ;D

O comportamento é tendencialmente neutro com sobreviragem no limite, mas também por culpa dos pneus (maus) que tem atrás... penso que com 4 pneus iguais vai ganhar subviragem. No entanto o comportamento é bastante aceitável no limite. Perdulário, basta levantar o pé e ele fecha a trajectória.

A travagem é bastante razoável, melhorou substancialmente com as novas pastilhas, essencialmente a alta velocidade.

O grande catch disto tudo é a direcção... que parece um volante daqueles para a Playstation sem forcefeedback, ou seja: ZERO feedback. Além de ser demasiado directa não transmite o que se passa no eixo dianteiro. Que enorme diferença relativamente ao focus!! (carros da mesma geração). No entanto, vou alinhar a direcção e ver se consigo melhorar alguma coisa...

 

127 Boy

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Bravo Gt Jtd 2001
« Responder #3 em: 08 de Abril, 2009, 18:37:30 »
Bem, mais um update:

-155kkms on the clock.
-média  5.4lts
-problemas: zero


Bem, o fumarento levou 4 pneus novos e um alinhamento decente. E realmente o problema da direcção ser demasiado directa e extremamente "leve" era do alinhamento.

Passou de 185/55R15 para 195/50R15 (levou BF goodrich profiler-g) e agora sim, nota-se que a direcção já é normal. Sem ser um exemplo de feeling (tanto a do punto sport como do cinquecento sport conseguem ser melhores) não é má. Para quem já conduziu parece-me tão como das das novas meganes, embora a da megane seja mais directa.

Os pneus fizeram despontar realmente o comportamento do carro. Do oversteer que tinha no limite e que correctamente atribuia aos riken sport que tinha atrás passou a uma ligeira subviragem. Mas o que se nota bem é já o mau estado dos amortecedores a curvar a velocidades elevadas, com a traseira "aos pulinhos" a dar pouca aderencia e... confiança.

Esta semana segue uma encomenda de 4 bilstein novos, visto que estes ainda são os de origem e veremos como fica.

Tenho de arranjar é um barulho parasita que começou a aparecer na porta da direita, que quando passa por cima dos paralelos, range bastante. tenho de o sacar fora e ver o que se passa.


Para já o carro satisfaz plenamente os objectivos principais: fiável, económico e rápido q.b.. Será mm FIAT?!?  ;D ;D :P
 

127 Boy

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Bravo Gt Jtd 2001
« Responder #4 em: 08 de Abril, 2009, 18:38:18 »
mais novidades:

- 160kkms on the clock
- média 5,7lts
- problemas: 1 médio fundido

Entretanto a minha namorada deu um beijinho a um gajo num stop e o resultado foi este:



Felizmente não precisou de peças e o bate-chapas conseguiu endireitar o suporte do parachoques e capot e fibrar os apoios da óptica. Como precisava de pintar o capot e o parachoques levou um banho. Agora já tá com bom aspecto
 ;D


Entretanto Levou 4 bilstein B4 e o comportamento do carro melhorou, embora tenha implementado de vez a subviragem. Os B4 são mais duros e secos do que os OEM, e dão bastante confiança. Juntamente com os pneus o carro tem uma velocidade de passagem em curva bastante apreciável, embora que a tendência inicial é sempre fugir de frente.





Foi visitar o Algarve num fds e fez a viagem para baixo em AE na casa dos 180´s, e para cima nacional entre os 100 e os 120.

Fica aqui uma foto no piódão, mais antiga.


127 Boy

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Bravo Gt Jtd 2001
« Responder #5 em: 08 de Abril, 2009, 18:39:50 »
bem, inopinadamente chegou mais um update:

Numa oportunidade, acabei por reprogramar o fumarento por um preço acessivel. A repro supostamente é similar ao 130R, mais 25~30cvs e 50nm de binário, com uma distribuição de binário um pouco diferente, devido aos 160.000kms da embraiagem.

Primeiras impressões (passados 1000kms):

Pontos fortes:

- o carro ganhou binário logo a partir das 1400rpm com pouca carga, o que ajuda bastante nos consumos e na agradabilidade de condução.

- A partir das ~2700 está realmente forte, e continua pelo redline até ás 5000 com a mesma força! As recuperações estão realmente melhores e o carro rola perto dos 200 com pouco esforço. Não aferi top speed, mas onde chegava a 195km/h, chego agora a 210.

Pontos fracos:

- dá-me a sensação que "pata a fundo" é um pouco do 8 ao 80. antes das 2500, parece-me igual a antes da repro. á chegada ás 2700 está realmente forte. Isto resulta um pouco da repro tentar "poupar" a embraiagem. Acho que o ideal, tal como é de origem, era ter uma transição mais suave. Agora parece tipo TDI.

- O lag do turbo é maior. Sente-se a encher e até dá para olhar para o relógio  ... kidding.

Bem os pontos fracos são obviamente uma consequência da repro mais do que efeitos nefastos. Para mim, é dos melhores investimentos que se pode fazer neste carro, pois traz-lhe uma nova dimensão a nivel de performances sem comprometer muito os consumos e a fiabilidade.

ultimo depósito: cidade muito calminho, uma ou outra aceleração ou recuperação, Ida a Abrantes média 140km/h e 20 minutos a puxar em abrantes com muito tempo ao ralenti. conclusão: 55,47lts --> 1002,7kms ~5,6lts

Muito muito bom!! tenho de ver este próximo depósito... isto é melhor que a minha previsão mais optimista!

Próximas mods, barra AA e espaçadores! Na viagem para abrantes confirmei a subviragem...

127 Boy

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Bravo Gt Jtd 2001
« Responder #6 em: 08 de Abril, 2009, 18:41:01 »
Update de HOJE  :deal: :

Conta de momento com 173k kms.

Fez uma revisão aos 165k kms, onde levou uma bomba de embraiagem, que aquela estava com borrachas ressequidas e com uma pequena fuga (50€ na marca  ;D). De resto até agora 5*.

Entretanto, arranjei umas molas ventura de -35mm que ainda estão na garagem, á espera do dia para as montar, assim como os espaçadores para a frente.

De resto, média 5,8lts/100 na voltas do dia-a-dia. Fui ao Algarve há cerca de 2 semanas e fez média de 6,3 pela nacional a partir da marateca média 120~140 (com um pico pelo meio com uma 330d na serra do caldeirão ;D ;D).

Se soubesse o que sei hoje tinha-o passado para 5 lugares.  :( Agora com a alteração dos impostos, acabou!

É mesmo muito fiável e económico, as peças de substituição são baratas, leva pneus baratos  (195/50R15 homologados  ;D) e está-se a mexer razoávelmente.

A unica coisa que lhe mudava eram as pinças da frente e fazia o upgrade (quase bolt-on) para as pinças e discos brembo do coupé (cabem nas 15"). Não gosto muito da travagem.

Sobre alterações, para já nada. Tudo na mesma, pois é carro do dia-a-dia e viagens.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Fiat Bravo Gt Jtd 2001
« Responder #7 em: 08 de Abril, 2009, 19:24:12 »
os discos e pastilhas são iguais aos da marea jtd 105?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Fiat Bravo Gt Jtd 2001
« Responder #8 em: 08 de Abril, 2009, 19:25:34 »
e ja agora.... sejas bem reaparecido :P
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

127 Boy

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Bravo Gt Jtd 2001
« Responder #9 em: 08 de Abril, 2009, 21:57:37 »
Tks  :buba:  Will stick around  :fiat:

Sobre os discos e pastilhas, não sei...  

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27580
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Fiat Bravo Gt Jtd 2001
« Responder #10 em: 09 de Abril, 2009, 00:54:20 »
Grande macchina  :yes:
Queremos ver isso ao vivo  :d_grin:  
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

vilaça

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 382
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Bravo Gt Jtd 2001
« Responder #11 em: 10 de Abril, 2009, 22:19:21 »
boa máquina,realmente acho este carro bastante fiável.
o meu 130R tem 253.000km e é sempre a bombar,pelo menos até agora.
já gastei algum guito,mas penso que a única cena fora de normal k me aconteceu foi a caixa que foi á vida,de resto,as canas normais de desgaste.
boas curvas

127 Boy

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 51
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Bravo Gt Jtd 2001
« Responder #12 em: 10 de Abril, 2009, 23:46:11 »
Obrigado Vilaça!

Que mods tens na suspensão?  :d_naughty:  

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Fiat Bravo Gt Jtd 2001
« Responder #13 em: 11 de Abril, 2009, 00:04:29 »
ja apliquei os travões de uma jtd105 num fiat tipo.... ficou com um poder de travagem surreal! :D
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

zulo_kiko

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1797
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat Bravo Gt Jtd 2001
« Responder #14 em: 11 de Abril, 2009, 04:36:35 »
Citar
ja apliquei os travões de uma jtd105 num fiat tipo.... ficou com um poder de travagem surreal! :D
 :t_up:


Confirmo :)
Tópico do Punto QS, visitem,participem.


http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=34090.0