Autor Tópico: Turbinar um Punto MK2 8v - Dump Valve...  (Lida 128383 vezes)

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abarth_hp

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Turbinar um Punto MK2 8v - Dump Valve...
« em: 21 de Agosto, 2010, 21:08:51 »
Ultimamente não tenho participado muita, mas vou tentar participar mais.. :spanka: Para recomeçar aqui vai um tópico para o pessoal ir discutindo de forma a aprendermos todos um pouco sobre este tema.. :d_naughty: É que muita gente pensa que é só meter o turbo nuns colectores adaptados e tá a andar.. :lol: Também já sei que não é a opção mais racional, mas turbinar um atmosférico é um projecto em grande, fica-se com algo unico..  :d_grin: Vamos debater como o fazer, qual o material, quais as barreiras a contornar e como (nomeadamente na eletronica).. :deal: Ora bem, ficam aqui dois projectos internacionais bastante interessantes..  :hail:

http://forums.puntomk2.co.uk/showthread.php?23175-To-Turbo-a-16v-Sporting/page26
http://www.modifiedmonsters.com/members-spec-lists-f5/my-1250-abarth-turbo-cinquecento-t4.htm

Ora bem, se queremos turbinar um atmosférico vamos precisar de uns colectores especificos para tal..  8)
Mas existem diferentes tipos de desenhos.. Aqui temos 3 exemplos..  :t_up:



Alguém sabe explicar as diferenças?  :deal:
« Última modificação: 13 de Setembro, 2010, 23:29:19 por abarth_hp »

smokeme

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Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #1 em: 21 de Agosto, 2010, 21:34:46 »
been there, done that... infelizmente o nosso pais não permite tais brincadeiras legalmente  :mecry:

considerando o investimento no fim tambem não compensa quando se pode ter um motor decente atmosferico.. no caso do 1242cc 8V não é muito dificil atingir os 100cv com um orçamento aceitavel  :t_up:

quanto aos colectores..

o primeiro é o chamado "log style" e é geralmente usad em carros de fabrica, resulta, é barato de fabricar e implementar MAS é um bocado restrictivo e causa alguns cilindros a queimarem mais quentes devido as diferença de comprimentos..

o segundo é o chamado "tubular manifold" é geralmente artesanal ou feito por medida por firmas é superior ao "log style", mesnos restrictivo e em certos casos da para se fazer com as saidas todas do mesmo tamanho.. a disvantagem é o espaço que ocupa e torna dificil de implementar em certos carros por falta de espaço..

o terceiro é um "tubular" mas com providencia para wastegate externa..

quanto aos projectos que mostras.. especialmente o segundo não deve durar muito, está bem atamancado lol o primeiro então até ele proprio admite que so trabalha metade das vezes.. se o injector num carro turbo so trabalha-se metade das vezes ja tinha estoirado, a não ser que o turbo esteja so a enfeitar claro...

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
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abarth_hp

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Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #2 em: 21 de Agosto, 2010, 21:59:34 »
Vamos esquecer isso da legalidade do projecto, até porque o fundamental é exercitarmos aqui os nossos conhecimentos e aprendermos mais..  :mcool:
Pois, estes projectos foi o mais próximo da base escolhida e o melhor que encontrei.. Se souberes de mais coisas assim partilha..  :deal:
Então os colectores mais adequados são os tubulares, mas será melhor com ou sem a wastegate externa? E já agora o que é que ela faz?  :deal:
Estou a ver que percebes umas coisitas...  :d_grin:

abarth_hp

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Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #3 em: 21 de Agosto, 2010, 23:52:44 »
é uma válvula reguladora

mas nestes projectos de invenção, vale mais meter dois carburadores duplos a gastar 40 litros aos 100 do que turbiná-lo!

Obrigado pelo esclarecimento..
Andei à procura na net, enquanto ninguém respondia, mas fiquei ainda mais confuso..
Vi que havia dumpvalves, wastegates e bleevalves..
Afinal quais as diferenças?
(Quanto aos custos e legalidade do projecto não interessam, encarem isto como um exercicio e partilha de conhecimentos)

Rara

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Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #4 em: 22 de Agosto, 2010, 00:41:01 »
Uma wastegate controla a pressão máxima que o turbo pode fazer.

Uma Dump Valve normalmente abre um circuito que evita que o ar comprimido pelo turbo volte para trás quando levantas o pé e a borboleta se fecha.Evita danos ao turbo e ajuda-o a atingir rotação mais depressa depois de levantares o pé.

Uma Bleed Valve basicamente é uma Dump Valve,a malta é que arranja nomes diferentes pás coisas....
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
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abarth_hp

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Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #5 em: 22 de Agosto, 2010, 00:56:43 »
Já percebi..  :hail:
Os turbos de origem já trazem wastegate mas não trazem dumpvalve, não é?
Porque é que o pessoal mete wastegate externa?

Lourenço

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Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #6 em: 22 de Agosto, 2010, 01:17:08 »
Costumam-se chamar bleed valves a umas torneiras que se metem antes da wastegate para criar uma fuga de ar controlada que permite "enganar" a wastegate e fazer com que o turbo dê mais pressão.

abarth_hp

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Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #7 em: 22 de Agosto, 2010, 01:21:10 »
Costumam-se chamar bleed valves a umas torneiras que se metem antes da wastegate para criar uma fuga de ar controlada que permite "enganar" a wastegate e fazer com que o turbo dê mais pressão.

Nesse caso não interessaria pois aqui nem é a pressão que interessa, pois o turbo tem que fazer pouca pressão..
Isso deve ser mais para projectos muito puxados..

smokeme

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Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #8 em: 22 de Agosto, 2010, 09:34:42 »
wastegate externa é usada em turbos grandes (GT30 para cima) que não trazem wastegate interna como os mais pequenos, tambem não interessa porque para precisares de wastegate externa tens de estar a fazer grandes pressões o que não acontecera num motor destes  :P

legalidades a parte, será extremamente dificil para alguem com pouco conhecimento da materia conseguir adaptar um turbo no motor em questão por menos de 2000euros, a maioria é material e mão de obra dificil de se fazer em casa..

alias, ja houve varias versões desta pergunta respondidas aqui no forum...

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abarth_hp

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Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #9 em: 22 de Agosto, 2010, 14:04:37 »
wastegate externa é usada em turbos grandes (GT30 para cima) que não trazem wastegate interna como os mais pequenos, tambem não interessa porque para precisares de wastegate externa tens de estar a fazer grandes pressões o que não acontecera num motor destes  :P

legalidades a parte, será extremamente dificil para alguem com pouco conhecimento da materia conseguir adaptar um turbo no motor em questão por menos de 2000euros, a maioria é material e mão de obra dificil de se fazer em casa..

alias, ja houve varias versões desta pergunta respondidas aqui no forum...

Já estive a ler na tua página as 3 conversões turbo, mas tal como aqueles 2 projectos que postei não havia nenhum que correspondesse ao que queria.. Mas aprendi muito!  :tasla:
Já disse que a legalidade e o dinheiro não são temas a ter em conta neste tópico, vamos encarar isto como um exercicio de partilha de conhecimentos..  :palmas:
Agora que já vimos o tipo de colectores, vamos passar à escolha do turbo!
Confesso que aqui sou bstante verde, até porque não percebo nada das designações..  :blush:
Vamos lá falar de turbos!  :d_smokin:
Ontem andei pela net horas a tentar perceber mais do assunto e 90% da "informação" que encontrei era lixo... :smashfreakB:

Hitori

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Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #10 em: 22 de Agosto, 2010, 14:46:15 »
Porque a opção de turbinar um bloco 1.2 8v?? Curiosidade minha...

Tens bases melhores penso eu...

Não é só turbinar... MAs se queres saber, um GT2554R é capaz de ser o melhor (mais indicado) para tirares potencia desse bloco. Mas tens que fazer muita coisa...
"Velocidade e adrenalina? Só uma keka a 240 numa Turbina"
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abarth_hp

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Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #11 em: 22 de Agosto, 2010, 15:23:43 »
Porque a opção de turbinar um bloco 1.2 8v?? Curiosidade minha...

Tens bases melhores penso eu...

Não é só turbinar... MAs se queres saber, um GT2554R é capaz de ser o melhor (mais indicado) para tirares potencia desse bloco. Mas tens que fazer muita coisa...

A escolha desta base é devido à baixa potência de origem, mas bons componentes internos (segundo este tópico: http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=3979.0) e também porque nunca vi nenhum projecto assim neste motor/carro..  :deal:
Mas como funcionam essas designações dos turbos?  :blush: É que ainda não vi nada que me esclarecesse esse aspecto e já me fartei de procurar pela net..  :d_umpf:

abarth_hp

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Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #12 em: 22 de Agosto, 2010, 16:12:51 »
Após alguma pesquisa já encontrei alguma informação...  :uikabom:
Encontrei esta excelente tabela da Garrett:  :hail:
http://www.turbobygarrett.com/turbobygarrett/catelog/Turbochargers/turbo_comparison_sheet.htm
E este site também é muito bom para ver correspondencias entre turbos e carros(mar/modelo/motor):  :hail:
http://oemturbo.cn/search.asp
Mas surgiram algumas dúvidas..  :P
Na Garrett há a série GT e a T, quais as diferenças?
E na IHI há a série RHF e RHB, quais as diferenças?

smokeme

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Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #13 em: 22 de Agosto, 2010, 16:46:23 »
Porque a opção de turbinar um bloco 1.2 8v?? Curiosidade minha...

Tens bases melhores penso eu...

Não é só turbinar... MAs se queres saber, um GT2554R é capaz de ser o melhor (mais indicado) para tirares potencia desse bloco. Mas tens que fazer muita coisa...

a razão mais obvia da escolha é ser abundante e barato em caso de correr mal, a outra é ser a maior cilindrada da gama FIRE em 8V com bloco de ferro..

quanto ao turbo, o GT25 neste motor seria uma perca de tempo, so teria pressão decente bem acima das 3000rpm.. o ideal é mesmo o GT15 ou GT17.. é tudo uma questão de matematica...

quanto ao retorno de turbinar um FIRE, inutil a não ser por querer ser diferente.. na sua maioria os chassis onde o motor se encontra não se comportam com o potencial de um motor turbo, especialmente quando com o mesmo investimento se faz o mesmo motor atmosferico a rondar os 120cv e muito mais suave de conduzir..



Após alguma pesquisa já encontrei alguma informação...  :uikabom:
Encontrei esta excelente tabela da Garrett:  :hail:
http://www.turbobygarrett.com/turbobygarrett/catelog/Turbochargers/turbo_comparison_sheet.htm
E este site também é muito bom para ver correspondencias entre turbos e carros(mar/modelo/motor):  :hail:
http://oemturbo.cn/search.asp
Mas surgiram algumas dúvidas..  :P
Na Garrett há a série GT e a T, quais as diferenças?
E na IHI há a série RHF e RHB, quais as diferenças?


as diferenças são nos rolamentos, rolamentos de esferas permitem ao turbo ter menos atrito e assim agravar menos o chamado "turbo lag" (faixa de rotação anterior ao turbo produzir pressão positiva)

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Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #14 em: 22 de Agosto, 2010, 16:59:20 »
smokeme,  :tasla:
Bem, na lista dos turbos garrett que meti não encontro esses gt17.. Isso é hibrido não?  :blush:
Quanto ao comportamento do carro é fácil, desde material do mk2 hgt até a material aftermarket..  :t_up:
A série GT da Garrett é a de rolamentos de esferas, não é? E na IHI, qual é a séries de rolamentos de esferas?
Outra coisa é que parece-me que os turbos preferidos neste tipo de projectos são sempre os Garrett, porquê?