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smokeme, Bem, na lista dos turbos garrett que meti não encontro esses gt17.. Isso é hibrido não? Quanto ao comportamento do carro é fácil, desde material do mk2 hgt até a material aftermarket.. A série GT da Garrett é a de rolamentos de esferas, não é? E na IHI, qual é a séries de rolamentos de esferas?Outra coisa é que parece-me que os turbos preferidos neste tipo de projectos são sempre os Garrett, porquê?
Os turbos normais que nao sao de rolamentos sao lubrificados a oleo, pelo oleo do motor. Este tb serve para refrigerar o turbo. Ha turbos que alem disso sao refrigerados pela agua do circuito de refrigeraçao.Os carros turbo tambem costumam ter radiador de oleo dado o aquecimento extra provocado pelo turbo.
não tem nada a ver com lag; tem a ver com capacidade!o lag é provocado pelo atraso..
correcto o GT17 consegue produzir mais volume a mesma pressão do que o GT15..escolher um turbo não é facil, involve matematica e um plano bem formado sobre o que se pretende do motor.. tens de saber a potencia pretendida, faixa de utilização, economia, eficiencia, e até estilo de condução.. obviamente que se tem de ser realistico no que se pretende...um motor para pista será diferente de um motor que vai andar em cidade por exemplo...
pois entao esquece lá isso, porque a 100 cv o motor vai partir ao fim de 15.000 a andar devagar..
quero cá bem saber é disso...tenho lá um 1242 com com admissão de um 1.4 e valvula martelada e sei bem o que se pode fazer e até que limites vai;há quem tenha motores desses um pouco mais abertos e já andou a recolher as peças do chão..é como tudo.... são muitos raros os carros com potência que não se anda a escafiar..
porque é maior e puxa mais quantidade de combustivel à mesma pressão!
1242 cctorre do 1.400 cce o zé do boné é que mete os Saxos a 260 na VDG....a admissão martelada é fazer com que um "copo" com uma mola deixe entrar mais combustivel!
Mas a pressao é medida no colector de admissao que tem sempre o mesmo tamanho seja que turbo fôr. Tas a perceber a minha confusao em compreender?Ainda doutra forma, pressao = força / superficie. Se a superficie por onde entra é a mesma..Isto nao é estar a duvidar, é mesmo eu ainda nao ter percebido a logica.
A pressão é medida no colector de admissão,mas o que te interessa é se o turbo consegue manter o caudal de ar necessário para fazer essa pressão durante o tempo que tu quiseres....O meu garrett t3 fazia X de pressão e Y de pressão de pico,este turbo que t3/t4 que tenho faz Y de pressão e Z de pico,valores onde o T3 nunca iria conseguir chegar...
é o de 75 cv que com isto apenas passa para 90 ou 100 cv; (por acaso ainda não partiu, mas já tem a caixa arrasada!)mas há aí mais pópós com mais força e vão sempre ceder mais tarde ou mais cedo..mais 15 cv não é nada por ai além, mas 30 a 40 já estoira tudo, quanto mais com turbos