Autor Tópico: Turbinar um Punto MK2 8v - Dump Valve...  (Lida 128119 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #15 em: 22 de Agosto, 2010, 18:32:22 »
Os turbos normais que nao sao de rolamentos sao lubrificados a oleo, pelo oleo do motor. Este tb serve para refrigerar o turbo. Ha turbos que alem disso sao refrigerados pela agua do circuito  de refrigeraçao.

Os carros turbo tambem costumam ter radiador de oleo dado o aquecimento extra provocado pelo turbo.

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #16 em: 22 de Agosto, 2010, 20:45:28 »
smokeme,  :tasla:
Bem, na lista dos turbos garrett que meti não encontro esses gt17.. Isso é hibrido não?  :blush:
Quanto ao comportamento do carro é fácil, desde material do mk2 hgt até a material aftermarket..  :t_up:
A série GT da Garrett é a de rolamentos de esferas, não é? E na IHI, qual é a séries de rolamentos de esferas?
Outra coisa é que parece-me que os turbos preferidos neste tipo de projectos são sempre os Garrett, porquê?


GT17 é um turbo de origem sim, a grande maioria de turbos pequenos não aparecem na lista.. a serie GT é rolamento de esferas, a serie T é das antigas (não me vem o nome em tuga mas é journal bearing, tipo capas de biela  :t_up:)

de outras marcas não sei grande coisa, eu pessoalmente opto quase sempre pela Garrett, nunca tive problemas com eles e ja tive algumas vezes onde o turbo gripava em poucos kms e foi trocado sem perguntas.. para não mencionar que tenho os moldes para a maioria das falanges da Garrett  :P


Os turbos normais que nao sao de rolamentos sao lubrificados a oleo, pelo oleo do motor. Este tb serve para refrigerar o turbo. Ha turbos que alem disso sao refrigerados pela agua do circuito  de refrigeraçao.

Os carros turbo tambem costumam ter radiador de oleo dado o aquecimento extra provocado pelo turbo.

TODOS os turbos são lubrificados a oleo e NENHUM é "refrigerado" a oleo.. apenas uns são refrigerados a agua e outros não, por norma os antigos não eram mas a maioria dos novos são.. nunca houve provas que refrigerado dure mais que os não refrigerados em carros de estrada, a unica vantagem dos refrigerados é diminuirem a hipotesse do oleo "secar" no turbo, coisa que com rolamentos de esferas já é raro mas possivel com oleo mineral...

radiador de oleo é sempre aconselhavel em motores alterados mesmo sem turbo devido as temperaturas mais elevadas que atingem...

uma boa intercooler tambem é aconselhavel em TODOS os carros turbo, digo uma boa, mais vale não ter nenhuma que ter uma que não presta... o mesmo se diz para oleo sintetico  :t_up:

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #17 em: 22 de Agosto, 2010, 21:04:31 »
Ok, então seja Garrett! E da série GT! 8)
Mas GT15 ou GT17? Que diferenças? O GT17 é capaz de fazer mais lag, não?  :deal:

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #18 em: 22 de Agosto, 2010, 21:09:15 »
não tem nada a ver com lag; tem a ver com capacidade!

o lag é provocado pelo atraso..

Consegues explicar melhor?  :deal:

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #19 em: 22 de Agosto, 2010, 21:56:10 »
não tem nada a ver com lag; tem a ver com capacidade!

o lag é provocado pelo atraso..

correcto  :t_up:

o GT17 consegue produzir mais volume a mesma pressão do que o GT15..

escolher um turbo não é facil, involve matematica e um plano bem formado sobre o que se pretende do motor.. tens de saber a potencia pretendida, faixa de utilização, economia, eficiencia, e até estilo de condução.. obviamente que se tem de ser realistico no que se pretende...

um motor para pista será diferente de um motor que vai andar em cidade por exemplo...

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #20 em: 22 de Agosto, 2010, 22:32:39 »
correcto  :t_up:

o GT17 consegue produzir mais volume a mesma pressão do que o GT15..

escolher um turbo não é facil, involve matematica e um plano bem formado sobre o que se pretende do motor.. tens de saber a potencia pretendida, faixa de utilização, economia, eficiencia, e até estilo de condução.. obviamente que se tem de ser realistico no que se pretende...

um motor para pista será diferente de um motor que vai andar em cidade por exemplo...

Ok, a ideia era utilizar o carro no dia-a-dia.. Ou seja, tanto podia fazer cidade como AE.. Quanto a potencia, algo entre 120-150cv, mas fiáveis e que se possa conduzir com os olhos na estrada e não nos manómetros a ver se vai partir..  :P

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #21 em: 22 de Agosto, 2010, 22:42:57 »
correcto  :t_up:

o GT17 consegue produzir mais volume a mesma pressão do que o GT15..

escolher um turbo não é facil, involve matematica e um plano bem formado sobre o que se pretende do motor.. tens de saber a potencia pretendida, faixa de utilização, economia, eficiencia, e até estilo de condução.. obviamente que se tem de ser realistico no que se pretende...

um motor para pista será diferente de um motor que vai andar em cidade por exemplo...

Ora ai esta uma coisa que nao percebo. A diferença entre pressao e volume de ar que entra. Se uma coisa esta relacionada com a outra, como é que podemos ter mais quantidade de ar a entrar com a mesma pressao tratando-se do mesmo motor?

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #22 em: 22 de Agosto, 2010, 22:48:46 »
pois entao esquece lá isso, porque a 100 cv o motor vai partir ao fim de 15.000 a andar devagar..

Vai partir só se estiver de origem a nivel de internos e mesmo assim acho estranho, isso vai um bocado contra este tópico: http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=3979.0  :rolleyes:

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #23 em: 22 de Agosto, 2010, 22:56:42 »
quero cá bem saber é disso...

tenho lá um 1242 com com admissão de um 1.4 e valvula martelada e sei bem o que se pode fazer e até que limites vai;

há quem tenha motores desses um pouco mais abertos e já andou a recolher as peças do chão..

é como tudo.... são muitos raros os carros com potência que não se anda a escafiar..

Isso está um bocado vago.. Vamos lá ver se entendo alguma coisa..  :d_roll:
1242 quê? E de que 1.4 é a admissão?  :deal:
Isso da válvula martelada é mesmo modificação à Zé do boné, desculpa lá..  :lol:

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #24 em: 22 de Agosto, 2010, 23:03:31 »
porque é maior e puxa mais quantidade de combustivel à mesma pressão!

Mas a pressao é medida no colector de admissao que tem sempre o mesmo tamanho seja que turbo fôr. Tas a perceber a minha confusao em compreender?

Ainda doutra forma, pressao = força / superficie. Se a superficie por onde entra é a mesma..

Isto nao é estar a duvidar, é mesmo eu ainda nao ter percebido a logica.

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #25 em: 22 de Agosto, 2010, 23:19:31 »
1242 cc

torre do 1.400 cc

e o zé do boné é que mete os Saxos a 260 na VDG....

a admissão martelada é fazer com que um "copo" com uma mola deixe entrar mais combustivel!

Mas é o 60, 75, 80 ou 86?  :P
E só com isso partiu?  :o

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #26 em: 23 de Agosto, 2010, 00:24:39 »
Mas a pressao é medida no colector de admissao que tem sempre o mesmo tamanho seja que turbo fôr. Tas a perceber a minha confusao em compreender?

Ainda doutra forma, pressao = força / superficie. Se a superficie por onde entra é a mesma..

Isto nao é estar a duvidar, é mesmo eu ainda nao ter percebido a logica.

A pressão é medida no colector de admissão,mas o que te interessa  é se o turbo consegue manter o caudal de ar necessário para fazer essa pressão durante o tempo que tu quiseres....

O meu garrett t3 fazia X de pressão e Y de pressão de pico,este turbo que t3/t4 que tenho faz Y de pressão e Z de pico,valores onde o T3 nunca iria conseguir chegar...

Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #27 em: 23 de Agosto, 2010, 01:02:37 »
Rara acho que estou a perceber. O caudal faz com que haja pressão, logo a pressão é consequencia do caudal que se lá põe.

O que faz confusao é ter mais caudal com a mesma pressão tratando-se do mesmo sistema em questao. O que posso perceber é que esse caudal a mais proporciona que haja ainda mais pressao ou uma pressao mais constante. É isso?

italianjob

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2071
  • Karma:
    +0/-0
Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #28 em: 23 de Agosto, 2010, 12:34:26 »
A pressão é medida no colector de admissão,mas o que te interessa  é se o turbo consegue manter o caudal de ar necessário para fazer essa pressão durante o tempo que tu quiseres....

O meu garrett t3 fazia X de pressão e Y de pressão de pico,este turbo que t3/t4 que tenho faz Y de pressão e Z de pico,valores onde o T3 nunca iria conseguir chegar...



o meu lancia tinha um garret tbo38 e fazia pico a 2.5bar e mantinha a 2bar , a e tal o motor vai berrar e coiso , motor impecavel nem uma gota de oleo comsomia nao fazia um unico barulhinho sequer o turbo e que deu alma ao criador depressa xD
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #29 em: 23 de Agosto, 2010, 13:02:30 »
é o de 75 cv que com isto apenas passa para 90 ou 100 cv; (por acaso ainda não partiu, mas já tem a caixa arrasada!)

mas há aí mais pópós com mais força e vão sempre ceder mais tarde ou mais cedo..

mais 15 cv não é nada por ai além, mas 30 a 40 já estoira tudo, quanto mais com turbos

Pois, a caixa é um ponto fraco.. Obviamente que se teria que reforçar esse aspecto também.. Lá chegaremos!  :D
Voltemos aos turbos.. Lembrei-me agora que se arranjam com facilidade, baratos e com pouquissimos kms (menos de 1000) os turbos dos GP Abarth, são IHI RHF3-P10,5.. Só que não encontro especificações deste turbo para comparar com os GT15 e GT17..  :rolleyes:
Falem lá de turbos, mas adequados para esta base..  :deal: :D