Autor Tópico: Turbinar um Punto MK2 8v - Dump Valve...  (Lida 128168 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

BooT

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 318
  • Karma:
    +0/-0
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Que turbo escolher?
« Responder #45 em: 24 de Agosto, 2010, 01:33:23 »
isto aqui é só pessoal com magias :P

eu no meu, tenho o 1242 8v (punto 60), com as cames do 75, borboleta do 75, umas voltas no parafuso do retorno, filtro kn de caixa com caixa cortada, escapes supersprint 4-2-1 com linha directa e acho que é só.
não sei quantos é que tem mas queria espremer mais um equídeos.. sugestões?

tenho lá a cabeça do 75 com os 4 injectores, já pensei em por, mas pelo que me disseram o 75 tem injecção sequencial. não dá para ligar os 4 injectores à ficha do injector do 60 e ficar a funcionar com a centralina do spi? :D
chip do mckritch (acho que é assim) do fiatforum, vale a pena?

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Que turbo escolher?
« Responder #46 em: 24 de Agosto, 2010, 01:40:09 »
isto aqui é só pessoal com magias :P

eu no meu, tenho o 1242 8v (punto 60), com as cames do 75, borboleta do 75, umas voltas no parafuso do retorno, filtro kn de caixa com caixa cortada, escapes supersprint 4-2-1 com linha directa e acho que é só.
não sei quantos é que tem mas queria espremer mais um equídeos.. sugestões?

tenho lá a cabeça do 75 com os 4 injectores, já pensei em por, mas pelo que me disseram o 75 tem injecção sequencial. não dá para ligar os 4 injectores à ficha do injector do 60 e ficar a funcionar com a centralina do spi? :D
chip do mckritch (acho que é assim) do fiatforum, vale a pena?

É assim, não queria ser desgradável, mas que é que isto tem a ver com este tópico?  :dry:

BooT

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 318
  • Karma:
    +0/-0
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Que turbo escolher?
« Responder #47 em: 24 de Agosto, 2010, 01:57:10 »
uops... tópico errado :P é no que dá ter vários tópicos abertos ao mesmo tempo
mas ainda assim aproveito para deixar o meu bitaite :P e uma pergunta para o smokeme... 4 injectores na centralina do spi, funciona?

o user elson aqui do forum, um amigo meu, turbinou um 1242... da ultima vez que soube andava a fazer juntas da cabeça em cobre ;)

smokeme, como é que é isso dos 95cv com menos de 200€?

já agora, os GT1749V (geometria variavel), há alguma maneira de os meter num fire? tinha que levar muito mais electrónica para controlar a geometria ou dá para fixa-la? é que tenho lá uns quantos a ganhar pó, podia usar no outro motor que lá tenho parado

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Que turbo escolher?
« Responder #48 em: 24 de Agosto, 2010, 02:18:27 »
uops... tópico errado :P é no que dá ter vários tópicos abertos ao mesmo tempo
mas ainda assim aproveito para deixar o meu bitaite :P e uma pergunta para o smokeme... 4 injectores na centralina do spi, funciona?

o user elson aqui do forum, um amigo meu, turbinou um 1242... da ultima vez que soube andava a fazer juntas da cabeça em cobre ;)

smokeme, como é que é isso dos 95cv com menos de 200€?

já agora, os GT1749V (geometria variavel), há alguma maneira de os meter num fire? tinha que levar muito mais electrónica para controlar a geometria ou dá para fixa-la? é que tenho lá uns quantos a ganhar pó, podia usar no outro motor que lá tenho parado

Turbo de geometria variavel num gasolina só os da porsche..  :P
De resto não aguentam as temperaturas mais elevadas dos gases de um gasolina!  :(
No PuntoPt criei um tópico igual e por acaso a participação do elson tem sido bastante útil! Ele sabe mesmo!  :hail:

italianjob

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2071
  • Karma:
    +0/-0
Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #49 em: 24 de Agosto, 2010, 02:20:47 »
O intercooler de origem não aguenta 1.5bar durante muito tempo e tu metias-lhe 2.5bar?  :dry: :dry:

E com os internos de origem?  :blink: :blink:

sim andava porque digamos o ic nao aguentava 1 minuto seguido a essa presao mas quando rebentava pronto era um estrondo grande o carro ficava aspirado mas como o grale 8v nao tem medidor de massa de ar apenas se baseia pelo sensor de presao absoluta ele andava na descontra xD ate ganhava baichas, depois era voltar a fechar o ic e mais umas voltinhas xD
os internos todos stock motor nunca foi aberto .
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

italianjob

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2071
  • Karma:
    +0/-0
Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #50 em: 24 de Agosto, 2010, 02:24:37 »
exactamente, os turbos dos diesel são assim para poupar no custo e devido a não ser necessario serem tão robustos.. é uma das principais razões que muito poucos carros a gasolina usam VNT, o excesso de temperatura estraga o mecanismo bem depressa, um bom exemplo foi os daytona no final dos anos 80.. a Porsche não conta, os turbos VNT deles usam ceramica, só um turbo desses vale mais que a maioria dos Fiats  :lol:


quanto aos 120cv num 1242cc 8V... com 2000euros bem investidos não é assim tão dificil.. 95cv tiro eu com menos de 200euros, o segredo está onde dar a porrada  :lol:

ja estive com os 2 turbos do porsche na mao actualmente so o 997 turbo e o 997 gt2 e que os usam sao uns kkk sao levezinhos e nao sao nada por ai alem pelo menus enquanto o carro e novo andam na casa dos 3000€  .
é mais caro o turbo do delta integrale na fiat do que o do 997 turbo na porsche.
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

elson

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 97
  • Karma:
    +0/-0
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Que turbo escolher?
« Responder #51 em: 24 de Agosto, 2010, 02:39:37 »
É assim, não queria ser desgradável, mas que é que isto tem a ver com este tópico?  :dry:


penso que ele de certa forma estava a questionar o smokeme por causa de ele dizer 95cv NA com 200€.
Parece que o boot tem bastante material e os ganhos nao tem nada a ver com os aki falados...

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Que turbo escolher?
« Responder #52 em: 24 de Agosto, 2010, 02:44:33 »

penso que ele de certa forma estava a questionar o smokeme por causa de ele dizer 95cv NA com 200€.
Parece que o boot tem bastante material e os ganhos nao tem nada a ver com os aki falados...

No PuntoPT também há users com imenso material e pelos vistos também a potência pouco sobe..
E aquele projecto que eu meti é um mk2 8v com o máximo material que se possa imaginar (mantendo atmosférico) e fica-se por 95cv..

elson

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 97
  • Karma:
    +0/-0
Re: Turbinar um Punto MK2 8v
« Responder #53 em: 24 de Agosto, 2010, 02:53:07 »
não são iguais por conveniencia; as temperaturas de um diesel variam entre os 450 a 500º c nas câmaras, a gasolina à volta dos dos 500 a 550º c e a GPL vai aos 550º c normalmente; (mas atenção que os turbos a partir dum certo calibre aguentam os 750 º c ..)

os turbos dos diesel são menos rotativos que os a gasolina (só por isso e a respectiva afinação da válvula) mas não andam longe das 30.000 rpm











acho que nao te deves guiar por tudo o k se vê na net.
o poder calorifico da gasolina e de 1000 e alguns graus.

a temperatura de gases de escape atinge picos de 950º, e com pistons forgados pode chegar a mais de 1000º.

essas temperaturas devem ser para um uso normal do veiculo, nao para motores em carga.

elson

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 97
  • Karma:
    +0/-0
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Que turbo escolher?
« Responder #54 em: 24 de Agosto, 2010, 02:57:26 »
No PuntoPT também há users com imenso material e pelos vistos também a potência pouco sobe..
E aquele projecto que eu meti é um mk2 8v com o máximo material que se possa imaginar (mantendo atmosférico) e fica-se por 95cv..

lol
o problema e que o pessoal faz como um que era da minha turma...

panela final 10cv
filtro de ar conico 8 cv
velas polo de platina 5cv~
mais gasolina 20 cv

e no final e so somar tudo :lol: lol
mas isso nao se faz assim...

BooT

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 318
  • Karma:
    +0/-0
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Que turbo escolher?
« Responder #55 em: 24 de Agosto, 2010, 03:07:18 »
lol... as contas do vacas :D ahahah

eu um dia levo o meu ao banco para ficar a saber quanto é que ganhei (ou perdi) com as modificações que fiz.
passar o 1242 para turbo para usar no dia-a-dia, não acho que seja boa escolha. seria preferivel meter-lhe dois DCOE 40 com umas boas cames  :d_grin:

mas visto que estamos aqui a bem da ciencia, vamos lá turbinar isto tudo ;)

que turbos é que usam o Y10 Turbo e o Daihatsu Charade GTTI? (de momento não me lembro de mais carros de baixa cilindrada turbinados)
edit: e o Smart Roadster
« Última modificação: 24 de Agosto, 2010, 03:09:22 por BooT »

elson

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 97
  • Karma:
    +0/-0
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Que turbo escolher?
« Responder #56 em: 24 de Agosto, 2010, 03:16:27 »
lol... as contas do vacas :D ahahah

eu um dia levo o meu ao banco para ficar a saber quanto é que ganhei (ou perdi) com as modificações que fiz.
passar o 1242 para turbo para usar no dia-a-dia, não acho que seja boa escolha. seria preferivel meter-lhe dois DCOE 40 com umas boas cames  :d_grin:

mas visto que estamos aqui a bem da ciencia, vamos lá turbinar isto tudo ;)

que turbos é que usam o Y10 Turbo e o Daihatsu Charade GTTI? (de momento não me lembro de mais carros de baixa cilindrada turbinados)
edit: e o Smart Roadster


por acaso nao, o vacas ate tinha cabeça... era o encalhado :point: sabes quem e! lol

quando quiseres fazer um banco ou uma repro para afinar todo esse material que ja tens investido e so apitares :t_up:

BooT

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 318
  • Karma:
    +0/-0
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Que turbo escolher?
« Responder #57 em: 24 de Agosto, 2010, 03:21:12 »

por acaso nao, o vacas ate tinha cabeça... era o encalhado :point: sabes quem e! lol

quando quiseres fazer um banco ou uma repro para afinar todo esse material que ja tens investido e so apitares :t_up:

ah.. sei quem é ;)

se for de borla ou muito barato, apito já :P

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Que turbo escolher?
« Responder #58 em: 24 de Agosto, 2010, 03:23:53 »
lol
o problema e que o pessoal faz como um que era da minha turma...

panela final 10cv
filtro de ar conico 8 cv
velas polo de platina 5cv~
mais gasolina 20 cv

e no final e so somar tudo :lol: lol
mas isso nao se faz assim...

Essas contas tão demais!  :point:


abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Turbinar um Punto MK2 8v - Que turbo escolher?
« Responder #59 em: 24 de Agosto, 2010, 03:27:25 »
lol... as contas do vacas :D ahahah

eu um dia levo o meu ao banco para ficar a saber quanto é que ganhei (ou perdi) com as modificações que fiz.
passar o 1242 para turbo para usar no dia-a-dia, não acho que seja boa escolha. seria preferivel meter-lhe dois DCOE 40 com umas boas cames  :d_grin:

mas visto que estamos aqui a bem da ciencia, vamos lá turbinar isto tudo ;)

que turbos é que usam o Y10 Turbo e o Daihatsu Charade GTTI? (de momento não me lembro de mais carros de baixa cilindrada turbinados)
edit: e o Smart Roadster

É esse o espírito!  :tasla:
Ora bem o Charade GTTi vinha com IHI RHB3 ou IHI RHB5, o Y10Turbo IHI RHB5, assim como o Punto GT e o Uno Tie..  :mcool:
A mim parece-me é que este IHI RHB5 é uma boa opção..  :D
O do Smart Roadster não pode ser visto que os colectores e a turbina são a mesma peça..  :huh: