Autor Tópico: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)  (Lida 6408 vezes)

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abarth_hp

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Boas!
Alguém me sabe dizer ao certo em que consiste trabalhar a cabeça do motor?
Cumps
« Última modificação: 21 de Janeiro, 2011, 04:51:05 por abarth_hp »

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Re: Trabalhar a cabeça do motor
« Responder #1 em: 21 de Janeiro, 2011, 03:27:54 »
Alargar o mais possível, [supostamente] e digo supostamente porque há teorias contraditórias que alisar/polir as irregularidades ("rugas", pontos de soldadura etc..) na admissão e condutas de circulação da mistura ar/gasolina, alargar as válvulas e respectivas sedes.. basicamente é nisto que consiste.. mas depende das cabeças etc..
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abarth_hp

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Re: Trabalhar a cabeça do motor
« Responder #2 em: 21 de Janeiro, 2011, 03:34:14 »
Também se costumam polir as válvulas, não é?

Fiat 600 71

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Re: Trabalhar a cabeça do motor
« Responder #3 em: 21 de Janeiro, 2011, 03:41:29 »
Também. Mas o mais importante é estarem bem rodadas.

Há quem corte o pé das válvulas, há quem as substitua por outras de outro material... etc... ma infinidade de coisas, mas aqui já faz sentido se fôr um motor para utilizações mais abusivas..

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Re: Trabalhar a cabeça do motor
« Responder #4 em: 21 de Janeiro, 2011, 03:48:51 »
Ok, vou ser mais concreto.
Tenho possibilidade de arranjar uma cabeça de um Punto 75 barata.
Com tempo, gostava de a colocar impecável e trabalhá-la.
Há certas coisas que não quero fazer, como válvulas de materias e/ou dimensões diferentes e rebaixar em demasia.
Por isso, gostava de saber também como ver se a cabeça é boa e quanto já foi desbastada.

LB

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #5 em: 21 de Janeiro, 2011, 08:21:28 »
é metê-la ao torneiro e metê-la à pressão!

Luke

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #6 em: 21 de Janeiro, 2011, 10:06:22 »
a teoria é simples, quer-se cundutas o mais uniformes possiveis, a admissão nao se quer polida, o escape sim. O motor é uma bomba de vacuo, o que queremos é facilitar-lhe o trabalho para obter uma maior eficiencia volumétrica, e logo, mais potencia. valvulas maiores depende da potencia que queremos
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abarth_hp

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #7 em: 21 de Janeiro, 2011, 18:21:02 »
é metê-la ao torneiro e metê-la à pressão!

E há alguma forma de saber se já foi desbastada e quanto?
Tipo, não queria gastar dinheiro a trabalhar uma cabeça que já não tem margem para desbastar se ajunta queimar depois.

abarth_hp

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #8 em: 21 de Janeiro, 2011, 18:33:44 »
a teoria é simples, quer-se cundutas o mais uniformes possiveis, a admissão nao se quer polida, o escape sim. O motor é uma bomba de vacuo, o que queremos é facilitar-lhe o trabalho para obter uma maior eficiencia volumétrica, e logo, mais potencia. valvulas maiores depende da potencia que queremos

Mas válvulas maiores já é outro patamar. Eu vou optar pela cabeça do 75 já porque tem válvulas maiores.  :t_up:
Vi que relativamente às válvulas se costuma fazer isto:
-Rectificar sedes c\ 3 angulos (sei o que é)
-Rectificar diametro sedes (não estou a perceber bem isto)
-Rectificar valvulas e rodagem (alguém me explica melhor pf?)
-Trocar guias de valvulas (não estou a perceber bem isto)


LB

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #9 em: 21 de Janeiro, 2011, 21:37:40 »
o torneiro quando vir a cabeça diz-te logo qual o valor que ela tem; até 0.8 vai descansadamente;

e tornear essa cangalhada toda para quê? que válvulas é que tens para lá pôr?????


er.loves fiat

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #10 em: 21 de Janeiro, 2011, 22:09:07 »
mas tu pelo que vi não tens conhecimentos a nivel de mecânica e queres te por a inventar para quê? repara mas é o motor e não vais precisar de nada disso.....
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

LB

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #11 em: 21 de Janeiro, 2011, 23:10:56 »
não é preciso inventar muito nessa cabeça, para ela ficar mesmo boa;

- admissão despolidas
- saidas polidas
- válvulas trabalhadas
- 0.8 faceada

o resto é admissão e colectores de escape e corpo injecção;

há aqui muito para fazer sem ser caro..

abarth_hp

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #12 em: 21 de Janeiro, 2011, 23:56:13 »
o torneiro quando vir a cabeça diz-te logo qual o valor que ela tem; até 0.8 vai descansadamente;

e tornear essa cangalhada toda para quê? que válvulas é que tens para lá pôr?????



Ok!
Primeiro arranjo a cabeça barata e é melhor que a que o meu tem. Depois, como tenho tempo melhoro-a e então aplico-a.
Válvulas? Acho que é as originais. Ou tem que se mudar?

LB

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #13 em: 21 de Janeiro, 2011, 23:59:10 »
eu não mudava valvulas nenhumas; punha era as valvulas em condições de bom trabalho

o torneiro vê as sedes e depois diz alguma coisa

abarth_hp

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Re: Dicas para comprar cabeça do motor (para posteriormente trabalhá-la)
« Responder #14 em: 21 de Janeiro, 2011, 23:59:26 »
mas tu pelo que vi não tens conhecimentos a nivel de mecânica e queres te por a inventar para quê? repara mas é o motor e não vais precisar de nada disso.....

Sim, não tenho conhecimentos. Daí ter criado este tópico!  :lol:
Não vou ser eu a fazer e para não ser comido gosto de saber bem as coisas. E também aqui o pessoal tem experiências nestas alterações daí que é sempre bom saber os diferentes pontos de vista e explicações.  :t_up:
Reparar o motor? Opá, ele tem saúde para dar e vender!  :yeah:
Mas obrigado pela motivação!  :palmas: